Opinião

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Pit Bull Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: grchjeep

UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

terça jan 27, 2009 11:56 am

Muito bom dia, em primeiro lugar um grande obrigado por mais um espaço dedicado a esta magnifica raça q tanto estimo. Antes de começar o torbilhão de topicos gostaria de deixar uma mensagem e uma certa reflexão. Assim como existem muitas pessoas contra os apbt existem muitas a favor, muitos sites , organizações, foruns etc etc e muitas pessoas quem pensam saber como é ter um cao, e como criar/educar/estimar um apbt. Ora bem , em muitos foruns que visito, num dos mais "acreditados" pela opiniao publica, vejo grandes esforços na edificação da raça e na sua continuidade, mas nesses mesmo foruns vejos pessoas com uma média de idades de 24 anos a dar opiniões como se tivessem uma vida inteira ligada á cinofilia, afirmaçoes ridiculas, e dicas como ninhadas de vao de escada, dicas sobre caes de visitantes sem caractristicas de apbt, só as suas actividades e circulo de caes é q s valorizados.(nao digo todos os foristas desse local) mas mesmo certos admins....Muito bem, eu tenho 2 apbt, 1 montanha dos pirineus , 4 pastores belgas, caes campeoes de beleza , mais de 80 caes produzidos com lop de qualidade e com grande genética e n me ando a bater dos valores por isso, mas tambem não ando a apontar o dedo a pessoas que nem conheço.Muitas dessas pessoas(as referidas anteriormente) tem um belo charuto como cao, quem nem soltos conseguem faze-los andar......mas s muito bons em gameness....depois olhamos para os caes e anatomicamente de pitbulll tem muito pouco ..mas s muito bons em gameness....... Temos de ter cuidado com o que se escreve , olhar para nós e para o que temos antes de apontar o dedo aos outros ;), se n compraram o cão com um reg ADBA, ele tb é de vão de escada, pq nenhuma entidade no mundo regida pela FCI reconhece estes caes como raça!!!!!!!!! Portanto , vamos dar opinioes e sugestoes para ajudar os caes , pq esta luta é para eles viverem melhor , e não para os seus donos ganharem algo para alem do bem estar dos seus animais. Espero que este forum traga algo de novo , que os existentes parecem um monopolio..............um forte abraço para todos , estimem os vossos animais [/b]
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 27, 2009 2:04 pm

Olá.

Diga-me o que acha desta questão:

Para os "puristas" da raça um cão sem gameness mas com todas as características exteriores da raça é um verdadeiro pitbull?

Eu acho que aqui é que reside a problemática do pitbull e o que tem obstado ao seu reconhecimento como raça. Os puristas não querem que os pits sejam amstaffs porque o que faz dos seus cães pits é o gameness, é o drive para... o que se quiser, do desporto ás lutas. E onde fica a uniformização da morfologia, condição primeira para o reconhecimento de uma raça como tal?

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

terça jan 27, 2009 3:51 pm

Muito boa tarde,


Eu penso que essa questão tem a menor relevancia possivel sinceramente.
Nunca vi um Amsatff com o nariz rosa/vermelho, todo branco (com lop), e os mesmos tem um padrao
de cor de pelagem , de cor olhos , de cor do nariz, de peso de tamanho etc etc , como
saberá certamente. O pitbull é exactamente o oposto,existem varias linhagens de sangue como saberá(o q n é mais q o nome
do criador da altura de pitts de luta mas pronto)ex: um rednose normalmente tem os olhos
verdes, pele rosada da cor do nariz, o tamanho é aleatorio (dentro do aceitavel claro),altura
peso , etc etc. Portanto penso que quem tem um APBT não quer ter um Amstaff, e vice versa, pelo
menos quem sabe o que tem em mãos, depois, existem inumeros cães, com registos ADBA, que de game tem = 0,
deixam de ser pitts por isso?. Fora do pais existem várias expos de beleza de pitbulls, portanto a raça
é julgada por trabalho e beleza, logo a questão do cao ter ou nao game por ser um pitt e reconhecer uma raça
com base nisso, a meu ver n tem qq lógica. Quando tiver um pastror belga malinoi vai ver o q é game.....,
vamos passar a chama-los pastor belga malinoi terrier loooooooooooooooooooool, é a mesma coisa que um montanha
dos pirineus não é um mastim dos pirineus, assim como um Amstaff não é um Pitt.


Melhores Cumprimentos.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 27, 2009 11:41 pm

Pensei que tivesse, palavra de honra, já que todas as trocas de impressão que tive sobre o assunto com quem aparentava saber do assunto foram todas parar aí, que o que faz o pit é o game e não o seu aspecto ou características morfológicas. :wink:

Diga-me então como reconhecer um verdadeiro pitbull dos "charutos" (usando as suas palavras), que traços morfológicos o distinguem como raça.

