Old Family Red Nose

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Pit Bull Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: grchjeep

Responder
grchjeep
Membro
Mensagens: 199
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

sexta jan 30, 2009 9:07 pm

American Pit Bull Terrier é uma raça dona de uma mística muito singular. Sem dúvida, parte desta mística deriva do fato de ser uma raça muito antiga e fortemente baseada em tradição. Antigas linhagens são uma parte fascinante desta tradição e as Old Family Red Nose (OFRN) são algumas das linhagens antigas mais conhecidas.

A aparência desses cães de nariz vermelho sempre atrai atenção, mas é normal levar algum tempo para que as pessoas os achem realmente bonitos. Contudo, ninguém pode negar que eles irradiam classe e imponência.

As principais características dos cães dessa linhagem são o nariz vermelho-cobre, lábios e unhas vermelhos e olhos avermelhados ou âmbar. A pelagem é castanho avermelhado, sendo que cães amarelos e cor de chocolate também costumam surgir entre os OFRN. Alguns crêem que a linhagem foi desenvolvida apenas pela aparência; outros, que qualquer cão que venha a apresentar nariz vermelho seja um ORFN. Espera-se que tais noções sejam dissipadas com este texto.

Em meados do século passado, existiam famílias de cães de combate na Irlanda que eram típicas dos condados de Cork e Kerry, sendo conhecidas como Old Family. Naquela época, os pedigrees eram mantidos por pessoas e não por entidades cinófilas, sendo guardados pelas famílias como um segredo de estado. A pureza das linhagens era mantida com tanto rigor que os criadores de então chegavam a não reconhecer outras linhagens como sendo da mesma raça. Por esta razão, todas as linhagens eram baseadas em inbreedings muito fechados.

Sempre que se mantém um pool genético fechado como aquele, existe uma possibilidade maior de fixação de traços recessivos, já que os dominantes, uma vez descartados, não podem mais ser recapturados. Como o vermelho é recessivo em relação a todas as cores, exceto o branco, os Old Family acabaram se tornando Old Family Red. Quando esses cães começaram a chegar na América, muitos deles já apresentavam também o nariz vermelho.

Os cães Old Family vieram para a América principalmente através dos imigrantes. Por exemplo, o boxer Jim Corcoran foi para os USA para a disputa do título mundial dos pesos pesados e acabou ficando e se tornando um policial em Boston. Ele então requisitou alguns cães de sua família, que havia ficado na Irlanda, e suas importações e experiência como criador lhe conferiram um lugar de destaque na história do American Pit Bull Terrier. Vários outros imigrantes irlandeses também trouxeram cães de suas famílias, de modo que as linhagens Old Family se tornaram firmemente estabelecidas nos Estados Unidos.

Neste ponto é necessário observar que o termo "old family" era utilizado de duas formas. Poderia significar tanto uma linhagem de cães com características próprias mantida na Irlanda por pessoas sem laços familiares ou uma linhagem mantida e preservada através dos tempos por uma mesma família. Os Old Family Reds se encaixam na primeira categoria.

Os OFRNs começaram a fazer nome no início do século, quando o famoso criador William J. Lightner obteve alguns cães de nariz vermelho excepcionais a partir de linhagens Old Family Red. Anos mais tarde, Lightner disse que nunca procurou obter cães de nariz vermelho e nem mesmo gostava daquela coloração. A característica acabou se fixando por acaso, pois aqueles cães especificamente eram de alta qualidade. Por ocasião de sua mudança da Luisiana para o Colorado, Lightner abandonou os OFRNs, passando a criar pequenos cães pretos, sendo esses os cães que levavam seu nome e chegaram até poucas décadas atrás. Segundo ele, o motivo do abandono foi porque eles estavam ficando muito grandes para o seu gosto e também porque ele não gostava daqueles narizes vermelhos... Ah, sim, por grande entenda-se um pouco menos de vinte kg.

Neste ponto, surge na história uma figura um tanto cômica, mas muito respeitada nos círculos de criadores da época pela sua habilidade em produzir bons cruzamentos: Dan McCoy. Tendo tomado conhecimento de que um velho francês da Louisiana havia preservado a antiga linhagem red nose de W. Lightner, partiu para lá junto com Bob Hemphill e, com o auxílio de Gaboon Trahan, trouxeram o que sobrou desses cães. McCoy manteve seus cães em Panhandle, Texas, deixando-os com seus sócios L.C. Owens, Arthur Harvey e Buck Moon, sendo o responsável pelos cruzamentos efetuados. Daí surgiram cães célebres, como Harvey´s Red Devil e Owens (Ferguson´s) Centipede. Este último é a base de quase todos os OFRN modernos - é a pedra fundamental do pedigree do Hemphill´s Geronimo. Dave Ferguson era trumpetista em uma big band e deixava Centipede com amigos durante suas muitas viagens. A quem ficasse cuidando do cão era concedido o direito de utilizá-lo em cruzamentos- daí praticamente todos os OFRN atuais descenderem dele. Bob Hemphill também manteve apenas cães vermelhos e a ele é atribuída a manutenção da linhagem até os tempos mais recentes. De acordo com Hemphill, foi McCoy o primeiro a utilizar a expressão Old Family Red Nose.

Muitas linhagens foram cruzadas com os OFRN. Conseqüentemente, praticamente todas as linhagens podem eventualmente produzir um cão de nariz vermelho, o que leva muitos a chamar qualquer cachorro de nariz vermelho de Old Family Red Nose. Na realidade, somente aqueles que seguiram a linha Hemphill/Wallace/Wilder ou os antigos Corvino podem, com propriedade, ser chamados de OFRN.

