CHIP

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sábado jan 31, 2009 6:58 pm

Sim toda a gente sabe que é obrigatório, mas não é o veterinário que escolhe onde e quando o cão é chipado, ele no minimo explica como as regras são e se o dono quer ou não que o cão seja já ou noutro dia chipado. Para ele é muito conveniente só dar a vacina depois do chip, ganha mais dinheiro.
Estrela84
Membro Júnior
Registado: domingo out 12, 2008 11:16 pm

sábado jan 31, 2009 11:11 pm

quem foi ao veternário foi o meu namorado. a vet mostrou-lhe o decreto lei que dizia que o chip tinha que ser colocado para fazer a vacina da raiva.
Mas eu ainda continuo com dúvidas. :roll:
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sábado jan 31, 2009 11:22 pm

Disso nunca ouvi, mas pode ser verdade se ela mostrou o decreto de lei. :roll: a minha cadela levou a vacina da raiva e só depois lhe colocaram o chip, porque eu pedi.
maggei
Registado: terça ago 19, 2008 11:40 pm

domingo fev 01, 2009 12:49 am

Foi exactamente isso que me aconteceu, depois da vacina da raiva eu pedi ao veterinário que colocasse o chip. Também nunca tinha ouvido falar desse decreto-lei.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

segunda fev 02, 2009 12:55 am

Onde está a duvida?

Se é obrigatorio a vacina da raiva se é obrigatorio o Chip, é logico que o veterinario optou por colocar o chip 1º e a vacina da raiva depois. Não entendo como forma de levar mais dinheiro, uma vez que pode sempre ir colocar o chip a outro lado e ir lá depois dar a vacina por ex. ele so disse que só dava a vacina da raiva depois do CHIP colocado, e continuo a dizer acho muito bem que o façam, vão pesquisar na lei e teem todas as respostas
A partir do dia 1 de Julho de 2008 a aposição de microchip será obrigatória para todos os cães nascidos após essa data.A Identificação Electrónica

1-(SIRA) No caso da base de dados do Sindicato dos Médicos Veterinários ( SIRA), aquando do desaparecimento de um animal, efectuada uma comunicação ao Sindicato dos Médicos Veterinários que emite uma circular com o nº do chip e os dados do animal desaparecido a todas as clinicas veterinárias tornando impossível a passagem indetectada do mesmo por uma delas, desde que essa tenha o leitor de chips.

2-(SICAFE) Foi criado pelo Estado o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE), que estabelece as exigências em matéria de identificação electrónica de cães e gatos, enquanto animais de companhia, e o seu registo numa base de dados nacional
Com a publicação dos Decretos-Leis n.o 312/2003, 313/2003, 314/2003 e 315/2003, de 17 de Dezembro, e respectivas portarias complementares em fase de publicação, estabelecem-se novas regras para a detenção de animais de companhia, tendo em vista, nomeadamente, reforçar a protecção dos animais, prevenir e combater o seu abandono, controlar a detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos e reforçar as medidas sanitárias.

Estabelece-se, também, na referida legislação, que a identificação deve ser efectuada a partir dos 3 meses de idade do animal (entre os 3 e os 6 meses quando se trata de um animal jovem) e só pode ser efectuada por um médico veterinário

Fonte: http://www.hospvetprincipal.pt/ielect.htm

8)
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
Nnadine
Membro
Registado: segunda fev 04, 2008 10:55 pm

segunda fev 02, 2009 4:04 pm

Claro. Eu concordo com o que disse. E acho que sim, o veterinário está no seu direito a pressionar os donos dos animais na compra do chip, afinal existe por aí muitos donos irresponsáveis que não querem saber nada do que está na lei e que por isso não respeitam a obrigatoriedade do uso do CHIP. Se tem de ser, que seja o quanto antes.

Também não me parece que seja uma forma de ganhar dinheiro, mas sim proteger os animais.
citadp
Membro
Registado: domingo set 07, 2008 6:51 pm
Localização: Estrelinha (yorkie), Tartaruga, peixinhos no aquário

segunda fev 02, 2009 9:41 pm

Pois nunca ouvi tal coisa... a minha levou a vacina da raiva, mas não tem chip, e nunca me obrigaram a po-lo, apenas o veterinario disse que era obrigatorio por, mas só lá vou por quando me apetecer, pois isso nao se trata de saude, mas sim de um metodo de segurança. E tambem há sempre aqueles que tem chip e depois nao conseguem ver quem são os donos.
<p>Ana Pereira</p>
<p>&nbsp;</p>
ssfradiqque
Membro
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

terça fev 03, 2009 12:44 pm

Por aquilo que conheço da legislação sobre o Chip e que já outros foristas tiveram a amabilidade de disponibilizar nos váris temas abordados aqui na Arca, a legislação não estabelece obrigatoriedade da sua colocação antes ou depois da vacina da raiva. Estebelece sim a idade em que tal deve ser feito e que coincide com a administração da vacina da raiva...

