Acerca dos “Yorkshires miniatura”

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 9:09 pm

Se já andou á procura de um Yorkie de certeza que já ouviu falar em super miniaturas, miniaturas, micros, zero, toy, standard, e em nomes do género, muito comuns em anúncios de ocasião. Tais designações não existem! O Yorkshire é considerado todo ele um cão toy, em que o estalão da raça estabelece um peso máximo até 3,1Kg, sendo que o peso ideal encontra-se entre os 2Kg e os 3Kg.
O que acontece é que nem todas as ninhadas são homogéneas, ás vezes nascem cachorros de peso inferior a 2Kg, e outras vezes até de peso superior a 3,1Kg. Um cão de 3Kg bem estruturado é um cão muito pequeno (cerca de 20 a 25 cm de altura).
Geralmente os cachorros mais pequenos de uma ninhada são também os mais frágeis, alguns deles (sobretudo os que nascem de criação apenas com o intuito de reduzir o tamanho) são especialmente pequenos devido a múltiplos problemas de saúde, como por exemplo raquitismo, nanismo, etc…
Exemplares abaixo dos 2Kg de peso não deveriam ser usados em criação por não terem condição física para tal, especialmente se se tratarem de fêmeas. Cães débeis e/ou doentes darão muito possivelmente filhos débeis e/ou doentes. Se se começar a criar só com os cães mais pequenos, em cada geração que passa mais frágeis e menos harmoniosos serão os cachorros. Por esse motivo se houve cada vez com mais frequência casos de que um Yorkie partiu a pata ao saltar do sofá, ou até mesmo ao descer as escadas, ou pior ainda, que morreu porque caiu do colo, ou porque foi pontapeado sem querer. Casos destes são mais frequentes do que você imagina.

Fique também a saber que não é só o peso que diz o tamanho do cão. Um exemplar mal estruturado pesa pouco. Quer isto dizer que podemos ter, por exemplo, um Yorkie de 1,8Kg maior do que um Yorkie de 2,3Kg. Apenas o segundo é muito bem estruturado de corpo, logo é mais pesado, mas mais pequeno.
Na verdade, dificilmente um Yorkie miniaturizado (criado apenas com o intuito de reduzir o tamanho) tem aparência bonita e saudável. A sua aparência em geral é desproporcional, pouco bonita, e geralmente são também cães com maior tendência para a irritabilidade.
O facto de um cachorro estar muito pequeno também não significa que vá ser pequeno, nem todos os cachorros crescem na mesma proporção, ou até pode ser um sinal de má alimentação (assim que for levado para o novo lar e receber bons tratos, o cãozinho passará por um desenvolvimento quase a jacto, e em pouco tempo ficará bem maior do que o prometido).
Ninguém lhe pode garantir o tamanho que o cachorro terá de adulto pelo peso dos pais. Como é sabido, um cão de 1,5Kg pode ter filhos de 3Kg (ou até mais), ou vice-versa. O peso de adulto de um cachorro só é previsível a partir dos 3 meses de idade (geralmente estão com metade do peso do que vão ter em adulto).

Portanto, se deseja obter um Yorkshire demasiado pequeno, veja se é filho de pais (ambos) com mais de 2Kg de peso, e de aspecto saudável e harmonioso. E certifique-se que o cachorro não tem nenhum problema de saúde. Não o compre pelo menos antes dos 2,5 meses de idade ( preferencialmente depois dos 3 meses), e pergunte ao criador qual a previsão para o peso de adulto (que lhe deverá dizer em função do peso do cachorro, e nunca pelo peso dos pais).
Mas pense bem (dependendo do peso) se gostaria de ter um cão que dependa de si para subir e descer um sofá, que se canse mais facialmente quando passeia na rua, ou que exija constante atenção para não ser pisado.

Lembre-se, um bom conhecedor da raça e amante da mesma, é totalmente contra tais designações. Elas não existem!
Nino1
Membro
Mensagens: 98
Registado: domingo out 02, 2005 12:50 pm
Localização: COOKIE-Yorkshire terrier, BICA-Cocker spaniel, NINO-Periquito, Aquario Comunitário 90l (Água doce)

segunda set 01, 2008 1:00 pm

Sempre achei isso e agora tenho confirmação! :P

Em muitos casos parece que discriminam o Cookie por eu dizer que ele é apenas um yorkshire normalissimo.

Quando fui ao vet para levar vacinas entro um casal com tres yorkies cada um mais pequeno que o outro. A senhora perguntou-me se o meu era ''toy'' como eu disse que não começou a mostrar os sus yorkies a toda a gente e a dizer, ''Pois mas os meus sao toys, que é a variedade mais pequena.'' Realmente o mais pequeno nao tinha uma aparencia armoniosa como a aldaa refere. E despresou o Cookie completamente como se fosse um rafeirito :evil: !!

