Perguntas com Respostas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 8:56 pm

Deixo aqui resposta a algumas perguntas frequentes. Se alguém tiver alguma duvida mais, ou quiser completar alguma resposta esteja á vontade.

Existem Yorkshires de vários tamanhos?

O estalão da raça não estabelece vários tamanhos, nem designações como super miniatura, miniatura, etc… O que é estabelecido pelo estalão é um limite de peso até 3,1Kg. Sendo que o peso ideal encontra-se entre os 2Kg e os 3Kg.
O que acontece é que na mesma ninhada podem nascer cachorros que em adulto terão um peso inferior a 2Kg, e outros até com um peso superior a 3,1Kg. Essas designações, e diferenciações de tamanho, foram surgindo através de algumas pessoas para identificar cachorros especialmente pequenos. Mas nem sempre é o peso que indica o tamanho do cão. Na verdade, um cão com o corpo mal estruturado pesa pouco, mas pode-se ver maior do que um que pese mais mas que tem boa estrutura.
Com esta designação criou-se o mito de que um Yorkie de 3Kg é muito grande, o que é falso. Um Yorkie de 3Kg bem estruturado é um cão realmente muito pequeno (20 a 25 cm de altura). É ver para crer…
A questão do peso infelizmente é quase sempre o único aspecto que é tido em conta por quem procura um Yorkie, e por uma maioria que cria. Esquecendo-se do resto do estalão da raça, e sem dúvida o que é realmente importante. Aquilo que torna o Yorkie um cão verdadeiramente extraordinário, que é a cor e qualidade de pêlo, a bonita cabeça, o corpo compacto, quadrado e com boa linha dorsal, o carácter vivo, alegre, afectuoso, e sobretudo equilibrado. Por esse motivo a maioria das pessoas nunca chega a conhecer um “verdadeiro” Yorkie.
Além disso muitas pessoas desejam ter obsessivamente um cão de peso inferior a 2kg, sem terem a mínima noção do que é um cão desse tamanho, e dos inúmeros risco que é conviver com um cão assim, sobretudo se este nasce em lares que o único objectivo é miniaturiza-los. Muitos desses cachorros têm inúmeros problemas de saúde e uma estrutura demasiado débil.
O facto de um yorkie pesar mais que os 3,1Kg também não quer dizer que seja um mau yorkie. Apenas estará fora do estalão em peso. Mas fora do estalão estão todos os cães de raça, num ou outro ponto. Apenas uns têm mais desvios, outros menos, uns mais graves, outros pouco relevantes. Quero com isto dizer que um yorkie de 4Kg pode estar muito mais dentro do estalão do que um de 2Kg.

Existem Yorkies de várias cores?

Não! O estalão da raça só estabelece a cor dourado fogo para a cabeça patas e peito (sem pêlos de outras cores misturadas), e a cor azul aço escuro para o corpo e cauda. Esta cor é a estabelecida para um Yorkshire adulto. Os cachorros nascem quase pretos (apenas com alguns tons de cor fogo na cabeça, patas, e peito), e após alguns meses, com o crescimento do pêlo, vão definindo a cor de adulto. Um Yorkie de 3 anos já deverá apresentar a cor definida. Todas as restantes cores são considerados desvios ao estalão, que dependendo da cor podem ser desvios graves ou não.
É comum vermos Yorkies que no corpo apresentam cor prateado ou preto. Ambas as cores são incorrectas, mas toleradas (considerando-se desvios ao estalão), sendo que a cor preta é menos tolerável. Isto porque a cor preta é acompanhada de uma má textura de pêlo (em vez de seda é lanosa, mais grossa, volumosa, e mais quente ao toque), e também algumas vezes é acompanhada de pêlos pretos misturados com os pêlos dourados da cabeça. A cor prata poderá ter má textura ou não, dependendo da qualidade do pêlo dos exemplares usados em criação. Esta cor embora incorrecta, pode ser aceitável se acompanhada de boa textura (seda: suave, fina e lisa). Isto porque, com o passar dos anos uma boa parte dos Yorkies vai perdendo ligeiramente a cor azul aço escuro, ficando cada vez mais claro.
Cores como todo preto, um todo castanho, ou todo bege, ou a presença da cor branco (num adulto), ou qualquer outra cor que não as descritas em cima, não são admitidas no Yorkie.

