Novos Geckos / Novo Terrário

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Gecko Leopardo! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: trustz

Responder
FrankieGecko
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am
Localização: Répteis

sexta nov 06, 2009 10:48 am

Saudaçoes Amigos. :wink:

Crio este post para me apresentar e expor desde já algumas questoes.
Desde sempre fui muito apaixonado por réptéis, mantenho e tenho ainda tartarugas desde muito pequenos, sempre tentando procurar saber mais e mais sobre como cuidadar e manter estes seres tão especiais (réptéis).
Agora que tenho as minhas tartaruguinhas bem instaladas, resolvi adquirir um gecko dourado. Tenho-o há uns 4 meses, e recentemente, esta semana comprei este casal de leopard geckos.

Aqui ficam umas fotos dos meus novos companheiros

Imagem

O machito: VENOM

Imagem

A fêmea: KITTY

Imagem


Espero que gostem e comentem estes bonitos exemplares :wink:


-------------------------------------------------------------------------------------

Agora....a nova casinha... ReptileDen

Caros Reptilekeepers, estou interessado e a necessitar de boas e muitas ideias vossas para o meu novo terrrário de Geckos Leopardo.
Mantenho o casal de geckos leopardo neste terrário anteriormente habitado por um Vietname Golden Gecko.

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que comentem também este, pois sei que mesmo para provisório tenho de mudar bastantes coisas nele. :?

Voltando à verdadeira questão deste post…

Ontem perdi a cabeça e comprei este Terrário da Terratlantis com as medidas de 90x45x65, assustados com as medidas? Vejam o tamanho…

Imagem

Imagem

Aqui esta só para compararem o tamanho

Imagem

Aqui já no seu definitivo sítio, com o móvel

Imagem

É enorme...Até aqui tudo bem, só que agora preciso de ideias para aproveitar todo este espaço e fazer algo criativo :wink:
Pretendo usar algum do espaço em altura num dos lados para aproveitar melhor a altura do terrário, mas as minhas verdadeiras questões são:

1. Qual o substrato que devo usar aqui?? Gosto de areia nos terrários, mas pelo que pesquisei não é nada bom para os animais, nem se parece nada com o verdadeiro habitat deles, já que estes são encontrados na natureza em zonas mais rochosas.
Não querendo usar o papel de cozinha como substrato para dar um visual muito mais natural, o que devo usar? Cobrir o fundo com pedras? (cascalho de rio), pedras de xisto?

2. Poderei usar placas de cortiça para certas partes do terrário? Alguém sabe de algum inconveniente em usar cortiça em terrários?

3. Qual a melhor maneira de manter humidade numa zona do terrário? Estava a pensar adquirir uma cascata, ou fazer uma eu mesmo, ter um laginho e uma pequena cascata num canto mais alto no aquário ajudará a manter e estabilizar a humidade na zona mais fresca do terrário??

4. Alguém com ideias para usar a altura do terrário num dos lados?
Agradeço desde já se me poderem ajudar nestas minhas dúvidas e espero que me acompanhem neste projecto, quero criar um bom Terrário para os meus lindos animais.

Cumps, e obrigado
Última edição por FrankieGecko em terça nov 17, 2009 10:41 am, editado 1 vez no total.
FrankieGecko
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am
Localização: Répteis

terça nov 17, 2009 10:21 am

Olá a todos, apesar de não ter tido muita ajuda da vossa parte, resolvi aprofundar as minhas pesquisas sobre as minhas dúvidas e deitei mãos à obra, pois precisava de um terrário novo com urgência.

Comecei pelo painel de fundo do terrário. Optei por uma imagem de um deserto rochoso pois acho que tem mais a ver com o ambiente natural dos Geckos Leopardo. Foi só medir, cortar certinho e como podem ver nas imagens seguintes colei o painel de fundo à parte traseira do terrário. Usei cola de dupla face e é só colar com jeitinho para que não fiquem bolhas de ar e dobradelas no papel.

Imagem

Imagem

Imagem

Assim ficou o aspecto final do terrário com o papel de fundo e o tapete de aquecimento já colado na parte inferior do terrário.

Imagem

PS: Não imagino terrários/aquários sem papel de fundo…acho que dá muita cor e vida a um terrário um bom papel de fundo. :wink:

Final do 1º dia: Com todos os materiais e equipamentos guardados, primeiro post feito aqui na arca a solicitar vossa ajuda e cansado de um dia de trabalho. :lol:

Imagem

2º dia: Ainda mais cansado do trabalho, mas sempre disposto a meter mãos à obra pelos meus animaizinhos. Passei pela arca há pouco mas ainda nada de ideias para o substrato, nem sugestões para as outras minhas questões. Bem…passei este dia no trabalho a pesquisar sobre qual o substrato a usar num terrário para geckos leopardo. Já sabia por experiência com outros répteis que não devo usar areia, pois os animais ao alimentarem-se podem ingerir esta e ter problemas graves de saúde.
Depois de uma pesquisa e como queria usar algo que fosse pelo menos parecido com areia, resolvi usar este substrato de terrário. Os grãos são de tamanho considerável e como alimento sempre os meus geckos, ou fora do terrário, ou dentro de uma caixa de transporte dentro do próprio terrário, penso que não vou ter problemas em usar este substrato.

