Cuidados de Higiene

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 10:11 pm

MATERIAL BÁSICO NECESSÁRIO:

Champô

O champô deve ser suave, de PH neutro, adaptado para pelagens longas e banhos frequentes, que não retire a gordura natural da pele do cão.

Acondicionador

Um acondicionador hidratante, adaptado para pelagens longas e suaves, e que ajude a desembaraçar os nós.

Óleo de Amêndoas doces

Escova

A escolha da escova é muito importante, caso não seja adequada irá romper o pêlo do seu Yorkie.
Escova de arame, com almofada de ar e sem bolas de protecção nas pontas. Nunca uma cardadeira!

Escova de cerda natural (opcional). Ideal para dar brilho e retirar sujidade que se agarra ao pêlo.
Esta escova não substitui a anterior.

Pente

Tesoura

Corta unhas

Elásticos para prender o pêlo da cabeça

Vaporizador
Última edição por aldaa em segunda mar 31, 2008 9:52 pm, editado 1 vez no total.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 10:16 pm

CUIDAR DO PÊLO:

O Yorkshire não muda o pêlo duas vezes por ano como a maioria das raças. Os poucos pêlos que perdem ficam agarrados á escova ou ao pente. Não têm sub pêlo, e os seus pêlos são como cabelos humanos. Por isso exigem cuidados diários, e um tratamento diferente da maioria das restantes raças.
Convém habituar o cão de pequenino aos cuidados diários de higiene, caso contrário poderá reagir mal depois de adulto.
O Yorkshire deve de ser escovado todos os dias (ou pelo menos dia sim, dia não) para evitar a formação de nós, e para retirar possível sujidade que esteja agarrada ao pêlo. Use uma escova de pinos com almofada de ar e sem bolinhas nas pontas.
Evite penteá-lo com o pêlo demasiado seco. Sempre que pentear o seu Yorkie pode usar um spray próprio, ou caso o pêlo não esteja hidratado com óleo, pode vaporizar com um bocado de óleo de amêndoas doces misturado com água.
Penteie sempre no sentido do crescimento dos pêlos. Na cabeça, patas, e cauda, use um pente.
Se o pêlo do seu Yorkie tiver demasiados nós, use um spray próprio para retirar nós (á venda em lojas de animais). Aplique o spray e deixe actuar (geralmente 10 minutos), de seguida tente desembaraçar o nó com os dedos, depois com o pente. Se necessário volte a aplicar o spray. Segure o pêlo por detrás do nó e só depois com o pente tente desfazê-lo, para que animal não sinta dor. Se o nó persistir em não sair, terá que com a tesoura ir cortando partes do nó, e ir tentando desfazê-lo.
Depois de garantir que não tem mais nós, pode passar pelo pêlo uma escova de cerda natural, para retirar sujidade e dar lustro ao pêlo.

O penteado:

O pêlo do corpo deve de pender igualmente para ambos os lados. Faça um risco ao meio, a direito, desde o início do pescoço até á ponta da cauda.

Na cabeça deve-se de prender o pêlo com um elástico próprio pequeno (cerca de 0,5 cm de diâmetro), para evitar que o pêlo vá para os olhos e provoque irritações. Com um pente puxe para cima todos os pêlos a partir do canto dos olhos. Com o elástico prenda o pêlo.
Se quiser dar um passeio na rua, pode colocar um lacinho depois de colocado o elástico.

O banho:

A partir dos 3 meses e meio de idade (ou 15 dias depois de completar o plano de vacinação) pode começar a dar banho ao seu Yorkie. Até aos 5 ou 6 meses (dependendo da qualidade de pêlo) basta um banho mensal. A partir dessa idade, o Yorkshire deverá começar a tomar banho todos os 8 a 15 dias (consoante o estado do pêlo, e os resultados que pretende).
Se o seu Yorkie tem o pêlo cortado então basta apenas um banho mensal, ou quando estiver sujo.
A escolha do champô é muito importante. Use um champô adequado para Yorkie.