O Yorkshire é um cão hiperactivo e barulhento?

Não. O Yorkshire tem um carácter alegre, vivo, afectuoso, e sobretudo muito equilibrado. São cães muito curiosos, adoram meter o nariz em tudo o que é novidade, e que estão sempre prontos para a brincadeira, mas mantêm-se calmos. Isto é, se o dono quiser correr e brincar com eles todo o dia, eles fá-lo-ão com alegria. Mas se o dono quiser igualmente dormir o dia todo, eles dormirão com ele. São cães que se adaptam perfeitamente ao ritmo de vida do dono.
É um cão que geralmente só ladra se tiver um motivo para tal. Se não vê ou ouve nada que esteja fora do dia a dia da casa, mantém-se sossegado. Mas são cães de aviso, tudo o que for estranho á casa têm tendência para avisar o dono.
É verdade que se vê cada vez mais cães hiperactivos, barulhentos, nervosos e até mesmo agressivos. Mas isso deve-se a um de três possíveis motivos. Um dos mais viáveis é devido á má selecção na criação dos cães. Outro, devido á má educação do dono (por exemplo, mimo a mais pode ser mais prejudicial do que mimo a menos, sobretudo se este for dado na altura errada). E outro ainda devido ao cão ter sido separado demasiado jovem (com menos de 10 semanas) da sua família canina.
Se tem um cão com algum destes problemas aconselho a falar com o criador do cão. Em alternativa com um bom médico veterinário e a consultar uma escola de educação canina.

O Yorkshire é um cão sensível e que adoece com facilidade?

Não, o Yorkshire Terrier é um cão muito resistente. Por norma, um Yorkie que venha de uma criação pensada e cuidada, que descenda de bons cruzamentos, com ascendentes saudáveis, é muito raro vê-lo doente. A esperança de vida deles pode chegar aos 16 anos e até ultrapassar. É um cão com muito maior resistência física do que aparenta, maior até do que muitos cães de raça grande.
Claro que se vemos Yorkies pouco saudáveis teremos de analisar vários factores, como a sua ascendência, a alimentação, e a qualidade de vida que têm.

Quais as vantagens e desvantagens de um Yorkshire?

Umas das suas maiores vantagens é que não fazem mudas de pêlo como a maioria das raças, e portanto o problema dos pêlos espalhados pela casa não existe. Não têm o cheiro característico que muitos cães ganham facilmente. Devido ao seu pequeno tamanho comem pouco, e sujam menos que um cão de tamanho superior. São fáceis de transportar, até para viajar de avião podem ir junto com o dono. É um cão que ocupa pouco espaço, e que não exige muito em termos de exercício físico. Se nascerem de uma criação bem seleccionada, são cães muito robustos e resistentes, é raro estarem doentes, e têm uma esperança média de vida superior a muitas raças.
As desvantagens podem estar relacionadas também com o seu pequeno porte. O futuro dono terá de ter alguns cuidados, como saltos de sítios demasiado altos, convívio com outros cães de tamanho maior, e até mesmo com crianças. Se pretender manter o seu magnífico pêlo comprido, este exige alguns cuidados diários. Devido a não terem sub-pêlo, é um cão que não se adapta ao frio, portanto não é um cão para viver no exterior.

Que cuidados devo de ter com um Yorkshire?

