Que dieta alimentar dão os vossos APBTs ?

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Pit Bull Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: grchjeep

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 28, 2009 9:43 pm

Vem a propósito, FAQ sobre alimentação RAW que traduzi há pouco:


Perguntas frequentes sobre alimentação RAW por Jane Anderson, do site www.rawlearning.com

Nota: Esta info não pretende ser uma “bíblia”. Tentou-se detalhar algumas das questões mais básicas sobre o assunto.
Comece com o básico – um conjunto de diferentes carnes com osso ou preferencialmente peças inteiras, tais como galinha (frango), codornizes, peixes ou ovos. Para a maioria das pessoas que dão RAW aos seus cães o frango é a base da alimentação, contudo use o que tiver disponível na sua zona, borrego, vaca, pato, coelho, porco, peixes inteiros, etc.
Por favor note: os cães não têm um sistema digestivo compatível com a ingestão de cereais. Os cereais são uma das maiores fontes de alergias e intolerâncias alimentares nos cães. Os cereais são o principal componente da maioria das rações para cães. Muitas pessoas observam que quando mudam para este tipo de alimentação natural as alergias que os animais manifestavam desaparecem. Havendo tantos benefícios, há quem se pergunte a si próprio “mas porque é que o meu vet nunca me recomendou RAW?”. Infelizmente muitos veterinários só têm a formação nutricional que as companhias comerciais de rações lhes facultam. Felizmente, algumas universidades já começam a compreender que é um erro e estão a corrigir essa lacuna no ensino.


O que é a alimentação RAW?
Refere-se a um tipo de dieta para cães e gatos que exclui totalmente todas as rações e preparados comerciais.

Porquê alimentar RAW?

Esta dieta fornece uma série de benefícios aos quais as rações comerciais nunca poderão aspirar, tais como:
1. Diminuição do “cheiro a cão”.
2. Limpeza natural dos dentes – dispensa as lavagens, destartarizações e evita as doenças das gengivas.
3. O tempo que o animal leva a roer a carne dá ao seu estômago o tempo necessário para segregar os ácidos necessarios à digestão.
4.Redução da produção de fezes que se tornam fimes e cuja consistência e aspecto após 2 dias (se não as apanhar ) é similar à do giz.
5. Redução da conta do vet pois os animais ficam mais saudáveis.
6. Redução de custo, a maioria das “boas” rações são ridiculamente caras.
7. Simula a alimentação natural de um cão que vivesse na Natureza pois certamente todos os cães modernos têm um tracto digestivo exatamente igual ao do lobo.
8. Os cachorros desenvolvem-se a um ritmo mais adequado e os “pulos “ de crescimento não acontecem. O crescimento demasiado rápido não é uma coisa desejável num cachorros.
9. O rasgar e mastigar envolvido nesta alimentação desenvolve os músculos da mandíbula, do pescoço e dos ombros, coisa que é impossível com a ração seca.

As pessoas que dão alimentação RAW as seus cães constataram que:
Os animais que antes eram apáticos e pouco energéticos tornaram-se em cães completamente diferentes assim que começaram a comer RAW.
As alergias e intolerâncias alimentares desapareceram.
Os cães que sofriam de artrite melhoraram significativamente.
Melhor controlo do peso
Maior esperança de vida
As cadelas fizeram gravidezes menos problemáticas
Melhor peso e rácio de sobrevivência dos cachorros nas ninhadas


Porque é que a ração comercial não é o melhor para o meu animal?

Existem vários problemas, em suma:
1 - A comida de um cão NUNCA deve ser cozinhada. Deve ser fornecida crua tal como na Natureza. Cozinhar a comida de um cão arruina a maior parte do seu valor nutricional.
2 - Os cães devem ter acesso a carnes cruas com osso por todos os motivos já mencionados acima. O roer também torna mais longo o tempo de alimentação, dificultando assim que o cão coma demais.
3 - O principal ingrediente da ração seca são os cereais. O principal ingrediente da alimentação de cães e gatos deve ser a CARNE.
4 - As rações secas têm muitos conservantes, corantes e sal. Têm aditivos para torná-la mais apetecível aos cães e para que comam em demasia.
5 - A grande maioria das rações têm teores grandes de hidratos de carbono. Estes valores estão relacionados com excesso de peso, diabetes e outros problemas de saúde. Os cães e gatos devem comer poucos hidratos de carbono.
6 - Não há substituto equiparável para este tipo de alimentação.
7- O seu vet recomenda a ração comercial provavelmente devido a uma falta de aprendizagem independente, já para não mencionar os patrocinios das principais marcas.


