Ser o LIDER!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

segunda ago 25, 2008 10:04 am

Aqui está algo que as pessoas têm de ter em conta, que mudou a minha atitude perante a minha cadela, a posição do lider e ser um lider
Aposto que quando chegam a casa os vossos cães saltam-vos para cima "muito contentes" de vos ver certo? Bem isto mostra que quem manda é o cão, e ele não está a saltar de alegria por o ver, mas sim porque tem uma energia acumulada frustrada que precisa de deitar cá para fora e para assumiar um papel domintante perante o dono.
A comida também é importante, quantas vezes alimentam o vosso cão antes de o próprio dono comer? E dão comida quando o cão está calmo ou quando ladra para pedir? Mais uma vez se assim for ele é o lider. Estes são pontos que contam muito, dêm comida somente quando o cão está de mente tranquila, ele tem de esperar pela sua vez.
As brincadeiras que já falámos aqui, nunca o deixem ganhar ou acabar o jogo quando ele quer, muito menos quando ele trouxer muito amoroso a sua bola preferida e a deixe caida aos seus pés, é irresistivel não é? Mas tem de se controlar, os jogos as brincadeiras começam quando o lider quiser.
Como é que acorda?? Por si próprio ou quando o cão o vai chamar ou lhe dá com a pata e beijinhos? Quando se levanta vai logo cumprimentar o cão? Uma vez mais ele é o lider nesta situação.
A passear, isto é muito importante, passear é onde eles gastam mais energias no qual é mais facil exegir-lhes uma papel calmo submisso, quantos donos deixam os vossos cães passarem a porta á vossa frente? e levam os vossos yorkies á frente ou numa trela extensivel ou numa simples trela de 3 cm á qual puxam que nem uns loucos, pensam que é por ele estar excitado, ou ser muito eléctrico e está contente por sair á rua? Não é mesmo porque ele é que lidera o vosso passeio, ele vai á frente para liderar a sua matilha(neste caso o dono)

Estes são alguns dos pontos que achei importantes, como disse isto ajudou-me muito a mostrar á minha cadela quem é que manda, EU. Hoje em dia quando saiu á rua ela espera por mim e vai sempre ao meu lado, não me ultrapassa, ela sabe quem lidera o passeio. Isto por outro lado é muito bom, pois se acontencer alguma coisa ela vem ter comigo para resolver, não vai ficar em panico ou fazer algum disparate. O acordar também é pois eu acordo quando me apetece não é ela o meu despertador, eu cumprimento-a quando me apetece não quando ela quer..igualmente para a comida e vice versa.
Li muitos livros, vi muitos filmes para aprender a lidar com estas e outras situações, espero ter ajudado :wink:
Nnadine
Membro
Mensagens: 122
Registado: segunda fev 04, 2008 10:55 pm
Localização: Tita (Yorkshire Terrier) e Matias (gato rafeiro)

segunda ago 25, 2008 2:07 pm

Ajudas-te. Obrigada.

Ontem quando estava com a família e uns amigos fiquei um pouco triste. Assim que dei a novidade de que ia trazer uma cadelinha para a casa, a Luz, começaram logo a dizer que ia ser um horror, vai sempre fazer xixis por todo o lado, estraga literalmente a casa toda, rói mesas cadeiras...tudo! Ladra que se farta e que os vizinhos iriam começar a fazer queixa, enfim para pensarmos bem no que nos iamos meter. Apesar de eu achar-me bem informada não consigo deixar de temer pela situação. Afinal depois de a ter ela é minha responsabilidade e eu nunca na vida vou conseguir desfazer-me dela ..mas também quero que se eduque.. para poder viver bem connosco. E vivemos num apartamento, mas acho que isso não tem mal nenhum, visto serem indicados para viver dentro de casas e nunca no exterior. E também tenho disponibilidade para sair com ela..já disse aqui.
Aproxima-se o tempo de ir buscar a Luz e eu começo com dúvidas.. :cry:

Fiquei um pouco triste.. :(
frias77
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

segunda ago 25, 2008 4:31 pm

Obrigada Jclarinos pelos seus esclarecimentos. Reparei que tenho de corrigir umas coisitas na minha relação com o Small.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

segunda ago 25, 2008 5:15 pm

Nnadine, não te preocupes que com tempo e paciência tudo se resolve. As pessoas que dizem isso é porque não sabem o que é a alegria de ter um cão e de fazermos tudo por ele. Claro que há cães mal educados é como tudo, mas a maioria é porque as pessoas pensam que estão a agir bem com eles e culpam-los dizendo que é da raça ou da personalidade, quando os maiores culpados são os donos, porque pensam que dando-lhes camas novas, comida boa, brinquedos bons e amor é suficiente mas não é. O cão é uma especie diferente da nossa e não tem as mesmas necessidades que nós. Pensamos que por agir desta maneira humana ele vai-se tornar educado e um cão estável mas é literalmente o contrário. Esqueci-me de apontar mais acima que quando entrarem em casa nunca façam contacto visual com o cão, não lhe liguem até verem que ele foi para outro lado e está num estado calmo submisso, aí sim podem chama-lo para ao pé de vós..mais uma vez quando o dono quer.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 25, 2008 6:52 pm

Na escola de treino que frequento existe um aluno Yorkie o que eu acho fantástico. :D É raríssimo um dono de Yorkie (ou de qualquer outro cão de porte mini) chegar à conclusão que o seu cão precisa de treino.

