Criadores - A minha esperiencia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
IsabelFS
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 03, 2014 2:11 am

segunda mar 03, 2014 3:37 am

Boa noite!

Chamo-me Isabel e ja observo o arca de noé ha muitos anos mas só agora resolvi registar-me.

Tenho duas cadelas e 3 gatos, todos eles sem raça definida, quase todos adoptados no canil (excepto um gato que me apareceu no quintal e me adoptou a mim... :) ) Estão todos esterilizados para evitar problemas de vários ambitos...


No entanto, sempre tive uma adoraçao especial por Yorkies, sempre imaginei que um dia teria um, pois sao de facto lindissimos...

Este ano resolvi passar ao acto, e começar a ver criadores de Yorks...


Fiquei muito desiludida em vários aspectos...

Estive na esposiçao em Lisboa, e os caes era de facto perfeitos, mas ascendiam a valores muuuuuuito elevados... quase nos 1000 euros...

Continuei a pesquisar, e descobri um criador perto de mim, daqueles com afixo reconhecido, e com Lops, e mais nao sei o que...

Nao eram propriamente baratos, eram quase 500 euros, mas o que eu achei mais grave, na minha humilde opiniao que nao percebo nada de raças e que tenho 5 animais "rafeiros" (mas lindos, claro), o que me chocou foi ele querer vender-me uma Yorkie bebé completamente castanha, cujo pai (que estava á vista) tambem era completamente castanho, e que tinha sido propositadamente cruzado com uma cadela dourada/prata para ver se saiam mais filhotes castanhos...

Eu achei muito estranho, nao é suposto os York serem todos castanhos, pelo que pesquisei... pois nao...? Como é que um criador com afixo reconhecido, estimula a criaçao de caes fora do padrao que é suposto...? Nao deviam ser os primeiros a querer tudo nos conformes...? Ainda por cima os bebé so tinham 4 semanas mas ja estavam TODOS com adesivos nas orelhas e ja tinham as caudas amputadas....

Nao me senti bem ali, o local era SUPER limpinho, mas parecia mesmo um canil, com varias divisoes, apesar de que cada divisao tinha um ou dois caes (nao estavam muitos na mesma box), mas eu olhava á volta e só via box com caes.... tudo limpinho, mas nao era isso que eu estava á espera... Parecia um canil municipal, só nao cheirava a canil e os caes estavam limpos... Será normal...?

Depois disso ainda fui ver mais criadores, desta vez mais amadores, apesar dos lops, mas a conversa era a mesma, exibiam os seus caes diferentes, como se fossem cromos raros e de mais valor... cheguei a ver um York bebé completamente cinzento claro (os pais eram dourado/prata), nunca vi nenhum cinzento total, mas os "criadores" pareciam achar piada e promover os tais caes de cores diferentes... Mas nao devia ser o contrario...?



Fiquei mesmo triste com esta esperiencia que tenho tido, pois sempre adoptei caes sem raça definida, e nesse caso é obvio que nem queria saber quais os traços da raça, mas imaginei que os criadores das raças fossem mais respeitadores no que se refere á criaçao...


Acabei por encontrar uma senhora, que nao é criadora profissional, mas que tudo o que me disse bateu muito mais certo do que tudo o que eu tinha visto ou ouvido até ao momento...A senhora só tinha essa cadela, que fez cruzamento com um outro cao (eu vi ambos), e a senhora decidiu nao amputar a cauda dos bebé pois isso ja nao era permitido, decidiu nao colocar adesivos nas orelhas pois as orelhas geralmente erguiam sozinhas, e só no caso de nao erguerem é que se colocaria adesivos, disse-me que a cadela tinha 2,5 kg, mas para nao me preocupar com pesos pois os yorks podiam ir até os 3 kg e que nao existia essa coisa de "minis" e "super minis"... Disse-me logo que o bebé nao devia de ir pelo menos antes dos dois meses pois o leite da mae era o melhor para ele...

Gostei imenso da postura da senhora, achei a cadelinha pequena, elegante, com olhar bonito, focinho pequeno e curto... Pelo muito sedoso... O pai tambem.... Ambos os pais com LOP, e a ninhada tambem ja registada...


