Cuidados de Higiene
Moderador: aldaa
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Nem todas as lojas de animais têm boas marcas de cosmética para cães, aliás são muito poucas as que os tem. Tem de continuar a procurar. As marcas que disse em cima têm esses desembaraçantes. Se encontrar algumas dessas marcas pergunte ao lojista qual é o spray que essa marca tem para esse efeito, e depois confirme lendo o rótulo da embalagem. Se não encontrar nas lojas físicas tente nas lojas on-line, geralmente os produtos lá também são mais baratos.
Manter o cão quieto enquanto se escova é algo que já deve de vir ensinado do criador. Isso é um trabalho que ele deve de fazer desde que os cachorros começam a pôr-se em pé até aos 3 meses (idade em que são geralmente entregues á nova família). Quanto mais tempo passa, e se o cão não foi habituado, mais complicado se torna. Também depende muito do carácter do cão, o yorkie por norma gosta de ser escovado.
Agora a única coisa que há a fazer é ignorar as tentativas do cão para fugir, segura-lo e escova-lo, mas sempre com delicadeza, e não puxar quando tem nós. Com o tempo (e se você souber ser mais teimosa do que ele) ele habitua-se.
Manter o cão quieto enquanto se escova é algo que já deve de vir ensinado do criador. Isso é um trabalho que ele deve de fazer desde que os cachorros começam a pôr-se em pé até aos 3 meses (idade em que são geralmente entregues á nova família). Quanto mais tempo passa, e se o cão não foi habituado, mais complicado se torna. Também depende muito do carácter do cão, o yorkie por norma gosta de ser escovado.
Agora a única coisa que há a fazer é ignorar as tentativas do cão para fugir, segura-lo e escova-lo, mas sempre com delicadeza, e não puxar quando tem nós. Com o tempo (e se você souber ser mais teimosa do que ele) ele habitua-se.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Olá ,o ideal é escovar com eles de pé? a minha pergunta deve-se a que a Tuga tem 2 anos ,e sempre a escovei com ela deitada primeiro de um ládo e depois do outro, de pé só para fazer o risco do meio,agora o Tedy é uma luta, nota-se que ele não quer deitar ,eu espero quando ele está bem mortinho de cansado e ele deixa fazer tudo ,nas esteticas eles ficam pé ,mas em casa, como não temos aquilo de colocar no pescoço ,como fazem? 

"O homem justo ,cuida dos seus animais"
-
- Membro Veterano
Sim, o ideal é escovar com eles em pé. Apesar de eu ter a correia de adaptar á mesa e colocar no pescoço, eu não uso. Escovo-os na mesa com eles em pé, e não é preciso prender-lhes o pescoço. Colocamo-los na mesa, e se eles se sentam, colocamo-los de novo em pé, sem ralhar e sem dramas. Faz-se isto as vezes que forem necessárias até eles perceberem que têm de ficar em pé. Pode-se no inicio segurar com uma mão a cabeça, e com a outra ir escovando.
Normalmente eu deixo-os sentar, ou mesmo deitar, quando estou a escovar ou trocar papelotes em sítios que não faz diferença que estejam sentados, como a cabeça e pescoço, por exemplo.
Normalmente eu deixo-os sentar, ou mesmo deitar, quando estou a escovar ou trocar papelotes em sítios que não faz diferença que estejam sentados, como a cabeça e pescoço, por exemplo.
ola boa noite. gostaria que me desse um conselho, o meu bali tem 6 meses eu dou lhe banho de 8 em 8 dias, mas acho que o pelo esta sem brilho o que é que eu devo fazer.aldaa Escreveu:CUIDAR DO PÊLO:
O Yorkshire não muda o pêlo duas vezes por ano como a maioria das raças. Os poucos pêlos que perdem ficam agarrados á escova ou ao pente. Não têm sub pêlo, e os seus pêlos são como cabelos humanos. Por isso exigem cuidados diários, e um tratamento diferente da maioria das restantes raças.
Convém habituar o cão de pequenino aos cuidados diários de higiene, caso contrário poderá reagir mal depois de adulto.
O Yorkshire deve de ser escovado todos os dias (ou pelo menos dia sim, dia não) para evitar a formação de nós, e para retirar possível sujidade que esteja agarrada ao pêlo. Use uma escova de pinos com almofada de ar e sem bolinhas nas pontas.
Evite penteá-lo com o pêlo demasiado seco. Sempre que pentear o seu Yorkie pode usar um spray próprio, ou caso o pêlo não esteja hidratado com óleo, pode vaporizar com um bocado de óleo de amêndoas doces misturado com água.
