a velhice

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Terra Nova! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: YolaeFifi

Responder
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta jan 16, 2009 4:47 pm

Neste momento o meu rapaz, que já é um senhor, vai a caminho dos 12 anos.

Estou, portanto, a viver a ultima fase da vida do meu cão. não é o primeiro cão que tenho até à velhice, mas é certamente o que mais me marca.

Neste momento a maior dificuldade dele é a locomoção. Como cães grandes que são, o peso nas articulação não perdoa e custa-lhe andar e principalmente subir as escadas.

O que me faz mais impressão é quando ele cai. vai-se abaixo das canelas!

às vezes quer brincar e não consegue.... já está a tomar condroprotectores, mas é só para o aliviar. A artrose é progressiva e não há maneira de curar.

Outras coisas que tenho reparado é no comportamento. Está tão refilão!!! ladra por tudo e por nada, acha que ouve coisas e ladra, já não respeita se é de noite... e na rua despista-se um pouco, perde noção de onde está e tenho de estar sempre em cima dele.

Além disto são os problemas de pele que nunca teve. não se consegue descobrir o que é. já andou em dermatologistas e tudo. só passa com antibiótico mas depois volta....

O pêlo perde força e brilho, os olhos estão mais baços, mas continua a ser o MEU cão!!

Partilhem aqui a vossa experiência da velhice dos vossos cães, qualquer uma, e eu vou dando notícias do Johnny Bravo ;)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 16, 2009 6:00 pm

Yola, se acompanhaste a história do meu Ajax sabes que nesta fase só os condroprotectores não chegam para aliviar o teu cão... A artrose é progressiva, incurável mas há paliativos. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo jan 18, 2009 1:03 am

dinodane Escreveu:Yola, se acompanhaste a história do meu Ajax sabes que nesta fase só os condroprotectores não chegam para aliviar o teu cão... A artrose é progressiva, incurável mas há paliativos. :wink:
sim, tenho noção disso, e como deves calcular, ele é seguido ;)

a idade pesa e já vai com uma bela escala: quase 12 (pelas nossas contas, podem até ser mais)

os problemas de pele também são uma chatice... aqui segue uma foto tirada em fim de Novembro na altura que ele estava pior

Imagem

já foram feitos testes directos na pele, já foi visto por vets especialistas em dermatologia, já foram feitas várias análises sanguíneas.... eu sei lá. já está com outra ração para ver como reage.

tomou um antibiótico e passou, mas passado umas semanas voltou, e agora obviamente não posso dar mais ab, mas já está com duas zonas afectadas, uma no tórax e outra junto ao ânus (local onde já tinha aparecido na 1ª vez)
não é insuficiência renal, nem cushing nem leish....

alguém já passou pelo mesmo?

estava a pensar comprar medicação para dermatite atópica, mas não tenho dinheiro nem para os testes nem para essa medicação.......
Responder

Voltar para “Terra Nova”