Ou seja, tentei escolher um bom exemplar, para respeitar a raça, e espero ter conseguido... Mas o problema é que eu nao sou perita em raças, e fiquei muito desiludida com os criadores que vi... Acabei por escolher mesmo pela postura da senhora e pelo respeito que ela propria parecia ter pela raça, apesar de nao ser uma criadora profissional...


Ainda faltam duas semaninhas para a bebé vir para minha casa :)



Mas com isto, eu pergunto-me, será que toda a gente sentiu a mesma dificuldade em encontrar quem respeitasse a raça, ou fui só eu que me deparei com esta dificuldade?

É que o argumento de "a qualidade paga-se", neste caso nao se aplica, pois os caes que vi á venda por 450 euros, nao era propriamente de graça, nao é verdade, mas nem por isso me pareceram caes para fazer criaçao... Por isso nao tem a ver com o valor... e essa coisa dos Lops e dos afixos, tambem me pareceram uma bela ratoeira, pois isso afinal tambem nao nos garante nada... Eu até ja ouvi historias, de pessoas que vendem os papeis de lops a outras.... Coisas que nunca me tinham passado pela cabeça...

E se nao conseguimos confiar num criador profissional cheio de lops e afixo, entao em quem vamos confiar...? Como escolheram os vossos yorks? Com o coraçao ou com a razao...?

Eu espero ter feito uma boa escolha... Nao queria nada ser daquelas pessoas que compram caes cruzados so para dizerem que tem um cao parecido a um de raça, pois para isso eu ia ao canil novamente....

Mas em contrapartida nao senti grandes garantias da maior parte dos sitios que vi, mesmo os tais criadores com afixos e lops...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 03, 2014 3:45 pm

Vou dar a minha opinião sobre o assunto.

Quanto ao LOP e ao afixo:
O pedigree é o mínimo dos mínimos a exigir na compra de um animal de raça. A única coisa que atesta é que o animal tem a sua ascendência traçada, ou seja, é filho, neto e bisneto de animais da mesma raça, ou seja, é de raça pura. Não é um certificado de saúde nem de conformidade com o padrão da raça.
Um afixo é apenas um nome. Custa 260 euros a obter. Não é sinónimo de qualidade, se bem que todos os criadores que expõem tenham afixo.

Quanto à "profissão" de criador:
Na minha opinião um criador não pode ser "profissional" e cuidado com os que se apresentam como tal. A canicultura ética é um hobby, não é uma profissão nem se pode fazer vida disso. O canicultor precisa de investir na criação, dinheiro, tempo, disponibilidade e para fazer um bom trabalho não pode depender da venda dos animais... nem pode criar muitas raças, nem ter cachorros constantemente para venda.

Sobre a raça em particular:
é muito difícil ver um yorkie em condições e quando falo em condições não me refiro ao grooming. Como todas as raças populares, os exemplares que se vêm na rua são de uma forma geral francamente maus. Demasiado grandes, demasiado pequenos, mau pelo, má expressão, más cores... encontrar um cão minimamente dentro do padrão da raça é como achar uma agulha num palheiro. E isto porquê? Porque é uma raça barata de criar para os criadeiros... são pequenos, não envolvem muita logística e o cachorro yorkie é muito diferente do yorkie adulto. Então as pessoas optam pelo mais barato... pela criação de vão de escada feita por curiosos que ou acham que o animal que têm em casa é um belíssimo exemplar ou acreditam que o animal que têm pode ser uma fonte de rendimento extra se fizerem umas poucas ninhadas. Há umas mais bem intencionadas que outras...

Sobre a diferença de preços que refere: na minha opinião e se eu fosse criadora pensaria assim, a qualidade paga-se. Há que valorizar o que se "produz" e o valor que a pessoa está disposta a pagar acaba por discriminar também os compradores. 500 ou 400 euros por exemplar é uma espécie de valor "chapa" por um animal de raça e se comprar numa loja um animal de origem desconhecida ainda paga muito mais.