Antes do banho desembarace o pêlo com os dedos, depois passe cuidadosamente a escova de maneira a não romper o pêlo caso haja nós. Se os nós apresentarem alguma dificuldade em se desembaraçarem, use um spray próprio para desembaraçar.

Depois dos nós estarem desembaraçados, coloque o cão na banheira sobre um tapete antiderrapante. Se o seu Yorkie é ainda um cachorro, e se você não tem experiência a dar banho a cachorros, pegue num pedacinho de algodão, faça uma bolinha com o algodão (para que não fiquem pêlos soltos do algodão), e coloque o algodão nos ouvidos do cachorro (retire depois do banho, e certifique-se que não ficaram pêlos do algodão no interior do ouvido).
Antes de molhar o cão teste a temperatura da água na parte mais sensível do seu braço. Molhe-o bem com água morna (não esquecer por baixo, na barriga), de seguida espalhe o champô de maneira a fazer espuma por todo o corpo, e com especial cuidado na zona da cabeça, em volta dos olhos, focinho e boca, de maneira que não vá espuma para lá. Se isso lhe acontecer, passe essa zona imediatamente por água.
Repita esta operação mais uma ou duas vezes (consoante a necessidade do pêlo do cão). Depois passe novamente por água e retire bem todo o champô. De seguida espalhe o amaciador por todo o corpo, e deixe actuar um ou dois minutos, massajando suavemente o cão para que não resfrie. Volte então a enxaguar.

Depois do amaciador, e se o seu Yorkie já tem mais de 6 meses e para obter melhores resultados poderá aplicar um óleo no pêlo, para que este fique mais hidratado e resistente a quebras. Pode usar por exemplo óleo de amêndoas doces. Encha quase até acima uma garrafa de 0,5L de água morna e coloque lá duas colheres de sobremesa de óleo de amêndoas doces (mais ou menos consoante a hidratação que pretenda), agite bem e deite sobre o pêlo do seu Yorkie. Não torne a passar por água. Aperte o pêlo com as mãos para que saia a maior parte da água, e depois embrulhe-o numa toalha. Não esfregue o pêlo com a toalha, para que não o rompa. Aperte apenas com cuidado para retirar a restante humidade, e de seguida seque-o com secador. Use o secador afastado a uma distância de 20 a 30 cm do pêlo, e tenha cuidado com a temperatura do secador, para que não queime o animal. Enquanto o seca vá escovando novamente o pêlo, no sentido do crescimento do mesmo. Para o pêlo da cabeça, patas e cauda use um pente.
Se aplicou o óleo no pêlo, este por mais que o seque não ficará com o aspecto de pêlo seco, ficará com o aspecto um pouco oleoso, sendo esse mesmo o objectivo da aplicação do óleo.

Nunca deixe o seu Yorkie ficar com o pêlo molhado, porque corre o risco de ele se constipar.
Se se tratar de um cachorro com menos de 6 meses, depois de o secar, deixe-o ficar o resto do dia numa divisão da casa não muito fria, e sem correntes de ar.
Quando quiser dar um passeio pela rua, depois do amaciador não aplique o óleo no pêlo, para que a pelagem do seu Yorkie se mostre com todo o seu esplendor. Chegando a casa pode colocar a mistura do óleo com a água num pulverizador, e pulverizar todo o pêlo para que volte a ficar hidratado. Se achar necessário pode passar de seguida pelo secador, para retirar o excesso de humidade.
De Inverno, quando lhe coloca óleo no pêlo, vista-lhe um pijama para que não sinta frio. Nunca vista roupa a um Yokshire de pêlo médio/comprido quando este estiver seco (sem óleo no pêlo), senão irá fazer nós (mesmo que seja por pouco tempo).

