Perigos do primeiro cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Anarsvv
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

quinta set 18, 2008 7:48 pm

Boa tarde. A cadelinha Yorkshire Terrier, mãe do futuro yorkie que vou ter está grávida de 1 mês. Contudo, gostaria de saber se há riscos na gravidez, visto que ela engravidou no 1º cio. Haverá riscos para a mãe e para os bebés? Poderão eles nascer com alguma deficiência física ou psicológica devido à cadelinha ter engravidado no 1º cio? Estou preocupada. A dona da cadelinha não é uma criadora, é apenas alguem que conheço que tem um casalinho de yorkies cuja cadelinha engravidou. Peço-vos ajuda e conselhos sobre isto. Estou a pesquisar sobre o assunto na internet mas ajudava-me imenso a vossa ajuda, visto que não tenho experiência. Agradecia imenso..
Última edição por Anarsvv em quinta set 18, 2008 10:28 pm, editado 1 vez no total.
Anarsvv
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 7:59 pm

Na minha pesquisa pela internet encontrei isto:

''No entanto algumas cadelas não apresentam sangramento, tendo somente o que se chama “cio seco”, apresentando somente edema na vulva, que é o aumento de tamanho da mesma. A melhor época para acasalar a fêmea é com 18 meses ou no caso, a partir do terceiro cio. Nessa fase de idade ela já estará amadurecida o suficiente para ter seus filhotes, seu desenvolvimento físico já terá se completado e a gestação não lhe trará problemas de saúde. Não se deve permitir o acasalamento no 1º cio, porque a cadela não está em desenvolvimento para uma gestação e se por ventura, houver a prenhez, corre-se o risco de a cadela ter insuficiência nas contrações uterinas, na dilatação da bacia, na produção de leite, sem falar que se corre o risco de perder a cadela e os filhotes no momento do parto. ''

Estava neste site:

http://mundocao.kit.net/cio.html
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 19, 2008 11:11 am

Olá.

Pois é como lê nesse site. :|

Mais uma "produção caseira"... é lamentável ver como tanta gente se quer fazer "criador" à força sem ter o mínimo de conhecimento. Não leve a mal, mas se pretende adquirir um yorkie devia procurar um criador e não uma "senhora" que acha que fazer criação é só juntar macho e fêmea. Os pais ao menos têm LOP? São yorkies dentro do padrão da raça (textura pelo, peso, conformação, etc)? :|
Será que a senhora tem consciência do risco que esta gravidez prematura representa?
Espero que corra tudo bem e que não acabe por adquirir gato por lebre...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Anarsvv
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 11:47 am

dinodane Escreveu:Olá.

Pois é como lê nesse site. :|

Mais uma "produção caseira"... é lamentável ver como tanta gente se quer fazer "criador" à força sem ter o mínimo de conhecimento. Não leve a mal, mas se pretende adquirir um yorkie devia procurar um criador e não uma "senhora" que acha que fazer criação é só juntar macho e fêmea. Os pais ao menos têm LOP? São yorkies dentro do padrão da raça (textura pelo, peso, conformação, etc)? :|
Será que a senhora tem consciência do risco que esta gravidez prematura representa?
Espero que corra tudo bem e que não acabe por adquirir gato por lebre...

