Chamo-me Isabel e ja observo o arca de noé ha muitos anos mas só agora resolvi registar-me.
Tenho duas cadelas e 3 gatos, todos eles sem raça definida, quase todos adoptados no canil (excepto um gato que me apareceu no quintal e me adoptou a mim...

No entanto, sempre tive uma adoraçao especial por Yorkies, sempre imaginei que um dia teria um, pois sao de facto lindissimos...
Este ano resolvi passar ao acto, e começar a ver criadores de Yorks...
Fiquei muito desiludida em vários aspectos...
Estive na esposiçao em Lisboa, e os caes era de facto perfeitos, mas ascendiam a valores muuuuuuito elevados... quase nos 1000 euros...
Continuei a pesquisar, e descobri um criador perto de mim, daqueles com afixo reconhecido, e com Lops, e mais nao sei o que...
Nao eram propriamente baratos, eram quase 500 euros, mas o que eu achei mais grave, na minha humilde opiniao que nao percebo nada de raças e que tenho 5 animais "rafeiros" (mas lindos, claro), o que me chocou foi ele querer vender-me uma Yorkie bebé completamente castanha, cujo pai (que estava á vista) tambem era completamente castanho, e que tinha sido propositadamente cruzado com uma cadela dourada/prata para ver se saiam mais filhotes castanhos...
Eu achei muito estranho, nao é suposto os York serem todos castanhos, pelo que pesquisei... pois nao...? Como é que um criador com afixo reconhecido, estimula a criaçao de caes fora do padrao que é suposto...? Nao deviam ser os primeiros a querer tudo nos conformes...? Ainda por cima os bebé so tinham 4 semanas mas ja estavam TODOS com adesivos nas orelhas e ja tinham as caudas amputadas....
Nao me senti bem ali, o local era SUPER limpinho, mas parecia mesmo um canil, com varias divisoes, apesar de que cada divisao tinha um ou dois caes (nao estavam muitos na mesma box), mas eu olhava á volta e só via box com caes.... tudo limpinho, mas nao era isso que eu estava á espera... Parecia um canil municipal, só nao cheirava a canil e os caes estavam limpos... Será normal...?
Depois disso ainda fui ver mais criadores, desta vez mais amadores, apesar dos lops, mas a conversa era a mesma, exibiam os seus caes diferentes, como se fossem cromos raros e de mais valor... cheguei a ver um York bebé completamente cinzento claro (os pais eram dourado/prata), nunca vi nenhum cinzento total, mas os "criadores" pareciam achar piada e promover os tais caes de cores diferentes... Mas nao devia ser o contrario...?
Fiquei mesmo triste com esta esperiencia que tenho tido, pois sempre adoptei caes sem raça definida, e nesse caso é obvio que nem queria saber quais os traços da raça, mas imaginei que os criadores das raças fossem mais respeitadores no que se refere á criaçao...
Acabei por encontrar uma senhora, que nao é criadora profissional, mas que tudo o que me disse bateu muito mais certo do que tudo o que eu tinha visto ou ouvido até ao momento...A senhora só tinha essa cadela, que fez cruzamento com um outro cao (eu vi ambos), e a senhora decidiu nao amputar a cauda dos bebé pois isso ja nao era permitido, decidiu nao colocar adesivos nas orelhas pois as orelhas geralmente erguiam sozinhas, e só no caso de nao erguerem é que se colocaria adesivos, disse-me que a cadela tinha 2,5 kg, mas para nao me preocupar com pesos pois os yorks podiam ir até os 3 kg e que nao existia essa coisa de "minis" e "super minis"... Disse-me logo que o bebé nao devia de ir pelo menos antes dos dois meses pois o leite da mae era o melhor para ele...
Gostei imenso da postura da senhora, achei a cadelinha pequena, elegante, com olhar bonito, focinho pequeno e curto... Pelo muito sedoso... O pai tambem.... Ambos os pais com LOP, e a ninhada tambem ja registada...
Ou seja, tentei escolher um bom exemplar, para respeitar a raça, e espero ter conseguido... Mas o problema é que eu nao sou perita em raças, e fiquei muito desiludida com os criadores que vi... Acabei por escolher mesmo pela postura da senhora e pelo respeito que ela propria parecia ter pela raça, apesar de nao ser uma criadora profissional...
Ainda faltam duas semaninhas para a bebé vir para minha casa

Mas com isto, eu pergunto-me, será que toda a gente sentiu a mesma dificuldade em encontrar quem respeitasse a raça, ou fui só eu que me deparei com esta dificuldade?
É que o argumento de "a qualidade paga-se", neste caso nao se aplica, pois os caes que vi á venda por 450 euros, nao era propriamente de graça, nao é verdade, mas nem por isso me pareceram caes para fazer criaçao... Por isso nao tem a ver com o valor... e essa coisa dos Lops e dos afixos, tambem me pareceram uma bela ratoeira, pois isso afinal tambem nao nos garante nada... Eu até ja ouvi historias, de pessoas que vendem os papeis de lops a outras.... Coisas que nunca me tinham passado pela cabeça...
E se nao conseguimos confiar num criador profissional cheio de lops e afixo, entao em quem vamos confiar...? Como escolheram os vossos yorks? Com o coraçao ou com a razao...?
Eu espero ter feito uma boa escolha... Nao queria nada ser daquelas pessoas que compram caes cruzados so para dizerem que tem um cao parecido a um de raça, pois para isso eu ia ao canil novamente....
Mas em contrapartida nao senti grandes garantias da maior parte dos sitios que vi, mesmo os tais criadores com afixos e lops...