Se não tem disposição para cuidar atentamente do pêlo do seu Yorkshire pode optar por lhe cortar o pêlo, para tal consulte um cabeleireiro canino, e escolha o tipo de corte que gostar mais. Um corte que é mais usual no Yorkie, e que lhe fica muito bem, é o corte á Westie.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 10:17 pm

CUIDAR DOS OLHOS:

Remova as secreções que se formam no canto dos olhos durante o sono com um lenço de papel húmido.
Observe diariamente os olhos, e veja se não se alojaram corpos estranhos neles (como relva, pêlos, etc…). Estes podem causar irritação ou inflamação ocular. Use uma loção própria para limpeza dos olhos.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 10:20 pm

CUIDAR DAS PATAS:

Uma vez por semana examine as almofadas das patas (ou depois de um passeio no campo). Veja que não tenham espinhos, lascas, ou qualquer outro corpo estranho que possa magoar o animal.
Com uma tesoura corte o pêlo que se encontra por debaixo das patas, entre as almofadas. Isto para que não dificulte o andamento do cão, e para ajudar a evitar que corpos estranhos se agarrem ao pêlo.
Na parte de cima da pata, o pêlo também deve de ser cortado.

Antes:

Imagem

Depois:

Imagem


As unhas devem de ser cortadas regularmente. Tenha cuidado com o corte das unhas, para que não chegue ao sabugo. Como as unhas do Yorkie são pretas torna-se complicado distinguir o sabugo. Peça ajuda a um médico veterinário para que este lhe ensine como cortar.
Existe no mercado produtos próprios para estancar o sangue do animal caso ao cortar a unha chegue ao sabugo. Junte-o á sua mala de primeiros socorros. Caso não tenha este produto em casa, tente estancar o sangue com uma compressa de água fria. Pressione a compressa junto á unha durante alguns minutos.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 10:22 pm

CUIDAR DAS ORELHAS:

O interior das orelhas deve de ser limpo com regularidade. Tenha cuidado com a limpeza do canal auditivo, para que não danifique os tímpanos (podendo causar a surdez no animal). Como é uma zona sensível peça ajuda a um médico veterinário, para que este lhe explique como fazer. Se não tem experiência nunca use cotonetes para a limpeza dos ouvidos. Use umas compressas próprias, ou até um lenço de papel branco e sem perfume. Existem loções próprias para ajudar na limpeza dos ouvidos, limpam, e ajudam a manter os ácaros afastados.
Os pêlos que crescem no interior do ouvido devem de ser removidos com uma pequena pinça, para que não se colem cera e sujidade neles, e para não criar bactérias.

O pêlo na parte superior das orelhas deve de ser cortado com uma tesoura em forma de V invertido. Tenha cuidado para não cortar a cartilagem da orelha (vá sentindo a orelha com os dedos e só depois corte), e faça-o num local com muita luz.

ANTES:

Imagem

Imagem

DEPOIS:

Imagem

Imagem
Última edição por aldaa em segunda mar 31, 2008 11:31 pm, editado 1 vez no total.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta mar 28, 2008 10:23 pm

CUIDAR DOS DENTES:

Os dentes devem de ser lavados pelo menos uma vez por semana com uma pasta de dentes própria para cães (informe-se com um médico veterinário). Isto para que evite a formação de tártaro e consequentemente graves problemas dentários. Escolha uma escova de tamanho pequeno e suave (pode usar uma escova de bebés humanos á venda em qualquer supermercado).
Pode também dar ocasionalmente um osso de couro prensado para ajudar na limpeza dos dentes. Evite ossos com flúor, uma vez que este é irritante para o estômago.
vopate
Membro
Mensagens: 105
Registado: sábado set 23, 2006 12:06 am

sábado mar 29, 2008 12:42 am

Tenho uma yorkshire com 5 anos de idade, e, para limpeza dos seus dentes, dou-lhe diariamente, logo após a última refeição, snaks da "PROZYME" e o que é certo é que ela está com uns dentes óptimos, segundo a sua médica que ainda hoje a observou! Ou será que a lavagem semanal seria mais adequada ou melhor?


aldaa Escreveu:CUIDAR DOS DENTES:

