Peso do cachorro em crescimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

byblos1
Membro
Mensagens: 54
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

segunda mar 31, 2008 4:24 pm

Olá...
Decidi criar este tópico, uma vez que foi uma das questões que mais dúvidas me trouxe, desde que tenho a Lua: com que peso ficará a Lua em adulta?... :?

Penso que uma das melhores formas de aferir mais ou menos o peso em adulto é comparando com outros cães, embora saiba que podem ter ritmos de crescimento diferentes.

Assim, a Lua vai crescendo a este ritmo:

2 meses - 800 grs
3 meses - 1.330 grs
4 meses - 1.900 grs
5 meses - 2.250 grs

Vou partilhar também a fórmula que me foi dada:

(peso aos 90 dias x 2) + ou - 200 grs.
ou seja, a Lua aos 3 meses tinha 1.330 grs x 2 = 2.660 grs
2.660 grs + 200 grs = 2.860 grs
2.660 grs - 200 grs = 2.460 grs

A Lua deverá ficar entre 2.460 grs e 2.860 grs. :D
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

segunda mar 31, 2008 10:00 pm

Sim, é isso mesmo. :wink: Mas há que não esquecer que cada cachorro é um caso, e essa regra pode falhar (embora seja quase sempre certa).
keitinha
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Localização: 2 peludos

terça abr 01, 2008 6:43 pm

Ölá ,e até quando se faz essa conta ?O Tedy tem 5 meses, vai fazer 6 no dia 11 de Abril e pesa 1.250 dá para fazer a conta ,ou tenho que ter todos os pesos anteriores?Um abraço.
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

terça abr 01, 2008 9:21 pm

Essa formula é para o cachorro de 3 meses. A keitinha deveria ter o peso dos 3 meses para fazer as contas. Contudo com 5 meses e 1.250 não vai aumentar muito mais. Com esse peso não deve de chegar a atingir os 2kg.
keitinha
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Localização: 2 peludos

terça abr 01, 2008 10:27 pm

OK :wink:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Annokas
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda fev 18, 2008 11:22 pm

sexta abr 11, 2008 6:09 pm

Não me assustem...
é que o pai da Prada tinha em adulto +- 1k300 e a mãe +- 2.500 e a Prada, fomos com ela ao vet e faz dia 25 de abril 4 meses e já tinha 2 kilos... socorro... não percebo! Será da quantidade de comida??? è que ela adoptou um amigo gato que come com ela a mesma ração, propria para Yorkies e não gatos, e por isso nunca tenho a certeza da quantidade que come... pelas contas então iria ficar em adulta com quase 4 kilos.... é demasiado para uma yorkie...
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

sexta abr 11, 2008 8:23 pm

Pelas minhas contas, a minha vai ficar entre 1.972 e 2.028. É um peso ideal! :D
AikaKrokas
Membro
Mensagens: 63
Registado: sábado jan 26, 2008 10:37 pm

sexta abr 11, 2008 9:22 pm

Boa noite a todos :D

O nosso Kiko vai fazer 4 meses dia 29 de Abril e nós chamamos-lhe o "Gigantone".
Às 7 semanas pesava 1.2Kg, quando tinha 2 meses e 3 semanas 2.4 kg e com 3 meses e 10 dias pesava 2.9 Kg. A veterinária já nos disse que ele é XXL :o

A terminar, gostaríamos de dizer que mesmo sendo XXL adoramos o Kiko.

Um abraço
byblos1
Membro
Mensagens: 54
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

segunda abr 14, 2008 10:21 am

AikaKrokas Escreveu:A terminar, gostaríamos de dizer que mesmo sendo XXL adoramos o Kiko.

Um abraço
É assim mesmo! Penso que a grande maioria (porque há excepções!) de nós não gosta dos seus animais porque estão mais ou menos dentro do estalão da raça, gostamos deles pela relação que conseguimos construir, porque são grandes amigos, leais e fíeis.
Claro que se optamos por uma determinada raça teremos algum orgulho em ter um bom exemplar, mas isso acaba por ser secundário.

