Dermatites nos bulldogs

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bulldog Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

Responder
Lola257
Membro Júnior
Registado: quinta mar 06, 2008 2:00 pm

quinta jul 10, 2008 9:14 am

Boas, criei este tópico a fim de podermos todos partilhar experiências semelhantes, que tenhamos tido com os nossos bulls, nomeadamente relacionadas com o aparecimento de dermatites. Não sei se algum dos v/bulls já teve, mas a minha cadela, a Lola, começou por lhe aparecer uns altos no pêlo, poucos..depois nas patas, bastantes..!Preocupada fui ao Vet. ao que ele me disse que, por as fridas estarem concentradas basicamente nas patas deveria ser uma dermatite por contacto (de plantas, relva, etc). Quando o médico começou a raspar o pelo começei a ver o estado em que estava a pele dela...uma lástima :(...receitou-me um antibiótico, e disse-me para desinfectar com betadine 2x p/dia e colocar bacitricina....e assim o tenho feito..!O que acontece é que agora esses altos estão-se a espalhar pelo corpo todo, mesmo depois de seguir tudo o que o médico disse, inclusivé evitado espaços com relva! Já lhe comprei a ração "hippoalergénic", da Royal Canin, a qual devo dizer desde já que é um roubo, de tão cara que é (2Kg=23€/ 14Kg=92€), mas faço tudo para vê-la melhorar. Está cheia de fridas pelo corpo todo, e cheia de comichão, pondo de parte a ideia que é uma dermatite por contacto e aproximando a ideia de que é uma dermatite alérgica.....ao quê?!Não sei..!No domingo vou ao Vet. novamente, fazer análises, para verificar ao certo o que está a provocar esta reacção alérgica.....estou muito preocupada e triste com esta situação, também pelo mau estar que ela está a passar!!
Gostava que partilhassem as v/ideias/ experiências, as quais podem ser úteis e importantes para mim e para todos que as lerem....
pedrojga
Membro
Registado: domingo mai 07, 2006 12:22 pm
Sancho: Bouledogue Francês

sexta jul 11, 2008 8:32 am

A minha Hooli (Pug) também já teve suspeitas de ter uma dermatite. Os sintomas eram outros (queda de pêlo) mas a dermatite não se confirmou. Na altura o que o veterinário me disse em relação à dermatite é que podia ser por contacto (alguma coisa onde ela tenha tocado) ou alérgica (alguma coisa que tenha comido).

Falou-me também que detectar ao que ela era alérgica ia ser bastante complicado e demorado pois tinhamos que ir por exclusão de partes pois podia ser o tecido de uma cama, uma manta, um ingrediente de uma ração...

Um bom princicipio seria ver se no momento em que começaram a aparecer os sintomas de dermatite houve alguma mudança e ela passou a tocar em algo novo ou a comer algo diferente. Conheço o caso de uma cadelinha Bouledogue Françês que é alérgica aos ácaros criados nos sacos da ração e por isso só pode comer comida feita em casa.
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta jul 11, 2008 10:31 am

Boas!

Aconselhe-se com o seu veterinário, no que respeita a umas pipetas da "Bayer".

Têm um largo efeito nos problemas de pele.

Poderei fornecer o nome por MP, mas penso que um bom veterinário as conhece, com certeza :wink:

Ou então pode consultar o catálogo! :D
<p>Cumprimentos, </p>
Lola257
Membro Júnior

segunda jul 14, 2008 8:55 am

..Já fui ao Vet. com a minha menina novamente...ela estava a piorar de dia para dia, e quando começaram os vómitos, fiquei ainda mais preocupada..! Ao que parece a dermatite alérgica, avançou de tal forma que tranformou-se numa infecção bacteriana....tiveram que lhe rapar a cabeçinha, e o aspecto da pele da cabeça e patas estava tão má que, quando o médico chegou com ela ao pé de mim, começei a chorar...(....agora está a fazer um tratamento violento, que envolve uma ida ao Vet. diariamente...!!! Se passar tudo bem, se não, terei que fazer o teste das alergias....o pior é que isto pode-se arrastar por muito tempo, até perceber ao quê que ela é alérgica..!..É muito complicado ver a minha bébé assim....mas tenho esperanças que tudo se resolva rapidamente!!!
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 14, 2008 9:21 am

Pergunte ao criador, se por acaso algum dos pais teve um problema semelhante.

