Perigos do primeiro cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Anarsvv
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

quinta set 18, 2008 7:48 pm

Boa tarde. A cadelinha Yorkshire Terrier, mãe do futuro yorkie que vou ter está grávida de 1 mês. Contudo, gostaria de saber se há riscos na gravidez, visto que ela engravidou no 1º cio. Haverá riscos para a mãe e para os bebés? Poderão eles nascer com alguma deficiência física ou psicológica devido à cadelinha ter engravidado no 1º cio? Estou preocupada. A dona da cadelinha não é uma criadora, é apenas alguem que conheço que tem um casalinho de yorkies cuja cadelinha engravidou. Peço-vos ajuda e conselhos sobre isto. Estou a pesquisar sobre o assunto na internet mas ajudava-me imenso a vossa ajuda, visto que não tenho experiência. Agradecia imenso..
Última edição por Anarsvv em quinta set 18, 2008 10:28 pm, editado 1 vez no total.
Anarsvv
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 7:59 pm

Na minha pesquisa pela internet encontrei isto:

''No entanto algumas cadelas não apresentam sangramento, tendo somente o que se chama “cio seco”, apresentando somente edema na vulva, que é o aumento de tamanho da mesma. A melhor época para acasalar a fêmea é com 18 meses ou no caso, a partir do terceiro cio. Nessa fase de idade ela já estará amadurecida o suficiente para ter seus filhotes, seu desenvolvimento físico já terá se completado e a gestação não lhe trará problemas de saúde. Não se deve permitir o acasalamento no 1º cio, porque a cadela não está em desenvolvimento para uma gestação e se por ventura, houver a prenhez, corre-se o risco de a cadela ter insuficiência nas contrações uterinas, na dilatação da bacia, na produção de leite, sem falar que se corre o risco de perder a cadela e os filhotes no momento do parto. ''

Estava neste site:

http://mundocao.kit.net/cio.html
dinodane
Membro Veterano