Se adquiriu um bom Yorkie, com boa estrutura física, não tem muito que se preocupar em relação a actividades físicas. São cães bem constituídos e que não se aleijam facilmente. Contudo deverá ter especial atenção para que não salte de sítios altos (porque corajosos são eles…).
Terá que ter especial cuidado com o convívio de cães de raça média/grande, sobretudo os que você não conhece. Lembra-se que basta uma mordidela de um cão grande para deixar o seu Yorkie em muito mau estado.
Em casa deve de ter cuidado com tudo o que ele possa roer e ser perigoso para ele, como por exemplo fios eléctricos, tomadas, etc… E tenha especial cuidado com as escadas (caso elas não tenham protecção).
Nunca deverá andar na rua com o cão sem trela, mesmo que ele se porte bem e ande sempre ao seu lado. Podem acontecer mil e uma coisas que levem o seu pequeno amigo a correr e a distanciar-se de si.
Deve de evitar deixar crianças muito pequenas sozinhas com o seu Yorkie, bem como deve de evitar que elas peguem nele.
Se pretender ter o pêlo dele comprido, deve de escova-lo todos os dias (ou pelo menos dia sim, dia não). O banho para Yorkies de pêlo comprido deve de ser dado (com bons produtos) todas as semanas a 15 dias. Aos Yorkies de pêlo cortado todos os meses.
Deverá dar-lhe uma boa alimentação, desparasitá-lo (interna e externamente) com regularidade, leva-lo ao veterinário e vacina-lo anualmente.

Porque é que o pêlo do meu Yorkie não cresce?

O comprimento do pêlo que o seu Yorkie pode ser normal em função da idade dele. O pêlo do manto no Yorkie chega ao chão por volta do ano e meio. Podendo demorar mais ou menos alguns meses, consoante a altura de pata do cão, e até do próprio ritmo de crescimento do pêlo dele. Com dois anos o Yorkie já deverá ter o pêlo no chão, e o dourado da cabeça chegará ao chão por volta dos 3 anos.
O pêlo do Yorkie deverá crescer sempre, quando chega ao chão é necessário começar a cortar pontas, para que não arraste nem incomode o andamento.
O pêlo pode não crescer por vários motivos. Um dos motivos muito comuns é devido á má qualidade de pêlo. O cão pode vir de cruzamentos menos adequados e daí o próprio pêlo não crescer mais do que um certo limite. Ou até pode crescer mas não ter boa textura e ser demasiado quebradiço, e daí estar em constante crescimento mas nunca atingirá o tamanho devido (geralmente nestes casos nota-se as pontas do pêlo estragadas).
Outro motivo também muito comum para o não crescimento do pêlo, é devido ao uso de produtos inadequados (desde champôs a escovas), e ao não uso dos adequados. O pêlo para crescer bem necessita de alguns cuidados básicos. Sendo que só passará do chão, e na cabeça só atingirá um bom comprimento, com o uso de papelotes. Os papelotes são tiras de papel de seda onde se enrola madeixas do pêlo (hidratado), e se prende com um elástico.

O meu Yorkie não levanta as orelhas, o que faço?

O habitual no Yorkshire é que ele levante as orelhas naturalmente até aos 3 meses de idade. Pode acontecer em alguns casos, no período da mudança de dentes (por volta dos 4/6 meses) as orelhas caírem temporariamente.
Existem Yorkies que devido ás orelhas terem uma cartilagem fininha, e/ou serem demasiado grandes, e/ou estarem mal implantadas, não as levantam naturalmente, sendo preciso a ajuda de talas. Se o seu Yorkie tem mais de 3 meses e as orelhas ainda não levantaram, nem dão sinais disso, e se gostaria que elas ficassem em pé, aconselho a consultar um veterinário para equacionar a hipótese de uso de talas. As talas são adesivos que se colocam nas orelhas durante um período de tempo, de maneira a ajuda-las a ficarem em pé. Para além das talas existem suplementos que podem ser dados, aconselhe-se com um veterinário.

Com que idade devo trazer o cachorro para casa?