A senhora é a mãe de um colega meu e então eu só por acaso perguntei ao meu colega se sabia de alguem que tinha yorkies e ele disse: ''Olha! yorkies?! a minha mãe tem! Um casalinho. Mas porque?'' Aqui onde vivo recebi as informações que os criadores estão a cruzar pai com filha, irmao com irma... etc. O que é bastante prejudicial. Há umas semanas veio a vet cá a casa para dar vacinas ao meu Pastor Alemao, e eu pedi-lhe conselhos, e ela contou-me de histórias que ela sabe de pessoas que compraram yorkies cá a criadores e os yorkies acabaram por morrer jovens ou com imensos problemas de saude devido a terem sido fruto de um cruzamento entre família. E não levo a mal. :) Até agradeço por me estar a aconselhar. E quando eu fui falar com a senhora vi os yorkies, ambos não atingem os 2 kg. estão lá perto mas não atingem :lol: e comecei a perguntar à senhora onde os tinha comprado, se tinham pedigree e LOP, a senhora disse-me que comprou a uma senhora que fazia CRIAÇÃO mesmo. E ela até admitiu que ela não era criadora, simplesmente não esterilizou a cadelinha porque familia dela queria um yorkie, e então para ela fazer esse favor não esterelizou. Os cães tem uma pelagem lindíssima, tudo dentro dos padrões do yorkie, tudo mesmo. E a senhora afirmou que tinham LOP e pedigree. A femea tem 1 ano e o macho 4. Portanto como ele tem 4 anos, foi muito mais provavel dele a ter conseguido engravidar. Porque machos com essa idade já têm essa capacidade (eu não sabia disto, tive a pesquisar :lol: :lol: ). Mas hoje (19-09-2008) vou lá voltar, e até posso perguntar outras coisas e pedir documentos (se tiver) e isso... :wink: Mas confio na senhora, até a minha mãe que foi comigo gostou bastante dela, super simpática (mas às vezes as aparencias iludem). E sim, ela sabe os riscos da gravidez :?

Abraços.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta set 19, 2008 12:34 pm

Boas,

Se eu fosse responder a isto como me apetece era expulso...e a aldaa merece-me um maior respeito que isso.

Sendo assim, essa senhora que vá com a cadela ao vet fazer ecografias, Rx e toda essa parafernália que tornam a criação tão pouco lucrativa.
Para além da idade, essa cadela tão pequena em tamanho nem devia reproduzir.
Lá está... mas o mercado é muito apelativo para as miniaturas... :roll:
dinodane
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 2:55 pm

Olá.

Tudo aquilo que conta é preocupante. A cadelita com menos de 2 anos e grávida ao primeiro cio... é uma gravidez de risco. é como o Amus diz, a cadelita vai precisar de um acompanhamento vet, de eco e vamos lá ver se se vai a termo ou se as crias nascem saudáveis.

Quanto a isto:
Aqui onde vivo recebi as informações que os criadores estão a cruzar pai com filha, irmao com irma... etc. O que é bastante prejudicial. Há umas semanas veio a vet cá a casa para dar vacinas ao meu Pastor Alemao, e eu pedi-lhe conselhos, e ela contou-me de histórias que ela sabe de pessoas que compraram yorkies cá a criadores e os yorkies acabaram por morrer jovens ou com imensos problemas de saude devido a terem sido fruto de um cruzamento entre família
Quem lhe vendeu este peixe não sabe do que fala e de resto entra em contradição com o puro bom senso. é como diz, histórias.
Ora se os canitos dessa senhora são de "criador" já deviam era estar mortos porque como são de criador são de cruzamentos consanguíneos... please! As histórias da vet não são sobre criadores sérios, são sobre pessoas como a tal "senhora" sua amiga que fazem estas ninhadas à pedrada.
Anarsvv, sem consanguinidade as raças não existiam. A consanguinidade é utilizada pelos criadores para desenvolver linhas e apurar dentro de uma linha de cães determinadas características. Mas um criador informado e formado sabe o que está a fazer.

O problema é mesmo o conceito de criador. O que e um criador para si?

Para mim, um criador não pensa em cruzar dois cães sem primeiro conhecer muito bem a raça porque pretende melhorar a raça produzindo bons exemplares e antes de juntar cão e cadela TESTA-OS a uma série de doenças genéticas, entre muitas outras coisas.

O problema Anarsvv é que como os Yorkies estão na moda e são assim pequenitos muita gente viu nos canitos uma forma de ganhar uns cobres então o que há mais nesta vida são yorkies que de yorkie nada têm, nem pêlo, nem tamanho, nem feitio, nem saúde, nem nada... e tudo porque as pessoas continuam a alimentar estes criadeiros da treta preferindo poupar umas moedas mas acabando por levar para casa pequenos (ou às vezes nem tão pequenos como isso...) rafeiros parecidos com yorkies...

:| Não tem fim esta saga.