Penteie sempre no sentido do crescimento dos pêlos. Na cabeça, patas, e cauda, use um pente.
Se o pêlo do seu Yorkie tiver demasiados nós, use um spray próprio para retirar nós (á venda em lojas de animais). Aplique o spray e deixe actuar (geralmente 10 minutos), de seguida tente desembaraçar o nó com os dedos, depois com o pente. Se necessário volte a aplicar o spray. Segure o pêlo por detrás do nó e só depois com o pente tente desfazê-lo, para que animal não sinta dor. Se o nó persistir em não sair, terá que com a tesoura ir cortando partes do nó, e ir tentando desfazê-lo.
Depois de garantir que não tem mais nós, pode passar pelo pêlo uma escova de cerda natural, para retirar sujidade e dar lustro ao pêlo.
O penteado:
O pêlo do corpo deve de pender igualmente para ambos os lados. Faça um risco ao meio, a direito, desde o início do pescoço até á ponta da cauda.
Na cabeça deve-se de prender o pêlo com um elástico próprio pequeno (cerca de 0,5 cm de diâmetro), para evitar que o pêlo vá para os olhos e provoque irritações. Com um pente puxe para cima todos os pêlos a partir do canto dos olhos. Com o elástico prenda o pêlo.
Se quiser dar um passeio na rua, pode colocar um lacinho depois de colocado o elástico.
O banho:
A partir dos 3 meses e meio de idade (ou 15 dias depois de completar o plano de vacinação) pode começar a dar banho ao seu Yorkie. Até aos 5 ou 6 meses (dependendo da qualidade de pêlo) basta um banho mensal. A partir dessa idade, o Yorkshire deverá começar a tomar banho todos os 8 a 15 dias (consoante o estado do pêlo, e os resultados que pretende).
Se o seu Yorkie tem o pêlo cortado então basta apenas um banho mensal, ou quando estiver sujo.
A escolha do champô é muito importante. Use um champô adequado para Yorkie.
Antes do banho desembarace o pêlo com os dedos, depois passe cuidadosamente a escova de maneira a não romper o pêlo caso haja nós. Se os nós apresentarem alguma dificuldade em se desembaraçarem, use um spray próprio para desembaraçar.
Depois dos nós estarem desembaraçados, coloque o cão na banheira sobre um tapete antiderrapante. Se o seu Yorkie é ainda um cachorro, e se você não tem experiência a dar banho a cachorros, pegue num pedacinho de algodão, faça uma bolinha com o algodão (para que não fiquem pêlos soltos do algodão), e coloque o algodão nos ouvidos do cachorro (retire depois do banho, e certifique-se que não ficaram pêlos do algodão no interior do ouvido).
Antes de molhar o cão teste a temperatura da água na parte mais sensível do seu braço. Molhe-o bem com água morna (não esquecer por baixo, na barriga), de seguida espalhe o champô de maneira a fazer espuma por todo o corpo, e com especial cuidado na zona da cabeça, em volta dos olhos, focinho e boca, de maneira que não vá espuma para lá. Se isso lhe acontecer, passe essa zona imediatamente por água.
Repita esta operação mais uma ou duas vezes (consoante a necessidade do pêlo do cão). Depois passe novamente por água e retire bem todo o champô. De seguida espalhe o amaciador por todo o corpo, e deixe actuar um ou dois minutos, massajando suavemente o cão para que não resfrie. Volte então a enxaguar.
Depois do amaciador, e se o seu Yorkie já tem mais de 6 meses e para obter melhores resultados poderá aplicar um óleo no pêlo, para que este fique mais hidratado e resistente a quebras. Pode usar por exemplo óleo de amêndoas doces. Encha quase até acima uma garrafa de 0,5L de água morna e coloque lá duas colheres de sobremesa de óleo de amêndoas doces (mais ou menos consoante a hidratação que pretenda), agite bem e deite sobre o pêlo do seu Yorkie. Não torne a passar por água. Aperte o pêlo com as mãos para que saia a maior parte da água, e depois embrulhe-o numa toalha. Não esfregue o pêlo com a toalha, para que não o rompa. Aperte apenas com cuidado para retirar a restante humidade, e de seguida seque-o com secador. Use o secador afastado a uma distância de 20 a 30 cm do pêlo, e tenha cuidado com a temperatura do secador, para que não queime o animal. Enquanto o seca vá escovando novamente o pêlo, no sentido do crescimento do mesmo. Para o pêlo da cabeça, patas e cauda use um pente.
