Matley Escreveu:
Bom dia Nanci
Uma das grandes qualidades do Bullmastiff é não precisar de instigar o instinto de guarda uma vez que já o têm no sangue.
De todas as maneiras eu controlo muito bem os meus cães mas, qualquer cão de grande porte pode ser um bom guarda.
Vamos falar do cão que têm Serras da Estrela, é um grande cão de guarda mas se tiver um dono que ponha o cão a dormir dentro de casa o dia todo que esteja permanentemente com pessoas esse cão não pode ser de guarda mas sim um grande cão de companhia, a verdade é que têm que ser o dono a definir e a moldar o carácter do seu cão. No seu caso que têm duas raças totalmente diferentes sabe com toda a certeza que o serra por exemplo ladra muito o que o american não, mas isso não quer dizer que seja melhor guarda tudo depende do carácter dos cães.
E recuso-me a incentivar a agressividade nos meus cães e corto qualquer manifestação menos correcta para com as pessoas, já em relação a outros cães do mesmo sexo não vale a pena porque o instinto de protecção ao dono é muito grande e não toleram concorrência.
Boa noite Matley,
Antes demais obrigada pela sua resposta.
Lamente mas não posso concordar consigo, quando diz que qualquer cão de grande porte pode ser bom guarda.
Um cão de guarda, eficaz, tem que possuir instinto de protecção, de terriorio, de guarda. Tem que ter nervos para qualquer situação. Tem que saber onde e como se deitar/dormir. Tem que saber quando e como patrulhar os limites ...
Isto tudo é hereditário ...
Um cão de guarda não é um cão que passa a vida aos pulos no portão. Isso qualquer cão, de pequeno medio ou grande porte faz!
No que toca ao Serra da Estrela, lamento tambem desaponta-lo, mas todos os meus cães têm a opção de dormir dentro de casa. Todos os meus cães vão comigo para "milhentos" sitios sem qualquer problemas. Mas não é por isto que são menos guardas. Antes pelo contrario, ponho as mãos no fogo que ninguem entra cá em casa à pala deles ( dos Serras).
Sobre o ladrar, pergunto-lhe se sabe porque razão os Serras ladram muito?
Em relação aos Amstaffs, não os considero bons cães de guarda. São heterogeneos nessa classificação, alguns muito ingenuos com pessoas ... são sim muito bons para PP (personall protection).
Matley Escreveu:Eu pessoalmente não faço qualquer tipo de seleção em relação ao temperamento de guarda porque para mim não é importante.
Caro Matley,
Acho de muito mau tom esta afirmação.
Como deve saber o Bullmastiff foi especialmente criado e selecionado para guarda! A raça hoje em dia existe, graças a essa necessidade. Foi essa mesma necessidade que o transformou no que conhecemos.
Não acha que ignorando essa caracteristica, estará apenas a criar cães que se parecem com bullmastiffs ... é que já há mulher de Cesar diziam "não basta parecer, é preciso ser"
Continuação de boa noite
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!