Acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta out 30, 2008 5:38 pm

ah...e a sua cadelinha é muito linda.

inveja não tenho. o meu velhote para mim é perfeito. nos seus 12 anos sempre me viu como perfeita...por isso para mim ele também o é. Sei que descende de campeões. Sei que é de uma linha escosesa que a criadora preteriu em favor de linhas com "ar de boneco", também com campeões no precurso...e sei que tem o focinho um pouco comprido para expos e afins. hehe

não crio com ele.
se quisesse levava-o á criadora e aconselhava-me. é Criadora. parte-me o coração de pensar que a minha tia-avó acabou de adquirir um cão das suas ultimas ninhadas. a vida dá muitas voltas.... a dela deu voltas más. pode ser que não pare agora. tem duas cadelas e um cão apenas. Quer o contacto dela para divulgar? :wink:
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

quinta out 30, 2008 5:45 pm

Eu sei angeleyes, as pessoas não se dão ao trabalho de investigar e depois vêm que foram enganadas e abandonam os bichinhos!
e eles são os únicos que não são culpados!

Apesar de eu ter "gostos requintados" :oops: sou FAT de uma Associação daqui de perto e sei bem como as coisas se processam!

Mas acredita, já ví tanta gentinha enganada e com LOPs nas mãos que dá-me uma raiva!!!!!!!!!

Olha e já agora se puderes envia-me por PM o nome desse criador a quem te referes, é que a minha irmã queria muito comprar uma cadelinha e como a minha vai ficar muito pequenina eu não vou arriscar a que um dia tenha filhotes por isso já lhe disse para não esperar e ela anda à procura.

bjs a todos
Nnadine
Membro
Registado: segunda fev 04, 2008 10:55 pm

quinta out 30, 2008 6:01 pm

Lunaemia:

Quero ver fotos!!! Não me vou roer de inveja porque a minha Tita é linda. :P lol:

Mas estou de acordo consigo. Ter LOP não trás nenhuma garantia de que o animal corresponda ás caracteristicas da raça. Também eu conheço uma Yorkshire com LOP com um pêlo que mais pareçe uma rafeirita qualquer. Portanto isso diz tudo.
(A minha tem LOP, mas se eu tivesse encontrado Yorshires sem LOP e conhecido os pais era bem capaz de trazer um.)

Cumps :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 31, 2008 1:41 pm

maracosta Escreveu:ola... eu passei por aqui para propor uma nova "seccao" para a arca de noe. que tal a gente atraves deste blog encontrar namoradas e namorados para os nossos meninos? muitas pessoas tentam e fartam-se de procurar mas e muito complicado de encontrar pessoas perto dos nossos meninos. assim e atraves daqui torna-se mais facil pois as pessoas falam trocam ideias e acabam por encontrar os namorados.

beijocas[/b]
Essa secção já existe e chama-se CLASSIFICADOS. Aqui nos fóruns, da minha parte, pode contar com um boicote a essa ideia.

O que faz mais falta nesta vida são ninhadas de cães de companhia. Se querem fazer criação de cães de raça façam-no em consciência e de forma informada. Quantas de vós já viram ou sabem reconhecer um Yorkie de qualidade? Quantas de vós sabem interpretar o estalão da raça e avaliar se o cão que têm qualidades para tal?
Será difícil perceber que os tais exemplares com 6 kgs e pêlos miseráveis vêm destas ideias mirabolantes de se "arranjar namorado" para qualquer cadelita de ar vagamente yorkshiresco? Para ter LOP basta que o pai e a mãe tenham, o registo no LOP é o MÍNIMO que se pode exigir a um cão de raça. :|

Será difícil de entender que só existem raças puras se se seleccionar minimamente o stock reprodutivo e que se não houvesse registo de genealogia (LOP) as raças acabavam por desaparecer?
Será difícil de encaixar que a responsabilidade da grande quantidade de animais abandonados vêm dos "namoros" patrocinados pelos donos porque é fofo?

Não levem a mal, mas só o termo "namorado/a" em se falando de cães me arrepia. Tanto dos de raça como dos sem raça.

Posto isto, é com muita tristeza que constato que a maioria das pessoas ainda não percebeu o que é o LOP e para o que serve, que registo no LOP não é sinónimo de qualidade e qual a diferença entre um criador e um reprodutor de cães.

