1001 Duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

DomGanT
Registado: quinta jul 17, 2008 7:28 pm

segunda jul 21, 2008 12:29 am

Ola desde já os meus parabéns por este excelente fórum, desde há 4 meses que fiquei sozinho e então tive a necessidade de arranjar um cãozinho para me fazer companhia o meu nome e Filipe Martins e sou de Évora comprei um Yorkshire apesar de ainda não o ter pois só tem 6 semanas e a criadora disse que só o entrega com 8 semanas mas estou cheio de duvidas reparei que quase todas as pessoas que tem Yorkshire são do sexo feminino mas isso não me demoveu a comprar o tal bichinho que parece tão simpático e lindo mas tenho algumas duvidas isto e 1001 duvidas tais como o que lhe dar de comida quando o tiver, a trela se deve ser de peito ou de pescoço e todas essas coisas que são normais, mas a maior mesmo é que nome lhe devo dar, e se podem estar em sitio quentes pois aqui no Alentejo a temperatura é elevada ou se tenho de fazer algo para estarem sempre em sítios frescos.
Obrigado a todos e espero respostas :P
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

segunda jul 21, 2008 11:39 am

Olá DomGant,
Muitos Parabéns pelo seu menino :wink: fez uma optima escolha e não se esqueça que tem um companheiro para a vida, trate bem dele. Menino ou menina tanto faz, são somente gostos. Na minha opinião prefiro meninas pois são mais assiadas e mais afectuosas, mas têm o cio, os meninos são companheiros mas têm o problema que podem marcar território, para isto não acontecer, tem de ser muito rigido com ele para fazer as necessidades no sitiu certo, se ele depois a uma certa altura começar a marcar poderá pensar em castrar, se for essa a melhor opção para si.

Em relação á comida, ele já deverá vir da criadora a comer ração, a criadora irá dar-lhe a ração que ele come, vá dando a que ela sugerir e depois quando ele for maior, pode encontrar uma que pense ser melhor para ele ou não, com essa idade tem de lhe dar ração 4 vezes ao dia, aos 4 meses de idade 3 vezes ao dia e aos 6 meses só 2 vezes ao dia.

Só precisa comprar uma trela quando ele tiver as vacinas todas e poderá ir á rua, eu na minha opinião prefiro a trela com a coleira no pescoço, pois o peitoral corta-lhe um bocado os movimentos.

O nome para ele só você o pode saber, pode dar palpites e nós poderemos dar uma opinião :wink: eu pessoalmente gosto de nomes pequenos para eles, pois são pequeninos.

Aos 2 meses não podem apanhar muito frio, convém ficarem quentes, mas claro que estamos no verão e no Alentejo faz muito calor, tem de ter cuidado com o calor a mais, depois com o tempo vai perceber se ele está a sofrer com o calor.
Boa Sorte
DomGanT

segunda jul 21, 2008 3:58 pm

Outra coisa fiquei a saber de fraldas para os nossos meninos onde se vende e sera que devo usar quando for passear com ele ao colo? obrigado
jclarinos
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 6:36 pm

Vendem-se nas lojas de animais. Eu não gosto muito, pois acho um pouco ridiculo, isso é mais para usar quando as cadelas estão com o cio. Quando for passear com o seu menino ao colo, aconselho a comprar uma trasnportadora, pois eles podem ser um pouco irrequietos e assim com a trasnportadora pode leva-lo para todo o lado, agora há umas muito giras de pano e por baixo para ela não sujar pode pôr uns resguardos próprios para eles.
DomGanT

segunda jul 21, 2008 6:46 pm

Acabei de comprar a caminha e uma mochila transportadora para o levar ao peito ou as costas :D Estou ansioso para ter o meu Kiko comigo mesmo obrigado pela ajuda :D
jclarinos
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 6:59 pm

Boa!! :D Acho que já vi as mochilas assim ao longe, devem ser prácticas. Já escolheu o nome? Kiko?
Boa sorte
DomGanT

segunda jul 21, 2008 7:52 pm

Sim acho que lhe vou chamar Kiko e pequeno e fácil de pronunciar não consigo arranjar um nome e acho que kiko é o ideal digo eu :D
jclarinos
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 8:14 pm

Boa :wink:
DomGanT

terça jul 22, 2008 12:26 am

Vou conhecer o kiko na sexta feira prometo depois meter aqui umas fotos do kiko :D
jclarinos
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 12:06 pm