Se aplicou o óleo no pêlo, este por mais que o seque não ficará com o aspecto de pêlo seco, ficará com o aspecto um pouco oleoso, sendo esse mesmo o objectivo da aplicação do óleo.
Nunca deixe o seu Yorkie ficar com o pêlo molhado, porque corre o risco de ele se constipar.
Se se tratar de um cachorro com menos de 6 meses, depois de o secar, deixe-o ficar o resto do dia numa divisão da casa não muito fria, e sem correntes de ar.
Quando quiser dar um passeio pela rua, depois do amaciador não aplique o óleo no pêlo, para que a pelagem do seu Yorkie se mostre com todo o seu esplendor. Chegando a casa pode colocar a mistura do óleo com a água num pulverizador, e pulverizar todo o pêlo para que volte a ficar hidratado. Se achar necessário pode passar de seguida pelo secador, para retirar o excesso de humidade.
De Inverno, quando lhe coloca óleo no pêlo, vista-lhe um pijama para que não sinta frio. Nunca vista roupa a um Yokshire de pêlo médio/comprido quando este estiver seco (sem óleo no pêlo), senão irá fazer nós (mesmo que seja por pouco tempo).
Se não tem disposição para cuidar atentamente do pêlo do seu Yorkshire pode optar por lhe cortar o pêlo, para tal consulte um cabeleireiro canino, e escolha o tipo de corte que gostar mais. Um corte que é mais usual no Yorkie, e que lhe fica muito bem, é o corte á Westie.
comprei na loja de animais é proprio para eles . mas se souber de alguma marca que seija boa digame se faz favor. E SE É NECESSARIO POR ALGUM OLEO ESPECIAL.jclarinos Escreveu:semana a semana eu acho que é um exagero....e se calhar usa um champoo que tira a gordura natural do pêlo! Que champoo usa?
loucao Escreveu:comprei na loja de animais é proprio para eles . mas se souber de alguma marca que seija boa digame se faz favor. E SE É NECESSARIO POR ALGUM OLEO ESPECIAL.[/quojclarinos Escreveu:semana a semana eu acho que é um exagero....e se calhar usa um champoo que tira a gordura natural do pêlo! Que champoo usa?
desculpe o final ir com letras maiusculas mas tenho um menino com 2 anos e so reparei que ele me mexeu no caps lock quando ja tinha enviado a mensagem
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

ok obrigadojclarinos Escreveu:não faz mal! Os que conheço são da Petsilk que são bons! Acho que a Aldaa deu um exemplo de outro..mas já não me recordo o nome, se alguém se recordar
o óleo pode pôr o de amêndoas doces, como a Aldaa referiu neste post..pode usa-lo com um vaporizador quando estiver a pentear o seu yorkie, ou então no banho..dilua em água, faça assim: Deite numa garrafa de 0.5 L água morna quase até acima, e depois coloque uma colher de sopa ou de café de óleo dependendo na quantidade de pêlo e tamanho do seu yorkie agite muito bem e coloque em cima do pêlo no final do banho..não passe por água, e seque com o secador
-
- Membro Veterano
Colher de café não! Enganou-se jclarinos, só uma colher de café é muito pouco. Pode-se colocar duas colheres de sobremesa, ou um colher de sopa, ou mais, consoante a hidratação que se pretende.jclarinos Escreveu: (...) Deite numa garrafa de 0.5 L água morna quase até acima, e depois coloque uma colher de sopa ou de café de óleo dependendo na quantidade de pêlo e tamanho do seu yorkie agite muito bem e coloque em cima do pêlo no final do banho..não passe por água, e seque com o secador
-
- Membro Veterano
Comprar numa loja de animais não garante que é o champô indicado. A grande maioria dos vendedores (e veterinários) não fazem a mínima ideia qual é o champô indicado para o yorkie. Para ser indicado deve de dizer na embalagem que é um champô hidratante, próprio para pelagens compridas, com PH neutro (ou PH balanceado), e de preferência que diga que não retira a gordura natural da pele do cão (caso pretenda dar banhos com frequência menor a um mês).loucao Escreveu:comprei na loja de animais é proprio para eles . mas se souber de alguma marca que seija boa digame se faz favor. E SE É NECESSARIO POR ALGUM OLEO ESPECIAL.[/quojclarinos Escreveu:semana a semana eu acho que é um exagero....e se calhar usa um champoo que tira a gordura natural do pêlo! Que champoo usa?
desculpe o final ir com letras maiusculas mas tenho um menino com 2 anos e so reparei que ele me mexeu no caps lock quando ja tinha enviado a mensagem
E há que não esquecer o amaciador, que no yorkie é fundamental.