O Vet pode é tê-lo feito por uma questão de garantia de cumprimento da lei (no que concerne á obrigatoriedade de chip) nos seus pacientes.... E eu pessoalmente concordo com isso, quem decide ter um cão, tem de fazê-lo de forma consciente e acarretar tudo o que isso implica. Contudo, não me parece que os eu caso fosse de negligência mas sim de organização. Eu também só fui aplicar na Mia á duas semanas já com 5 meses... Daí também achar que o Vet foi um pouco radical... Mas enfim.... olhe pense que já está aplicado já se despachou disso.

Em relação aos chips que ás vezes "vemos" sem dados de identifcação do dono associado, normalmente passa-se quando se aplicam por exemplo nos canis municipais. . Comigo a Vet preencheu a documentação toda e tratou de lhe dar seguimento.... Agora vou deixar passar mais umas semanas e solicitar o acesso aos dados na base de dados a ver se ficou tudo ok!
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quinta abr 02, 2009 6:30 pm

jclarinos Escreveu:Sim toda a gente sabe que é obrigatório, mas não é o veterinário que escolhe onde e quando o cão é chipado, ele no minimo explica como as regras são e se o dono quer ou não que o cão seja já ou noutro dia chipado. Para ele é muito conveniente só dar a vacina depois do chip, ganha mais dinheiro.
Tem toda a razão, a escolha não é do Veterinário. O Criador é que deveria colocar o microchip antes de entregar o cão ao novo dono.
AikaKrokas
Membro
Registado: sábado jan 26, 2008 10:37 pm

domingo abr 05, 2009 8:33 pm

Boa noite,
temos 3 canitos todos nascidos antes de 1 de Julho de 2008. Foram chipados antes da lei ser publicada por opção nossa pois achamos que seria a única forma de fazermos prova que nos pertenciam no caso de desaparecimento.

No nosso caso os veterinários que os chiparam tiveram o cuidado de verificar se já tinham ou não, o que achámos muito bem.

A finalizar gostariamos de dizer que toda a documentação foi preenchida pelos vets e enviada para SIRA mas tivemos que informar na junta de freguesia que a documentação por nós lá entregue teria que ser transmitida à SICAFE. Passados uns dias ligámos para a SICAFE E SIRA a confirmar se os dados constavam - constavam :D De que vale um canito chipado se os dados não constam das referidas bases?

Um abraço
Mariana13
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2008 12:30 pm
Tartaruga: Mickey
Peixe: Tangerina

segunda abr 06, 2009 8:57 pm

A minha vai levar a vacina da raiva e o chip aos 6 meses, a vet disse-me que antes disso nao valia a pena .. :roll:
<p>DONINHO PARA O AIDES POR FAVORR!&nbsp; Quem n&atilde;o quer um c&atilde;o lindo, meigo e mimado? Quem n&atilde;o quer um c&atilde;o fiel e atento? Quem n&atilde;o quer um c&atilde;o amigo e carinhoso? Quem n&atilde;o quer um c&atilde;o ESPECTACULAR? Se quer um c&atilde;o lindo, meigo, mimado, fiel, atento, amigo, carinhoso, enfim, espectacular ADOPTE O AIDEES! Ele precisa de si!&nbsp; :(</p>
<p>Petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/aides_ ... _/38099</p>
P7P7
Membro Júnior
Registado: quinta jan 08, 2009 12:18 pm

segunda mai 25, 2009 12:13 am

Olá,

O meu Lucky levou a vacina da raiva aos 6 meses, e como foi esterilizado nesta sexta-feira (já quase com 7 meses), pedi-lhe que aproveitasse ele estar a dormir e colocar o chip, mas foi só porque eu pedi, a vet nunca me impôs nada, a não ser as vacinas, como é lógico, embora os preços sejam bastante carotes....Ah, quanto á esterilização, já não é nada com ele, excepto o colar que tem de usar 10 dias, isso sim é chatinho....e tb a coçeira da cicratização hehe, mas é para o bem dele.....

Beijinhos para todos
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta mai 29, 2009 12:46 am

O Tedy, no dia em que a criadora os registou na F.C.M. tambem lhes colocou o chip , se eu fosse criadora, chiparia todos os caes que sai-se do meu canil :wink:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Samatra
Registado: segunda abr 20, 2009 12:49 pm

segunda jun 01, 2009 3:35 pm

Pois, é obrigatório a colocação do Chip, fui com o Búbú ao veterinário e ele referiu que realmente é obrigatório no entanto não se recusou a vacinar o Búbú. Os veterinários podem recusar administrar as vacinas mas não deviam essa é que é a verdade porque tal atitude até revela uma certa falta de ética :roll: . O veterinário do Búbú colocou-me à vontade, coloco o chip no Búbú quando quizer. :)
Samatra
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”