Opiniões sobre o não-reconhecimento do APBT como raça
Moderador: grchjeep
Concordo Hakuma até certo ponto. O facto é que é um assunto em que nunca se chega a consenso nenhum sejam quais forem os intervenientes e pelo meio há sempre alguém a partir para o insulto e para a ofensa e isso é que eu não consigo entender porquê. Todos os tópicos sérios no tópico geral dos cães (e até noutros fóruns isso sucedeu) sobre as mesmas temáticas resvalaram para a mesma lama. Lamento.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Acho que nem os nossos ministros lançavam uma lei sem poderem identificar os sujeitos à mesma.grchjeep Escreveu: provavelmente, do mesmo sitio de onde tirou o do Pit bull Terrier, de lado nenhum, a única diferença é que escreveram bem os nomes.
Já para nem falar que viola uma seria de directrizes dispostas, na directiva 91/174/CEE, tal como na directiva 90/425/CEE.
Mas isso são outras conversas.

De qualquer forma continuo a acreditar que eles vão buscar os standards ao CPC... excepto o dos APBT. Mas, como a sua palavra "provavelmente" e a minha expressão "continuo a acreditar" indicam que tudo isto são suposições/opiniões...
Última edição por Hakuma em sexta fev 06, 2009 8:55 pm, editado 2 vezes no total.
<p></p>
-
- Membro Veterano
Nunca se chega a consenso porque as discussões não têm moderadores. Quando um debate se baseia em opiniões/suposições, não há conclusão possível, até que apareçam os factos. E após vários porque sim, porque não e quem o diz é quem o é as pessoas vencidas pelo cansaço/nervosismo usam argumentos ainda mais baixos para tentar subjugar o adversário do debate... normal em debates sem moderador... nada a ver com qualquer raça.dinodane Escreveu:Concordo Hakuma até certo ponto. O facto é que é um assunto em que nunca se chega a consenso nenhum sejam quais forem os intervenientes e pelo meio há sempre alguém a partir para o insulto e para a ofensa e isso é que eu não consigo entender porquê. Todos os tópicos sérios no tópico geral dos cães (e até noutros fóruns isso sucedeu) sobre as mesmas temáticas resvalaram para a mesma lama. Lamento.

<p></p>
Em lado nenhum.Hakuma Escreveu: grchjeep e CindelP... digam lá então onde é que o nosso ministério da agricultura se baseia para definir o standard do APBT ou de qualquer raça PP... já que dizem que o CPC não é chamado para o assunto.
Essa é uma das grandes lacunas da lei.
A BSL baseia-se nas raças atribuidas no registo obrigatorio animal (na Junta de Freguesia).
Uma pessoa que tenha um Rott ou um Pit ou um DogoArgentino registado como SRD ou como Alano Espanhol na Junta de Freguesia, dificilmente terá problemas.
Até porque, para primeiro poderem provar que aquele cão é um Rott, primeiro têm que anular a oficilização da licença anual, que admite que o cão é um SRD ou um Alano.
De resto, é tudo muito subjectivo ... Nenhum agente da autoridade consegue provar efectivamente que esse cão é uma das tais raças PP.
Algumas delegações da DGV organizaram durante o ano passado diversas acçoes de sensibilização junto dos agentes da autoridade, em que era abordado este tema (identificação racial) e supreenda-se, nas descrições raciais, nada era referido ao CPC nem aos estalões. Antes pelo contrario, era mais senso-comum ....
Fugindo ao tema: o grande mal foi, em Portugal, nunca ter sido definido oficialmente o que é um cão de raça pura e o que não é.
Em todos os países que existe BSL, a acompanhar a lei existem descrições raciais, que permitem englobar X exemplar em Y raça ou refere automaticamente que apenas são considerados puros (e consequeentemente abrangiveis pela lei) os que estão registados como X e Y raça.
Em Portugal, com a pressa tipica deste cantinho à beira-mar, isto passou ao lado ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
Estamos a começar a entendermos-nos.CindelP Escreveu: Em lado nenhum.
Essa é uma das grandes lacunas da lei.
A BSL baseia-se nas raças atribuidas no registo obrigatorio animal (na Junta de Freguesia).
Uma pessoa que tenha um Rott ou um Pit ou um DogoArgentino registado como SRD ou como Alano Espanhol na Junta de Freguesia, dificilmente terá problemas.
Até porque, para primeiro poderem provar que aquele cão é um Rott, primeiro têm que anular a oficilização da licença anual, que admite que o cão é um SRD ou um Alano.
De resto, é tudo muito subjectivo ... Nenhum agente da autoridade consegue provar efectivamente que esse cão é uma das tais raças PP.
Algumas delegações da DGV organizaram durante o ano passado diversas acçoes de sensibilização junto dos agentes da autoridade, em que era abordado este tema (identificação racial) e supreenda-se, nas descrições raciais, nada era referido ao CPC nem aos estalões. Antes pelo contrario, era mais senso-comum ....
Fugindo ao tema: o grande mal foi, em Portugal, nunca ter sido definido oficialmente o que é um cão de raça pura e o que não é.
Em todos os países que existe BSL, a acompanhar a lei existem descrições raciais, que permitem englobar X exemplar em Y raça ou refere automaticamente que apenas são considerados puros (e consequeentemente abrangiveis pela lei) os que estão registados como X e Y raça.
Em Portugal, com a pressa tipica deste cantinho à beira-mar, isto passou ao lado ...

