Problema com os testiculos.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
Samatra
Registado: segunda abr 20, 2009 12:49 pm

quarta out 07, 2009 1:41 pm

Olá a todos...O Búbú está com um problema, um dos testiculos não desceu :( de maneira que estou muito preocupada o veterinário dele diz que terá que ser operado quanto antes uma vez que poderá degenerar para tumor...não sei se algum dos vossos yorkis tiveram este problema mas gostava que alguem me desse algumas indicações sobre este assunto....

Beijinhos :(
Samatra
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sexta out 16, 2009 11:55 am

Olá!!

Tenho um cão, não yorkie, mas também terrier. Foi-lhe diagnosticado quando era mais pequenino criptorquidia. Na altura o conselho que o vet me deu foi o mesmo, havia a necessidade de operar de forma a que mais tarde os testículos não degenerassem em cancro.
Não avancei logo para a cirurgia e eventualmente aos 6 meses um dos testículos acabou por descer. O outro manteve-se dentro do abdómen.
Em Agosto deste ano decidi operá-lo. Foram-lhe retirados ambos os testículo e correu tudo bem.
A cirurgia foi um pouco mais complicada porque tiveram de "procurar" o outro testículo na cavidade abdominal e por isso ele ficou com uma cicatriz bem grande na barriga, tal como as fêmeas quando são esterilizadas.
No dia da cirurgia fiquei muito ansiosa e questionei-me algumas vezes se valeria a pena fazê-lo passar por isso. Mas a verdade é que pode ser perigoso um dia mais tarde e mais vale prevenir que remediar.
Samatra
Registado: segunda abr 20, 2009 12:49 pm

domingo out 18, 2009 12:02 am

Muito Obrigado por partilhar comigo a sua experiencia. O Búbú tem um testiculo normal o outro é que não desce, o veterinário disse que realmente tem de procurar o outro testiculo e que é tão pequenino que tem de ser uma operação de barriga aberta. O Búbú só irá fazer a cirurgia aos 8 meses. Enfim é realmente um sufoco só de pensar...mas obrigado pelo seu apoio. E felicidades para o seu pequerrucho.

Samatra
Samatra
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

domingo out 18, 2009 10:53 am

A criptorquidia é algo comum, afectando cerca de 10% dos cães. E uma das raças onde existe maior prevalência é precisamente nos Yorkshire Terrier.
Por muito que sofra com a decisão de operar ou não, saiba que os cães com testículos ectópicos têm 14 vezes mais probabilidade de sofrer de cancro testicular do que os que não sofrem dessa condição. E também existe um risco acrescido de torsão testicular.

Até ao dia da cirurgia andei de coração apertado a pensar se tinha tomado a decisão acertada ou não, e que o ia submeter a uma cirurgia só pela probabilidade de lhe vir acontecer algo no futuro. Mas acho que se lhe acontecesse algo mais tarde não seria capaz de me perdoar.
E acho que tomei a decisão acertada. A cirurgia correu bem, assim como o pós-operatório. E ele hoje é um cão normalíssimo.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”