A idade ideal para levar o seu cachorro para casa é depois das 12 semanas (3 meses). Antes deste período o cachorro ainda não tem todas as vacinas, e o seu sistema imunitário ainda é demasiado frágil. Portanto, para não colocar em risco a vida dele, não deverá sair de casa do criador antes desta idade. Além da questão física, o cachorro antes dos 3 meses está numa fase crucial do seu crescimento e desenvolvimento mental. É muito importante o convívio com a mãe e os irmãos pelo menos até aos 3 meses. É durante este período que o cachorro apreende o seu lugar no mundo, apreende a comportar-se e a viver em matilha. Este convivo com a mães e os irmãos vão ajuda-lo e inserir-se comodamente no seu futuro lar, na sociedade, e saber comportar-se como um bom cão.
Nunca adquira um cachorro com idade inferior a 8 semanas!


Um cachorro com mais de 3 meses vem com vícios? Não se afeiçoa a mim?

Não, um cachorro até aos 6 meses de idade (e até mais) adapta-se perfeitamente ao futuro dono. Aliás, é preciosamente com mais de 3 meses que eles apreendem mais facilmente os novos hábitos. Por exemplo, um cachorro de 6 meses além de se adaptar perfeitamente á nova família, é mais fácil de ensinar do que um de 3 meses.
Não trazem vícios porque ainda são demasiado jovens. E, se adquiridos num bom criador, vêm melhor sociabilizados e mais equilibrados.

Que peso o meu cachorro Yorkshire terá em adulto?

O peso de adulto de um Yorkie é muito relativo. Nem todos os cães crescem na mesma proporção. Geralmente (e numa maioria das vezes) com três meses estão com cerca de metade do peso que terão em adulto. Mas depende sempre de cão para cão.

A partir de que idade posso começar a dar banho?

A partir dos 3 meses e meio pode começar a dar banho ao seu Yorkie. Deve manter sempre alguns cuidados para que o cachorro não adoeça. Até aos 6 meses basta apenas um banho mensal. Depois pode passar a dar banho de uma semana a quinze dias. [/u]
Oswald
Mensagens: 2
Registado: sexta out 19, 2007 3:02 pm

terça abr 01, 2008 7:06 pm

O meu é dourado e preto mas já vi alguns q ficam cinzentos e branco :?
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta abr 03, 2008 10:46 am

Aldaa bem dita seja a hora em que este´sub-forum abriu, tendo-a a si por moderadora. estava a ler este topico e parecia que estava a ouvir de novo a "lição" que a criadora onde comprei o meu pikeno nos deu. Foram tardes na sala dela a aprender! e ainda bem.... só pude mesmo expressar um sorriso ao ler isto porque sei que vai ser util para tanta gente....

:)
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

quinta abr 03, 2008 9:37 pm

Espero mesmo poder ajudar algumas pessoas a conhecer esta maravilhosa raça, e já agora, a desmistificar alguns mitos.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta abr 04, 2008 4:19 pm

como o mito do "ah é tão fragil que tem que andar ao colo". :D eles adoram correr e brincar e caçar toda a espécie de "ratos" hehehehe e são enérgicos.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

quarta jul 16, 2008 11:19 pm

Sim, têm energia, mas não estão sempre a correr e a saltar, também são senhores para dormir o dia inteiro. Tudo depende da disposição do dono para a brincadeira, uma vez que eles só têm olhos para o dono, e acompanham o estilo de vida do mesmo.
ssfradiqque
Membro
Mensagens: 166
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

quarta out 22, 2008 3:50 pm

Adorei o ultimo post! Realmente a Camila é mesmo apelidada de minha sombra, precisamente porque está onde e como eu estou!
sorayacatarina
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Localização: Tobias,
Dreik,
Gugui
Vicky

quinta nov 27, 2008 3:27 pm

Boa tarde.. aldaa entao a minha pergunta e em juvenis os yorks falo com mais presisao 3 a 4 meses corrija me depois se estiver em erro, nao tem obrigatoriamente de ter a cara castanha como em adultos ou tem?? para alem dos pequenos toques a castanho claro ou fogo por cima dos olhinhos e dos lados do focinho.. certo?

