Peso do cachorro em crescimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

quarta abr 23, 2008 9:43 pm

Olá! Eu também tenho uma yorkshire que completa 6 meses dia 27. É a Kiki-flor. É liiiiinda! Partilho os seus pesos:
2 meses: 640 g
3 meses: 750 g
4 meses: 900 g
5 meses: 1 kg
6 meses: 1, 2 kg
O pai pesa cerca de 1,7 kg e a mãe aproximadamente 3 kg.
Aparentemente, ela é muito pequena... mas é muito 'robusta': sobe e desce sem dificuldade para sofás e camas e, no exterior, parece uma corredora profissional.

O que acham? Vai ser demasiado pequena ou ainda pode chegar aos 2,5 kgs?
byblos1
Membro
Mensagens: 54
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

quinta abr 24, 2008 9:41 am

ManuGo Escreveu:O que acham? Vai ser demasiado pequena ou ainda pode chegar aos 2,5 kgs?
Se fizer as contas pela fórmula, uma vez que aos 3 meses pesava 750 grs, deverá ficar entre 1,300 kg e 1,700 kg... parece-me difícil que venha a chegar aos 2 kg, sequer.

Como tenho uma filha de 4 anos, dou graças a Deus por a Lua não ser mais pequena, senão penso que se "partiria" toda. Já assim tenho bastante cuidado, principalmente com as patinhas, que parecem sempre tão frágeis.

Penso apenas que uma cachorra pequena como a sua necessita alguma atenção extra e, segundo tenho lido, não deve criar, visto ser tão pequenina e poder vir a ter muitos problemas.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

sexta abr 25, 2008 11:35 am

Em adulta deve de pesar á volta do 1,5Kg. Quase de certeza que nem aos 2Kg vai chegar.
Para mim é demasiado pequena, ou demasiado leve (não é só pelo peso que se vê o tamanho do cão). É que com esse peso tem de ter cuidados redobrados. Tenha cuidado com essas subidas e descidas da cama e sofá, nada a livra de cair mal e partir-se, ou de arranjar uma hérnia.
E tenha muito cuidado para que nunca nenhum macho se aproxime dela em alturas de cio. Ter bebes pode ser a sentença de morte dessa menina.
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

sábado abr 26, 2008 9:41 pm

Aldaa disse: "Para mim é demasiado pequena, ou demasiado leve (não é só pelo peso que se vê o tamanho do cão). "


Como se distinguir se é efectivamente pequena ou se o tamanho é adequado mas está demasiado leve? É verdade que ela pouco come, não que eu não lhe dê comida... Mas não me parece magra. Proporcionalmente, parece-me bem estruturada e tem um pêlo muito macio e já compridito.
Mas fico preocupada, principalmente por tudo o que tenho lido acerca de yorkies com peso abaixo dos 2 kgs. E, sinceramente, ela é tão tão enérgica que nem sei como poderei evitar ou minorar as suas corridas e subidas e descidas a toda a hora. Quanto a um eventual cruzamento, não há problemas porque, por aqui, não há machos...
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

domingo abr 27, 2008 12:19 am

ManuGo, pequena é quase de certeza. Agora falta saber até que ponto é realmente muito pequena, e se está bem constituída ou não.
Eu gosto de yorkies com o peso acima dos 2,5Kg (se bem constituídos). Isto porque um cão de 3Kg bem constituído é muito pequeno, mas pode fazer tudo sem grande perigo para ele. Abaixo dos 2Kg é um perigo constante que eu não gostaria de correr. Além de que um cão com peso abaixo de 2Kg está limitado para fazer muitas coisas. Para mim perde-se a piada de ter um cão. Mas é só a minha opinião.
Já para não falar que se estamos a falar de yorkies a sério, um yorkie de 2,5Kg a 3,5Kg vê-se muito mais elegante e espectacular do que um de 1Kg a 2Kg. É preciso vê-los ao vivo para perceber do que eu estou a falar.

Não lhe posso dizer se a sua menina é bem constituída ou não. Isso tem de ser visto pessoalmente, há que colocar as mãos no cão. Mas mesmo tendo esse peso pode muito bem ter bom corpo, só que para isso tem de ser realmente muito muito mas muito pequena. É que uma grande maioria dos yorkies abaixo dos 2Kg de peso não são lá muito bem constituídos (o que não quer dizer que seja o caso da sua).
Mas mesmo que esteja bem de corpo, a ManuGo não deixa de ter de ter cuidados redobrados.
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

segunda abr 28, 2008 10:47 pm

Obrigada pela resposta. Vou redobrar a atenção em relação a esta princesita.
byblos1
Membro
Mensagens: 54
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

terça mai 20, 2008 12:35 pm

Ora bem, aqui vai mais uma actualização:

2 meses - 800 grs
3 meses - 1.330 grs
4 meses - 1.900 grs
5 meses - 2.250 grs
6 meses - 2.400 grs
7 meses - 2.460 grs

