Pequena dúvida( Ajuda )

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Pit Bull Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: grchjeep

MiguelK1
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta abr 29, 2010 8:30 am

quinta abr 29, 2010 8:43 am

Bom dia pessoal, sou novo neste fórum, interessei-me relativamente a pouco tempo sobre esta raça de animais fantásticos chamados de " pit's " ou " pitt's ", ainda não percebi bem o termo técnico aplicado a cada uma das linhagens.. dado a este factor, estou a pensar seriamente em adquirir um animal destes, já tive um boxer e adorei a sua personalidade brincalhona e o seu espírito de ajuda, desta vez procuro o mesmo mas com um pequeno acrescento físico, visto que gostava imenso de treinar este meu antigo cão que infelizmente faleceu.

Ja procurei bastante na Internet, até que vim dar a este fórum, gostaria que me esclarecem algumas duvidas que me possam surgir ao longo do tempo, como por exemplo.. Eu vivo num apartamento com 5 a 6 divisões, penso que seja um bom espaço para criar este animal, mas aqui entra a minha duvida para este tipo de raça, o pittbull pode fazer o seu dia-a-dia numa casa destas ? É porque bastantes pessoas que conheço e adquiriram este cão, tem um quintal, mas o pobre animal também passa a vida preso, e visto que também no horário matinal não estou presente em casa, isto pode desencadear algum tipo de comportamento bizarro na sua personalidade ?

Entrado aqui a minha outra duvida, em Portugal, já reparei que estão a existir vários preconceitos e ideias erradas sobre este tipo de animal devido a que a sua grande parte de donos domésticos sejam de locais onde existam subúrbios ou seja numa cidade urbana, dado a isto tudo, existe um processo de legalização que penso que saiba tudo, mas posso ter qualquer linhagem deste lindo animal ? Não conheço todas as linhagens, mas fiquei particularmente interessado no blue fawn pitbull, aconselham-me este cão ? Se sim ou não, por favor digam-me algumas das suas características, para o conhecer melhor.


Que tipo de brincadeiras deverei explorar num animal deste porte, sem ser a suspensão e a corrida ? Existe alguma diferença no numero de vezes que tenho que o passear ? No meu ex-cão eu levava-o a rua 3 vezes por dia, de manha para fazer as necessidades, e a tarde e noite para brincar um pouco.

Mais uma vez, penso desculpa pela minha ignorância mas estou a tentar aprender da melhor forma a lidar com este magnifico animal canino, se me poderem ajudar, agradecia imenso.

Cumprimentos.
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 29, 2010 4:32 pm

Por partes:

O pitbull é um cão que precisa de " mão firme" , que lhe consiga impôr disciplina.
Por outro lado é um cão com "sobrecarga energética".
Se na sua rotina diária conseguir fazer passeios com ele , de modo a que possa correr, saltar, fazer exercicio bastante de modo a que extravase um pouco essa energia acumulada, concerteza que se adapta a um apartamento.
O problema aqui não é se tem 5, 6 ou 20 divisões. O problema é a disponibilidade que tem para ele. Para o ajudar a gastar as energias acumuladas. Se lhe der o exercicio diário que ele necessita até podia viver num T1.

O pitbull não é raça reconhecida pelo CPC. Como tal , não existem criadores ( reconhecidos como tal ). O que deixa um pouco quem quer adquirir um cão destes à mercê de pessoas menos sérias.
Já deve saber que para ter um cão destes em legalidade tem que o registar na sua junta de freguesia ( isto em todas as raças ) e para o fazer, neste tipo de cães em particular, tem de :
ter as vacinas em dia, comprova isto apresentando o boletim de saude do cão
apresentar prova da esterelização do cão ( obrigatória nestas raças ), com uma declaração do veterinário que o esterelizou
apresentar a apólice do seguro do cão
apresentar o certificado do registo criminal do dono
e no acto do registo assinará uma declaração de responsabilidade onde constará que tem á porta e nas varandas ( no caso de apartamento ) a indicação de existencia de cão PP