Pessoalmemte, quando comecei a procurar, comecei por querer um Yorkie "mini" e a Lua, se tudo correr normalmente, terá no máximo 2,800 kg em adulto. Agora, com 6 meses, menos 1 semana, está com 2,400 kg e, acreditem, é MUITO pequena. Um cachorro com este peso é mesmo pequeno, mesmo que não lhe chamem "mini", é pequenino!

Agora fico muito satisfeita que a Lua não seja mais pequena que isto, porque se já assim a acho frágil, seria muito mais. Com este tamanho é independente, salta para cima e para baixo dos sofás e das camas sem se magoar, embora às vezes eu me assuste e, como tenho uma filhora de 4 nos que, obviamente, a trata como um brinquedo, acho que a "partiria" toda se ela fosse menos resistente.

A Lua é linda, esperta, super meiga, dócil, afável, amorosa, brincalhona. Gosto dela por tudo isto e não por ser mais ou menos pequena.

Ainda há dias falava com uma senhora que teve uma yorkie durante 15 anos e dizia-me ela "A minha cadela nunca teve aquele pelo comprido característica da raça, era médio, mas era a cadela mais esperta e sensível que alguma vez tive. Sabia quando eu estava triste e consolava-me, sabia quando eu estava feliz e alegrava-se comigo. Foi a minha companheira durante 15 anos e sinto muito a sua falta!"

É nisto que eu acredito, seja qual for o animal, de raça ou sem raça, maior ou menor, mais gordo ou mais magro, é o nosso companheiro e isso é que é importante!
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

quarta abr 16, 2008 8:09 pm

Mais importante do que o peso do yorkie é o resto do estalão. A sua excelente qualidade de pêlo, a sua bonita cabeça, o seu corpo bem feito e bem proporcionado, o seu carácter, etc…
4Kg é demasiado para um yorkie. Mas é mil vezes preferível um yorkie de 4Kg com as restantes características da raça, do que um de 2Kg que não tem boa textura de pêlo, ou que não tem uma bonita cabeça ou um corpo bem feito.


Annokas:

Um cachorro não cresce mais por comer demais. Isso está na genética dele.
Os pais do cachorro até podem pesar os dois 1,5Kg que os filhos podem sair com 5Kg. Não é o peso dos pais que garante o peso do cachorro em adulto. Em quase todas as ninhadas nascem cachorros de tamanhos diferentes.
Mas já agora, a Annokas pesou os pais? É que é comum algumas pessoas dizerem que um yorkie de 3Kg pesa 2Kg, ou algo do género, e é também assim que algumas pessoas ficam com a ideia errada que um yorkie de 3Kg é muito grande.
Contudo, 2Kg com 4 meses não me parece muito. Em princípio (e cada caso é um caso) ficará mais ou menos á volta dos 3Kg.
Essa formula que está mais acima á para um yorkie de 3 meses. Para fazer essas contas tem que saber o peso dela com 3 meses.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

quarta abr 16, 2008 9:18 pm

Pois é a mãe da minha tem 3Kg e o pai metade e a minha disse o vet e pelas contas vai ficar por volta dos 2 kg, mas é linda, linda. Nada a ver com a mãe, que não é lá muito bonita, mas também eu penso que não estava muito bem tratada. O problema é mesmo essa aldaa, concordo consigo, não interessa que seja um yorkie de 3 kg ou 4kg desde que o estalão da raça corresponda e tenho um pêlo lindo, acho que o pêlo é o essencial num yorkie.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

quarta abr 16, 2008 10:14 pm

Sim, o pêlo é a primeira coisa que o yorkie tem de ter bem, boa textura e boa cor. Afinal é o que mais o distingue das outras raças.
LenaCovas
Mensagens: 4
Registado: sexta jul 28, 2006 2:52 pm

domingo abr 20, 2008 9:06 pm

Boas, o meu Kiko pesa 4,600kg, não é miniatura. A história do estalão é importante para o caso de exposições e concursos, porque de resto o que interessa é que o animal seja saudável. E sejamos sinceros a esperança média de vida de um animal com 1kg e pouco será provavelmente menor do que um que pese cerca de 3kg, esta situação foi falada com o vet dos meus animais.

