O meu Stitch

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
djalux
Registado: segunda dez 18, 2006 1:23 am

segunda mar 31, 2008 11:08 pm

Olá Boa Noite,
Tenho um Yorkie com 5 meses, pesa 2,8Kg e tem a pelagem muito bonita, apesar de só agora eu ter começado a perceber e a informar me acerca do grooming desta raça. Pois anteriormente tive raças mas de pelo curto ( Boxer, Dobermann) e não tem nada a ver.
Tenho muitas dúvidas e tenho pesquisado muito na net acerca da raça mas nem sempre obtenho as melhores respostas.
O Stitch ainda não tem as pontinhas das orelhas em pé :( !
Quando o fui buscar à criadora ela disse me para ir ao veterinário por umas talas (adesivos) mas acho que não tem corrido lá muito bem, pois sempre que as tiro (já por 3 vezes) anda um dia ou dois e depois a ponta caí!!!
Mais tarde a criadora disse me para cortar o pelo da orelha e foi o que fizemos desta última vez mas acabei por tirar pois parecia me que além de não ficarem as talas em pé estaria a dobrar ou "partir" a orelhinha em baixo.
Está a tomar CalciDelice (que adora!!!) e como tem o pelo rapado as orelhas parecem me mais arrebitadas, mas o problema é que acho que a veterinária também não sabe bem como colocar as talas.
Quanto ao pelo, achei muito interessante os papelotes pois também ainda não tinha percebido para que serviam, aliás pensei que fosse mesmo só para exposições, para que o pelo ficasse mais liso!!! :D
Lavo o Stitch de 15 em 15 dias mais ou menos e comecei a pôr lhe amaciador (do meu) no pelo e comprei um pulvurezidor onde coloco água com oleo de amêndoas doces.
Hoje experimentei e dá mesmo resultado, o pelo fica mais fácil de desembaraçar e muito sedoso!
Sou de Castelo Branco e aqui não sei de ninguém que tenha muita experiência em grooming para Yorkies, o que convenhamos não é nada fácil.
Também tenho uma escova de cerdas e um pente de corte para os nós, e uma outra mesmo só para escovar.
Ele detesta pentear-se e ralha muito comigo e ás vezes até me mordisca as mãos!!!
Os xixis é outro problema, pois optei por esta raça para poder estar livre da preocupação da rua. Visto ter uma varanda optima e onde bate o sol pela manhã tenho tentado que ele faça lá as suas necessidades. Mas em vão...faz por todo o lado menos lá fora e tem a porta sempre aberta, menos á noite!
Quanto à alimentação come ração para Yorkies da Royal Canin para cachorros e estou satisfeita!
È muito activo, super divertido e inteligente. Teimoso e extremamnete brincalhão e doido.
Estou deveras maravilhada com a rça pois tenho um filho com 4 anos e acho fantástica a relação que eles têm!!!
Desculpem o texto ser tão extenso mas acho que aqui vou ter respostas muito esclarecedoras.
Também não sei onde e como aparar o pelo das orelhas e que tipo de tesoura tenho de compar!!!
Bjnhos e obrigada
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

terça abr 01, 2008 9:13 pm

Olá djalux! Bem-vinda ao fórum. :) Com 5 meses o seu yorkie já deveria ter as orelhas totalmente em pé. Mas ainda é novo e penso que ainda está a tempo de corrigir. Se o vet não sabe como pôr as talas acho que devia procurar outro que o saiba.
Os papelotes usam-se mais nos cães que vão a exposição, porque esses têm de ter o pêlo o mais impecável possível. Quase todas as pessoas que têm yorkies de companhia não sabem ou não querem ter tanto trabalho a cuidar da pelagem, dai que os papelotes sejam praticamente só para os cães de exposições. Também para que o pêlo cresça não é obrigatório os papelotes, o pêlo do manto pode chegar quase ao chão sem papelotes, basta que tenha boa textura e um bom mantimento. No entanto o da cabeça provavelmente só chegará no máximo a meio do corpo, é que com as brincadeiras, e a comer, rompem muito pêlo, aí torna-se obrigatório colocar papelotes se se pretende que chegue ao chão.
Consulte os outros tópicos e pode esclarecer algumas das suas dúvidas.
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”