:|

Não levem a mal, mas é a minha opinião.
Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

sexta out 31, 2008 1:58 pm

Os bons criadores, como aliás concordou comigo, são uma minoria e pedem imenso dinheiro por um cachorrinho – por isso, e uma vez que eu me estou borrifando para os concursos e exposições procurei bem e optei por um cachorrinho sem LOP. Queria no entanto que soubessem que a quantia que dei por ele (400,00euros) dava perfeitamente para comprar um com LOP, mas preferi sem LOP e bom exemplar do que com LOP e mau
Lunaemia, um criador decente não faz ninhadas sem registo no LOP. Uma pessoa curiosa, sem grandes conhecimentos que junte a cadela a um cão qualquer sim. O facto de se escamotear algo tão básico como o registo no LOP (que é barato, ao contrário do que se crê por aí) é sinal de que outras coisas importantes como selecção de progenitores e despiste de doenças genéticas também deve ter ficado pelo caminho.

O LOP (Livro de Origens Português) é o "arquivo de identificação" de todos os cães de raça. Para um cão se qualificar a ser inscrito no LOP, basta ser filho, neto e bisneto de cães da mesma raça lá inscritos. E isto não é fundamentalismo nenhum, é mesmo o básico da canicultura. :|

Apesar disto já ter sido discutido até à exaustão, permita-me: o registo no LOP não é garante de um cachorro de qualidade. Um cão pode ser puro, sem qualquer mistura de raças no seu pedigree, e no entanto ser um fraco exemplar e estar fora do padrão da raça. Esse animal deve criar? Evidentemente que não, isto se se pretende fazer algo pela raça de que se gosta e fazer uma ninhada de cachorros correctos. Aqui é que entra o PRINCIPAL da canicultura: a SELECÇÃO.

Repito,isto não é fundamentalismo nenhum, é assim que a criação de cães de raça deve ser encarada. E isto para que continuemos a apreciar as características que mais amamos nas nossas raças preferidas, sejam elas a nível de temperamento ou de aspecto.

Um bom fim de semana.

dinodane
Membro Veterano

sexta out 31, 2008 2:23 pm

Também eu conheço uma Yorkshire com LOP com um pêlo que mais pareçe uma rafeirita qualquer. Portanto isso diz tudo
Não, Nnadine. Isso quanto muito diz que quem foi responsável pelo nascimento da cadelinha não fez as coisas como deve ser.

Um Yorkie com um mau pêlo não pode ser puro? Pode.
Um Yorkie com peso acima do estalão não pode ser puro? Pode.

Podem por favor explicar-me o que para vós é um cão de raça pura?

Parem de associar o conceito de raça pura com garantia de saúde e de conformidade com o estalão da raça.

Se todos os cães com LOP fossem perfeitos e saudáveis não existiam exposições para avaliar os exemplares e os cachorros de uma ninhada seriam todos clones uns dos outros.

Deixo uns exemplos para reflexão:

1 - O criador A seleccionou um par de exemplares correctos, de bom temperamento, avaliados como excelentes em expo e fez o despiste a certas doenças hereditárias. Nasceram 4 cachorros, 2 correctos, 2 com algumas falhas (por exemplo, um nasceu prognata e o outro tem o pêlo lanoso). Estes dois últimos são menos puros que os irmãos?

2 - A senhora B tinha uma cadela Yorkie que por acidente cruzou com um canito de outra raça, suponhamos um pinscher. Dessa ninhada nasceram cachorrinhos com traços de yorkies (saíram à mãezinha) e de pêlo comprido, dificilmente se diria que não eram yorkies puros, a menos que a pessoa fosse entendida no assunto. Esses canitos foram vendidos. Os canitos cresceram, peludos e giríssimos. A dona de uma dessas cadelinhas que acha que tem uma yorkie lindíssima resolve cruzá-la com outro yorkie e, helas, eis que na ninhada surgem alguns cachorros de pêlo curto preto afogueado. Pergunto eu, os cachorros são puros?

Cumprimentos.

angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado nov 01, 2008 10:48 am

dinodane... oponha-se comigo. parece que até agora estamos assim para o sozinhas nessa posição, neste fórum.

Em resposta ás suas questões: apenas os cachorros filhos de pais puros são puros, mesmo que sejam maus exemplares. Os filhos de pais cruzados, ainda que esses aparentem ser perfeitos yorkies e os filhos também, são rafeiros. São cruzados.

