Mudança de cor do yorkie

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

domingo mai 04, 2008 7:53 pm

Olá! Como sabem, tenho uma cadelita yorkshire de 6 meses muiiiito linda. A Kiki-flor de que já falei algumas vezes. Acontece que a cor da cabeça desta menina está a mudar, não para o castanho como eu esperava, mas para o branco! Ela está a ficar com uma madeixa branca enorme na cabeça! Conheço o pai e a mãe e ambos apresentam a cor 'normal' do yorkshire. Alguém sabe o que é que se passa :?: :?: :?:
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo mai 04, 2008 8:24 pm

A minha também tem uma madeixa branca..dá para ver não dá no meu avatar? mas eu adoro, pode não ser uma excelente exemplar da raça, mas como também nunca pretendi ir a exposições ou mesmo procria-la.. e ambos os pais também tinham a cabeça dourada :oops: enfim não sei..os que tenho visto é ficarem pretos e dourados e depois tornam-se completamente dourados..mas não sei bem as mudanças de cor no yorkie :?
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

domingo mai 11, 2008 12:08 pm

É perfeitamente normal a mudança dos pêlos da cabeça para branco, em vez de mudarem logo para dourado intenso (nunca castanho).
Existem algumas linhas de sangue que em vez de mudarem logo para o dourado, primeiro mudam para branco, e mais tarde esse branco vai ficando cada vez mais escuro e torna-se dourado.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo mai 11, 2008 2:38 pm

Tão engraçado, eu adoro ver as mudanças de cor nos yorkshires. :wink: a partir de que idade eles começam a mudar do branco para o dourado? Eu já vi alguns que ficam sempre brancos, estou enganada? e outros que em vez de branco são pretos e depois mudam para dourados, pode acontecer?
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

domingo mai 11, 2008 7:03 pm

A idade que começam a mudar para dourado depende de cão para cão. Uns começam logo aos 4/5 meses, outros aos 8, mas pelo menos com um ano já deverão ter começado a mudar. Sim, podem não mudar e ficar brancos, mas só se na ascendência deles houver yorkies que não mudaram. Ou então podem ficar dourados, mas com um dourado demasiado claro, muito deslavado (pelos mesmo motivos).
Sim, também existem os que têm a cabeça muito escura e mudam logo para dourado, ou uns que a têm muito escura, mudam para cinza/branco e depois para dourado. Ou os que a têm muito preta e continuam pretos, ou os que ficam com algumas madeixas pretas. Uns ficam totalmente dourados já com 8 meses, outros ao ano, e outros podem demorar mais. Com 3 anos o yorkie já deverá ter a tonalidade da cabeça toda dourado intenso.

É por estas e por outras que o yorkie é uma caixinha de surpresas! :wink:
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

domingo mai 11, 2008 7:18 pm

Obrigada pelos esclarecimentos :D Vou aguardar para ver o 'desvendar' desta caixinha de surpresas... Espero que a cabecita dela fique rapidamente dourada!
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo mai 11, 2008 7:21 pm

Acho muito engraçado como se desenrola as mudanças de cores, é interessante :wink:
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

domingo mai 11, 2008 7:26 pm

Eu também acho interessante... só que, como já comprei gato por lebre... E, JClarinos, o pêlo da sua yorkie, que penso que é mais ou menos da idade da minha ( A Kikinha completou 6 meses a 27 do mês passaso), já é comprido? O da minha já mede seguramente cerca de 6 a 7 cm. Penso que também o comprimento do pêlo do yorkie é variável e alcançam o chão com idades variáveis.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo mai 11, 2008 8:16 pm

A minha fez dia 1, 6 meses. O pêlo dela já se nota que está compridinho, mas não até ao chão, e nota-se já que está a ficar mais clarinho para o acinzentado..eu tenho um grande problema em mãos com a minha menina, ela teve sarna demodécica e perdeu muito pêlo aos 4 meses, mas rapidamente cresceu e vê-se diferencas notáveis, já acabou o tratamento, mas tenho de estar sempre em cima dela, pois pode voltar :| é uma chatice.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo mai 11, 2008 8:22 pm

:o eu medi agora o pêlo da minha desde a raiz ao chão do corpo e mede 16cm :o , já medi mil vezes para ver se dava certo..mas é mesmo.
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

domingo mai 11, 2008 8:31 pm

Em que consiste esse tipo de sarna que a Jclarinos refere? É que eu acho que a minha está a ficar com pouco pêlo nas orelhas e coça-se, mas o vet não valorizou. Como ela está desparazitada, também externamente, não podem ser parasitas e eu tenho a sensação que numa das orelhas tem uma espécie de pelada pequena, mas acho que pelada. Mas eu sei que as orelhas do pai dela e de uma irmã de uma ninhada anterior também não são muito peludas Eu acho que há yorkies com orelhas muito peludas, principalmente porque os donos não as aparam - as da Kiki não parecem precisar de ser aparadas.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo mai 11, 2008 8:41 pm

A sarna demodécica é congénita, vive na maioria dos cães mas só quando têm uma queda de imunidade é que a doença vem ao de cima. Isto acontece pois não recebem os anticorpor necessários para combater esses ácaros da mãe. Numa fase inicial só há queda de pêlo, depois nas fases mais crónicas vêm as crostas, pele envermelhada muita coceira e podem aparecer muitas feridas. Na maoria das vezes a maioria dos donos só reparam quando esta já se encontra numa fase muito avancada. Nos yorkies é mais simples, pois não perdem pêlo. Então diagnostiquei logo, apesar de ter ido ao meu vet de sempre e ele disse que era normal, tive de mudar de vet. Já acabou o tratamento e está optima, mas pode ou não voltar se ela tiver uma queda de imunidade. Os cios especialmente é a altura ideal para estes ácaros atacarem. Contudo não se pega aos humanos, nem aos outros animais, pois é um ácaro que se sair dos folículos pilosos morre. Em relação ás orelhas da sua menina, pode ser uma otite, ou ácaros, ou simplesmente de estarem sujas e de ela se coçar pode cair o pÊlo, pode também não ser nada, mas algo que me disseram é que os cães nunca se coçam constantemente por acaso.
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

domingo mai 11, 2008 8:50 pm

Bem, penso que não é sarna. Vou continuar atenta. Obrigada pelo esclarecimento JClarinos. Ah, e quanto ao comprimento do pêlo peguei na fita métrica para precisar. Da raíz até à ponta mais longa são realmente cerca de 16 cm. Mas a Kikinha não tem ainda o pêlo todo do mesmo tamanho. O tamanho médio do pêlo dela neste momento é um pouco mais do que eu estimava : ronda os 11 cm. Espero que chegue ao chão, ou pelo menos que fique lá próximo. Acho giríssimo um yorkshire de pêlo bem longo!
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

domingo mai 11, 2008 8:55 pm

Pois é eu também acho lindo! Com cerca de um ano, já deve ter chegado ao chão;) a minha também ainda não tem do mesmo tamanho, ainda tem o preto de bébé..por falar nisso como é que desaparece o pÊlo de bébé do yorkie, se eles não perdem pêlo? :roll: ou vão perdendo devagarinho.?
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

domingo mai 11, 2008 9:38 pm

Boa pergunta... não faço ideia (nem nunca tinha pensado nisso) :?: Que o pêlo da Kikinha já está diferente, está... a cor do dorso ainda é a cor bebé, mas já se começa a notar alterações de cor.
Última edição por ManuGo em segunda mai 12, 2008 5:56 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”