Bem, então porque é que a maior parte das pessoas dá ração comercial aos seus animais?
As marcas têm estratégias de Marketing fenomenais. Entraram no mercado por todos os pontos. Muitas companhias dão grandes descontos e benesses a veterinários e criadores para que as recomendem. Patrocinam exposições, anunciam fortemente em todos os meios e nas revistas da especialidade e conseguem que pessoas de algum gabarito, como vets, recomendem as suas rações. As suas campanhas publicitárias são “manhosas” conseguindo incutir nas pessoas um sentimento de “culpa” se optarem por outro tipo de alimentação.


Como vou saber qual a quantidade correcta a dar ao animal?

A alimentação do cão baseia-se no tipo de energia requerida. Difere consoante a quantidade de “trabalho” o cão desempenha bem como do seu metabolismo.
Como guia, o meu boxer macho adulto castrado come um quarto de frango por dia e mais umas miudezas. O mesmo para os meus Cães de Água Portugueses. O meu Borzoi (galgo russo) come o dobro dessa quantidade. O meu caniche anão come três pescoços de galinha por dia ou um pouco mais se estiver muito activo. Os gatos comem tanto como o caniche mas preferem o peixe a qualquer outro tipo de carne.
Observe os animais regularmente, se estiver um pouco “anafados” remova todos os hidratos de carbono da dieta, se estiverem magros dê mais um quarto de frango durante alguns dias.


Então os ossos de galinha não são perigosos?


Este é um dos maiores mitos de sempre! Os ossos crus de galinha são fantásticos para o seu cão. São suaves o suficiente para se dobrarem facilmente e partem-se bem para que o cão os digira.
Por outro lado, os ossos cozinhados podem ser um problema e não os recomendo.
Algumas pessoas preocupam-se que os cães possam sufocar com os ossos. Estes incidentes são raros, de qualquer modo é sempre melhor dar porções maiores de carne com osso ou carcaças inteiras (galinha ou coelho).
Então um osso de galinha pode matar um cão? Bem, acho que tudo é possível, e é um facto que muitos cães morreram por terem inalado ração seca pela via errada, engasgando-se e sufocando até à morte...

Independentemente do tipo de alimentação escolhida há sempre risco e alguém sempre criticará a sua decisão. Contudo você pode decidir o que é melhor para o seu animal. Faça a sua pesquisa e a sua análise. Pondere os benefícios e os riscos. Faça aquilo que trouxer o maior benefício à saúde geral do seu cão.


O meu cão ASPIRA a comida!

Isto é comum em animais que foram criados a comer ração seca e que nunca aprenderam a mastigar. Deve ser cuidadoso e supervisionar a altura da alimentação.
Se um cão é demasiado glutão eu alimento-o à mão num sítio isolado dos outros até que aprendam a mastigar. Mastigar é critico para o cão e alguns precisam de perceber como faze-lo. Ás vezes seguro na ponta de um frango e só o deixo levá-lo até que ele mastigue a outra ponta um bocado. Os que foram habituados desde cachorros nunca têm esta sofreguidão a comer. A estes cães mais sôfregos é sempre melhor dar carcaças inteiras. Em suma, monitorize as refeições e cuidado com os glutões.


Devo moer os ossos?

Há condições médicas em que moer os ossos se torna necessário. Contudo em 99% dos casos não há razões para tal. Os ossos moídos não substituem os ossos inteiros. Este consumo não dá ao cão outros benefícios, como o trabalho dos músculos. Também se observam casos de impactação de ossos moídos.
Moer os ossos pode ajudar os donos a ultrapassar a questão mental “eu não posso dar ao meu cão ossos inteiros”, mas não é a melhor forma de agir.

Que suplementos devo dar?


A velha questão, suplementar ou não... bem, há muita gente a facturar com as pessoas crédulas, particularmente as farmacêuticas... Em quase todos os casos a administração de suplementos é uma completa perda de tempo e dinheiro. Não caia na armadilha do “Ah, vou suplementar, “just in case””. Se alimentar o seu cão com uma variedade de carne com osso e carcaças então o seu cão terá a melhor plataforma possível para uma boa saúde.


Então e as bactérias na carne crua?