O pitbull é um cão que procura permanentemente agradar ao dono. Por isso todas as brincadeiras que tiver com ele , serão momentos de felicidade para ele.
Como dica:
Não o deixe brincar de morder as mãos. Quando o fizer acabe imediatamente a brincadeira. Ele sentir-se-à frustrado mas vai associar que a brincadeira acaba sempre que morde e vai aprender a não o fazer. O mesmo quando saltar para cima de si.
Faça por o sociabilizar com outras pessoas e outros cães , desde pequeno. Umas aulas de treino com outros cães ajudam imenso.
De resto é um fulaninho muito dócil , muito meigo. Mas atenção, não deixa de ser um cão. E este com a particularidade de estar sempre a testar o dono. Está sempre em constante " apalpar de terreno". Não sendo um cão fácil , desde que educado com firmeza é um dos melhores cães... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
MiguelK1
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta abr 29, 2010 8:30 am

sexta abr 30, 2010 7:29 am

No aspecto de mão firme, não se precisa de preocupar, sou jovem mas sei lidar bastante bem com cães, como os ensinar a fazer certas coisas e especialmente a não fazer, pois.. foi o que eu pensei, se puxar por ele a tarde e a noite penso que seria o ideal, de manha tenho mesmo pouco tempo, só se acordasse muito cedo e duvido que ele mal acordasse tivesse logo aquela energia toda.

Mas visto que eu por vezes também vou dar uma corridinha, aproveito e levo-o comigo para o cansar um bocado, e treinar a sua resistência física. Já tinha conhecimento sobre o processo de legalização do pitbull, só ainda não sei a que preços é que tudo vai ficar, mas é uma questão de falar na junta de freguesia ou se me puder indicar um valor aproximado agradecia :?


Em termos de brincadeiras é que não conheço este cão muito bem, mas penso que me tenha dado bons conselhos, só não compreendo é o salto, se eu chegar a casa passado as 6 horas do meu trabalho e ele me vir, não é normal que na felicidade dele me tente saltar para cima de forma a demonstrar isso ? Não vou parecer um pouco duro se lhe negar isso ? O meu cão será bastante sociável, mas gostava de o treinar para defender um pouco a casa, visto que existem bastantes assaltos, e ele parece ter um excelente sentido de alerta, mas.. não confunda a " defesa " com a " agressividade ", não é nada disso que eu pretendo.

Muito obrigado pela sua ajuda :wink:
PedroPA
Membro Veterano
Mensagens: 626
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

sexta abr 30, 2010 11:17 am

MiguelK1 Escreveu: O meu cão será bastante sociável, mas gostava de o treinar para defender um pouco a casa, visto que existem bastantes assaltos, e ele parece ter um excelente sentido de alerta, mas.. não confunda a " defesa " com a " agressividade ", não é nada disso que eu pretendo.

Muito obrigado pela sua ajuda :wink:
Isso não se treina. Isso é o instinto do animal a funcionar e há raças que têm mais propensão para defender o seu território do que outras. Se o seu cão ainda é jovem, e já tem algum sentido de alerta é provável que desenvolva ainda mais esse aspecto na puberdade.

Não se esqueça que é fácil para os ladrões dominar um cão: basta um bocado de carne com veneno.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta abr 30, 2010 2:20 pm

Os valores que pretende são os que lhe vão ser pedidos na junta?
Se for , olhe aqui na minha junta de freguesia por um cão " normal " ( entenda-se sem ser PP ) paga-se 13 € e qualquer coisa. Se for PP tem uma agravante de 3,5 €.
O seguro e a esterelização variam , como é lógico.