Anarsvv
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 7:55 pm

Sim, concordo com o vosso ponto de vista. Realmente... mas eu penso que esuqeci de mencionar, os pais não são irmãos nem foram comprados no mesmo criador! A mãe yorkie é que foi comprada a uma outra senhora que faz criação mesmo, e o pai pelo que entendi foi numa loja de animais. Não tem qualquer grau familiar. Portanto penso que no sentido dos bebés nascerem com deficiencias penso que isso não irá acontecer. Consoante ao que o amus disse não percebi a frase em que ele mencionou o nome aldaa :o e sim, tambem concordo que yorkies de tão pequeno tamanho não deviam reproduzir. bem, e so a minha opiniao. mas e que estou mesmo confusa. de qualquer das formas, se os bebes nascerem bem vou comprar um, nisso não vou mudar de ideias. Agora o que me preocupa e mesmo a gravidez..... por ela ser tao nova e tao pequenita...
Anarsvv
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 8:03 pm

dinodane Escreveu:Olá.

Tudo aquilo que conta é preocupante. A cadelita com menos de 2 anos e grávida ao primeiro cio... é uma gravidez de risco. é como o Amus diz, a cadelita vai precisar de um acompanhamento vet, de eco e vamos lá ver se se vai a termo ou se as crias nascem saudáveis.

Quanto a isto:
Aqui onde vivo recebi as informações que os criadores estão a cruzar pai com filha, irmao com irma... etc. O que é bastante prejudicial. Há umas semanas veio a vet cá a casa para dar vacinas ao meu Pastor Alemao, e eu pedi-lhe conselhos, e ela contou-me de histórias que ela sabe de pessoas que compraram yorkies cá a criadores e os yorkies acabaram por morrer jovens ou com imensos problemas de saude devido a terem sido fruto de um cruzamento entre família
Quem lhe vendeu este peixe não sabe do que fala e de resto entra em contradição com o puro bom senso. é como diz, histórias.
Ora se os canitos dessa senhora são de "criador" já deviam era estar mortos porque como são de criador são de cruzamentos consanguíneos... please! As histórias da vet não são sobre criadores sérios, são sobre pessoas como a tal "senhora" sua amiga que fazem estas ninhadas à pedrada.
Anarsvv, sem consanguinidade as raças não existiam. A consanguinidade é utilizada pelos criadores para desenvolver linhas e apurar dentro de uma linha de cães determinadas características. Mas um criador informado e formado sabe o que está a fazer.

O problema é mesmo o conceito de criador. O que e um criador para si?

Para mim, um criador não pensa em cruzar dois cães sem primeiro conhecer muito bem a raça porque pretende melhorar a raça produzindo bons exemplares e antes de juntar cão e cadela TESTA-OS a uma série de doenças genéticas, entre muitas outras coisas.

O problema Anarsvv é que como os Yorkies estão na moda e são assim pequenitos muita gente viu nos canitos uma forma de ganhar uns cobres então o que há mais nesta vida são yorkies que de yorkie nada têm, nem pêlo, nem tamanho, nem feitio, nem saúde, nem nada... e tudo porque as pessoas continuam a alimentar estes criadeiros da treta preferindo poupar umas moedas mas acabando por levar para casa pequenos (ou às vezes nem tão pequenos como isso...) rafeiros parecidos com yorkies...

:| Não tem fim esta saga.
E como ja disse, concordo com o que escreveu, mas no entanto a senhora não está a fazer criação nem nada. Simplesmente vai-me vender um porque eu pedi, os outros que nascerem vão ser para familiares e depois ela castra a cadelinha (penso eu, ou talvez nao). e realmente e verdade, há pessoas que so compram yorkies para fazer ciração e ter mais ''trocos'' a entrar em casa e não ligam patavina ao resto. Quando à parte sanguinea... eu discordo. porque tal como nas pessoas , se um irmão tiver um filho com a irmã dele o bebé nasce com problemas de saude e fisicos. E o mesmo acontece nos animais. garanto-lhe a 99% que o que digo é verdade e correcto. Como ja disse se os bebes nascerem bem eu compro um à senhora, se não, compro num criador. Vou falar com a senhora sobre esse acompanhamento do vet e ver se ela esta disposta a pagar nao so pela saude do cão como tambem dos filhotes, porque há pessoas e pessoas, entende?
Bem, abraços. Espero ouvir mais opiniões porque estou mesmo baralhada.
dnisy
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 1:48 am
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

sexta set 19, 2008 11:03 pm

Bem, a mim parece que uma pessoa que tem um casal de cães não esterilizados está criando...