Ok, há bactérias por todo o lado. Mas os cães têm um sistema imunitário fantástico e especializafo em comer toda a sorte de bactérias. Um cão saudável lida com isso maravilhosamente, sem problemas.
E-coli, salmonelas, etc aparecem na carne crua mas estes bichinhos também podem ser encontradaos no seu frigorífico, no seu lavatório, no seu chão, no seu quintal, no seu carro, no parque e até mesmo na sua cama! É interessante constatar que os únicos casos que conheci de cães mortos por e-coli ou salmonelas eram cães que comiam exclusivamente rações comerciais. O mais importante é lavar as suas mãos muito bem após alimentar o cão e mesmo depois de cortar carne para as suas póprias refeições. O nosso sistema digestivo não é tão robusto como o dos nossos cães, de modo que temos de nos proteger. Alimento assim os meus cães há anos e ainda estou para ter um caso desses.


Mas o meu vet acha que essa dieta não é boa...


Bem, o seu vet precisa de ler umas coisinhas. Convém ter presente que os vets não têm muita info sobre nutrição na universidade. Em algumas universidades, são os representantes das maiores marcas que vêm fazer apresentações sobre nutrição canina e essas aulas fazem parte do curriculo. Esamos na era da internet portanto o seu vet não tem desculpa para não estar informado de todas as opções de dieta. Se encontrou esta página, ele poderá fazer o mesmo. Mas felizmente muitos veterinários já compreenderam que há opções infinitamente melhores para cães e gatos que as rações comerciais e muitos que mudaram o seu ponto de vista sobre o assunto se arrependem de não o terem feito mais cedo.


Jane, o que é que os seus cães comem afinal?

· Carne crua com osso e carcaças inteiras – galinha, Borrego, porco, vaca, coelho e, pelo menos uma vez por semana, peixe cru inteiro.
· Ovos crus inteiros com casca.
· Orgãos (fígado, baço, pulmões, moelas, etc)

Por favor note: os cães e gatos são carnívoros, logo não precisam nem de fruta nem de vegetais.


Onde é que eu arranjo isso tudo?


Fale com o seu talhante. Muitos restos que são considerados refugo são óptimos para os cães, tais como carçaças de frango ou peru, pescoços, patas, corações, cabeças, pele, etc. Pode experimentar outras coisas como rabo de boi, pézinhos de porco, etc. E não esqueça o peixe cru!

(tradução liberal feita por mim)


Resta-me acrescentar que cada vez estou mais convencida que esta alimentação é o melhor para o meu cão e já fiz um acordo com o talhante cá do bairro! :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Hakuma
Membro Veterano
Mensagens: 520
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Localização: DA, APBT, GC, TH

sábado fev 28, 2009 11:07 pm

hashishin Escreveu:
já agora qual a ração que me aconselhava?
já experimentei quase todas menos a ORIJEN, porque será!!!
já experimentou outro tipo de alimentação?
que tipo de cães tem?
quantas receitas experimentou?
que resultados viu?

vê vantagens na ração? qual ração?
quais?

gostava que continuasse com esta partilha de informações mas para isso que tal responder a umas questões e não só fazê-las...

já parece o moderador que inicia os tópicos e depois esquece-se de partilhar ou dizer as fontes.
Eu respondo a quase tudo o que souber, esteja descansado!
Mas se ler o meu primeiro post neste tópico ja vê algumas das suas questões respondidas.

Fora isso, para além da ração q dou actualmente já dei Royal Canin para raças gigantes durante +- um ano e meio. Mudei de ração porque a Dogue Alemão não se dava bem com ela, em termos de fezes e pêlo. Demorei a mudar de ração porque pensava que se a RC era boa, o defeito não devia ser da ração, mas de outra coisa qualquer, como por exemplo a água que bebia.
Ração não aconselho nenhuma, porque até hoje ainda não me constou que nenhuma fosse boa para todos os cães... porém parece-me que a probabilidade de o seu cão se dar bem com uma topo de gama é maior.

Nunca experimentei outro tipo de alimentação e foi por isso que o questionei... para ver se me convencia.

Se neste post, em conjunto com o meu primeiro não tiver respondido às suas questões, não se acanhe e questione novamente, que eu não tenho qualquer problema em responder.
<p></p>
Hakuma
Membro Veterano
Mensagens: 520
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Localização: DA, APBT, GC, TH

sábado fev 28, 2009 11:13 pm

dinodane, excelente post... esse merecia um tópico criado com ele e estar inamovivel.

Parabéns e obrigado.
<p></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 28, 2009 11:26 pm

Vou colocar no sub-fórum do DA.

Hakuma, só um aparte acerca da RC: nenhum dos meus cães se deu bem com essa ração. Fezes fétidas, moles e abundantes e a guerra química então... pfuuuuuuuuuuuuu para esquecer.