Ficamos a aguardar.
kikra
Membro
Registado: terça jul 22, 2008 11:04 am

terça jul 22, 2008 12:09 pm

bom dia! eu tenho um yorkshire macho á 3anos e foi a melhor prenda que podia ter recebido, é meu companheiro, quase uma sombra porque segue-me para todo o lado:),é muito irrequieto, não para quieto nem um pouco,está sempre em alerta e assim que sente alguem a chegar a casa começa logo a ladrar, mas tem dois defeito que é fazer xixi em todo o lado, se me descuido la vai ele marcar territorio, por isso acho que para um apartamento é preferivel uma femea, apesar do cio elas são muito mais asseadas. Já lhe ensinei de todas as maneiras e feitios onde pode fazer xixi, que é na rua ou no jornal, e ele faz ai, mas tambem faz no resto da casa quando eu não vejo...o veterinário diz que esta raça é muito teimosa de ensinar mas que tambem é uma raça muito asseada, ou seja, se aquele sitio está sujo não vai para lá fazer as necessidades, lol, e o segundo defeito é não poder ver um cão que começa logo a ladrar e quando lhe dá na cabeça morde mesmo aos outros cães, sejam pequenos ou grandes,com as crianças é um amor, elas podem lhe fazer tudo mas com os outros cães não brinca, nem sei porque pois sempre o levei á rua para conviver com os outros cães. Quanto á alimentação, eu dou ração porque disseram- me que lhes faz melhor e porque ele prefere visto que se dá mal com a comida em lata,( vomita e tem diareia). Outros cuidados que se deve ter, tem a ver com o pêlo, que deve ser escovado visto que ganha nós facilmente e depois eles a coçarem-se ficam com as patas presas e deve ser limpo, eu pessoalmente utilizo umas toalhitas para não lhe estar sempre a dar banho. Os dentes tambem tem de ser cuidados, mas não é preciso escova-los (a não ser que tenha paciencia para isso) senão basta comprar uns ossos para eles roerem daqueles que já cuidam dos dentes. No verão eles sentem muito calor, andam sempre á procura de um lugar fresco para se deitarem, por isso eu no verão tosquio o meu, é mais fresquinho, mais higienico até, e ajuda a cuidar do pêlo pois remove aqueles nós que aparecem sempre. Quanto ao nome, bem isso é pessoal, tem de se olhar para o animal e dizer fica bem este ou aquele nome. O meu chama-se pequenino porque ele é muito pequenino e parece um ursinho.:)

Cuide bem dele, que ele cuidará bem de si com mimos e uma optima companhia:)

Boa sorte!
DomGanT

terça jul 22, 2008 2:15 pm

obrigado pela ajuda sim ainda tenho de ver o animal e essas coisas todas obrigado
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

quarta jul 23, 2008 11:58 pm

Olá DomGanT,

Benvindo ao forum!

Parabéns pela aquisição de um novo amigo, e sobretudo pela escolha da raça. :wink:

Partindo do principio que escolheu uma boa criadora, então ela é a melhor pessoa para lhe esclarecer todas as dúvidas. O compromisso do criador não acaba depois da venda do cão, o criador deve estar sempre presente para esclarecer todas as questões do novo dono.
Além de que quem melhor do que criador que conhece bem a raça, para ajudar nesta nova experiência?
Se realmente é uma boa criadora ela vai avisa-lo de todos os cuidados que tem de ter com o novo cachorro (cuidados do pêlo, alimentação, saídas á rua, cuidados em casa, educação, etc…).
DomGanT Escreveu: (...) desde há 4 meses que fiquei sozinho e então tive a necessidade de arranjar um cãozinho para me fazer companhia (...)
Não pude deixar de reparar nesta frase. Ficou sozinho? Depois o cachorro vai ter companhia em casa? Você não vai ficar demasiadas horas fora de casa?
É que o yorkie adora o dono, e é uma raça que não suporta estar muitas horas sozinho.

jclarinos Escreveu: (...)
Na minha opinião prefiro meninas pois são mais assiadas e mais afectuosas (...)
No caso do yorkie não se passa o mesmo. Antes de conhecer bem a raça, eu também pensava o mesmo, mas no yorkie tanto os machos como as fêmeas são igualmente afectuosos. Uns yorkies podem ser mais do que outros, mas nada tem haver com o sexo.