E ainda vai fazendo alguns xixis dentro de casa! Haja paciência. :roll:
frias77
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

terça mai 20, 2008 2:43 pm

Quando eu comprei o meu yorkie não sabia muito acerca das caracteristicas da raça e só agora que comecei a frequentar este forum é que comecei a entender algumas coisas. Deixo desde já os meus parabéns à aalda pela iniciativa.
Na altura procurava um cão que não fosse muito grande porque tinha uma autocaravana. Escolhi o yorkie porque gostava muito dos cães e achei que tendo LOP era a garantia de um bom exemplar, pelo que tenho lido não é bem assim.
Não sei o peso do Small aos 3 meses, mas sei que hoje com quase 4 anitos ele pesa cerca de 6 Kg o que é muito acima do previsto no estalão da raça. Sei que não deve procriar e que não é um animal para concurso, que como a aalda esclareceu são cães de criação. Mas como animal de companhia não podia ser melhor: é muito energético, com um espirito muito próprio, muito teimoso e muito mas muito amigo dos donos.
Felicidades para os vossos yorkies!!!
dnisy
Membro
Mensagens: 78
Registado: quarta mai 28, 2008 1:48 am
Localização: DAX yorkshire
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

quarta mai 28, 2008 2:21 am

Olá, este é o DAX
Tem 3 meses peso 1700gr. Com 2 meses pesava 800 gr.
Vamos acompanhar para ver o crescimento e as modificações do pelo. Espero ficar no padrão da raça.
Bjos a todos
:D
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

quarta mai 28, 2008 7:08 pm

Olá, o Dax é lindo. Considerando a fórmula apresentada neste tópico:

(peso aos 90 dias x 2) + ou - 200 grs

acho que ele poderá ultrapassar um pouco o peso máximo previsto no padrão da raça (que penso que ronda os 3, 1 kg).

Se fiz bem as contas, prevê-se que virá a ter um peso oscilante entre 3,2 e 3,6 kg.

Mas, mesmo que se venha a confirmar, será que isso é realmente importante? (na minha opinião é mais preocupante uma situação de baixo peso (menos de 2 kgs) por todos os potenciais riscos que pode trazer ao cachorro)
dnisy
Membro
Mensagens: 78
Registado: quarta mai 28, 2008 1:48 am
Localização: DAX yorkshire
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

sábado mai 31, 2008 1:23 am

ManuGo Escreveu:Olá, o Dax é lindo. Considerando a fórmula apresentada neste tópico:

(peso aos 90 dias x 2) + ou - 200 grs

acho que ele poderá ultrapassar um pouco o peso máximo previsto no padrão da raça (que penso que ronda os 3, 1 kg).

Se fiz bem as contas, prevê-se que virá a ter um peso oscilante entre 3,2 e 3,6 kg.

Mas, mesmo que se venha a confirmar, será que isso é realmente importante? (na minha opinião é mais preocupante uma situação de baixo peso (menos de 2 kgs) por todos os potenciais riscos que pode trazer ao cachorro)
:roll: Sim Manu, pelo que tenho me informado o baixo peso não é adequado para a saúde e proteção do próprio cãozinho... Mas a vet pediu para eu diminuir a ração disse que eu estava dando 20gr a mais, não sei se isso atrapalhou, mas espero que ele não fique muito acima do peso e que seja saudável. Parece que o peso tem a ver mais com a genética o que com a quantidade de comida, não é mesmo? Quando levar para vacinar de novo daqui a 15 dias poderei verificar. Este final de semana ele poderá sair para passear, pois já tomou 3 doses e mais uma da "gripe".
Enfim estou amando DAX, e adoro cuidar dele. Ficarei feliz em matê-lo com a pelagem bem arrumada, acho que vou aprender a fazer os cuidados e a tosa eu mesma, não sei onde se aprende isso... Por enquanto vou dando alguns banhos em casa e outros no pet até que eu mesma possa estar craque no assunto :lol:
Muito obrigada pelas dicas e sua princesinha Kiki como vai? Achei ela tão linda nesta foto, dá vontade de dar logo um cheiro. Anda muito esperta e arteira? Abraços
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

sábado mai 31, 2008 8:33 pm

Dnisy, a Kiki está bem, obrigada. Ela é super malandreca e só quer brincadeira. Parece que nunca se cansa! O senão é que ela é muito pequenita: já completou 7 meses e pouco mais pesa do que 1,2 kg. Eu bem lhe tentei aumentar a dose da ração (para ver se comia mais e engordava/ crescia), mas não adianta, porque ela não come o "extra".

Quanto ao tratamento da pelagem destes pequenotes, partilho da sua opinião... é um que um yorkshire com a pelagem bem tratadinha é liiiiiiiiiindo!

Acho que faz bem em seguir o conselho do veterinário em relação à quantidade de ração a dar ao pequeno Dax. Ele é um bocadito guloso, é? Penso que comer menos um bocadito não lhe fará mal nenhum :D
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo jun 01, 2008 3:59 pm

Ontem também pesei a minha, acho que não vai crescer muito mais. Pois já é o segundo mês que tem o mesmo peso.. 2.10kg. Não sei até quanto tempo é que eles ainda crescem :roll:
byblos1
Membro
Mensagens: 54
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

quarta jun 04, 2008 9:45 am

jclarinos Escreveu:Ontem também pesei a minha, acho que não vai crescer muito mais. Pois já é o segundo mês que tem o mesmo peso.. 2.10kg. Não sei até quanto tempo é que eles ainda crescem :roll:
Não sei quanto tempo tem a sua, mas as raças pequenas crescem mais ou menos até ao 8º mês, embora possam ainda crescer mais qualquer coisa (pouco) até ao ano.
O crescimento mais acelarado é até ao 6 mês. A partir daqui o seu ritmo diminui muito; no 7º e 8º mês o aumento é reduzido.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

quarta jun 04, 2008 11:35 am

Pois foi o que pensei...a minha já tem 7 mesitos
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”