Cumprimentos

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

quarta jan 28, 2009 12:06 pm

Bom dia :),

Na minha opinião, mas tb aceito outra claro, é basicamente fazer como com raças de beleza/trabalho. Temos um belo exemplo com o famoso Pastor Alemão, um de trabalho ainda é significativamente diferente de um de beleza. Cá em Portugal não existem provas de beleza de apbt todavia, elas existem, não cá mas fora. Agora temos de saber separar as aguas, se alguem quer ter um cão para beleza ou para trabalho. Para diferenciar se o cão é um dito "charuto " temos de faze-lo face ao propósito do dono em relação ao cão, se o adquiriu para beleza ou trabalho. Quando me referi aos "charutos" foi não em relação á minha opinião mas sim em relação a pessoas dentro do tál monopolio que referi , o qual existe, um circulo de pessoas no qual algumas delas tem a mania que tem caes doutro planeta e falam á toa dos animais dos outros, pessoas que tem um cão á 3 anos 4 anos.., ou pq adoptaram um e pensam q s o maiores por isso. Depois vamos a ver e s pessoas com 23, 24, 25 anos quem só conhecem mesmo aquilo, n tem uma experiencia cinofila nenhuma seja com esta ou com outra raça qq, mas s os maiores :D ;).
UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

quarta jan 28, 2009 12:15 pm

peço desculpa nem lhe desejei cumprimentos :) nem referi as caractristicas morfologicas que a meu entender podem ser uteis para ajudar a diferenciar a raça, carrei submeter sem querer desculpe.

Ora bem , gostaria de deixar aqui este link, n sei se conhece, caso não é muito bom, digo eu :D, http://www.apbtconformation.com/standardcomparison.htm é que é muita coisa para escrever aqui num forum, e de certeza que vai gostar de ler, penso que antes de gostar de uma raça especifica , gosta de cães em geral :) , depois diga qq coisa sff se gostou ou não e se foi util.

Cumprimentos
bwitched
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sábado jun 16, 2007 9:45 pm

quinta jan 29, 2009 2:01 am

dinodane Escreveu:Olá.

Diga-me o que acha desta questão:

Para os "puristas" da raça um cão sem gameness mas com todas as características exteriores da raça é um verdadeiro pitbull?

Eu acho que aqui é que reside a problemática do pitbull e o que tem obstado ao seu reconhecimento como raça. Os puristas não querem que os pits sejam amstaffs porque o que faz dos seus cães pits é o gameness, é o drive para... o que se quiser, do desporto ás lutas. E onde fica a uniformização da morfologia, condição primeira para o reconhecimento de uma raça como tal?

Cumprimentos.
na minha opinião, conforme poderia haver a avaliação de beleza para a uniformização morfológica, deveria haver a prova de trabalho (gameness) obrigatória. mas isto claro, num mundo perfeito....

edit: dino, é a yola... :roll: não consigo entrar com a minha pass, mas esqueci-me de avisar... :oops:
<p>Joana Santos</p>
<p>&nbsp;</p>
UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

quinta jan 29, 2009 9:15 am

Foi o que foi indicado anteriormente .
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 29, 2009 9:49 pm

Olá. Obrigada pelas respostas.
No entanto, continuo com esta ideia, que é o seguinte: uma raça tem que ter características morfológicas uniformes em todo o mundo.
Pegando no exemplo dado do PA, o padrão da raça não diferencia linhas de beleza de linhas de trabalho, certo? E um PA com aptidão para o trabalho continua a ser visivelmente um PA, não sei se me estou a fazer entender.
Já no mundo do APBT, temos dois (ou mais, nem sei) standards diferentes, o do UKC e o da ADBA, e vemos cães que supostamente pertencem á mesma raça com disparidades grandes em termos morfológicos. Gostava de saber distinguir um pitbull de um Amstaff e não chego lá, entendem a minha dúvida?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

grchjeep
Membro
Mensagens: 199
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

sexta jan 30, 2009 11:21 am

dinodane Escreveu: Gostava de saber distinguir um pitbull de um Amstaff e não chego lá, entendem a minha dúvida?
Na minha opinião a grande diferença entre as duas raças não é em termos de conformação mas sim em termos de carácter, o que os distingue o "game"
o American Pit bull Terrier têm, e o Amstaff não, mesmo nas linhas de sangue de Amstaffs de trabalho, consegue-se notar a diferença.
UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

sexta jan 30, 2009 1:04 pm

assim ]e que ]e, confronto de ideias no bom sentido, mas uma pequena info, conhe;o varios amstaffs que tem game acreditem.

Abra;os
UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

sexta jan 30, 2009 1:08 pm

se o cao nao for rednose , e tiver um padrao de cor identico a um amstaff compreendo q seja dificil distingui-los, todavia a meu ver a cabeça do apbt é diferente , agora no porte concordo que se nao for um cao desiquilibrado fisicamente é difil sim senhor :).
pelosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 1211
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

sexta jan 30, 2009 5:42 pm

Imagem


este por exemplo trata-se de que? pitt ou staff?
UltraPiTT
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

sexta jan 30, 2009 5:52 pm

Pitt a meu ver sem duvida.
pelosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 1211
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

sexta jan 30, 2009 6:23 pm

Imagem
Responder

Voltar para “American Pit Bull Terrier”