Não tenho nada contra cruzados, mas são o que são. Não pagava dinheiro por um.... e certamente que não vêm melhorar a raça (porque não são de raça)
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

segunda nov 03, 2008 10:52 am

angeleyes e dinodane por favor não pensem que eu não entendo o vosso ponto de vista - eu entendo perfeitamente, mas vocês sabem que hoje em dia há muito poucas pessoas honestas - é isso que eu estou a frisar!!!
Claro que os maus criadores estão a prejudicar a raça - evidente.
Mas quem tiver ideias a criar vai arranjar maneira - nem que seja com o cão da vizinha do lado que até nem acham lá grande coisa - vocês sabem que infelizmente é verdade!
E se ao menos esses tiverem opções de escolha o "desastre" pode não ser tão grande!
Eu sei que a questão do LOP já foi muito discutida, mas eu, perante o que vejo, acho que é melhor comprar um cachorro a alguém que nos mostre os pais e as instalações dos pequeninos e que se veja que percebe da raça do que a criadores que os têm enjaulados - mesmo que sejam registados.

Uma historinha: um familiar meu vende cachorros pastor alemão e uma altura vendeu uma cadelinha a um senhor que vinha acompanhado de um colega - na hora de pagar deram metade do dinheiro cada um - um ficava com a cadelinha e o outro com o LOP dela - eu assisti à cena!!! Agora digam-me: que é que o gajo iria fazer com o papel??????
Olhem, provavelmente só me apareceram maus criadores e daí a minha descrença no LOP...
Para concluir: tomara a todos que tudo fosse como realmente deveria ser mas infelizmente não é!

bjs
dinodane
Membro Veterano

segunda nov 03, 2008 2:12 pm

Olá Lunaemia.

Que eu saiba fraudes e aldrabices acontecem em todo o lado agora não podemos é colocar tudo no mesmo saco e tomar uma posição extrema como a sua. Em 100 registos, na sua opinião quantos serão forjados? 80, 20, 5, 1? :|

Porque existem outras observações e indícios que permitem detectar quais os "criadores" desonestos que trafulham os registos e para isso é preciso saber distinguir o trigo do joio. E note bem, há quem crie Yorkies com LOP verdadeiro e os tenha "enjaulados" como diz. Não coloque as coisas no mesmo saco porque nada tem a ver.

Não duvido que hajam yorkies puros sem LOP. Basta uma senhora cruzar a sua cadelita com LOP com outro nas mesmas condições e nada obsta à pureza dos cachorros. As ninhadas de Yorkie até são bastante "portáteis", há tanta gente a fazê-las e ainda a ganhar uns cobres com isso... E como é que essa senhora sabe que a sua Yorkie é um bom exemplar se nunca foi a uma expo e nada percebe de canicultura?

O que eu quero dizer é o seguinte:
:arrow: Nenhum canicultor ou pessoa minimamente esclarecida sobre o assunto faz criação de cães de raça sem os registar no LOP, porque o registo genealógico dos cachorros é o único comprovante da sua pureza. Os Livros de Origens foram criados para preservar as raças.
:arrow: Se uma pessoa cria cães de raça sem se preocupar com este detalhe é por demais evidente que também não se preocupou em seleccionar os progenitores da ninhada com as consequências que daí advém, cachorros com mau pêlo, fora do estalão em termos de peso, demasiado frágeis, temperamentso instáveis, enfim... benefícios para a preservação ou melhoramento da raça, há algum?

Faço-me entender? Eu acho que se há raça que anda pelas "ruas da amargura" no nosso país é o Yorkie por causa destas "teorias" e destes "criadores", a par do Boxer e do Labrador.

Cumprimentos.

maracosta
Registado: sexta out 24, 2008 4:30 pm

quinta dez 04, 2008 11:44 am

meu deus minha gente... nao ha necessidade de tanta confusao à volta de um assunto mais que bem pensado e organizado pela minha parte. evidentemente que nao falei neste tema de forma leviana e claro que conheco muito bem a raça e os seus problemas. e sim o meu kiko tem lop, veio de uma criadora conceituada, e é bastante perfeito, o que quer dizer raça pura. e em realacao à "procura de namorado/a" evidente que nao será com qualquer rafeiro que apareça à frente, dai existir o forum para se falar e discutir esses assuntos, se encontrarem para ver os caes.
muitas pessoas julgam-se as unicas sábias em relaçao à raça, mas têm de pensar que existe muita gente neste mundo animal.
por isso continuo a dizer, quem estiver interessado é so comunicar.
obrigado mara costa :D
dinodane
Membro Veterano

quinta dez 04, 2008 3:56 pm

Olá Maracosta.