Os dentes devem de ser lavados pelo menos uma vez por semana com uma pasta de dentes própria para cães (informe-se com um médico veterinário). Isto para que evite a formação de tártaro e consequentemente graves problemas dentários. Escolha uma escova de tamanho pequeno e suave (pode usar uma escova de bebés humanos á venda em qualquer supermercado).
Pode também dar ocasionalmente um osso de couro prensado para ajudar na limpeza dos dentes. Evite ossos com flúor, uma vez que este é irritante para o estômago.
<p>Sou novata por aqui, e gostaria de lhes apresentar as minhas duas paix&otilde;es</p>
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sábado mar 29, 2008 11:24 pm

Se a sua yorkie está com os dentes óptimos então acho que não tem que se preocupar.
Eu pessoalmente não gosto muito de dar frequentemente snacks para os dentes. Geralmente não têm tão boa composição, alguns têm conservantes artificias (não sei se são o caso dos da PROZYME, porque nunca dei). Por esse motivo faço a lavagem dos dentes uma vez por semana, e dou os snacks também apenas uma vez por semana. E fora isso dou também os ossos prensados e "montes" de brinquedos (alguns de peluche e cordas) que também dão uma ajuda.
keitinha
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Localização: 2 peludos

domingo mar 30, 2008 1:14 am

Olá mais uma vez Alda, lá no forum dos cães fala que seria bom esperar até aos 9 meses +ou - para retirar os dentes ,acontece que o vet do Tedy, quer retirar os dentes e ele só vai fazer 6 meses dia 11 ,segundo o vet não vai sair ,falei da anestesia por ele ser ainda bébito e respondeu-me que já é abitual fazer esse tipo de trabalho,tipo nada do outro mundo.Vou dizer para esperar mais um pouco . :wink:parece um pouco apresurado
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

domingo mar 30, 2008 1:29 pm

Olá, eu acho o seu veterinário um pouco apressado. Se ele não lhe deu uma justificação muito valida para além de que não vão cair, espere até pelo menos aos 9 meses (ou ouça a opinião de um segundo veterinário). Um dos meus yorkies tinha dois dentes retidos, um caiu aos 7 meses e o outro com quase 9. Por isso pode ser realmente que não caiam, mas também podem muito bem cair. Não vai perder nada por esperar, e embora as anestesias hoje em dia sejam muito seguras (se bem aplicadas é claro!), eu penso que ainda melhor se o fizer quando ele tiver um pouco mais de idade (sobretudo porque o seu Tedy parece-me pequenino de tamanho).
Bitata
Membro
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 03, 2008 7:02 pm
Localização: Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Boxer e Europeu Comum

segunda mar 31, 2008 1:59 pm

Olá Aldaa!
Li com bastante interesse os tópicos acerca dos cuidados de higiene, principalmente com o pelo dos Yokies.

Quando o meu chegou a casa, tive o cuidado de me dirigir a uma loja de animais e procurei produtos indicados para tratar o pelo. Recomendaram-me, ao contrário do que menciona uma escova cardadeira, indicada para animais de pelo comprido, que também uso no meu Cocker. Mas não gosto de a usar no meu Yorkie, porque acho a escovagem muito agressiva e ele detesta. Só a uso eventualmente para desfazer algum nó mais renitente, de resto uso semre a escova de arame com almofada de ar, a de cerdas e o pente, que ele gosta mais. Também me recomendaram óleo de vison, que comprei na altura e só usei uma ou duas vezes, por deixar o pelo extremamente gorduroso. Passei a usar o Silplus que deixa o pelo sedoso e hidratado. Não sabia dessa mistura de óleo de amêndoas doces com água, vou experimentar. Embora tenha sempre o pelo do meu menino curtado, não deixo de tratar dele e aprendi agora mais umas coisas que não sabia. Obrigada pelas dicas. :wink:
keitinha
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Localização: 2 peludos

