Uso de cardadeira em Yorkshire

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta mai 03, 2012 2:09 pm

Há algo que me está a fazer imensa confusão... Porque será que em todas as lojas e cabeleireiros caninos a que já fui, indicam e/ou utilizam a cardadeira como sendo a indicada para pentear os Yorkies? E já fui a bastantes... Eu mandei vir uma escova da All Systems porque li em sítios que considero realmente fidedignos que seria a ideal mas intriga-me que os supostos profissionais continuem a usar as cardadeiras... Inclusive ainda não levei a minha cadela a nenhum groomer precisamente por essa questão ainda me fazer confusão... Alguém me pode elucidar sobre isto?
byblos1
Membro
Mensagens: 54
Registado: sexta fev 15, 2008 2:39 pm

quinta mai 03, 2012 8:26 pm

Eu também não uso a cardadeira na minha Lua, só no gato.
Quando tentei usar na Lua reparei que lhe tira imenso pelo, porque o parte.
Acho que nos groomers a usam porque é boa para desembaraçar, mas não deve ser usada com regularidade.
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta out 25, 2012 10:44 am

Eu tenho várias escovas, inclusive a da All Systems que mandei vir dos States... No entanto o pêlo da Pandora estava a ficar impossível de desembaraçar... Fui ao grooming com ela e qual não foi o meu espanto quando a sra me disse que usava cardadeira e que naquele caso tinha mesmo que ser. Explicou como utilizar e isso... Um pouco contrariada comprei a da Artero mas ainda não sei bem o que pensar...
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

quinta out 25, 2012 11:20 pm

A cardadeira é a pior coisa que se pode colocar no pelo do Yorkie para o escovar, tendo ele a textura correcta. O que acontece é que alguns Yorkies têm sub-pelo (não deveriam, mas têm), e o sub-pelo só se tira com uma cardadeira. E nesses casos a cardadeira deve ser utilizada apenas de vez em quando para retirar o sub-pelo morto. Ainda assim a maioria dos lojistas (e muitos groomers) só a recomenda porque generalizam, não sabem que no Yorkie não se deve usar cardadeiras (muitos nem sequer sabem fazer um corte que o favoreça...).
O uso da cardadeira não se vê no final de algumas escovagens, vê-se com o uso frequente, quando o cão começar a ficar com menos abundância de pêlo. Por isso os groomers quando recebem o cão, bem podem usar a cardadeira quase à vontade, porque o dano não se vai ver a olho nu, por utilizar de longe a longe.
Deve-se utilizar a escova de pinos sem bolinhas nas pontas, e um pente (pode ser o pente plástico com o cabo de metal que as cabeleireiras usam para separar madeixas) para as zonas de difícil acesso, ou para retirar nós. O champô e amaciador de qualidade também são importantes para ajudar o pelo a não criar nós. Embora a qualidade da textura do pelo tem influencia, quanto melhor a textura menos nós cria (por exemplo um Yorkie de verdadeira textura seda, o seu pelo aguenta facilmente uma semana sem escovar). Mas também é normal que o pelo crie um pouco mais de nós antes de atingir a maturidade (que é por volta dos 2 a 3 anos).
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta out 26, 2012 11:08 am

Olá Alda, muito obrigada pela sua resposta. De facto eu também pensava assim... E não gosto mesmo de usar a cardadeira, parece mesmo que parte o pêlo. Diga-me uma coisa, pela experiência que tem, acha normal que o pêlo crie mais nós por estar a crescer? Não é fácil de explicar mas a Pandora nunca cortou o pêlo e então tem o pêlo mais claro a nascer mas continua com as pontas pretas. E onde os nós se formam é precisamente na junção dos dois tipos de pêlo (o mais claro que está a nascer e o mais escuro). Não sei se faz algum sentido mas gostava de saber a sua opinião. Quanto à cardadeira, devo mesmo abolir o uso da mesma? Eu usei duas vezes, após a última sessão de grooming e foi apenas depois do banho para desembaraçar com o auxílio do Protein Vital da Artero. Para pentear a seco (com spray Flash da Artero) uso a da All Systems. É que se for mesmo para não usar nunca terei também que mudar de groomer :(
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta out 26, 2012 5:45 pm

