Estalão da Raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bulldog Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

Responder
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

quinta mai 22, 2008 12:36 am

Retirei este texto do site dos criadores do afixo "Estrelas do Montado", cuja descrição parece-me bastante completa, portanto aqui fica o texto e o respectivo link para quem quiser consultar:

Estalão:
CARACTERISTICAS: A seu aspecto sugere determinação, força e actividade.

TEMPERAMENTO: Esperto, valente, fiel, corajoso, de aspecto feroz mas de índole afectuosa.

APARENCIA GERAL: Cão de pelagem curta e lisa, robusto e baixo, atarracado, largo, possante e compacto. Apesar da cabeça ser massuda e relativamente grande para o seu tamanho, característica alguma pode sobrepujar as demais ao ponto de prejudicar a assimetria geral, tornar deformado o aspecto do cão, ou interferir na sua movimentação.
O focinho é curto, largo, roboidal e ascendente. O tronco é bem estruturado, os membros robustos com musculatura bem desenvolvida e rígida. Os posteriores são longos e fortes, um pouco mais leves que os poderosos anteriores que são mais curtos e musculosos. A fêmea é menor e menos corpulenta que o macho.

CABEÇA E CRÂNIO: Crânio de perímetro extenso, cuja a medida (obtida à frente das orelhas), deve ser igual à altura do cão do chão à cernelha. Visto de frente, parece ser muito alto do canto posterior da mandíbula ao topo do crânio, que é largo e simétrico. As bochechas são arredondadas e a distancia entre elas, é maior que a distancia entre os cantos distais dos olhos. Visto de perfil a cabeça parece alta e de desenvolvimento moderado. As arcadassuperciliares são proeminentes, largas, altas e simétricas e entre os olhos
forma-se um degrau amplo e profundo. Do stop segue um sulco sagital largo e
profundo até ao meio do crânio, que poderá prosseguir até ao topo. Uma ruga curta, faceando desde a frente dos ossos malares até ao nariz. O focinho é
curto, largo, arrebitado e muito profundo desde o canto dos olhos até á comissura labial. Trufa e narinas bem desenvolvidas, largas e pretas (jamais cor fígado, vermelho ou castanho). A ponta da trufa é direccionada para os olhos. A distância do canto proximal dos olhos (ou do centro do stop, entre os olhos) à extremidade da trufa é maior que a distância da extremidade da trufa à
borda do lábio inferior. Entre as narinas, grandes e largas, existe uma linha recta vertical bem definida. Os lábios superiores são espessos, largos, pendentes e bem profundos, cobrindo completamente apenas as faces laterais damandíbula, sem cobrir a face anterior. Na frente, os lábios superior e inferior tocam-se, cobrindo inteiramente os dentes. As mandíbulas são: largas, massudas e simétricas, projectando-se a inferior consideravelmente à frente da superior
(prognata) curvando-se para cima. Visto de frente a silhueta das faces ésimétrica ao plano médio longitudinal.

OLHOS: Redondos, tamanho médio, inseridos baixo, no plano da pele e bastante afastados das orelhas. Visto de frente, os olhos e o stop ficam na mesma recta perpendicular ao sulco frontal. Apesar de bem afastados, os cantos distais permanecem dentro da silhueta das bochechas. De cor escura (quase preta), quando direccionados para a frente a esclerótica (branco do olho) permanece oculta.

ORELHAS: De inserção alta, ou seja, visto de frente, o bordo anterior de cada orelha, junta-se com o contorno do crânio de tal forma que as orelhas fiquem bastante afastadas e tão distantes dos olhos quanto possível. Pequenas e finas, o porte correcto das orelhas é em rosa, isto é, o bordo anterior dobra-se para trás e descansa no pescoço, mostrando parte da face interna do pavilhão auditivo.

BOCA: A mandíbula larga e nivelada com seis incisivos alinhados entre os caninos, que ficam bastante afastados. Grandes e fortes, ficam ocultos quando a boca está fechada. De frente a mandíbula é nivelada.

PESCOÇO: De comprimento médio (mais para curto, do que longo), muito grosso, profundo e forte. Linha superior bem adequada com pele grossa e solta em abundância e enrugada na região da garganta, formando uma barbela de cada lado,desde a mandíbula até ao antepeito.

ANTERIORES: Ombros largos, inclinados, profundos, poderosos e musculosos, parecendo terem sido acrescentados ao tronco. Antepeito amplo, secção redonda e muito profundo, desde a cernelha até á sua parte mais estreita onde se une o esterno, descido entre os membros. Após a cinta torácica, é redondo de diâmetro grande, com as costelas bem arqueadas. Membros bastante afastados, bem desenvolvidos, robustos, fortes, e tão musculosos que mostra o contorno arqueado, apesar dos ossos serem grandes e rectos, sem curvas ou arqueamento; curtos, em comparação aos posteriores, sem que o dorso pareça longo ou prejudique a movimentação. Cotovelos baixos e afastados das costelas. Metacarpos curtos, rectos e fortes.

TRONCO: Visto de frente, peito largo e secção redonda; de perfil proeminente e profundo; linha superior curta; largo na cernelha, relativamente mais estreito no lombo. Dorso levemente descendente após a cernelha (parte mais baixa), depois ascendente atingindo o ponto mais alto na garupa, para descer até á raiz da cauda, em curva brusca, fazendo um arco característico, típico da raça. Costelas bem arqueadas e anguladas para trás. Linha inferior esgalgada, em
musculatura rígida.

POSTERIORES: Membros longos e musculosos, proporcionalmente maiores que os anteriores, elevando ligeiramente o lombo. Jarretes curvos e levemente angulados. Membros longos e musculosos, de estrutura alongada do lombo aos jarretes curtos, rectos e fortes. Joelhos redondos com discreto desvio para fora. Os jarretes, como consequência aproximam-se um do outro e as patas sofrem um discreto desvio para fora.

PATAS: As anteriores rectas e discretamente voltadas para fora ; de tamanho médio e moderadamente arredondadas. As posteriores redondas e compactas, dígitos compactos e grossos, bem separados, com hipertrofia articular.

CAUDA: Inserção baixa, nascendo saliente e recta, para depois fazer uma curva para baixo. De secção redonda, lisa, sem franja ou pelos ásperos; comprimento médio, mais para curta do que para longa; grossa na raiz, afinando rapidamente, até uma ponta fina. Portada para baixo, sem evidente curva para cima na ponta. Jamais portada sobre o dorso.

MOVIMENTAÇÃO: Andadura particularmente pesada e travada a passadas curtas e rápidas na ponta das patas, sem elevar os posteriores, como se as arrastasse no chão, e com uma das escápulas sempre avançada.

PELAGEM: De textura refinada, curta, densa e lisa (parece dura, apenas por ser curta e densa (o pêlo não é de arame).

COR: Pelagem unicolor, com ou sem focinho preto ou máscara. Todas as cores são uniformes (puras e brilhantes); vermelho em suas diferentes tonalidades, fulvo, fulvo claro, tigrado, branco ou com marcação branca sobre qualquer das cores precedentes. As cores preto, ou preto malhado, são indesejáveis.

PESO: 25 quilos para o macho e 22,7 quilos para a fêmea.

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizada na exacta proporção da sua gravidade.

NOTA: Os machos deverão ter dois testículos de aparência normal, completamente descidos na bolsa escrotal.



Em http://estrelasdomontado.no.sapo.pt/bulldogs.htm
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Responder

Voltar para “Bulldog Inglês”