EUROPWOLF Escreveu:
Porque é que o assunto nem merece discussão?
Se para a função X a linhagem Y tiver melhores cães, mas no entanto existir um exemplar de outras linhagens que até consegue ser melhor que os da linhagem Y, porque não se recorrer a esse exemplar de outra linhagem?
Quando eu digo que o assunto não merece discussão é porque entendo que cada um têm a sua forma de seleccionar os cães, eu pessoalmente se for adquirir um cão, tenho uma forma de selecção, o EUROWOLF certamente terá outra, o que não invalida que ambos não possamos estar certos na forma como o fazemos.
EUROPWOLF Escreveu:
As linhagens apenas garantem que o cão provém de cães com essas características, nada garante que seja igual aos outros, ou que desempenhe a sua função de igual modo, nem que o cão seja saudável, etc. Tudo varia de cão para cão, daí que eu prefira não ter fanatismo por linhagens, e prefira "qualificar" cada cão independentemente da sua linhagem.
Por exemplo: de uma ninhada (8 a 12 cachorros), quantos vão ser "funcionais" de acordo com as caracteísticas da sua linhagem?
Mesmo os descendentes dos "grandes campeões" que tanta gente venera, quantos cães bons produziram eles em relação aos que não se tornaram bons para essa função? Certamente que foram muitos mais os que não se tornaram tão funcionais como os progenitores, do que os que se tornaram.
Aqui estamos de acordo também não sou apologista do fanatismo pelas linhas de sangue, agora eu pessoalmente dou importância ás linha de sangue como uma filtragem inicial, e depois dentro daquilo que pretendo escolho, o que não invalida que existam outros exemplares que preencham os meus critérios de escolha mas no entanto não significa que vá optar por eles devido á filtragem inicial, tal como se os da linha de sangue que pretendo forem de fraca qualidade por mim podem ficar lá todos.
EUROPWOLF Escreveu:
Não será um pouco radicalismo referir que não houve nenhum blue nose competente?
A história do pit bull não se reporta só às lutas. As lutas por serem moda e legais na altura é que deram aso a que hoje em dia se encontre muita informação sobre elas, seja em revistas da altura, livros da raça, etc.
Por este motivo, ficam esquecidos os animais que trabalhavam nas minas, que serviam para a caça, os cães de trabalho nas quintas, etc.
Por este motivo, apenas uns quantos cães são conhecidos e a sua maior parte por serem bons cães de lutas, caindo no esquecimento todas as outras funções que a raça teve e continua a ter.
Por este motivo, também na sua história não seja referido nenhum blue nose, apenas porque poucos ou nenhum ficou conhecido na história das lutas.
Eu não vejo isso como radicalismo, eu é que ainda estou é á espera de que alguém me consiga dar alguma informação sobre algum blue nose que tenha tido alguma relevância na historia do APBT, e penso que todos aqui temos consciência que a historia desta ração não se resume somente ás lutas, o APBT sempre primou por ser uma raça multifacetada.
Agora dentro das varias realidades do APBT ao longo dos anos ainda não consegui encontrar nenhum APBT que tenha tido alguma relevância.
Agora quem tiver essa informação disponivel, que coloque aqui no forum ou me mande por PM ficarei muito grato. Porque até lá Blue noses para mim não passam apenas de cães "bonitinhos".