Duvida aquecimento e iluminação terrário

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Gecko Leopardo! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: trustz

Responder
RuiFragoso
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jan 14, 2013 12:05 pm

terça fev 12, 2013 9:28 am

Bom dia,

Ah cerca de duas semanas comprei um gecko leopardo onde o mantenho num aquario de 50 cm com aquecimento por cabo.
Pretendo agora fazer um terrario em madeira 60x40x40 mas tenho duvidas quanto ao aquecimento e iluminação.
1- o cabo de aquecimento que tenho agora tem 4,5 mts com uma potência de 25 W chegando aos 34ºC sem termostato. Será que dá para colocar no terrário e ter temperaturas a rondar os 32ºC ou uma lâmpada de cerâmica é malhor?

2- o terrário vai ficar na sala que tem iluminação natural mas pouca e com o terrário em madeira ainda vai ser pior. Que tipo de lâmpadas aconselham para o ciclo dia/noite?

Cumprimentos
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

terça fev 12, 2013 3:20 pm

Relativamente a temperaturas, podes usar uma lâmpada de cerâmica de baixa potência, ligas a um termóstato que controla a temperatura na zona quente e está resolvido.

O cabo também é uma opção mas num Terrario de Madeira precisas de colocar algo por cima do cabo, como um vidro por exemplo.

Quanto ao ciclo dia/noite, podes simplesmente deixar a janela aberta turante o dia, mesmo que seja menos luz do que terias com uma lâmpada é o suficiente para o gecko estar bem, eles até preferem o escurinho :)

Para iluminar o Terrario qd o quiseres ver melhor Podes instalar uma pequena lâmpada tubular daquelas baratinhas que se vendem prontas a usar em qualquer lado ".
Ricardo Leitão
Calsonic
RuiFragoso
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jan 14, 2013 12:05 pm

terça fev 12, 2013 3:56 pm

Boa tarde,

Desde já agradeço a sua resposta. Para um terrário de 60x40x40 qual a potência da lâmpada de cerâmica que aconcelha?

Em relação ah iluminação secalhar vou meter uma lâmpada tubular de leds que tenho aqui para casa.

Tenho uma duvida existêncial que gostaria que me esclarecesse. A lâmpada d cerâmica tem de ficar sempre ligada, certo? se assim for durante a noite o gecko poderá não sair da toca pois poderá pensar que é de dia. Corrija-me se estou enrrado?

Cumprimentos
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

terça fev 12, 2013 10:50 pm

A Lampada de cerâmica não emite luz, são lampadas apenas de aquecimento e que devem estar sempre ligadas a um termostato (tal como qualquer outra fonte de aquecimento)
Ricardo Leitão
Calsonic
RuiFragoso
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jan 14, 2013 12:05 pm

quarta fev 13, 2013 12:33 pm

Bom dia,

Agradeço os vossos comentários pois têm sido uma ajuda preciosa.

Em principio vou optar por uma lâmpada de cerâmica para por num dos lados em vez de o cabo de aquecimento ligado ao termostato que tenho.

Para a iluminação ocasional vou utilizar uma tubular de leds de 6w que utilizava no aquário.

Para um terrario de 60x40x40 quantos watts a lampada de cerâmica deve ter?

Cumprimentos
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta fev 13, 2013 3:07 pm

45W penso que chega. mas o termostato é muito importante para manter a temperatura certa, caso contrário até a lampada mais fraca pode ser perigosa.
Enviei Mensagem Privada com link para comprar um termostato adequado.
Ricardo Leitão
Calsonic
RuiFragoso
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jan 14, 2013 12:05 pm

quarta fev 13, 2013 3:24 pm

Boa tarde,

Obrigado pelas respostas.

Que marca de lâmpadas aconselham?

Rm relação ao termostato por agora vou ficar com o prodigy que tenho l e que me tem dado bons resultados.

Cumprimentos
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quinta fev 14, 2013 1:42 am

A marca não é importante. As de marcas próprias para répteis costumam ser muito caras e fazem o mesmo. qualquer lampada de marca branca cumpre bem a sua função

Enviei mensagem privada com links
Ricardo Leitão
Calsonic
RuiFragoso
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jan 14, 2013 12:05 pm

quinta fev 14, 2013 4:28 pm

Boa tarde,

Hoje vou pedir orçamento para a madeira e os vidros e vou dando novidades.
Membro trustz, vi a sua mensagem privada e agradeço ter enviado o link. Em prencipio vou mandar vir dai ou de outra loja que é o mesmo preço.

Cumprimentos

Rui Fragoso
Responder

Voltar para “Gecko Leopardo”