Será que ela lhe daria um caozinho de presente? Que tal fazer o teste e lhe perguntar só por curiosidade!

Um abraço,
:D
Anarsvv
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 11:05 pm

:lol: Não me parece.

Não custava tentar mas não me parece. :lol: :lol: :lol: :lol:
dnisy
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 1:48 am
LELLO coelho fuzzy
RUPERT coelho hermelin

sexta set 19, 2008 11:22 pm

De qualquer forma o que está feito está feito e desejo boa sorte à cadelinha e aos filhotes! :D Mas acho mesmo que não deveria vendê-los já que a prenhez foi acidental e a produção não é comercial. No entanto estará no seu direito em doar ou vender.

Mas Anarsvv você não precisa ficar com um destes, pode comprar qualquer outro filhote de boa procedência que escolher, pense nisso.
Anarsvv
Membro Veterano

sexta set 19, 2008 11:52 pm

Pois. :) O que está feito está feito realmente... Talvez mude de ideias mas por enquanto a idei destes está de pé, encantei-me pelos pais à primeira vista. São simplesmente ''perfeitos''.
dinodane
Membro Veterano

sábado set 20, 2008 1:00 pm

Anarsvv:

Bom dia.

Em relação ao que o Amus escreveu: a aldaa é a moderadora deste fórum logo devemos-lhe alguma "deferência". :wink:

Gostaria de expandir aqui algumas ideias:

Sobre a compra dos canitos da senhora:
foi numa loja de animais.

Todos os cães comprados em lojas de animais são de proveniência duvidosa, e principalmente por uma razão: um criador consciente que faz criação como deve ser não cede cachorros a lojas. Porquê? Porque parte da responsabilidade do criador é colocar os cachorros que produz em donos adequados. Ao ceder um cão a uma loja para que o comercialize o criador está a vender o cão ao primeiro que passe o cheque.
Quando falo em "proveniência duvidosa" falo concretamente em 3 casos distintos:
:arrow: A criação "amadora" como a da senhora a quem vai comprar o seu yorkie: pessoas que gostam muito de animais mas que de canicultura percebem muito pouco, para quem a criação se resume a juntar um macho com uma fêmea, sem ter em linha de conta nem o despiste de doenças nem a selecção dos pais em função do temperamento e do padrão da raça.
A maioria não tem LOP por diversas razões, ou porque os pais da ninhada também não têm, ou porque não sabem o que isso é.
:arrow: O reprodutor de cães que os cria apenas pelo lucro também sem preocupações elementares de selecção que sabe bem que há mercado para escoar o seu produto e que muitas vezes cria uma série de raças (as mais rentáveis) e que mantém o seu stock reprodutor como se de verdadeiro gado se tratasse.
:arrow: Finalmente, o pior, as fábricas de cães. São cachorros oriundos de outros países (principalmente mas não exclusivamente de países de leste) e não me vou alargar muito sobre isto, a anarsvv procure aqui na arca os tópicos sobre puppy-mills e verá a verdade horrível que se esconde atrás deste comércio.

As lojas vendem estes cachorros ao mesmo preço que um criador decente vende directamente ao público e não oferece qualquer garantia, nem sanitária nem sequer de pureza de raça.