Eu francamente sou parcial, prefiro os cães de grande porte, e constato que regra geral os cães de porte pequeno são mal educados, dominam os donos sem que estes se apercebam disso e são agressivos com os de maior porte, etc.
Como são pequenos, "portáteis" e amorosos os donos tendem a tratá-los como gente pequena e dai advêm montes de problemas de comportamento como o cão que ladra sem parar, a ansiedade de separação, a "esquisitice" na hora de comer, etc. Não é o canito que é "maniento" ou "esquisito", eles são pequenos mas vivos e de personalidade forte, não são "florzinhas de estufa" nem bonecos para serem tranvestidos com "roupinhas" e notem que não falo de capas para proteger os animais do frio.
Antes de ser um Yorkie ele é um cão como os outros, pensem nisso antes de os humanizarem e tratarem como crianças.

Excelente post JClarinos. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

segunda ago 25, 2008 7:05 pm

Obrigada dinodane :wink: Eu também já pensei levar a minha a uma escola de treino, aprendemos nós e os nossos cães.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 25, 2008 9:25 pm

Acredite que aprendemos nós muito, mas mesmo muito mais que os cães.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dnisy
Membro
Mensagens: 78
Registado: quarta mai 28, 2008 1:48 am
Localização: DAX yorkshire
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

terça ago 26, 2008 1:23 am

Sim jclarinos, li em alguns livros exatamente isso que você diz e muito tem me ajudado ter mudado de atitude.

Hoje em dia vivo em paz em casa e quando passeamos Dax nos segue, mesmo sem guia pois vamos conversando e ele vem junto ou por perto examinando as curiosidades do caminho. Já fizemos longos passeios e viagens e portou-se bem. Outras pessoas estranham pois não conhecem Yorkies calmos que deitam-se aos pés do dono enquanto conversam com amigos. Mas note-se que meu cão é demasiado grande e em geral dizem que os peraltas são os pequeninos :!:

Mas só eu sei o que passei e o quanto estou aprendendo. Por isso temo deixá-lo com alguém uma vez que sendo filhote pode desaprender rapidamente algumas coisas e não gostaria de passar por esta fase novamente...

Espero que permaneça assim, pois viajamos sempre e não quero passar vergonha. :wink:

Com relação ao treinamento andei pesquisando, mas achei caríssimo. :o seria válido sim, mas vamos ver com o tempo o que ocorre.

Obrigada.
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

terça ago 26, 2008 11:18 am

Fico contente dnisy, até dá gosto passear o nosso cão ao nosso lado não é? Há uma ligação e uma alegria imensa :wink:
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

terça ago 26, 2008 11:18 am

dinodane Escreveu:Acredite que aprendemos nós muito, mas mesmo muito mais que os cães.
Sem dúvida alguma:)
Nikokiller
Membro
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 13, 2012 4:00 pm

quinta mai 24, 2012 8:58 am

olá a todos,

Li este topico com muita atenção. Tenho um Yorkie com quase 7 meses e sou completamente apaixonada por ele, no entanto, é de uma teimosia que nunca vi.
sempre tive caes em casa (pai é caçador) mas nunca nenhum como o Yorkie. sinto-me culpada pela educação que ele tem neste momento, pois ele passava algum tempo sozinho e eu tentava compensar com mimos e passeios.
No entanto posso dizer que ele é o lider la de casa e gostava de mudar isso.
Deixo so alguns exemplos, para que me possam ajudar pois moro numa zona onde existem poucos recursos para fazer treinos com um profissional.
Quando ele ouve o meu carro vai logo para a porta rapar, espera que eu entre e salta como um maluquinho.
Quando eu vou para o meu quarto a noite, ele chora, ladra, rapa a porta, da encontrões a porta, apesar de eu o castigar ele continuava - neste caso e como temos uma pessoa idosa a morar recentemente conosco ele venceu e neste momento dorme comigo no quarto e fica logo sossegadinho.
Quando passeia puxa a trela de tal forma que ate fica com tosse.
Quando esta comigo no quarto a dormir, e como ja aconteceu alguem ir tirá-lo, ele tenta morder.
Faz o mesmo com os ossos quando alguem lho tenta tirar, felizmente a mim nunca me fez nada.
Por ultima, quando vou ao vet é horrivel, ele tem muito medo e da ultima vez ainda raspou os dentinhos na mao da auxiliar que o estava a tentar agarrar.
Como podem ver tenho um super traquina la em casa, apesar de castigos ele tem feito poucos progressos.
byah
Membro
Mensagens: 54
Registado: segunda dez 10, 2012 8:17 pm

quinta fev 07, 2013 3:33 pm

Nossa!!! a chelsea é a líder em todas as ocasioes mencionadas, to ferrada pra mudar isso(risos)
Fiquei meia desiludida em questao a festa q faz quando chego :-(
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

quinta fev 07, 2013 5:08 pm

jclarinos Escreveu:Aqui está algo que as pessoas têm de ter em conta, que mudou a minha atitude perante a minha cadela, a posição do lider e ser um lider
Aposto que quando chegam a casa os vossos cães saltam-vos para cima "muito contentes" de vos ver certo? Bem isto mostra que quem manda é o cão, e ele não está a saltar de alegria por o ver, mas sim porque tem uma energia acumulada frustrada que precisa de deitar cá para fora e para assumiar um papel domintante perante o dono.