Poderá ser uma boa pista para descobrir a alergia.

Boa sorte com o tratamento.

Se necessitar de uma segunda opinião, poderei recomendar uma excelente dermatologista.
<p>Cumprimentos, </p>
Lola257
Membro Júnior

segunda jul 21, 2008 8:47 am

...Pois é..depois de tantos tratamentos e tantas tentativas, a dermatite não passa.!! Ontem a minha menina foi tirar sangue para fazer aquelas análises, que têm que ser enviadas para espanha, a fim de despistar qual será a alergia! Após este despiste, tem que ser submetida a injecções, incialmente diárias, posteriormente semanais...isto para diminuir a hipersensibilização que ela possui relativamente a algo, que ainda não descobrimos!!!...Está a ser extremamente dispendioso e penoso quer para mim, quer para ela....pelo que espero, dentro de pouco tempo, resolver esta situação que muito me tem preocupado!!!...
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 21, 2008 9:40 am

Obviamente espero que a situação melhore rapidamente.

Espero que o próximo "post" seja com boas notícias :wink:
<p>Cumprimentos, </p>
PingPang
Registado: sexta ago 17, 2007 4:28 pm

quarta ago 20, 2008 7:23 pm

Boa tarde! Reparei que se fala de dermatite nos bulldogs...
Pois é, parece que o meu Jake não fugiu à regra e a sua 1.ª dermatite surgiu em Abril, atingndo-lhe a cabeça.
Tinha passado o fim-de-semana com outro cão da família, um pastor alemão, que tem todas as vacinas em dia e que de vez em quando mordisca o Jake por ciúmes. Também deu umas voltas na praia que ele adora.
Fui, como qualquer outro dono preocupado, até ao Hospital Escola da Faculdade de Medicina Veterinária. Fui atendida por uma pequena equipa de alunos orientados por uma Professora Doutora e, por estarem em estágio, descreveram todo o diagnóstico do cão, as possíveis causas e o tratamento adequado.
Foi feita uma tentativa de rapar-lhe o pêlo mas em vão porque a ferida estava mesmo junto à orelha e ao ouvido. Como já verifiquei nas outras opiniões, também o Jake submeteu-se a 2 caixas de Amoxicilina+Ácido Clavulânico 500 e ao tratamento de Betadine Espuma - em 3 semanas o Jake estava curado e felizmente é um animal que compreendeu as minhas ordens para não se coçar porque senão levava com o "abajour" (colarinho) :lol:
Em Julho surgiu-lhe uma nova infecção mas desta vez atingindo-lhe todo o peito e parte do focinho até a uma das orelhas. Sabendo eu qual seria o tratamento a aplicar (era uma infecção com as mesmas características da anterior), achei melhor dirigir-me novamente ao Hospital Escolar porque havia a probabilidade de o agente da infecção não ser o mesmo, logo repetir o tratamento era tempo perdido e provocava imunidade ao cão.
O veterinário observou-o, informei que já era a 2ª vez em 4 meses, conhecia já o tratamento e blá-blá-blá mas que tinha recorrido a ele porque não sabia qual seria o agente. O técnico perguntou-me se se tinha passado alguma coisa que pudesse ter provocado isto. Voltei a referir que tinha passado uns dias com o pastor alemão e ido à praia, exactamente como da outra vez.
Praia foi a palavra-chave (ou não!) e, segundo o veterinário, o contacto com o mar faz com que o seu sal entre em contacto com a pele e estando lá demasiado tempo, causa prurido (comichão) ao animal, tal como a nós humanos quando não tomamos banhos depois de vir da praia. É um problema muito característico dos labradores, segundo o veterinário.
Mas por via das dúvidas, o veterinário achou prudente fazer exames sanguíneos de alergologia. Se desse positivo, teriamos de realizar um novo exame para descobrir se seria um factor interno ou externo. O maior problema é que se for interno, não se consegue saber qual é o agente, ao contrário do externo. E assim foi! O Jake colheu sangue e voltou para casa com o mesmo tratamento da dermatite anterior!
Passadas 2 semanas fui saber o resultado do exame: negativo. E isto porquê? O veterinário disse-m que possívelmente o Jake teria uma alergia mas que o seu organismo não produzia anti-corpos suficientes para acusar positivo nas análises!
O Jake curou-se novamente em 3 semanas, ainda tem peladas mas está saudável!
Curiosamente, o Jake estava na altura de colocar uma pipeta de Advantix e perguntei se seria prejudicial colocar-lhe o antiparasitário externo, pelo que o veterinário me disse que não haveria problema e que pelas características das feridas, o Advantix não seria de todo a causa da infecção.
Com esta história achei sensato não voltar a levar o cão à praia, pelo menos não permitir o contacto com o mar, e estar de olho aos ciúmes do pastor alemão. Verifico sempre se o animal tem alguma ferida porque o desconforto é suficiente para ele se coçar com aquelas patas porcas (LOL!) e voltar a arranjar outra brincadeira jeitosa!
Lembrei-me de falar com o criador e este disse-me que a irmã do Jake nunca teve qualquer problema mas que o Torito costuma apresentar os tais "caroçinhos" na pele ao longo do dorso que é resultado de uma reacção que o cão tem à picada da pulga. O Jake também os tem mas nunca me deram problemas nem lhe causam comichão.