No que diz respeito a educar a fazer as necessidades no sítio certo, os machos são mais fáceis de ensinar se se pretender que façam fora de casa. Como gostam de marcar território no exterior seguidos pelo cheiro dos outros cães (mais ou menos depois dos 6 meses), basta que se estabeleçam horários para saídas á rua (que sejam sempre cumpridos). Uma vez na rua farão com facilidade (enquanto as fêmeas nem sempre fazem, exigem mais paciência). Em casa basta vigiar nos primeiros tempos, e dizer NÃO forte sempre que se apanhar na hora a fazer no sitio errado (e elogiar se fizer no sitio certo).
Se o objectivo é fazer as necessidades sempre em casa, então aí as fêmeas são mais fáceis de ensinar (porque os machos gostam de levantar a pata, e como o jornal não tem poste, não lhes dá jeito), embora eu conheça quem tem machos dentro de casa e os ensinou a fazer no sítio certo sem qualquer problema.
DomGanT Escreveu: (...)
a trela se deve ser de peito ou de pescoço e todas essas coisas que são normais (...)
Deve de optar por coleira em vez de peitoral. Não só não prende tanto os movimentos como não estraga tanto o pêlo. Escolha uma macia e em nylon.

DomGanT Escreveu: (..) e se podem estar em sitio quentes pois aqui no Alentejo a temperatura é elevada ou se tenho de fazer algo para estarem sempre em sítios frescos. (...)
Quanto ao calor não se deve de preocupar muito. O yorkie não sofre muito com o calor, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa (por causa do pêlo comprido). O yorkie gosta mesmo do calor. Os meus, mesmo com o pijama vestido, se não sou eu a tira-los, são bem capazes de se deixarem longos minutos debaixo do sol das 15 horas, num dia de temperatura de 30 graus, e sem vento. Um yorkie que tenha boa textura de pêlo (seda) o próprio pêlo é frio, e como não têm sub-pêlo estão muito mais desprotegidos. Dai que são muito mais sensíveis ao frio do que ao calor. E deve de se preocupar muito mais com o frio.
Contudo se ele estiver a sofrer com o calor você vai aperceber-se. É uma questão de o colocar num sitio mais fresco se possível, e de lhe colocar também sempre água fresca á disposição.
Última edição por aldaa em quinta jul 24, 2008 12:34 am, editado 5 vezes no total.
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

quinta jul 24, 2008 12:11 am

kikra Escreveu:bom dia! eu tenho um yorkshire macho á 3anos e foi a melhor prenda que podia ter recebido, (...) mas tem dois defeito que é fazer xixi em todo o lado, se me descuido la vai ele marcar territorio, por isso acho que para um apartamento é preferivel uma femea, apesar do cio elas são muito mais asseadas. Já lhe ensinei de todas as maneiras e feitios onde pode fazer xixi, que é na rua ou no jornal, e ele faz ai, mas tambem faz no resto da casa quando eu não vejo...(...)
Você obteria muito mais resultado se estabelecesse horários e o colocasse sempre a fazer na rua.
O facto de marcar território em casa tem haver com a educação que ele tem. Se marca território em casa é porque se considera o chefe da mesma, daí que está a marcar toda a área que é dele. Tem de lhe mostrar que quem manda na casa é você, e isso faz-se entre outras coisas, não lhe dando atenção sempre que ele quer, mas quando você muito bem entende.
kikra Escreveu: (...) o veterinário diz que esta raça é muito teimosa de ensinar mas que tambem é uma raça muito asseada, ou seja, se aquele sitio está sujo não vai para lá fazer as necessidades, lol (...)
De facto nisso ele tem razão, são de facto muito asseados e detestam fazer em sítios que já estão sujos. Se o jornal estiver sujo por exemplo, normalmente fazem ao lado.
Por outro lado, quando se está a educar um cão a fazer no sítio certo, a casa tem de estar toda ela muito limpa, sobretudo o chão, se estiver sempre tudo muito limpo eles não têm tanta tendência a sujar fora do sítio certo (caso este também se mantenha limpo).

Também adoram que a cama deles esteja sempre muito limpa e a cheirar a fresco. :)
jclarinos
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 11:17 am

Os yorkshires não sofrem com o calor? A minha não suporta. Sempre que a levo para o algarve passa os dias mole e sempre que vai passear em cada 5 seg deita-se ao pé da sombra de uma árvore. Mas também quando estou em casa ela vai para a varanda e deita-se ao sol, mas só de manhã. Eu acho que todos os cães sofrem com o calor, especialmente nas horas de alto calor, umas raças mais que outras. Os yorkies podem é não sofrer tanto.
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”