Imagem

Quero ocupar cerca de 75% do fundo do terrário com este substrato e o restante para criar esconderijos e tocas húmidas vou usar uma mistura de húmus natural e “coco husk” (não sei bem o que é este último), mas dá um bom aspecto e retém bastante bem a humidade.
Seguem-se as imagens…

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já tenho a instalação eléctrica preparada ( note-se que devido à altura do terrário tive de fazer extensões para todos os equipamentos eléctricos ).

Imagem

3º dia: Como já tinha dito aqui neste tópico precisava de ideias para usar a altura do terrário na parte mais húmida…após vasta pesquisa de fotos de terrários, tanto aqui no fórum, como em outros, Google, youtube, outros fóruns, etc. tive esta ideia de criar umas “plataformas”, onde depois poderia colocar tocas, cascatas, decoração, etc.… e assim começou o trabalho:

Imagem

Posição da cascata no “TopRow”, para dar mais forma e ter depois fácil manutenção da cascata, pois assim com estas placas de cortiça que cortei à medida a cascata fica completamente amovível sem que estrague depois a decoração quando tudo estiver pronto.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui já com a cascata e uma primeira previsão do aspecto final que o terrário vai ter.

Imagem

Imagem

Uns últimos ajustes na decoração:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

4º dia: E finalmente pronto e a testar gradiente de temperatura e humidade no terrário para acolher novos moradores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

-------------------------------------------------------------------------------------

RESUMO MATERIAIS & EQUIPAMENTOS USADOS :

TERRÁRIO “TERRATLANTIS”

Imagem

PAPEL DE FUNDO “DESERT”

Imagem

Heat mat XL REPTISELVA

Imagem

REPTILE HEATING ROCK

Imagem

REPTI SELVA CLAMPING LAMPS

Imagem

LAMPS, CERAMIC HEATERS, NIGHT BULBS, AND SUN GLOW’S LAMPS

Imagem

DECORAÇÃO ETC.
TRONCOS E CAVERNAS:

Imagem

Imagem

ALIMENTADOR DE GRILOS:

Imagem

Gosto de usar este acessório, mas nunca directamente no terrário onde tenho areia como substrato, uso-o sim, mas numa caixa de transporte que meto dentro do terrário quando estou a alimentar os geckos.

REPTILE DEN:

Imagem

Imagem

Imagem

Pessoalmente adoro este acessório, eu e o meu gecko leopardo macho, o Venom, ele adora estar lá e não deixa a fêmea permanecer lá muito tempo, ao mesmo tempo consigo vê-lo sempre que quero, muitas vezes sem sequer o acordar durante o dia.

WATERFALL:

Imagem

Imagem

Resolvi usar uma cascata no terrário somente pelo aspecto, mas espero que esta ajude a manter níveis de humidade naquela zona do terrário, sem substituir as “regadelas” diárias no substrato húmido. Quero depois fazer um upgrade desta cascata para poder criar um maior reservatório de água e adaptar a esta fonte um fogger que vai ser ligado durante uns minutos todas as manhas para simular uma espécie de nevoeiro.

Imagem

Gostaria que me ajudassem com pormenores e dicas para eu poder melhorar o meu terrário ainda mais, digam-me o que acham das diferentes zonas que tenho no terrário e as melhorias, modificações que poderei realizar. O meu ponto mais quente no terrário “basking spot” tenho durante o dia cerca de 32º e durante a noite desce para o 27,1º, na zona húmida tenho algumas tocas, será suficiente assim? Consigo manter cerca de 67% de humidade nessa área. Estarei num bom caminho para uma vida feliz dos meus novos companheiros?

:VIDEOS:
Malta, aqui vos deixo um vídeo em resumo da construção e aspecto final do terrário, vejam o vídeo para verem todos os detalhes.

LINK ->
http://www.youtube.com/watch?v=g_YgZfUHhqc
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda fev 15, 2010 5:54 pm

Bem Frakie,. Material é coisa que não te falta, bem como jeito para as decorações.
Boa sorte
Ricardo Leitão
Calsonic
RENAT0
Membro Veterano
Mensagens: 517
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
Localização: GECKO LEOPARDO
DRAGÃO BARBUDO

terça abr 06, 2010 11:32 am

Tens noçao, que isso vai dar um trabalhao dos diabos pa limpar....

Mas sem tirar merito.. o terrario esta muito bonito, nao poupaste em material.. pareces dedicado xD

continua assim, e boa sorte com os geckos


cumprimentos
Pyro
MEK108
Mensagens: 5
Registado: segunda ago 30, 2010 5:06 pm

segunda set 27, 2010 10:59 pm

Parabéns tá mesmo muito bonito , uma obra de arte.
turtleboy4
Membro
Mensagens: 77
Registado: sábado nov 06, 2010 5:16 pm

domingo nov 14, 2010 9:49 am

É bom ver pessoas empenhadas em dar aos seus repteis as melhores condiçoes.
sofbot
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: terça dez 21, 2010 2:49 pm
Localização: duas gatas, um perdigueiro, uma gecko leopardo, uma tartaruga corcunda do mississipi e um coelho

terça mai 03, 2011 4:54 pm

Bem, que terrário espectacular!! :D

Gostei muito da cascata, acho que foi uma bela adição ao terrário! Como estão os bichinhos a esta altura? Há alguma coisa que tenhas mudado com o tempo?
burn3r
Membro
Mensagens: 162
Registado: domingo out 31, 2010 3:11 pm

quinta jul 28, 2011 4:28 pm

Parabens ficou mesmo muito bonito.
Grande trabalho.

Nao aconcelho é a rocha de aquecimento.
Responder

Voltar para “Gecko Leopardo”