Muito francamente, só conheço uma boa criadora em Portugal. E se optasse por ter um yorkie, preferia reservar e juntar para o poder adquirir num criador da minha inteira confiança que se dedicasse exclusivamente à raça e que tivesse orgulho em apresenta-los em expo. Porque as boas práticas de criação existem e não se compadecem com o mercado paralelo, porque um bom criador não vende os seus animais em saldos e prefere coloca-lo a custo zero do que desvalorizar o seu esforço.

Isto tudo pode parecer conversa de chacha para a maioria das pessoas... mas a canicultura decente também existe no nosso país. E como tão bem refere, seria bom que as pessoas preferissem adoptar um animal necessitado a suportar criadeiros, curiosos, aldrabões, exploradores, importadores de puppy-mill e compradores de ninhadas a metro. Pode parecer elitista mas a verdade é que os criadores éticos não precisam de vender os seus animais por tuta e meia para poderem continuar a fazer o que fazem.
Boa sorte e tudo de bom.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

IsabelFS
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 03, 2014 2:11 am

sexta mar 07, 2014 9:58 pm

Eu entendo tudo o que diz, Dinodane, e concordo com a maioria das coisa...

No entanto, quando digo que a qualidade da raça não tem tudo a ver com a celebre frase " a qualidade paga-se", porque aquilo que eu vi, os maus exemplos de criadores que eu vi, nada tinha a ver com o preço, mas sim com a má qualidade de pensar. Nada justifica, na minha opinião, que um criador com caes de LOP e Afixo, em apresente uma ninhada de caes de cauda amputada e orelhas atadas, e publicite e enalteça os seus caes yorkshires de cores diferentes. Esse pediu-me 450 euros, não foi 50 euros, e nem que me tivesse pedido 5000 mil euros, os argumentos não têm a ver com dinheiro mas sim com mau profissionalismo... Era a isso que me referia...

É obvio que os caes que vi na exposição de Lisboa, custavam o dobro ou mais, mas eram cães simplesmente PERFEITOS, de uma pessoa ficar a olhar para o cão e apreciar cada pormenor perfeito...


No meu caso, eu não podia mesmo dar tanto dinheiro por um cão, mas também não queria um cão como se vê na maioria dos casos, de focinho comprido e muito fino, pelo preto, olhos estranhos, enfim...

Queria no fundo um Yorshire que fosse isso mesmo, um yorkie que respeitasse ao máximo as suas características...

Mas também, confesso que não estava á espera que a realidade dos nossos criadores fosse tao feia... COmo nunca comprei um cao, como sempre adoptei em canil, eu sempre vivi na inocencia/ilusão de que todas as pessoas que tinham caes com LOP, faziam criações de raça de qualidade, e que apenas não poderia confiar nos que não tinham lop...

Que ingenuidade a minha , pelos vistos...

MAs também, ainda continuo com esperança que o futuro da raça não esteja apenas na mao de uma ou duas criadoras do nosso país... Seria muito triste se assim fosse... Independentemente do valor do cão...


A cadelinha que vou adquirir, vou compra-la ao preço que mais ou menos todos surgem, ou seja, não foi um daqueles caes que se vêm a 100 euros, nem nenhum arraçamento. Tem LOP (se bem que isso agora percebo que pouco vale). Mas vai ser uma surpresa, pois isto da genética é como uma roleta russa, e por muito que eu ache os pais bonitos, nunca sei o que vem para trás, e pode-me aparecer alguma surpresa menos boa... Mas enfim...

No fundo lamento que a coisas sejam assim. Acho que atribuição de LOP podia por exemplo ser submtida a mais exigências. Por exemplo, o cachorro até um ano de vida tinha um LOP provisório, e quando fosse adulto, então seria submetido a avaliação por peritos, para atestar que o bicho tem as características do estalão da raça, e aí sim, tinha o seu LOP oficial...


É que por exemplo, uma criadora que tenha uma cadela com LOP, imaginamos que a cadela acasala com o cão da esquina sem raça definida, e a cadela engravida, e ela criadora regista os caes com o LOP da mae e o LOP de um outro cao que tenha ou o cao de uma amiga, e prontos, voilá, vende cada cão a 450 euros... que só mais tarde se vêm a perceber que o pelo não cresce ou que tem caracóis...
:?


