Gecko Leopardo

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Gecko Leopardo! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: trustz

Responder
RezV
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 28, 2009 2:04 am

domingo jun 28, 2009 2:10 am

Boas, actualmente estou indeciso entre adquirir um Pandinus Imperator e um Gecko Leopardo.

Gostaria de saber :

- Qual o tamanho do terrário indicado para um Gecko

- com que frequencia alimentá-lo

- o tipo de substracto (vi em muitos casos areia, será recomendado??)

- temperaturas e se recomendam ou nao a pedra de aquecimento

- tipos de esconderijos, ornamentação e outras coisas que achem importante referir.

Desde já obrigado pelo tempo tomado.
Stark
Membro
Mensagens: 158
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

domingo jun 28, 2009 10:55 am

Boas,

- Para só um gecko, 60x45x45 está bem

- Ao que me parece depende do animal, do estado deste (se está stressado ou em muda come menos, por exemplo), e da alimentação (mas deixa vir o resto do pessoal dar opinião que eu ainda não tenho gecko)

- A areia não é de forma alguma recomendável pois provoca impactação intestinal (papel de cozinha é o melhor)

- temperaturas diurnas na zona mais quente devem ser de 30/32º e durante a noite baixar para os 26/28º (deve ser criado um gradiente de temperatura no terrário). Nunca usar pedras de aquecimento pois podem queimar o animal (lâmpada de cerâmica ou tapete de aquecimento são as melhores opções).

- 3 esconderijos, um deles húmido, para facilitar a muda. A ornamentação depende de cada um (deve haver bom senso, como em tudo, para que esta não possa ferir nem causar stress ao animal..)

Espero ter ajudado :)

Mas com um pouco de pesquisa (até bastava aqui no fórum) tinhas conseguido as respostas às tuas perguntas...

Lê a care-sheet do Ricardo e do Pedro em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=62443 (está bastante elucidativa e chega para os básicos) :wink:

Cumps
C.R.
RezV
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 28, 2009 2:04 am

domingo jun 28, 2009 1:54 pm

Boas.

- Quanto custa em média um terrário dessas dimensões ??

- Os tapetes de aquecimento tem alguma espécie de dispositivo de modo a controlar a temperatura e poder baixá-la á noite, ou tem de se andar sempre a desligar de xis em xis tempo.

- Como mantenho um dos esconderijos húmido, certamente o coloco na parte "fria" do terrário mas como consigo que fique húmido ?

- É preciso alguma espécie de documentação para possuir um gecko ?


Obrigado
Stark
Membro
Mensagens: 158
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

domingo jun 28, 2009 5:20 pm

- Depende muito do que queres, do material, se o constróis tu ou se compras, etc. Mas é um investimento para rondar os 150€ (com bons negócios e falando de terrário de vidro com tudo necessário)

- Existem cronotermostatos que te permitem gravares na memória esse tipo de ciclo e o fazem por ti

- Quanto ao colocar na parte fria não é bem assim, há quem até coloque na parte quente, depois tinhas era que ter mais cuidado com a humidade criada. Para manteres a toca húmida tens que ter material lá dentro que retenha a humidade (há quem use papel de cozinha absorvente e se dê bem com isso) e ter atenção especial para esse material húmido estar disponível aquando da muda (nota-se bem, eles ficam mais "esbranquiçados").

- Penso que não é necessária documentação nenhuma em especial, mas não sei ao certo, espera por outras respostas..

Já vou pedir a alguém que tenha experiência com eles para vir cá ver se disse alguma asneira (penso que não) e que te saiba esclarecer no que ainda não sei :wink:
C.R.
Stark
Membro
Mensagens: 158
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

domingo jun 28, 2009 5:50 pm

Este link pode ajudar-te também: http://www.leopardgeckowiki.com/

Cumps
C.R.
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo jun 28, 2009 11:08 pm

Num terrário , seja qual for a fonte de aquecimento , necessitas de um termostato para manter a temperatura certa. liga quando fica mais frio e desliga quando fica mais quente do que aquilo que tu queres, no local onde queres.

Pessoalmente uso temperaturas na casa dos 31ºC tanto de dia como de noite, variando obviamente pelas varias zonas dos terrários.

Não necessitas quaisquer documentação para ter um gecko leopardo. apenas responsabildiade.

Não uso quaisquer lampadas de simulação nocturna ou uvb. ( apenas de ceramica ) o ciclo dia/noite, para os meus geckos é o mesmo que para mim. É dia quando o sol nasce e é noite quando o sol se põe.


um terrário em vidro ou em madeira, com as medidas de 75x45x45 é ideal para um gecko leopardo mesmo em estado adulto.
Ricardo Leitão
Calsonic
Stark
Membro
Mensagens: 158
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

domingo jun 28, 2009 11:50 pm

Aí tens a resposta de alguém com bastante experiência no assunto :wink:
C.R.
RezV
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 28, 2009 2:04 am

segunda jun 29, 2009 12:18 am

Muito obrigado a ambos pelas excelentes respostas, fiquei muito esclarecido. ;)
Stark
Membro
Mensagens: 158
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

segunda jun 29, 2009 12:38 am

"Sempre às ordens" :) qualquer coisa, não hesites...

Mas investe bem na pesquisa, há bastante para aprender :wink:
C.R.
RezV
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 28, 2009 2:04 am

segunda jun 29, 2009 12:43 am

Pois como eu estava indeciso, vim me informar tambem um pouco para ver qual se insere mais no orçamento, eu por mim tinha os dois mas há que poupar. xD
Responder

Voltar para “Gecko Leopardo”