E o pelo pode ter ondulados quando sao bebes, tal como a foto que tenho aqui abaixo??

obrigada fico a espera de uma resposta

Imagem

Imagem

Imagem

[Editado pela moderação (aldaa)]
Última edição por sorayacatarina em sexta nov 28, 2008 4:43 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 27, 2008 5:57 pm

Esse anúncio é de fugir!!

Só 2 machos desparasitados? E os outros? E cadê os pais na foto? E papéis há? 300 euros? E é impressão minha ou são demasiado grandes e com o focinho demasiado comprido?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sorayacatarina
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Localização: Tobias,
Dreik,
Gugui
Vicky

quinta nov 27, 2008 10:35 pm

caramba nao vejo hora da sra aldaaa entrar em contacto aqui... :(
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta nov 28, 2008 1:06 am

Sorayacatarina,

Antes demais, editei a sua mensagem porque penso que apenas queria mostrar as fotos, e assim não precisa de ter o link do anuncio (já que as regras da Arca não o premitem).

Nem os adultos devem de ter a cor castanho na cabeça. A cor correcta é o dourado intenso, a cor do ouro.
Com 3 ou 4 meses o normal é ainda não terem totalmente a cor ouro na cabeça. O normal é terem pêlos de cor escura misturados com o ouro.
A cor da cabeça só fica totalmente dourada entre os 5 meses e os 2 anos, ou quanto muito desaparecem as ultimas poucas madeixas até aos 3 anos (dependendo das linhas de sangue).

No caso dos cachorros que apresenta, eles não têm 4 meses, quanto muito têm 3 meses. Eu não vejo um pêlo ondulado, quer dizer, se essas fotos foram feitas sem dar banho tudo bem, mas depois do banho terá que ter um aspecto bem diferente desse.
O que eu vejo é um pêlo pouco abundante e demasiado curto.

Se está preocupada em ter um bom yorkie, eu no seu lugar não estaria só preocupada com o aspecto do pêlo, mas também com o aspecto do cão em si, como a cabeça e o corpo. Não é só o pêlo que faz o yorkie ser bonito (que por si só é bastante importante), mas também a sua pequenina e bonita cabeça aliada a um corpo bem feito, se não tem isso não há pêlo que lhe valha.
Para além disto tudo, há que ver o carácter, se são muito meigos e sedutores, vaidosos, super simpáticos, alegres, mas nada de hiperactividade, nem de ser "cão a pilhas”.
Para mim, o que torna o yorkie um cão tão especial não é apenas a sua beleza, mas sim o seu carácter (que infelizmente, pelo que vejo, são poucos os donos que sabem o que é ter um yorkie com o seu verdadeiro carácter).

Como a membro dinodane disse, para se comprar um cão há que ver os pais primeiro, e o pedigree dos pais (ainda mais o yorkie sendo uma raça que muda tanto de cachorro a adulto), só depois de se ver os pais, o pedigree, e gostar, então sim, passar para os cachorros. Pedigrees com pais e avós Bobis, Bibis, Fifis, etc…por si só já dizem muito sobre o aspecto (e até carácter) dos futuros cachorros…
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
sorayacatarina
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Localização: Tobias,
Dreik,
Gugui
Vicky

sexta nov 28, 2008 8:35 am

Senhora Aldaa, obrigada pelo seu esclarecimento, realmente eu sei disso que so para ter a certeza que os cachorros sejam puros tem de ter pedrigree, lop ou tudo isso, mas tambem sei que isso me custaria muitos euros e a senhora sabe melhor que eu dos preços.. :o e verdade que assim saberia realmente se eram puros ou nao se ficaria realmente com um exemplar....

Mas como nao tenho essas possibilidades encare do meu lugar que seria uma oportunidade, falei com a senhora ela disse me que realmente eram puros (claro q se for para enganar qq um conta uma historia), e fica me muito longe, por isso se chegar la e ver que realmente nao sao puros, e uma perda de dinheiro (combustivel), visto que sou do algarve.