Espero que, com este testemunho, tenha contribuido para ajudar outros donos de bulldogs.

Catarina*Jake
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

quarta ago 20, 2008 11:54 pm

A minha menina é neta do Torito, e realmente aqui há um mês ganhou uma pela por alergia à picada de uma pulga. Mas como tratei a tempo já está o pêlo quase todo normal no sítio da picada.. Mas é bom saber! :wink: Obrigada
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
rcsd
Membro Veterano
Registado: quarta set 20, 2006 9:56 pm

segunda set 08, 2008 7:42 am

Olá Lola257,
Então como está a cachorrinha?
Rui
<p><strong>Rui</strong></p>
<p align="center"><strong>&ldquo;Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida."</strong></p>
AnaPonei
Membro Veterano

terça set 16, 2008 2:38 am

Más notícias: Hoje descobri mais 3 peladas na Torita, além daquela que não ficou completamente curada... Amanhã lá vou eu ao vet saber o que se passa :?
Ana Paula
sergiopcruz
Membro
Registado: domingo ago 10, 2008 4:31 pm

terça out 14, 2008 7:34 am

E entao.. q tal estão as crianças? Espero q benzinho*
bulldog
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 2:36 pm

terça out 14, 2008 8:06 pm

Boa noite,

Durante a minha vida tenho tido sempre cães. E não é só o bulldog que tem dermatite.
Acho que o grande problema é descobrir a causa. Mas uma das das causas que causa muitas vezes uma dermatite é um problema Hormonal.
Quando tive os primeiros Bulldogs amigos meus disseram-me logo tens brancos vais ter problemas de pêlo o que tal não aconteceu, só passado mais de 10 anos é que uma bulldog minha teve uma dermatite e é fulva.
Agora ela já esta praticamente boa, mas foi graças ao vet que analisou tudo ao promenor e uma coisa excelente o tratamento não foi feito com curtizonas.
E a causa apesar de nunca termos a certeza a 100% mas é hormonal, cios incertos e a outra causa a minha mudanças de horários na minha vida.
AnaPonei
Membro Veterano

sexta out 17, 2008 2:00 am

A Torita tb não se sabe o que é.. ele desconfia de um fungo... A medicação está perto do fim e as peladas estão a começar a diminuir.. Ele até disse que corria sérios riscos de pegar ao Sharik. Mas para já está a correr bem. Vou lá este sábado outra vez, porque na pelada maior tem uma bolha enorme... A ver vamos... :|
Ana Paula
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 17, 2008 7:59 am

Ana.

As melhoras da Torita.

Se necessitares de uma 2ª opinião diz, conheço uma boa dermatologista.
<p>Cumprimentos, </p>
Responder

Voltar para “Bulldog Inglês”