No caso do york, acho que a cardadeira só devia ser usada em casos de emergência, tipo nós no pêlo.
E claro que concordo a 100% com a Alda, aliás adoro ler os posts da alda, já aprendi imenso :)
E claro uma ração rica em ómegas também ajuda na beleza do pêlo.
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

quarta out 31, 2012 11:45 pm

fteixeira Escreveu:Olá Alda, muito obrigada pela sua resposta. De facto eu também pensava assim... E não gosto mesmo de usar a cardadeira, parece mesmo que parte o pêlo. Diga-me uma coisa, pela experiência que tem, acha normal que o pêlo crie mais nós por estar a crescer? Não é fácil de explicar mas a Pandora nunca cortou o pêlo e então tem o pêlo mais claro a nascer mas continua com as pontas pretas. E onde os nós se formam é precisamente na junção dos dois tipos de pêlo (o mais claro que está a nascer e o mais escuro). Não sei se faz algum sentido mas gostava de saber a sua opinião. Quanto à cardadeira, devo mesmo abolir o uso da mesma? Eu usei duas vezes, após a última sessão de grooming e foi apenas depois do banho para desembaraçar com o auxílio do Protein Vital da Artero. Para pentear a seco (com spray Flash da Artero) uso a da All Systems. É que se for mesmo para não usar nunca terei também que mudar de groomer :(
Olá Fernanda, é normal criarem mais nós quando são jovens, como é o caso da Pandora. São muito poucos os que têm a textura maravilhosa que quase não cria nós mesmo em jovens (mesmo em relação aos de exposição).
Não vistam roupas com o pêlo seco, porque vai fazer mais nós.
Segundo entendi o nós na Pandora criam-se na parte do pêlo jovem (na mudança para o novo, mas ainda assim jovem) e é normal que crie mais nós nessa parte. Quando o pêlo amadurece não tem tendência para criar tantos nós, mas também depende de textura para textura… Os Yorkies não têm todos a mesma textura, por exemplo numa ninhada de 4 cachorros todos podem ter textura correcta, mas todos texturas diferentes.
A espessura do pêlo também tem influência na criação de nós, o pêlo deve ser fino, mas quando é excessivamente fino os nós parecem com muita facilidade (e o pêlo também se parte com facilidade)

Quanto á cardadeira, se a Pandora não tem sub pêlo eu não usava (mas se gosta do groomer não tem de trocar por causa disso, não vai ser por usar de longe a longe que o estrago no pêlo vai ser visível).
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
aldaa
Membro Veterano
Mensagens: 360
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am
Localização: Yorkshire Terrier

quarta out 31, 2012 11:51 pm

ReginaVieira Escreveu:No caso do york, acho que a cardadeira só devia ser usada em casos de emergência, tipo nós no pêlo.
E claro que concordo a 100% com a Alda, aliás adoro ler os posts da alda, já aprendi imenso :)
E claro uma ração rica em ómegas também ajuda na beleza do pêlo.
Pois... eu não falo na ração porque é básico...! O Yorkie come tão pouco que quem se preocupa em economizar na ração dele mais vale não adquirir nenhum. Qualquer ração de boa qualidade está bem balanceada nos ómegas.

Sim, podem usar a cardadeira num lugar localizado em caso de emergência, mas os nós também saem bem aplicando algum produto próprio para desfazer nós, passar a escova de pinos várias vezes e finalizar com um pente (ir abrindo o nó com os dedos). Ao usar o pente para desfazer o nó segurem o pêlo atrás do nó, para não magoar o Yorkie.
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta nov 02, 2012 4:55 pm

aldaa Escreveu:
fteixeira Escreveu:Olá Alda, muito obrigada pela sua resposta. De facto eu também pensava assim... E não gosto mesmo de usar a cardadeira, parece mesmo que parte o pêlo. Diga-me uma coisa, pela experiência que tem, acha normal que o pêlo crie mais nós por estar a crescer? Não é fácil de explicar mas a Pandora nunca cortou o pêlo e então tem o pêlo mais claro a nascer mas continua com as pontas pretas. E onde os nós se formam é precisamente na junção dos dois tipos de pêlo (o mais claro que está a nascer e o mais escuro). Não sei se faz algum sentido mas gostava de saber a sua opinião. Quanto à cardadeira, devo mesmo abolir o uso da mesma? Eu usei duas vezes, após a última sessão de grooming e foi apenas depois do banho para desembaraçar com o auxílio do Protein Vital da Artero. Para pentear a seco (com spray Flash da Artero) uso a da All Systems. É que se for mesmo para não usar nunca terei também que mudar de groomer :(
Olá Fernanda, é normal criarem mais nós quando são jovens, como é o caso da Pandora. São muito poucos os que têm a textura maravilhosa que quase não cria nós mesmo em jovens (mesmo em relação aos de exposição).
Não vistam roupas com o pêlo seco, porque vai fazer mais nós.
Segundo entendi o nós na Pandora criam-se na parte do pêlo jovem (na mudança para o novo, mas ainda assim jovem) e é normal que crie mais nós nessa parte. Quando o pêlo amadurece não tem tendência para criar tantos nós, mas também depende de textura para textura… Os Yorkies não têm todos a mesma textura, por exemplo numa ninhada de 4 cachorros todos podem ter textura correcta, mas todos texturas diferentes.
A espessura do pêlo também tem influência na criação de nós, o pêlo deve ser fino, mas quando é excessivamente fino os nós parecem com muita facilidade (e o pêlo também se parte com facilidade)