Como uma linhagem, os Old Family Red Noses são o que de mais tradicional se pode encontrar na atualidade. Aqui no Rising Force Kennel você pode adquirir os mais tradicionais OFRN disponíveis no mundo, a partir de matrizes selecionadas por um dos mais respeitados criadores americanos. Seja por sua tenacidade incomum, seja pelo fato de que alguns dos principais criadores da história tenham contribuído para o seu desenvolvimento, eles ainda hoje se mantêm à altura do que foi dito por Shakespeare há quase cinco séculos.

REDBOY-JOCKO / BOLIO / TOMBSTONE

É importante lembrar que a linhagem de cães redboy-jocko e Bolio Tombstone são AMBAS muito, muito, muito game. Agora, ambas as linhas têm forças e fraquezas. Entretanto, quando cruzadas juntas fizerem um super BULLDOG COMPLETO. A linha de cães redboy-jocko é conhecida por seu gameness, seu fenomenal ar, e a sua super movimentação. No início os cães redboy-jocko ganhavam tudo no país. Entretanto após anos e anos de inbreeding perderam sua boca. Eles estavam lá por TODAS as longas noites. Entretanto não era bastante ganhar e poucos foram escolhidos para o GAME. Os cães Bolio Tombstone também foram mais conhecidos por seu GAMENESS, mas eram wrestlers muito bons, super RÚSTICOS, e construídos como tanques. Estes cães estavam ganhando em porcentagens elevadas mas depois de muitos anos de inbreeding, também perderam sua BOCA.

Os primeiros a tentar o 50% Bolio-Tombstone X 50% Redboy-Jocko foi STP. Ele cruzou Gr.Ch.Buck com Ch.Sassy(irmã de Gr.Ch.Yellow) Produziu assim Jedi(1X). STP disse que "todos os cães dessa ninhada eram bons." O Sr. Hollingsworth teve a genialidade para cruzar Hollingsworth Dolly(ROM) com Gr.Ch.Yellow(ROM). Esta era uma super ninhada produziu: Gr.Ch.Mayday, Ch.Choice, Ch.Dragonlady, e Madonna(1X.) Estes cães foram SUPER BULLDOGS.

Southern Kennels e Red Tide Kennels cruzaram Hollingsworth Bull em Sassy Lady(Yellow) para produzir RETK’s Tarna(1X) e Bronson(2X) Southern Kennels então fizeram a cruza de Hollingsworth Dolly em Ch.Deadlift para produzir Ch.Dragonman que foi perder o seu 4° como DEADGAME. Então, Stone City kennels Tony cruzaram Awesome Baby(ROM) em Gr.Ch.Buck(ROM) e dessa ninhada SCK´s produziu Gr.Ch.Yellowbuck, SCK´s Ch.Piggy, SCK´s Blondie(fria). Tom Ratliff cruzou a sua cadela redboy/jocko Daisy Mae(ROM) em Gr.Ch.Buck(ROM) para produzir Ratliff Butkus(4X)(ROM), e sua irmã de ninhada Miss Leaky(ROM).

Butkus foi retirado da corrente poucas semanas após seu 4° match e usado como cão substituto para não pagar o topo. Ele perdeu mas provou ser DEADGAME. Foi retirado da corrente sem NENHUM CONDICIONAMENTO para ser substituto. Ele seria Grand Champion facilmente. Undertaker kennels então cruzaram Miss Leake em seu irmão Ch Butkus e produziram Super Kennels Ch.357. Em minha opinião é o melhor Stud Dog da linha Buck no país. Red Tide kennels cruzaram seu cão Bolio-Tombstone chamado Crash(Bull X Dolly) em uma cadela pura redboy-jocko chamada Tai-Chi, assim produziu Comanche(2X).

Eu estou certo que há mais cães 50%-50% que os que mencionei, citei somente os que recordo. Há também uns muitos cães 75%-25% e 25%-75%. Gr.Ch.Mayday foi cruzado em uma cadela redboy-jocko para produzir Gr.Ch.Lukane, Ch.600, e Gr.Ch.Barracuda. Também foi cruzado em cadelas Bolio-Tombstone para produzir Big Apple kennels Ch.Haunch(4X), Pro-Set’s Ch.Maymay e Work Kennels Monster (2x). Quando Gr.Ch.Mayday foi cruzado em SCK Blondie produzio Macho(1X) que foi um BULLDOG FENOMENAL teve tudo. Macho foi cruzado em Red Tide Kennels Cheyenne(Crash X Tarna) para produzir a Openhouse Kennels Awesome Buck (2X.) SCK cruzou Jedi(1X) com AwesomeBaby(ROM) e produziu Ch.Nico(4X), e SCK´s Dixie(2X). Undertaker Kennels cruzaram Hollingsworh Bodine em Miss Leaky(ROM) para produzir Ch. Boy e Ch.Saline. Evolution kennels cruzaram Macha(Gr.Ch.Mayday x SCK´s Blondie) em Ch.357 para produzir Machobuck(1X) e outros 9 SUPER BULLDOGS.

Estas cruzas foram as melhores do Southern Kennel, SCK, Undertaker Kennels, Super Kennel e misturou-se todas juntas para obter variações desta cruza maravilhosa. EK também cruzou de SCK´s Ugly (Gr.Ch.Yellowbuck x Ch.Piggy) em Ch.357 duas vezes para produzir Miss Superbuck, Superbuck, Lady buck e BuckBaby. Assim mantendo a porcentagem 50%Gr.Ch.Buck e 50% redboy-jocko através de Daisy Mae(ROM), e Awesome Baby(ROM). By EK
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 30, 2009 10:00 pm

Não leve a mal o meu reparo novamente, mas estar a procurar sites para retirar info sem citar as fontes, fazer paste e abrir tópico não é certamente a minha ideia de um tópico interessante.
Ao menos faça uma introdução ou uma conclusão...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “American Pit Bull Terrier”