10 coisas que podem matar o seu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bulldog Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

Responder
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

domingo ago 17, 2014 7:02 pm

Olá a todos.

Acredito que já saibam, mas nunca é demais relembrar. Acrescentem outros que se lembrem. Menciono os mais comuns e acessíveis em casa.

1 - Chocolate. Ainda que seja um manjar para nós, contém teobromima que é uma substância extraída do cacau que estimula o sistema nervoso central e tem vários efeitos cardiovasculares. Os cães têm dificuldade em eliminar a teobromina e esta converte-se numa substância tóxica para eles. Estima-se que 6gr por cada kg do cão possam ser uma dose letal.

2 - Paracetamol. O tão conhecido e milagreiro Ben-u-ron que nos tira tantas dores de cabeça, podemos provocar uma bem forte se for ingerido pelo nosso cão. Este analgésico danifica o fígado e os glóbulos vermelhos provocando a morte por necrose hepática. Estima-se que 150mg por cada kg do cão possa ser uma dose letal.

3 - Álcalis. O tão conhecido amoníaco, lixívia, soda cáustica. Qualquer um destes ingeridos pelo nosso cão podem provocar a morte em 24h. A ingestão provoca queimaduras nas mucosas do tracto digestivo: boca, esófago, estômago intestino e cólon.

4 - Bolas de Naftalina. A naftalina atinge directamente o fígado aquando da ingestão e afecta o sistema nervoso central, provocando vómitos e convulsões.

5 - Amaciadores de Roupa. Ainda que todos os detergentes possam ser tóxicos, os amaciadores estão no topo da lista. Contêm componentes comuns ao que se encontra nos germinadas. Podem provocar igualmente vómito, hipersalivação, queimaduras na boca e convulsões.

6 - Colutório. Os tão conhecidos e utilizados líquidos de higiene bucal contêm ácido bórico que são altamente tóxicos para o organismo do cão, provocando igualmente vómito e convulsões.

7 - Anticongelantes. Afectam a função renal e morrem muitos cães com este tipo de envenenamento. Por terem um cheiro e sabor agradáveis, os cães dificilmente lhes resistem.

8 - Branqueadores de Roupa. Compostos por fortes percentagens de cloro, obviamente, a ingestão dos mesmos é galantemente letal.

9 - Caroços de Frutas. Muitos caroços ou sementes de frutas podem ser letais para os cães. Umas por serem tão grandes que obstruem as vias respiratórias e outras porque são simplesmente tóxicas, como os de pêssego e damasco.

10 - Plantas. Tal como nas frutas, há plantas tóxicas para os cães e outros animais: tomate, espinafre, azálea, abacate açafrão de outono (folhas), erva-moura, beladona, cicuta, mamoneira e lírio do vale.
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Responder

Voltar para “Bulldog Inglês”