Alguem me ajude...começou a fazer xixi em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
Vatbmr
Registado: sexta nov 16, 2007 11:53 am

terça nov 18, 2008 3:32 pm

Olá pessoal

tenho um problema, e já não sei o que fazer.
Tenho um Yorkshire Terrier que já fez um aninho. O problema começou +/- há 2 meses, começou a fazer xixi pela casa toda, a marcar cadeiras, cantos das paredes e até já em cima da minha cama fez. Não sei porque ele começou a fazer isso visto que vai a rua e quando não pode ir a rua tem a varanda. Ralho com ele quando ele faz em casa e elogio e dou guloseimas quando faz no sitio correcto.
Por exp. : Ainda ha poucos dias, tinha acabo de ir com ele a rua, (lindo menino fez tudo), chegamos a casa até ai tudo bem, passado nem 10 min vejo ele a levantar a perna e a fazer xixi nas pernas das cadeiras...porquê???? tinha acabado de vir da rua.

O que estou a fazer mal??
byblos1
Membro
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

quarta nov 19, 2008 1:23 pm

Provavelmente é por ser macho, estar a atingir a maturidade sexual e ter o instinto de marcar o território.

A minha opção por fêmea teve a ver com essa condicionante, em conversa com a criadora ela referiu isso nos machos (como nas outras raças todas); as fêmeas têm o problema do cio, mas tal como ela também disse sangram tão pouquinho que por vezes nem nos apercebemos...

Uma solução poderá ser a castração, embora nem toda a gente concorde com a medida... se fosse meu, custar-me-ia imenso.

Boa sorte, de qualquer forma.
kikra
Membro
Registado: terça jul 22, 2008 11:04 am

sábado nov 22, 2008 10:30 pm

tenho o mesmo problema. O meu cão tem 3anos e desde os 2 anos que faz o mesmo. O veterinário diz que não há problema nenhum mas se eu quiser ela aconselha que eu vá a um psicólogo pa cães, coisa que eu não faço. Capar pode ser uma opção mas o veterinário diz que issonão garante que acabe com o problema e eu tb não quero sujeitar o meu cão a isso. Já falei com varias pessoas que tem machos desta raça e todos se queixam. Parece que é um problema da raça, se soubesse talvez tivesse escolhido uma cadela! Enfim não lhe posso ajudar mto pk tenho o mesmo problema. Mas não desespere pk não é só o seu:).
Cumprimentos
my2media
Registado: terça set 16, 2008 4:45 am

segunda abr 20, 2009 2:56 pm

eu tenho 1 macho com 5meses... e ainda nao o consegui o por a fazer na caixa sequer, ou na rua! apesar de fazer sempre no mesmo sitio da casa (wc)... ja estou a ver que vou ter mais problemas :o
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

quinta mai 14, 2009 2:06 pm

Eu não tenho um Yorkshire mas quando comprei a Becas, uma Westie, pensei em comprar um York porque são uns cãezinhos adoráveis, e depois queria um macho, mas toda a gente me disse que em apartamento era melhor uma cadela porque nunca iria fazer nos móveis ou nas cortinas. A minha experiência anterior com o nosso cão é essa mesma, começa a fazer em todo lado, e piora com a idade e com a proximidade de cadelas nas redondezas. O Willy, o cão que mora na casa dos meus pais, só sossegou quando foi castrado, infelizmente só o fizemos porque lhe tinham aparecido uns tumores, mas se soubessemos tinhamo-lo feito muito antes.
Se não tenciona fazer criação com o seu cãozinho, o melhor é esterizá-lo, aconselhe-se com o seu veterinário e ele logo lhe dirá quais os prós e os contras, para que possa tomar uma decisão mais informada.
Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 14, 2009 6:56 pm

É pá, castrem os animais... não é assim tão complicado como soa, em 5 dias estão como novos, não lhes muda a personalidade nem lhes tira a alegria de viver e se a marcação for por motivo de maturidade sexual e hormonal a castração costuma resolver. :wink:

Tanta gente que não quer fazer os bichinhos "passarem por isso" e que fazem da intervenção um bicho de sete cabeças e depois acabam por se desfazer deles porque os xixis não param...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

clarota
Membro Veterano
Registado: quarta abr 16, 2008 12:00 pm

sábado jul 11, 2009 12:04 pm

Eu então tive mesmo muita sorte.
Tenho um macho,faz sempre no sítio certo a não ser quando está com ciúmes ou quando quer chamar a atençaõ ou ainda quando anda na brincadeira e se esquece....aí faz pela perna abaixo e fica parado com os olhos muito abertos e as orelhas em baixo como que a dizer:
-Tu também tiveste culpa!

Nunca levantou a perna para fazer em qualquer sítio, aliás até na caixa onde faz, ele não levanta a pernita como os outros, fica só a meio gás!

Por aquilo que estou a ler, tive sorte!
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”