Estando o CPC metido ao barulho ou não, todos concordamos que a lei tem um buraco de tamanho tal que não permite aplicá-la a menos que o cão esteja registado na junta com o nome de um da lista dos PP, já que supostamente o sr agente pede o papel da junta e o do vet para avaliar o cão (já que o animal não tem outros, a menos que tenha LOP).
E sabendo que na junta, registam o animal consoante o boletim veterinário do cão, e que normalmente as pessoas que gostam de cães têm veterinários amigos que registam o cão como o dono lhes pedir... qualquer dia não há cães potencialmente perigosos em portugal.

E aí ficamos todos satisfeitos... os donos dos cães porque não são chateados e o governo porque pode dizer à união europeia que reduziu drasticamente os PP em portugal... quem não gostará muito da brincadeira são os criadores.
Mas à velocidade que o nosso governo legisla, se o CPC não tem nada a ver com a lei, rapidamente o terá... nem que seja para a construção de um manual de instruções para que os srs agentes consigam identificar os animais... ou isso, ou começam a apertar os calos ao vets para preencher as raças convenientemente.
<p></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm
dinodane Escreveu:
Na maioria das vezes é o dono do cão que insiste em que o vet coloque na caderneta "pitbull"... assim como é o dono que insiste em "artilhar" o cão de todas as maneiras e feitios de modo a "pitbulizá-lo" ainda mais. Ou o (ou a) pelosanimais acha que os seus cães não podiam passar por rafeiros na boa? Bastava retirar-lhes os peitorais e as coleiras de bicos para fora!
eu so respondi a esta "boca"![]()
e nao volto a tocar no assunto
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm
Sou franca e li o tópico um pouco na diagonal, mas vou deixar a minha opinião em relação à pergunta inicial: O porquê de não ser reconhecido como raça?
O que julgo em relação ao APBT não foi criado/seleccionado para ser um cão de exposições e sim de trabalho.
Dai haverem tantas diferenças de tamanhos e pesos.
Houve quem os seleccionasse de todas as maneiras, mas com o mesmo intuito. Penso que com este método fez com que esta raça se tornasse tão versátil.
Acho que se um dia o reconhecerem deveriam fazer como fazem com certas raças, por ex caniche que existem de alguns tamanhos (se não estou em erro), mas não deixam de ser caniches.
O que julgo em relação ao APBT não foi criado/seleccionado para ser um cão de exposições e sim de trabalho.
Houve quem os seleccionasse de todas as maneiras, mas com o mesmo intuito. Penso que com este método fez com que esta raça se tornasse tão versátil.
Acho que se um dia o reconhecerem deveriam fazer como fazem com certas raças, por ex caniche que existem de alguns tamanhos (se não estou em erro), mas não deixam de ser caniches.

<p><strong>"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
#Acho que se um dia o reconhecerem deveriam fazer como fazem com certas raças, por ex caniche que existem de alguns tamanhos (se não estou em erro), mas não deixam de ser caniches."
Muito boa sugestão, é verdade há o toy ,medio e gigante , e poderia ser um bom ponto de partida.
Abraços
Muito boa sugestão, é verdade há o toy ,medio e gigante , e poderia ser um bom ponto de partida.
Abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm
belo ponto de vista isabel
e um outro ponto é porque como existe o america staff. registrado ai fica dificil pois pra eles o america staff. é um APBT só que de exposição...
<p>WEIGHT PULL É MUITO, MUITO MASSA ! ! !</p>
<p>ORKUT: RED FORCE KENNEL</p>
<p>ORKUT: RED FORCE KENNEL</p>
-
- Membro
- Registado: quinta abr 12, 2007 12:09 pm
- Localização: 5 terriers de vários tipos e 8 rafeirolas rodas baixas
muito bem isabel.IsabelMello Escreveu:Sou franca e li o tópico um pouco na diagonal, mas vou deixar a minha opinião em relação à pergunta inicial: O porquê de não ser reconhecido como raça?
é como ver os mallinois nas exposições de beleza... vai ser muito bom para a raça não vai?
e o apbt não é uma raça e um tipo de cães de trabalho que podem surgir dos mais variados cruzamentos. Pensam que eles nasceram de onde?
de cruzamentos de apbt com apbts ou de half & half com vários tipos de terrier?
sobre os apbt serem parecidos com presas canários, desculpe mas se recuar no tempo(200 anos) irá descobrir que provêem todos dos mesmos simplesmente têm pequenas diferenças pois tiveram selecções diferentes.
e a sua criação depois afastou-se, mas consegue descobrir mais raças com caraterísticas morfológicas parecidas.
já agora os apbts comparados com os antigos cães de pitt(época da revolução industrial) são enormes e considerados exagerados(considerados descendentes dos cães de guerra dos romanos e de Alexandre o Grande). na altura não tinham espaço nem comida para manter um cão assim tão grande.
mas é sempre agradável falar sobre o sexo dos anjos.
olha ali um bicho....
-
- Membro Veterano
A puxada para a "semelhança" entre os APBT e os Presa Canário foi para chamar à conversa uma raça da lista dos PP e uma raça não PP... e fazer pensar se os srs. agentes da autoridade saberiam diferenciar entre uma raça e outra com a exactidão necessária para autuar por ser de uma raça e não de outra.
<p></p>