Até pode parecer duro, chegar a casa e ignorar os saltos e cumprimentos do seu cão. Mas é sem duvida o melhor a fazer. Estará a proteger-se a si, a ele e ás visitas que receba em casa. Mas com isto não quer dizer que não o cumprimente ao chegar a casa. Ao principio faça-o só depois de ele se acalmar. Vai ver que ele vai compreender muito depressa que é mais proveitoso ficar com as quatro patas no chão.
Durante as brincadeiras... enquanto é pequeno , não faz grande moça um salto ou um encontrão. Mas deixe-o crescer e logo vê o que é 30 kgs de massa muscular massiça a ganhar balanço e a vir de encontro a si... :lol:
:lol:

Guarda, guarda... :lol: por incrivel que pareça, há melhores cães de guarda...
Falo pela experiencia com o meu:
Como é um perfeito desmiolado, que ladra até à própria sombra, já nem ligo.
Por outro lado, quando dorme... dorme tão , mas tão pesado que nem que o mundo desabe à volta dele... :lol: :lol: :lol:

Editei para acrescentar:
Com pessoas são sempre muito sociaveis. Com outros cães é que a " história" muda de figura. Como conselho , se tiver disponibilidade leve-o a umas aulas de treino canino e sociabilização com outros cães. Mesmo que ele enquanto jovem lhe pareça ser muito brincalhão com outros cães.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
MiguelK1
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta abr 29, 2010 8:30 am

sexta abr 30, 2010 7:17 pm

Obrigado por esse parâmetro, estava um pouco desactualizado sobre estes valores, queria ter em media a despesa para lhe puder dar tudo de bom.. julgo que tenha razão, não iria ser muito agradável nem confortante levar com esse peso, mas duvido que ele me conseguisse derrubar assim com tanta facilidade, já lidei com bastantes, simplesmente nunca adquiri um :)
Mas sim, penso que seja o melhor a fazer, visto que seria desconfortante para as visitas ou perante amigos.

Eu sei que ele não tem grande capacidade de guarda, mas sei que é bastante agressivo perante intrusos, e como eu não vivo numa vivenda mas sim num apartamento, o perigo de ele puder ingerir carne envenenada é pouco provável, visto que se fosse possível, o dito " intruso " entrar em contacto com o interior da minha casa seria imediatamente abordado pelo meu cão, que com certeza não iria ser muito agradável, mas mais uma vez refiro, não tenho intenções que ele seja agressivo, simplesmente que nas horas em que estou ausente, possa representar um pouco o papel de protector.

Sim nicasxi, já tinha pensado nisso, tenho um amigo meu especializado nessa área de ensino sobre treino canino, sei como fazer o cão aprender rapidamente o básico, mas sobre sociabilizarão não tenho nenhuma experiência. :?

Já agora, onde posso arranjar brinquedos para ele, como por exemplo a corda de por peito para fazer "weight pull"/"suspensão" ?
E indicar-me qual a melhor forma de o adquirir ? Através de pessoas que façam criações cá em portugal ou deveria averiguar melhor este site ? Passaram-me este link à relativamente pouco tempo.. www.coelhoskennel.com

Cumprimentos.
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta mai 06, 2010 11:54 pm

como a criação, venda e importação de ''pit bull'' é de momento proibida no nosso país, a única maneira legal de obter um cão de tipologia ''pit bull'' é adoptando. e acredite, quase que pode escolher em catálogo, visto que estes cães têm sido abandonados em série... :roll:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
greenandme
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

segunda ago 08, 2011 11:27 pm

Desculpem por estar a desenterrar um tópico com algo que não tem praticamente nada a ver, não consegui deixar passar isto:
nicasxi Escreveu: e no acto do registo assinará uma declaração de responsabilidade onde constará que tem á porta e nas varandas ( no caso de apartamento ) a indicação de existencia de cão PP