Lá por o meu Kiko pesar o que pesa, e ter o tamanho normal da raça (sim porque estive a verificar e existem pelo menos dois tamanhos de yorkies, o miniatura e o normal), tem LOP, e gosto muito dele, é um amigo excelente e uma companhia para a vida.

Num a parte, em relação à questão dos acasalamentos, informei-me com o vet, pois ninguém queria o meu Kiko devido ao seu peso, e o mesmo disse-me que o facto de o macho ser menos pesado e mais pequeno que a fêmea poderá não influenciar no tamanho das crias, pois o DNA dos seus antepassados poderá dar para crias maiores ou pequenas. O peso dos animais não influência totalmente as crias.
Isto foi só um a parte.

Felicidades para todos e também para os vossos yorkies é claro.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

domingo abr 20, 2008 9:58 pm

Olá LenaCovas, bem-vinda ao forum do yorkie.
A LenaCovas está enganada em alguns aspectos. O estalão da raça é importante para cães de exposição sim, mas sabe o que são cães de exposição? São os cães de criação. As exposições servem para avaliar os cães de raça e ver quais as qualidades e defeitos, e os que devem ou não criar. Se não se quer ir a exposições, então também não se deve de cruzar os cães que se tem em casa. Isto porque se os mesmos não foram avaliados por quem realmente sabe, e se se cruzar sem critério, pode-se estar a estragar cada vez mais a raça. Por isso é que os cães terem pedigree cada vez garante menos a qualidade deles. Porque se se criam várias gerações sem critério, ao fim de alguma teremos cães com LOP mas que têm pouco dessa raça.

Mesmo para os cães de companhia é importante o estalão. Ou a LenaCovas acha bem pagar dinheiro por um cão que não tem muito da raça, só parecenças? Tudo bem que é importante o amor que temos pelos nossos cães, mas amor nós podemos ter por um cão rafeiro abandonado do canil. Se se escolhe um cão de raça para companhia (e sobretudo se se pagar por ele), então que este seja o mais parecido possível com todos os critério da raça, ou não?

Quanto á média de vida de um animal de 1Kg e tal, esta pode ser igual ao cão de 3Kg. Tudo depende da saúde do mesmo, e se vem de criadores que criam sem critério e só com o intuito de reduzir a raça (ou se não acontece nenhum acidente em casa por ser demasiado pequeno, claro).

O seu Kiko com 4,6Kg não tem o tamanho normal da raça. O seu Kiko está fora do standard pelo menos em peso.
No Yorkshire Terrier não existe distinção de tamanhos. O que diz o estalão é que não deve ultrapassar os 3,1Kg. O peso ideal para o yorkie é entre os 2 e os 3Kg.
O seu Kiko com 4,6Kg realmente não deve de criar. É um desvio de peso grande ao estalão. Até 4Kg podia ser aceitável se ele se apresentasse quase perfeito em tudo o resto (o que é muito difícil). É verdade que embora ele seja grande pode dar filhos pequenos, mas depois os filhos dele podem dar filhos grandes, porque têm o seu Kiko na genealogia deles. Por isso é que yorkies que passam demasiado em peso não devem de criar.
byblos1
Membro
Mensagens: 54
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

segunda abr 21, 2008 11:16 am

Ora bem, a Lua faz hoje 6 meses e, como tal, lá venho eu actualizar a evolução do peso dela:

2 meses - 800 grs
3 meses - 1.330 grs
4 meses - 1.900 grs
5 meses - 2.250 grs
6 meses - 2.400 grs

Continua um amor, meiga e doce. Adora toda a gente, que lhe peguem ao colo e dar beijocas, de preferência na boca... :lol:

Ainda não aprendeu que não é aceitável fazer as necessidades dentro de casa, quando tem um quintal e uma daquelas portas para cães que lhe permite entrar e sair quando quer. De vez em quando lá se descuida e deixa "presentes" onde não deve :evil: ! Este tem sido o único aspecto difícil na sua criação. Paciência. Muita paciência é o que precisamos... espero que já não falte muito. :roll:

Lambidelas da Lua para todos :D
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”