Eu não me julgo "sábia" nem tão pouco "sabiá" em relação à raça, percebo alguma coisa de canicultura e é disso que tenho vindo a falar.

Por esta sua frase, fiquei com a sensação de houve coisas que eu tyentei transmitir que ficaram por entender:
e é bastante perfeito, o que quer dizer raça pura
Por favor, Mara Costa, o facto de um cão ser de raça pura não quer dizer que seja "perfeito". É de raça porque todos os seus ascendentes pertencem à mesma raça. Quantos e quantos cães de raça pura apresentam desvios ao estalão? E são menos puros por isso? São coisas diferentes.

Se acha que o seu cão apresenta todos os requisitos para acasalar e dar boa descendência, força, se calhar o melhor até é falar com a sua criadora, agora por favor não use este fórum para esse efeito porque, como já foi dito, as regras do fórum não permitem posts para procura de "parceiro canino". Pode sempre anunciar nos classificados.

Cumprimentos.

omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta dez 04, 2008 5:09 pm

dinodane e angeleyes20, eu não sei é como é que voces ainda teem paciencia de falar para as paredes :roll: :roll: :roll:
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta dez 04, 2008 10:41 pm

omega2 eu já não tenho...por isso me retirei do fórum "cães" por uma temporada. talvez faça igual neste. para evitar que os meus neurónios cometam suicídio em massa
ninhada
Membro
Registado: quinta jun 23, 2005 1:50 pm

segunda dez 15, 2008 6:47 pm

Eu sou criadora de yorkshire a mais de 20 anos e vendo alguns caes para companhia con contrato assinado de nao criaçao, porque acha que un criador nâo vai dizer que o câo nâo e apto para criar?. Ha muita gente que quere un câo bonito e nao lhe importa se tem todos os dentes ou e mais pequeno o mais grande do que diz o standard, e logo estes câes sao mais baratos que os câes de expo.
Uma pessoa que compra câo para companhia nâo deveria fazer criar porque nâo tem conhecimentos para melhorar a raça, so para empeorala, mas cada um que faça o que queira entretanto nâo se exige um diploma de criador.
Ter LOP ou nao e uma questao de pureza, mas tambem e verdade que nao tem garantias de ter LOP e um câo como diz o standard.
Diz que os yorkies sâo caros, você sabe quanto custa criar esta raça?. Nâo e so o que custam comprar bons exemplares, os problemas que pode ter um para que a ninhada sobreviva. Nascen com 100-150 gramas e as vezes temos que estar 20 dias a amamantar cachorros dia e noite, se você pensa que isso nao tem valor esta muito enganado/a. Faça contas 24 horas de trabalho por 20 dias e a ver como lhe sae a conta. Logo despessas veterinario, vacinas, desparasitadores e que nâo acha problemas.
Eu adoro esta raça mas as vezes quando me morren alguns bebes fico mesmo com depressâo. Perder un cachorro de 1 semana ou 1 mes nâo tem valor monetario, so valor espiritual, e eu acho que isso vale mais que 400 ou 1000€. Isso penso eu. Pelo menos eu sou assim e eu tenho câes de certo valor mas tambem as vezes vendo algum para companhia bastante economico. Todos os câes de un criador nâo custam o mesmo.
Rosalie
Registado: sábado dez 27, 2008 10:15 pm

domingo dez 28, 2008 6:43 pm

Bem.. fiquei um pouco chocada com algumas respostas que li aqui no forum!
Mas apoio que neste forum tambem possa haver uma parte "casamenteira" porque é um pouco dificil encontrar um cachorro (a) da mesma raça que a nossa (o) para criação.
Eu adquiri a minha york ha pouco tempo e fiquei chocada das condições de onde esta veio, pois esta ainda está a recuperar da sua estadia la..., e gostaria de mais tarde que esta tivesse uma ninhada para eu fazer criação destes cachorrinhos. A minha mae é dona de um lar de terceira idade e todos os cachorrinhos seriam muito bem estimados pelas idosas la residentes :)
Tambem queria mudar um pouco essa consciencia de "ca em portugal sao raros os bons criadores de caes", eu tenho imenso gosto nos animais e a minha casa parece um zoo, sempre os tratei da melhor maneira e sim, gostaria de mais tarde fazer criaçao desta raça. :)
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”