Com carne e ossos crus as fezes do Anubis são mínimas, perfeitamente moldadas e de consistência diferente, esfarelam-se em pó.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Hakuma
Membro Veterano
Mensagens: 520
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Localização: DA, APBT, GC, TH

domingo mar 01, 2009 9:09 am

dinodane Escreveu:Vou colocar no sub-fórum do DA.

Hakuma, só um aparte acerca da RC: nenhum dos meus cães se deu bem com essa ração. Fezes fétidas, moles e abundantes e a guerra química então... pfuuuuuuuuuuuuu para esquecer.

Com carne e ossos crus as fezes do Anubis são mínimas, perfeitamente moldadas e de consistência diferente, esfarelam-se em pó.

Cumprimentos.
Estou a ficar convencido... tenho que ir amanhã ao vet com o gato da casa e já o vou questionar...
<p></p>
seaz
Mensagens: 4
Registado: quinta abr 02, 2009 2:28 pm

segunda abr 13, 2009 11:09 am

Boas, o Twix começou por comer friskies, já passou por purina, royal canin e agora está a experimentar pedigree pal. Comprei-lhe trinca para lhe adicionar á ração, mas ainda não tive a oportunidade de o fazer, por isso até agora ele apenas come ração. Gostava de deixar uma opinião sobre as coisas questionadas, mas infelizmente não tenho termo de comparação, de modo que não sei a diferença por exemplo, em termos das feses do animal.
Em relação ao pêlo, bem como o porte do twix, parece-me bastante bem, nada gordo, e bastante energético.

cumps :D
soniamq
Mensagens: 6
Registado: domingo abr 26, 2009 2:15 pm

sábado mai 09, 2009 6:39 pm

Antes demais boa tarde a todos, :D
No meio de tantas respostas so me sugio uma duvida:
Neste tipo de alimentação a base de carne crua e carcaças não corro o risco de se acidentalmente a minha cadela morder em alguém e sentir o gosto de sangue ou carne não largar mais?
Não será perigoso habituala a carne crua? :?
Beijinho
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 10, 2009 11:40 am

Sinceramente...

Acha que isso é verdade? :roll:

Evidentemente que isso é um mito ignorante. Não me diga que também acredita que há certas raças de cães cujo cérebro cresce mais que o crânio e que enlouquecem virando-se contra os donos... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

soniamq
Mensagens: 6
Registado: domingo abr 26, 2009 2:15 pm

domingo mai 10, 2009 8:05 pm

Boa noite...
isso do cerbro é logico que não. mas em relação a ração não entendo o porque de me chamar "Ignorante". Nem sei que lhe dá esse direito :x
Os cães são muito esperto e relacionam gostos. A minha cadela distingue uma goluseima dos varios tipos de ração. Se a começa-se a alimentar assim ela iria associar o gosto de carne crua a comida.
É uma questão de logica, Não me parece que eu estaja a ser ignorante aqui.
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo mai 10, 2009 8:16 pm

sonia, não é você que é ignorante! mas sim o mito. leia com atenção o post da dinodane ;)

não passa de um mito. dizia-se que se dava carne ensanguentada para os cães 'tomarem o gosto' e serem agressivos.

é um mito como tantos, como o do cérebro, o do céu da boca preto, o de cruzar para ser saudável, etc etc etc ;)

e o facto de a sua cadela morder ou não em alguém isso depende de si ;)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mai 11, 2009 8:57 am

Soniamq, onde é que eu lhe chamei ignorante? :roll:

E já agora qual é a lógica da sua explicação para ponderar essa afirmação como verdadeira?
Se a começa-se a alimentar assim ela iria associar o gosto de carne crua a comida.
Carne crua É comida para cães há 10000 anos e não é por isso que se tornaram antropófagos... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mambita
Mensagens: 5
Registado: sexta out 30, 2009 12:50 am

terça jul 09, 2013 10:21 pm

made me lol :roll:
Tenho as minhas reservas quanto aos ossos de frango...cru ou nao, aquelas costelas parecem farpas....
Mas quanto ao resto, da lhes so carne? complementa com alguma coisa? em que quantidades? como se faz a mudança? duvido que os meus caes peguem em carne crua, e provavelmente nao lhes vai ser facil digerir nao estando habituados, certo?
Nao lhes da qualquer tipo de alimento que seja rico por exemplo em vitaminas? sempre tive curiosidade quanto a alimentaçao raw mas nunca soube de ninguem que soubesse informar...
Responder

Voltar para “American Pit Bull Terrier”