Ou ainda pior:

Estava eu com o Cookie ao colo e vem uma menina e a sua avo ter comigo. A avó disse para a rapariga se o Cookie nao era igualzinho ao seu. A rapariga perguntou-me se o Cookie era ''Super Miniatura'' como disse que nao, foi dizer para a avó que o dela era ''Super miniatura'' por isso nao era igual ao dela. Ou seja, nao destinguiu minimamente o Cookie do seu cão dito ''Super miniatura''.

:wink: Ainda bem que existem pessoas como a aldaa que ''desmistificam'' este genero de coisas que só existemm para vender mais caros os exemplares de yorkshires, muitas vezes mesmo sem LOP.

Felicidades :D
<p>Os animais s&atilde;o nossos verdadeiros amigos, n&atilde;o s&atilde;o c&iacute;nicos nem falsos, s&atilde;o leais e para sempre.</p>
ssfradiqque
Membro
Mensagens: 166
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

quarta out 22, 2008 3:37 pm

O meu sonho sempre foi ter uma Yorkshire Terrier. Pesquisei sobre a raça, e perto do meu casamento foi-me oferecido o acesso ao meu sonho. Quando fomos á criadora claro, erradamente escolhemos a mais pequenina. Convictos de que quanto mais pequena melhor, menosprezamos algumas questões importantes. E rápido nos arrependemos. A cadelinha tinha já quatro meses quando a a comprei, a verdade é que durou pouco mais que isso. Teve crises de hipoglicémia constantes e numa semana perdia-a.

Agora percebo que o facto de serem mais pequenos se traduz em grande parte das vezes do exemplar mais débil da ninhada, muitas vezes, pouco vivaço, com falhas de pelo, e pouco saudável.

A criadora deu-me logo outra cadela, mas eu pedi-lhe uma "normal". A camila embora pequenina, está um pouco cheiinha pesa 3,250kg, e é a prova de que não é somente o tamanho que condiciona o peso, e o vejo pela minha que embora pequenina tem um peso já acima do normal.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

terça out 28, 2008 3:39 pm

Um yorkie pode ter 1Kg e não ser frágil, e pode ter 3Kg e ser. Tudo depende de como é criado (ver quem são os ascendentes e estado de saúde, se as cadelas estão todos os cios a criar, que cuidados se dá á mãe e á ninhada, etc...)…

Mesmo na boa criação, embora a probabilidade seja reduzida, pode acontecer de nascer um cachorro frágil, mas isso o criador também sabe, e avisa o novo dono.
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
yorkbudy
Membro
Mensagens: 188
Registado: sexta jan 16, 2009 5:33 am
Localização: budy,jam,murfhi,choupy

sábado fev 28, 2009 5:57 pm

estou de acordo com voçes falo por esperiencia o meu primeiro york que ja morreu infelismente e que eu tinha adoptado era muito pequenito e fazia 1k800 e verdade que era muito giro voçes podem ver pelas fotos mas tinha muitos probolemas de saude era muito fragil tava sempre doente nao avia um mes que nao fosse para o veternario com ele partiu a pata teve que ser operado meteu uma proteze mas como era uma pestinha nao parava queto partiu a proteze foi operado novamente tinha probolemas de coraçao fazia crises de epilipesia tinha probolemas de bexiga e de rins e foi o que o matou os rins ja nao foncionavam e foi operado mas nao aguentou a operaçao tadinho sofreu muito enfim
este que tenho agora o budy foi todo o contrario saiu um pouco grande para um york faz 5 k e verdade que reclamei com a pessoua que o vendeu
ao meu marido mas o meu veternario disse-me logo que era melhore um york de 4 a 5k que um pequenito que passe a vida doente é verdade o budy para ja nunca tive doente portanto corre salta nao para parece uma pilha electrica tem muita mais vida e saude
teresa
<p><strong><u></u></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 28, 2009 6:04 pm

13 linhas de texto sem uma única vírgula ou um ponto final tornam o seu post muito difícil de ler, não leve a mal Yorkbuddy...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jimmysos
Mensagens: 2
Registado: terça jun 02, 2015 10:46 am

quinta jun 11, 2015 2:46 pm

O post está muito completo.
Tenho uma certa indignação com isso também e fiz um post sobre yorkhire MINi e MICRO...
Temos que divulgar mais afim de acabar com isso
Se quiserem dar uma olhadinha

http://guiadoyorkshireterrier.com.br/yo ... ao-existe/
Melyork
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 03, 2015 11:47 pm

terça ago 04, 2015 10:59 pm

Ola , a minha york esta com 2 meses e com 600gr é uma menina , ficara com o peso mt abaixo do normal ou esta normal para a idade?
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”