Sério? Quem tem um dos PPs e tem apartamento tem de ter à porta a "coisinha" a avisar? Epá, sem comentários :roll: Percebo o caso das vivendas, não vá alguém lembrar-se de pôr a mão e levar uma dentada (ok, pode acontecer com qualquer raça mas esta tem logo mais mediatismo) agora em apartamento? Jasus :roll:
grchjeep
Membro
Mensagens: 199
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

segunda ago 15, 2011 4:38 am

YolaeFifi Escreveu:como a criação, venda e importação de ''pit bull'' é de momento proibida no nosso país, a única maneira legal de obter um cão de tipologia ''pit bull'' é adoptando. e acredite, quase que pode escolher em catálogo, visto que estes cães têm sido abandonados em série... :roll:

Ainda me há de explicar o que é isso de cão de tipologia "Pit Bull".
enfim...
grchjeep
Membro
Mensagens: 199
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

segunda ago 15, 2011 4:47 am

D/L 312/2003 Artº 2º b define como "potencialmente perigosos " ....nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a ser incluídas em portaria do Ministro da Agricultura........bem como os cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças ............"


Pode sempre tentar um APBT de um cruzamento de segunda ou terceira geração.

Bom agora a sério

Penso que deve primeiro tentar-se informar se esta é realmente a sua raça de eleição, depois tentar entrar em contacto com pessoas que realmente o podem informar do que estes animais são, tentar ler o maximo possivel sobre a raça e se mesmo assim estiver determinado em ter um cão destes, desejo-lhe as maiores felicidades agora cuidado que a maior parte dos cães que se vê por ai são apenas de " tipologia Pit bull " . Pense bem se é isso que realmente quer.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 15, 2011 11:20 am

Olhe o contraditório...

Começa por perguntar à Yola o que entende por cães de tipologia pitbull para no post seguinte usar exactamente a mesma expressão que é mais ou menos correcta, cães tipo bull, cães que apresentam características morfológicas das raças assim designadas mas que poderão ser fruto do cruzamento de variadas raças não sendo na realidade verdadeiros pitbull, ou seja, filhos, netos e bisnetos de cães da mesma raça...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

grchjeep
Membro
Mensagens: 199
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

segunda ago 15, 2011 4:03 pm

dinodane Escreveu:Olhe o contraditório...

Começa por perguntar à Yola o que entende por cães de tipologia pitbull para no post seguinte usar exactamente a mesma expressão que é mais ou menos correcta, cães tipo bull, cães que apresentam características morfológicas das raças assim designadas mas que poderão ser fruto do cruzamento de variadas raças não sendo na realidade verdadeiros pitbull, ou seja, filhos, netos e bisnetos de cães da mesma raça...
Então não é legitimo eu fazer a pergunta que fiz, para mim o que não é legitimo é as pessoas quererem impingir animais a outras pessoas com a desculpa de que por causa da lei só podes fazer "adoptar".

Também havia uma tasca que vendia " frango tipo leitão ".
E já agora a que características morfológicas é que se refere são baseadas em que estalão. ou são critérios a olhómetro ?
Alguma vez encontrou um cão " tipo dogue alemão " ??
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 15, 2011 9:36 pm

Não, mas cães e raças tipo bull existem várias,como decerto não terei de lhe explicar pois o grchjeep saberá quais são melhor do que eu... :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

grchjeep
Membro
Mensagens: 199
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

quinta ago 18, 2011 5:22 pm

dinodane Escreveu:Não, mas cães e raças tipo bull existem várias,como decerto não terei de lhe explicar pois o grchjeep saberá quais são melhor do que eu... :)
Para mim ou têm papelada e são de raça ou são meros rafeiros independentemente de serem bons cães ou não.
As leis têm de ser interpretadas pelo que lá tá escrito, mas visto que cada um interpreta da forma que mais lhe convém, eu faço o mesmo, aliás os meus canideos são " rafeiros " do mais puro que há e não existe nimguem que me consiga provar o contrário, ainda tou pra saber o que é um " pitt bull ". :o
NicaJunior
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado ago 20, 2011 12:51 am

grchjeep Escreveu: ainda tou pra saber o que é um " pitt bull ". :o
É o Brad , mas mais " entroncado". :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “American Pit Bull Terrier”