segunda mar 31, 2008 2:08 pm

Olá,a unica explicação que o vet me deu foi essa,de que não vai sair e se sair vai ficar os dentes tortos,só está á espera que os caninos se veja melhor , Alda sabe se para limpar os dentes (com anestesia) se tem que fazer analises de sangue ao animal?(esta pergunta é para a Tuga) ,o Tedy é pequeno ,mas tem uma boa constituição ,o vet diz que ele é forte ,não é um cão fraco. :D
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

segunda mar 31, 2008 11:26 pm

Bitata Escreveu:(...) Também me recomendaram óleo de vison, que comprei na altura e só usei uma ou duas vezes, por deixar o pelo extremamente gorduroso. Passei a usar o Silplus que deixa o pelo sedoso e hidratado. Não sabia dessa mistura de óleo de amêndoas doces com água, vou experimentar. Embora tenha sempre o pelo do meu menino curtado, não deixo de tratar dele e aprendi agora mais umas coisas que não sabia. Obrigada pelas dicas. :wink:
Olá! O óleo de vison é outro óleo que se pode usar, mas o de amêndoas doces faz o mesmo efeito, é mais barato, e sobretudo não é de origem animal. Se não gosta de ver o pêlo engordurado, o óleo de amêndoas doces também deixa o pêlo assim, esse mesmo é o objectivo. Pode vestir-lhe um pijaminha para que não se aperceba tanto da gordura. Embora se o seu menino tem o pêlo curtado não tem necessidade de aplicar óleo. Uma boa alimentação, um bom champô, um bom amaciador, e um spray para a escovagem fazem tudo.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

segunda mar 31, 2008 11:28 pm

keitinha Escreveu:Olá,a unica explicação que o vet me deu foi essa,de que não vai sair e se sair vai ficar os dentes tortos,só está á espera que os caninos se veja melhor , Alda sabe se para limpar os dentes (com anestesia) se tem que fazer analises de sangue ao animal?(esta pergunta é para a Tuga) ,o Tedy é pequeno ,mas tem uma boa constituição ,o vet diz que ele é forte ,não é um cão fraco. :D
Se ele tem os dentes correctos, e só tem os de leite que não caíram por norma espera-se até aos 9 meses e só depois retira-se (e não ficam tortos). Mas não sou eu que estou a ver a boca do cão, por isso, se a Keitinha tem dúvidas eu na sua vez ouvia uma segunda opinião. Que eu saiba quase todos os casos que anestesiam os cães para simples operações, como castrações ou remoção e/ou limpeza de dentes, não fazem analises nenhumas. Mas a verdade é que as analises sobem o preço final, e já é o que é para se fazer o que tem de fazer, o que fará se se adicionar os cuidados extras. Nunca é demais fazer as análises, e será um pouco mais seguro.
Eu não quero dizer que o seu Tedy seja fraco, só que anestesiar cães de porte tão pequeno tem o que se lhe diga…
Bitata
Membro
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 03, 2008 7:02 pm
Localização: Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Boxer e Europeu Comum

terça abr 01, 2008 1:44 pm

aldaa Escreveu: Se não gosta de ver o pêlo engordurado, o óleo de amêndoas doces também deixa o pêlo assim, esse mesmo é o objectivo. Pode vestir-lhe um pijaminha para que não se aperceba tanto da gordura. Embora se o seu menino tem o pêlo curtado não tem necessidade de aplicar óleo. Uma boa alimentação, um bom champô, um bom amaciador, e um spray para a escovagem fazem tudo.
Olá. Como o óleo da amêndoas doces é diluido em água, deverá deixar menos gordura do que o de vison aplicado sem diluição. No inverno não lhe deixo o pelo tão curto como no verão, daí a necessidade de o hidratar. Quanto ao pijama, uma vez vesti-lhe um e ele ficou paralisado :o , não andava nem para a frente nem para trás. Não gosta nem de vestir a capa para ir à rua no inverno. Faz sempre uma fita quando o visto, esfrega o nariz no tapete e refila imenso, mas é o primeiro a sair porta fora. Como já tem oito aninhos, as novidades não são tão bem aceites, como quando era mais novo. :wink:
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”