Dentição dupla

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sábado ago 23, 2008 9:59 am

Anarsvv bem vinda ao sub-fórum do yorkshire terrier,
Parabéns pela escolha do seu cão :wink: é uma raça extraordinária isso não há dúvida. Quanto há dentição dupla, são os dentes de leite que não caiem naturalmente e têm de ser arrancados para não dificultar o nascimento dos dentes definitivos. O preço da operação varia de vet para vet, e de quantos dentes têm para tirar, a minha tinha 3 dentes e posso-lhe dizer que me custou 50euros. Quanto ao que eles põem nas orelhas dos yorkies são talas ou adesivos para endireitar as orelhas, pois há yorkies que não levantam as orelhas por eles mesmos, então precisam duma pequena ajudinha, e para que tal seja mais fácil, corta-se o pêlo da parte de cima da orelha, pode ver um pouco mais sobre como se faz aqui.http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 83&start=0
Sasha2008
Membro
Registado: segunda jun 23, 2008 5:24 pm

quinta set 11, 2008 3:53 pm

Olá:
Sou nova nestas andanças de fóruns mas vou tentar explicar a minha dúvida em relação à dentição dupla:

A Sasha Papii fez agora no dia 7 de Setembro 5 meses e precisamente dois dias antes perdeu os dois dentinhos de cima da frente. No dia seguinte de manhã perdeu os dois centrais de baixo e ao final do dia já tina largado em baixo mais dois. Ao todo ficou sem dois dentes em cima e quatro em baixo mesmo ao centro.
No dia seguinte já tinha os dois de cima a nascer.
A partir daqui estagnou. Nem nasceu mais nenhum dente nem caiu mais nenhum.
Pergunto eu:
como se processa a queda dos dentinhos? será que agora a próxima etapa serão os caninos? será seguido ou será espaçado?
Como lhe faltam dentes à frente a tendencia dela agora é ter a linguazita de fora. não haverá problema de ficar com este "tique"?
Hannaf
Registado: sexta jun 13, 2008 11:45 pm

terça jun 09, 2009 7:54 pm

Olá...eu já tinha visto este topico não comentei esperei...o meu Yuki tinha um dente a mais é claro dentição dupla apenas um..pensei que teriamos de o tirar mas deixei passar até agora ele tem quase 1 ano faz no dia 28 de Junho e o que hoje aconteceu, caiu-lhe o dente...ora ai esta se calhar o melhor é mesmo esperar caso seja um ou dois dentes...pois eu esperei para ver se caia...e lá caiu hoje...fiquei bem mais descansada...ufa :lol:

Bons feriados
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

segunda jul 20, 2009 1:55 pm

Olá a todas/os, eu também tenho acompanhado este tópico porque a minha Luna também tem dulpa dentição, ela (com 1 ano) ainda tem os dois dentinhos da frente (em cima) e os 4 caninos de leite. Os pequeninos da frente de certeza ainda vão cair porque eles abanam, mas os grandes afiados tenho muitas dúvidas!
Tenho um medo terrível de a submeter a uma anestesia (por causa do peso dela) e como vejo que os dentes não estão tortos, apenas "coladinhos" uns aos outros e não lhe doi, ando a adiar a extração deles.
Tenho muito cuidado com a limpeza deles e ela não tem mau hálito, nem sarro.
O que pode acontecer se eu NÃO os tirar?
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

sexta mai 07, 2010 3:48 pm

O meu york tem 8 meses e há cerca de 3 meses +- nasceram-lhe os 2 caninos definitivos, mas os de leite ainda lá estavam. Quando olhava para os dentinhos dele parecia um pequeno tubarão :lol:
Entretanto, um deles caiu, mas o outro mantém-se. Ontem fui com ele ao vet e aconselharam-me a não fazer rigorosamente nada. Ou seja, se cair, caiu. Senão, o vet disse que apenas seria por uma questão estética e que não valia a pena submetê-lo a uma cirurgia.

Como tenho acompanhado o tópico e li que poderá criar problemas, gostava de saber a vossa opinião.
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

segunda mai 10, 2010 11:48 pm

Ola ,o meu Tedy tambem sofreu com esse problema(denticao dupla), mas eu resolvi a conselho do vet retirar os dentes logo de pequenito ,na altura a explicação que o vet deu, foi que ia ficar comida entre esses dentes e mais facilmente ganharia problemas bocais .
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 11, 2010 9:10 am

o vet disse que apenas seria por uma questão estética e que não valia a pena submetê-lo a uma cirurgia.
Não me parece que seja só estético. Os dentes supranumerários interferem na mastigação, como disse a Keitinha potenciam os depósitos de tártaro, já alguém referiu deformação no modo como o cão cerra os maxilares, portanto acho que vale sempre a pena tratar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

terça mai 11, 2010 12:43 pm

dinodane Escreveu:
o vet disse que apenas seria por uma questão estética e que não valia a pena submetê-lo a uma cirurgia.
Não me parece que seja só estético. Os dentes supranumerários interferem na mastigação, como disse a Keitinha potenciam os depósitos de tártaro, já alguém referiu deformação no modo como o cão cerra os maxilares, portanto acho que vale sempre a pena tratar.
Obrigado pela resposta. Vou falar com o vet sobre isso. Aliás, depois do que li aqui eu ía falar com ele na consulta passada, mas foi o meu marido que foi com ele, e apesar de eu lhe mandar uma lista gigante de perguntas a fazer :lol: ele esqueceu-se de metade... :lol:
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”