Alojamento de Ratazanas

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Ratazana Doméstica! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: ruyromao

Responder

Que alojamento preferem para as vossas ratazanas?

Gaiolas de Arame
45
94%
Gaiolas de Plástico
1
2%
Aquários
2
4%
 
Total de votos: 48
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado abr 18, 2009 12:44 pm

Ontem ao escrever no meu blog pus-me a ler vários sites e blogs sobre alojar ratazanas e fiquei curiosa para saber qual o vosso alojamento preferido (acho que o meu está obvio).

A informação que pesquisei:

Gaiolas de Arame
São as mais adequadas às necessidades das ratazanas, principalmente se tiverem vários níveis, estimulando-as a trepar e exercitar-se. São ventiladas e permitem ao animal ver e cheirar o que o rodeia. As barras facilitam que se pendure objectos como casas e hammocks, tornando a gaiola mais agradável para a ratazana.

Gaiolas de Plástico
Nas gaiolas que são completamente de plástico o problema de ventilação mantém-se. Além disso, tanto nessas como nas que são de plático alternado com barras de arame, as ratazanas conseguem roer o plástico e possivelmente escapar. Há-que ter em conta ainda que estas gaiolas são pensadas para pequenos roedores como gerbos e hamsters… Tornam-se demasiado pequenas para uma ratazana.

Aquários
Os aquários podem ser um alojamento adequado a várias espécies de roedores, mas não a ratazanas. As paredes de vidro impedem a circulação de ar, o que resulta na concentração do amoníaco presente na urina. Isto vai tornar o cheiro pior e afectar bastante a saúde do animal. No Verão o calor dentro do aquário pode tornar-se insuportável, e sem níveis ou barras as ratazanas não têm oportunidades para trepar.

P.S Isto não é uma citação, mas uma compilação da informação obtida em váios sites (todos em inglês). Sou apenas uma curiosa, toda a informação que me poderem dar, fruto de experiência, é muito bem vinda :wink:
Siwain
Membro
Mensagens: 160
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Localização: Rattus Norvegicus: Emil, Oliver, Boris, Chuck.
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

quarta abr 22, 2009 1:05 am

Descreveu muito bem as possibilidades. Eu uso uma gaiola de arame para furões, mesmo pelas características que descreveu, e pelo tamanho da gaiola.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta abr 22, 2009 1:48 am

E que mansão que é a sua gaiola!... Vi as suas fotos e é mesmo fenomenal ^_^
Um dia também vou fazer uma assim!... :P
Siwain
Membro
Mensagens: 160
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Localização: Rattus Norvegicus: Emil, Oliver, Boris, Chuck.
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

quarta abr 22, 2009 4:09 pm

Suponho que a gaiola que viste era a de madeira; essa agora serve de habitação para um hamster sírio que adoptei há aproximadamente um ano.

De momento os meus sortudos estão a viver numa "Ferret Nation" de dois pisos.

Imagem

E esta é a minha gaiola. Peço desculpa pela falta de qualidade!
Imagem

Muito mais espaçosa e bem mais fácil de limpar. A gaiola de madeira absorvia demasiada urina e era muito complicada no que tocava a limpezas. Por isso acabei por comprar a FN de Espanha, limpei a gaiola de madeira com lixívia, pintei-a toda e mudei o hamster lá para dentro, que é bem mais higiénico do que as minhas ratazanas: urina sempre no mesmo sítio.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta abr 22, 2009 5:26 pm

Na verdade tinha visto as duas ^_^
Muito boa, sim senhora :D
E boas fotos de exemplo, tenho de acrescentar no blog a foto duma gaiola grande destas.
Spotsrat
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 06, 2011 1:18 pm

terça fev 08, 2011 7:50 pm

Eu vou comprar uma de plastico e inventar algo para fazer ventilação. Pois agora vou ter 2 ratz e a gaiola de arame que tenho é demasiado pequena.
Queria uma de arame grande, mas são muito caras e como sou novita ainda nao tenho dinheiro para isso (A)
Skylie
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sábado jul 09, 2011 11:46 pm

domingo jul 10, 2011 1:04 am

Onde é que compraste a tua gaiola da Ferret Nation?????
tonincha
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado set 18, 2010 3:56 pm

quarta set 14, 2011 11:40 am

Ola eu sou a Luana e também tenho ratazanas, aliás 3. Agora em relação ao melhor alojamento para mim são as 3, depende da ocasião que preferir. Por exemplo os Aquários permitem uma melhor visualização mas se nao tiver tampa podem escapar ou então se tiver tampa pode se transformar num local demasiado quente, se for uma gaiola de arame ou de plástico você pode treina-la melhor porque tem portinha e se puder puderam sair cá pa fora quando quiserem. Esta é a minha opinião, espero ajudar-te :wink:
Responder

Voltar para “Ratazana”