Voltando à consanguinidade:
Quando à parte sanguinea... eu discordo. porque tal como nas pessoas , se um irmão tiver um filho com a irmã dele o bebé nasce com problemas de saude e fisicos. E o mesmo acontece nos animais. garanto-lhe a 99% que o que digo é verdade e correcto
Não, Anarsvv, não é correcto. Como gosta de pesquisar na net, sugiro-lhe que pesquise sobre dois termos usados na canicultura que são "inbreeding" e "linebreeding" e que dessa info retire as suas conclusões. Os criadores de topo fazem-no e de resto se algum dia tiver a oportunidade de ver um pedigree de um cão de exposição certamente verá muitas ligações familiares nas 3 gerações de cães que vêm no pedigree. Eu repito Anarsvv, um criador informado testa os seus cães, e numa família onde haja incidência de certas doenças genéticas comuns à raça não há inbreeding. Já o pessoal que cruza à pedrada não tem essas preocupações e aí é evidente que se cruzarmos 2 irmãos com displasia da anca ou predisposição para tal (por exemplo) as hipóteses dos cachorros virem a sofrer da doença são muito elevadas. Mais uma vez falta-lhe a definição do que é um criador na verdadeira acepção do termo.
e sim, tambem concordo que yorkies de tão pequeno tamanho não deviam reproduzir. bem, e so a minha opiniao. mas e que estou mesmo confusa. de qualquer das formas, se os bebes nascerem bem vou comprar um, nisso não vou mudar de ideias.

Bem, a razão de não se dever criar com fêmeas muito pequenas não tem só a ver com a saúde da mãe e dos riscos inerentes à gravidez e ao parto mas também com a saúde dos pequenos. Leia aqui o que a aldaa escreveu sobre o assunto, de onde extraio só esta citação:
Geralmente os cachorros mais pequenos de uma ninhada são também os mais frágeis, alguns deles (sobretudo os que nascem de criação apenas com o intuito de reduzir o tamanho) são especialmente pequenos devido a múltiplos problemas de saúde, como por exemplo raquitismo, nanismo, etc…
Exemplares abaixo dos 2Kg de peso não deveriam ser usados em criação por não terem condição física para tal, especialmente se se tratarem de fêmeas. Cães débeis e/ou doentes darão muito possivelmente filhos débeis e/ou doentes. Se se começar a criar só com os cães mais pequenos, em cada geração que passa mais frágeis e menos harmoniosos serão os cachorros. Por esse motivo se houve cada vez com mais frequência casos de que um Yorkie partiu a pata ao saltar do sofá, ou até mesmo ao descer as escadas, ou pior ainda, que morreu porque caiu do colo, ou porque foi pontapeado sem querer. Casos destes são mais frequentes do que você imagina.
Aqui neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Peço desculpa pelo testamento, só pretendo ajudar e informar.
Mais uma vez, boa sorte com o animal que adquirir.

Anarsvv
Membro Veterano

sábado set 20, 2008 1:21 pm

Obrigada :D Vou já pesquisar sobre o que me falou e também por criadores cá na Madeira , caso resolva mudar de ideias. Ajudou-me imenso, deveras. Mas como a cadelinha cruzou com 1 yorkie (sem grau de parentesco ao dela) os bebes não irão nascer com alguma deficiencia motora pois nao? :?
dinodane
Membro Veterano

sábado set 20, 2008 2:06 pm

Anarsvv, a isso ninguém pode responder.

Eu queria era sensibilízá-la para o seguinte, leia todas as premissas depois julgue por si mesma:

Pai: comprado numa loja de animais, logo de proveniência desconhecida. Tanto pode vir da Ucrânia como da "animalândia", não se sabe se é de um bom cruzamento, não se sabe se os pais dele tinham bons ou maus genes.

Mãe: Demasiado PEQUENA. Cães demasiado pequenos dão filhotes fracos e frágeis.

Cruzamento: acidental, feito no 1º cio da cadelita o que é altamente desaconselhado, mais ainda numa cadelinha tão pequena.

Despiste doenças: inexistente.

Doenças genéticas e hereditárias: Colapso da traqueia, hiperplasia das gengivas, cardiomiopatia, luxação rótula, osteocondrose, displasia anca e cotovelo, seborreia, luxação da rótula, permanência dentes de leite, epilepsia, síndrome "apanha-moscas", doença von willebrand, atrofia progressiva da retina, etc...

Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”