Alimentação e peso

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Terra Nova! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: YolaeFifi

Responder
nscosta
Mensagens: 5
Registado: segunda out 13, 2008 8:58 am

quarta nov 26, 2008 4:03 pm

Viva!

Sou 'pai' recente de um Terranova (tem agora 3,5 meses) e gostaria de saber qual a ração que dão aos vossos Newfys e como foi a evolução do peso deles.

O Balu come Royal Canin Babydog e tem agora cerca de 18 kg, o que significa que está um bocadinho abaixo da curva apresentada pela RC, mas o treinador até acha que ele está gordito.
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta nov 28, 2008 5:01 pm

Olá nscosta e parabéns pela aquisição do Balú! :D

Se está a dar uma RC a Babydog é perfeita e deve dar a gama Giant ou Maxi. Está a dar uma dieta correcta.

A partir dos 4 meses já pode introduzir uma Júnior, da mesma gama.


Eu sou da opinião que nesta altura da vida deve-se ter atenção em dar a comida correcta, pois é uma fase de crescimento. isto até aos 2 anos.

Eu pessoalmente não meço doses. Os meus cães comem à descrição pois são cães calmos a comer, sem serem ''sôfregos'' e comem apenas o que lhes apetece, e fazem os seus horários. No entanto, num cachorro isto pode não funcionar e podem comer demasiado.

Quanto a curvas de peso/idade, também nunca me fiei por aí. Temos de ter em conta um pouco o nosso instinto de ver se o cão está magro ou gordo, se tem energia ou está apático... etc
Cada cão é um cão e não devemos esquecer que as listas, quadros e estatísticas apresentam valores médios. Se tiver dúvidas não há nada como visitar o veterinário, de certeza que não lhe cobre consulta. Poderá lá ir para o pesar todas as semanas se isso lhe for possível. Além disso essas visitas têm triplo objectivo: além de controlar o estado dele, as visitas ao vet sem consultas são importantes pois ajudam na socialização e fazem o cão aperceber-se que o vet não é um bicho papão e cada vez que lá vai é para ''tortura'' ;)

Eu já dei variadas marcas de ração, mas no início de vida, como o meu tem 11 anos, cá em casa os animais eram alimentados a comida caseira (feita para eles, e não restos!), muito por desconhecimento. Não aconselho, pois além dar uma trabalheira a fazer, fica mais caro (pelo menos para um cão deste tamanho!) e podemos correr o risco de não dar o equilíbrio correcto de nutrientes.

opte sempre por uma ração premium a super premium, mas não precisa de ser a marca mais cara e mais conhecida, há por aí muita boa ração desconhecida ;)
nscosta
Mensagens: 5
Registado: segunda out 13, 2008 8:58 am

sábado nov 29, 2008 9:35 am

YolaeFifi,

Muito obrigado pela sua resposta!

Efectivamente o Balu é um cachorro muito energético e não apresenta qualquer problema de saúde. A veterinária dele é uma amiga por isso é sempre mais fácil visitá-la e ela visitá-lo a ele.

Quanto à opção pela Royal Canin (Giant) foi uma consequência lógica da pesquisa que fiz, antes mesmo do Balu chegar a casa. O preço não é importante, mas sim a qualidade da alimentação dele. Se tiver alguma sugestão sou todo ouvidos.

:)
Responder

Voltar para “Terra Nova”