Por outro lado a senhora vende a este preço porque eles nao tem pedigree, e porque a senhora tem pressa em se desfazer deles (vai sair do pais), e ela nao mostrou qq problema em irmos ver ate sem compromisso, e nao teria posto fotos que favorececem caso eles nao sejam puros.

Estes estão no campo nunca viram agua naquele pelo tb e verdade, mas diga me senhora, como deve ser mais compreendida que eu, em analise as fotos q me diz, (sim eu sei q melhor era ter na mao), em relacao ao pelo muito curto e pouco abundante? acha que ja será um sinal de nao ser filho de yorks puros?

Obrigada pela ajuda
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 28, 2008 11:06 am

Eu nunca compraria um cão de raça sem LOP, mas a Soraya é que sabe. Vai adquirir um cão por 300 euros sem garantia de ser puro (garantia de "boca" nada vale), sem vacinas, sem estar desparasitado (no anúncio diz que só 2 machos estão) e ainda por cima a criadora vai ausentar-se, logo se houver algum problema com o cachorro vai queixar-se ou pedir ajuda ao totta. :|
Se mesmo assim avançar com a compra ao menos veja os pais, se têm todas as características de yorkie, pêlo, tamanho, focinho, temperamento, antes de se comprometer, peça fotos por mail.
Cumprimentos e boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

segunda dez 08, 2008 3:01 pm

Sorayacatarina, já viu alguém vender cachorros como de raça e dizer que não são puros? Ou já viu um aldrabão a dizer que está a aldrabar? Não estou a dizer que seja o caso dessa vendedora, o que eu digo é que o facto da pessoa dizer que são puros não é garantia de nada, há que ter comprovativos.

Sem comprovativo (um papel) é impossível alguém dizer se um determinado cão é puro ou não (porque ele pode ser muito idêntico a uma determinada raça, e ser filho de um cão dessa raça e de um rafeiro). Além de que mesmo tendo LOP é muito difícil através de fotos (ainda por cima com maus ângulos) avaliar cachorros, e dizer se está a adquirir um bom exemplar (conforme o estalão da raça) ou uma imitação barata daquilo que devia ser. Os yorkies mudam muito de cachorro até adulto. Ás vezes até são mais ou menos giros em cachorros mas ficam feios em adultos, ou vice-versa. É uma raça complicada de comprar em cachorro, para quem não tiver bastante experiência. Ou se vai por determinadas garantias, como ver os pais, saber se foram avaliados em exposições, ver o pedigree (para saber como são os avós, bisavós, etc...), tentar perceber se o criador realmente percebe da raça, e qual foi o sentido que seguiu para cruzar aqueles cães, etc... sem isso é uma lotaria, em que uma boa parte sai a perder.

Eu compreendo a sua situação, mas se quer saber mesmo a minha opinião, eu sou o tipo de pessoa que quando dá dinheiro por algo quer uma coisa a sério, mesmo custando mais, nem que precise de esperar mais anos para juntar o dinheiro suficiente. Porque para ter uma imitação (e ainda por cima sujeito a qualquer tipo de carácter) então para isso preferia ir a um canil municipal e adoptar um. Será um cachorro como o que compraria (ou provavelmente até mais bonito), mas tê-lo-ei de graça, e ainda por cima faço uma boa acção. Porque se vamos pelo que algumas pessoas dizem, que é só para companhia e por isso não importa ser filho de pais xpto, então porque não adoptar do canil? Se adquirem numa pessoa que não selecciona a raça, pode sair um com qualquer aspecto, idêntico ao yorkie mas diferentes, e com um carácter bem diferente, já para não falar de quando vem doentes...
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
sorayacatarina
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Localização: Tobias,
Dreik,
Gugui
Vicky

segunda dez 08, 2008 4:52 pm

Boa tarde,

Obrigada pela resposta... enfim ja encontrei o que procurava...felizmente nao foi necessario dar 600 euros por um cachorro :D

Boa sorte para mim eheh
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”