Como manter Geckos Leopardo

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Gecko Leopardo! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: trustz

Responder
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda dez 20, 2010 6:43 pm

Imagem

Como manter Geckos Leopardo
Noções básicas

Introdução
Os Geckos Leopardo (Eublepharis macularius) têm sido criados em cativeiro há mais de 30 anos e hoje é um dos lagartos mais comuns no mundo da herpetocultura. Estes animais podem apresentar diferentes cores, padrões e tamanhos. É um animal de manutenção relativamente fácil e acessível que pode viver mais de 20 anos.

Tamanho
Em adultos os Geckos Leopardo costumam atingir entre os 20 e os 25cm de comprimento. Alguns exemplares das linhagens Giant (gigante) podem atingir cerca de 30cm.

Temperamento
De uma forma geral os Geckos Leopardo são animais com um temperamento fácil e reagem bem ao manuseio. Habituam-se ao seu tratador podendo facilmente comer de uma pinça ou até mesmo directamente da sua mão.
Ao manusear o seu gecko deve ser o mais gentil possível e fornecer-lhe sempre uma boa forma de apoio para este se sentir seguro quando está a ser manuseado. Falando de animais é impossível ter 100% controlo sobre tudo o que com eles se relaciona, deve estar sempre atento pois o gecko pode saltar da sua mão. Em algumas situações é preferível deixar o animal cair do que agarrá-lo pela cauda pois esta pode soltar-se facilmente. Se a cauda cair volta a crescer mas com um aspecto diferente (regenerado).

Terrário
O setup deve ter espaço suficiente para colocar 2 ou 3 esconderijos e ainda proporcionar ao animal algum espaço livre para se movimentar e colocar os recipientes de comida e água.
Para manter um ou dois exemplares adultos (nunca dois machos) recomendamos um terrário com uma largura entre os 60 e 80cm, no entanto é possível manter estes animais em setups de dimensões inferiores.
Para um exemplar bebé/jovem é recomendado um espaço inferior a 60cm de largura.

Substracto
O substracto deve ser o mais seguro possível tendo em conta os hábitos destes animais.
Use como substracto Papel de cozinha ou outro substracto liso e seguro como por exemplo toalhas de mesa de papel cortadas com a medida do terrário. Pode também optar por uma base segura feita por si com outros materiais como por exemplo pedras de xisto largas e planas.
Evite areias e substractos soltos que o gecko possa ingerir, entre os possíveis problemas que estes podem causar os mais comuns são a impactação intestinal causada pela ingestão de substracto (muitas vezes mortal) e o "atrofiamento" das mudas de pele causado pela acumulação de areias particularmente na zona dos dedos (poderá perder pontas de dedos ou até mesmo dedos completos).

Tocas/esconderijos
Entre as tocas ou esconderijos que proporciona ao seu animal deve incluir uma toca húmida, esta toca ajudará o seu Gecko a mudar a pele com sucesso e deverá estar entre a zona quente e a zona fria do terrário.
No seu interior deverá conter um substracto húmido como por exemplo Húmus de coco ou até papel de cozinha.

Temperaturas e Iluminação
O terrário deve ter locais de diferentes temperaturas. Deve existir uma zona mais quente a cerca de 30/32ºC (onde se encontra a fonte de aquecimento) e uma zona mais fria na outra extremidade do terrário para possibilitar que o animal faça a termorregulação. Para isso use lâmpada de cerâmica, tapete ou cabo de aquecimento ligados a um termóstato que controlará a temperatura desejada na zona mais quente.
Os Geckos Leopardo são animais de hábitos maioritariamente nocturnos e por isso não será necessário o uso de lâmpadas de iluminação especial. Mantenha o terrário numa divisão da sua casa onde exista uma janela para que o animal possa ter noção do ciclo dia/noite (que neste caso será igual ao seu). Evite que o terrário receba luz directa afastando-o da janela.

Alimentação
Os Geckos Leopardo alimentam-se de insectos vivos. Dê uma alimentação variada à base de baratas, grilos e tenébrio e complete-a com zophobas etc.
Deve ser utilizado regularmente um suplemento vitamínico e de cálcio + Vitamina d3, por exemplo de 3 em 3 dias polvilhado sobre os insectos.
Todo o alimento deve ser criado em cativeiro para evitar parasitas e outros problemas causados pelo mundo exterior, deve por isso comprar o alimento vivo on-line ou em lojas da especialidade e ter sempre alimento disponível para dar diariamente ao seu animal.
Um recipiente com água limpa deve estar sempre presente, certifique-se que usa um recipiente que o gecko não consiga virar.

Dimorfismo Sexual

Um macho
Imagem

Uma Fêmea
Imagem

Escrito por Ricardo Leitão
Ricardo Leitão
Calsonic
Responder

Voltar para “Gecko Leopardo”