Também eu conheço uma Yorkshire com LOP com um pêlo que mais pareçe uma rafeirita qualquer. Portanto isso diz tudo
Não, Nnadine. Isso quanto muito diz que quem foi responsável pelo nascimento da cadelinha não fez as coisas como deve ser.
Um Yorkie com um mau pêlo não pode ser puro? Pode.
Um Yorkie com peso acima do estalão não pode ser puro? Pode.
Podem por favor explicar-me o que para vós é um
cão de raça pura?
Parem de associar o conceito de raça pura com garantia de saúde e de conformidade com o estalão da raça.
Se todos os cães com LOP fossem perfeitos e saudáveis não existiam exposições para avaliar os exemplares e os cachorros de uma ninhada seriam todos clones uns dos outros.
Deixo uns exemplos para reflexão:
1 - O criador A seleccionou um par de exemplares correctos, de bom temperamento, avaliados como excelentes em expo e fez o despiste a certas doenças hereditárias. Nasceram 4 cachorros, 2 correctos, 2 com algumas falhas (por exemplo, um nasceu prognata e o outro tem o pêlo lanoso). Estes dois últimos são menos puros que os irmãos?
2 - A senhora B tinha uma cadela Yorkie que por acidente cruzou com um canito de outra raça, suponhamos um pinscher. Dessa ninhada nasceram cachorrinhos com traços de yorkies (saíram à mãezinha) e de pêlo comprido, dificilmente se diria que não eram yorkies puros, a menos que a pessoa fosse entendida no assunto. Esses canitos foram vendidos. Os canitos cresceram, peludos e giríssimos. A dona de uma dessas cadelinhas que acha que tem uma yorkie lindíssima resolve cruzá-la com outro yorkie e, helas, eis que na ninhada surgem alguns cachorros de pêlo curto preto afogueado. Pergunto eu, os cachorros são puros?
Cumprimentos.