Isto tudo para dizer que devia haver mais controle por parte das entidades das raças, para não dar aso a que milhares de caes tenham LOP, mas poucos tenham as características a que corresponde o estalão... :roll: e que por outro lado, tenhamos que nos sujeitar apenas á escolha entre uma ou duas criadoras, que por muito que sejam de qualidade, e que o preço valha cada pêlo do seu lindo manto, ainda assim, o preço não está acessivel a toda a gente, e convenhamos, também é uma pena que quem não tenha 900 ou 1000 euros para dar por um cao, não possa realizar o sonho de ter um yorkie (atenção que quando falo de yorkie refiro-me mesmo a um cao com as devidas características, e não a um arraçado ou um parecido, ou coisa assim...)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 09, 2014 10:22 pm

Concordo com tudo o que diz relativamente à regulação da canicultura mas na prática as caninas não conseguem fazer tudo isso nem dar conta da criadeirice. Qualquer pessoa reproduz, não é preciso licença e as inspecções das ninhadas são uma lotaria, o Clube não consegue inspecionar nem um centésimo do que se cria e regista por aí. E é um Clube, não é uma entidade governamental...
O regulamento do Livro de Origens Português é o que é, e é similar aos dos outros livros genealógicos de outros países.

Quanto ao valor alto dos exemplares das criadores que viu em expo, acho normal que valorizem os seus bichos acima da média porque expor é caro, criar com qualidade é caro, manter os exemplares bem "groomados" é caro e eu se fosse criador também valorizaria os meus. Conheço criadores que preferem colocar (ou seja, dar ou dar em co-propriedade) os cachorros que não vendem a vender em "saldos".

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

IsabelFS
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 03, 2014 2:11 am

quarta mar 19, 2014 12:26 am

dinodane Escreveu: Quanto ao valor alto dos exemplares das criadores que viu em expo, acho normal que valorizem os seus bichos acima da média porque expor é caro, criar com qualidade é caro, manter os exemplares bem "groomados" é caro e eu se fosse criador também valorizaria os meus. Conheço criadores que preferem colocar (ou seja, dar ou dar em co-propriedade) os cachorros que não vendem a vender em "saldos".
Pois, faz sentido... Vender a baixo custo acabaria por desvalorizar o trabalho, a qualidade e o investimento... Mas no revés da moeda, acontece que as pessoas não querendo abdicar de 800 euros, acabam por procurar algo mais em conta, o que muitas vezes dá asneira: em primeiro lugar porque muitas vezes o barato sai caro (os caes são comprados sem garantia nenhuma e muitas vezes tem problemas), e porque depois são as mesmas pessoas que compram cães arraçados, que os vao reproduzir e pô-los á venda no olx e torna-se um ciclo...



Mas sinceramente não vejo qual seria a solução para esta pescadinha de rabo na boca... Mas por exemplo, era interessante haver uma carteira de cães desses criadores reconhecidos e competentes, sendo que nessa carteira de cães estariam aqueles de menor qualidade mas que precisam á mesma de amor e de um dono, poderiam por exemplo ser vendidos esterilizados ou com compromisso de esterilização, por exemplo, e a um preço mais acessível... Assim as pessoas que como eu desejam muito ter um Yorkie de companhia veriam o seu sonho realizado e a um custo mais baixo... :roll: e ao mesmo tempo sem alimentar esses aspirantes de criadores... :roll:


Estive aqui a vasculhar bem fundo na arca, e encontrei dois tópicos interessantes:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0


A minha intenção em comprar um Yorkie nunca foi ir a exposições com eles, nem fazer reprodução. Aliás, em minha casa TODOS os animais estão esterilizados (menos a caturra, LOL) Nunca chegaram sequer a ter nenhuma ninhada. Apenas queria um Yorkshire de companhia, como sempre desejei, e que tivesse as características no mínimo aceitáveis para o seu estalão... Só não sabia era que havia tao má qualidade nos "reprodutores" amadores que por aí andam aos milhares, o que é triste... :roll:
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”