Verdade, sim, mas no entanto só lhes ligo quando me apetece, e quando não ligo desistem rapidamente, em relação ao excesso de energia reflete-se mais nas brincadeiras que têm do que propriamente na relação deles connosco

A comida também é importante, quantas vezes alimentam o vosso cão antes de o próprio dono comer? E dão comida quando o cão está calmo ou quando ladra para pedir? Mais uma vez se assim for ele é o lider. Estes são pontos que contam muito, dêm comida somente quando o cão está de mente tranquila, ele tem de esperar pela sua vez.

Os meus cães sempre tiveram comer à disposição, no entanto sempre escolheram comer depois das nossas refeições, ponho-lhes ração quando vejo a taça vazia mas normalmente ponho sempre à noite antes de dormirem

As brincadeiras que já falámos aqui, nunca o deixem ganhar ou acabar o jogo quando ele quer, (Só acho isto válido para cães dominantes (que é o caso da minha cadela), no caso do meu cão ele desiste sempre, quer seja a brincar connosco ou com a cadela (que é mãe dele) )muito menos quando ele trouxer muito amoroso a sua bola preferida e a deixe caida aos seus pés, é irresistivel não é? Mas tem de se controlar, os jogos as brincadeiras começam quando o lider quiser. (ai que aqui tenho mesmo de aprender! Tornam-se mesmo chatos e principalmente a cadela não desiste!)

Como é que acorda?? Por si próprio ou quando o cão o vai chamar ou lhe dá com a pata e beijinhos? (Culpada! mas se não fosse ele (o Simba) tinha dias em que não me levantava! :) ) Quando se levanta vai logo cumprimentar o cão? Uma vez mais ele é o lider nesta situação.


A passear, isto é muito importante, passear é onde eles gastam mais energias no qual é mais facil exegir-lhes uma papel calmo submisso, quantos donos deixam os vossos cães passarem a porta á vossa frente? e levam os vossos yorkies á frente ou numa trela extensivel ou numa simples trela de 3 cm á qual puxam que nem uns loucos, pensam que é por ele estar excitado, ou ser muito eléctrico e está contente por sair á rua? Não é mesmo porque ele é que lidera o vosso passeio, ele vai á frente para liderar a sua matilha(neste caso o dono) (Culpada! MESMO! mas não me dá jeito nenhum que eles andem atrás de mim! :oops: se alguém tiver solução alternativa... :roll:)

Aqui ponho uma questão: se levar um de cada vez são impecáveis, mas se levar os dois ao mesmo tempo é muito mais complicado, desde puxarem a trela, ladrarem a outros cães e obedecerem. Alguma sugestão?


Estes são alguns dos pontos que achei importantes, como disse isto ajudou-me muito a mostrar á minha cadela quem é que manda, EU. Hoje em dia quando saiu á rua ela espera por mim e vai sempre ao meu lado, não me ultrapassa, ela sabe quem lidera o passeio. Isto por outro lado é muito bom, pois se acontencer alguma coisa ela vem ter comigo para resolver, não vai ficar em panico ou fazer algum disparate. O acordar também é pois eu acordo quando me apetece não é ela o meu despertador, eu cumprimento-a quando me apetece não quando ela quer..igualmente para a comida e vice versa.
Li muitos livros, vi muitos filmes para aprender a lidar com estas e outras situações, espero ter ajudado :wink:
Concordo com este post no entanto não considero que possa ser aplicado tipo bíblia, acho que depende da relação dono-cão e daquilo que se pretende dessa relação, quero cães bem comportados sim, mas não quero "robots" sem espontaneidade!
Tenho 2,850Kg de teimosia feminina (Vicky) e 3,750Kg de mariquice que não sabe que é cão (Simba) no total são 6,6 Kg de muito mimo :D
Para miniaturas que são, refilam essencialmente com outros cães, as pessoas (principalmente crianças) podem fazer deles o que quiserem (excepto o vet com a Vicky, mas não a censuro porque já lá sofreu um bocado e porque ele não tem muito jeito para ela (um homem de 80Kg tem medo de uma cadela de 2,850Kg e ela (ainda) nunca o ferrou!)
Em relação à escola de treino, adorava, mas para além do capital indisponível enquanto viver com os meus pais não vale a pena porque "coitadinho do bichinho ele quer!" :twisted: , mas quando mudar de casa vou pensar nisso seriamente (apesar de nessa altura os cães já serem séniores!) 8)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”