Quanto á cardadeira, se a Pandora não tem sub pêlo eu não usava (mas se gosta do groomer não tem de trocar por causa disso, não vai ser por usar de longe a longe que o estrago no pêlo vai ser visível).
Olá Alda, obrigada pelo esclarecimento! Entretanto já coloquei a cardadeira de lado... Neste último banho tive uma hora a penteá-la com a escova de pinos e ajuda do pente. Espero bem que com a idade melhore! :) De facto já reparei que o pêlo novo que está a crescer parece ser mais brilhante e sedoso e não me parece que tenha sub pêlo. Gosto muito da groomer a que vou,a nível de corte é excepcional, se acha que ocasionalmente não irá danificar o pêlo vou continuar a ir lá... Mais uma vez obrigada pelos seus conselhos sempre tão úteis e esclarecedores!
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta nov 02, 2012 4:55 pm

aldaa Escreveu:
fteixeira Escreveu:Olá Alda, muito obrigada pela sua resposta. De facto eu também pensava assim... E não gosto mesmo de usar a cardadeira, parece mesmo que parte o pêlo. Diga-me uma coisa, pela experiência que tem, acha normal que o pêlo crie mais nós por estar a crescer? Não é fácil de explicar mas a Pandora nunca cortou o pêlo e então tem o pêlo mais claro a nascer mas continua com as pontas pretas. E onde os nós se formam é precisamente na junção dos dois tipos de pêlo (o mais claro que está a nascer e o mais escuro). Não sei se faz algum sentido mas gostava de saber a sua opinião. Quanto à cardadeira, devo mesmo abolir o uso da mesma? Eu usei duas vezes, após a última sessão de grooming e foi apenas depois do banho para desembaraçar com o auxílio do Protein Vital da Artero. Para pentear a seco (com spray Flash da Artero) uso a da All Systems. É que se for mesmo para não usar nunca terei também que mudar de groomer :(
Olá Fernanda, é normal criarem mais nós quando são jovens, como é o caso da Pandora. São muito poucos os que têm a textura maravilhosa que quase não cria nós mesmo em jovens (mesmo em relação aos de exposição).
Não vistam roupas com o pêlo seco, porque vai fazer mais nós.
Segundo entendi o nós na Pandora criam-se na parte do pêlo jovem (na mudança para o novo, mas ainda assim jovem) e é normal que crie mais nós nessa parte. Quando o pêlo amadurece não tem tendência para criar tantos nós, mas também depende de textura para textura… Os Yorkies não têm todos a mesma textura, por exemplo numa ninhada de 4 cachorros todos podem ter textura correcta, mas todos texturas diferentes.
A espessura do pêlo também tem influência na criação de nós, o pêlo deve ser fino, mas quando é excessivamente fino os nós parecem com muita facilidade (e o pêlo também se parte com facilidade)

Quanto á cardadeira, se a Pandora não tem sub pêlo eu não usava (mas se gosta do groomer não tem de trocar por causa disso, não vai ser por usar de longe a longe que o estrago no pêlo vai ser visível).
Olá Alda, obrigada pelo esclarecimento! Entretanto já coloquei a cardadeira de lado... Neste último banho tive uma hora a penteá-la com a escova de pinos e ajuda do pente. Espero bem que com a idade melhore! :) De facto já reparei que o pêlo novo que está a crescer parece ser mais brilhante e sedoso e não me parece que tenha sub pêlo. Gosto muito da groomer a que vou,a nível de corte é excepcional, se acha que ocasionalmente não irá danificar o pêlo vou continuar a ir lá... Mais uma vez obrigada pelos seus conselhos sempre tão úteis e esclarecedores!
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”