Urgente: pedido de ajuda

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Pit Bull Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: grchjeep

Responder
Sara06
Mensagens: 4
Registado: segunda nov 20, 2006 2:24 pm

domingo abr 10, 2011 8:27 pm

Boa noite,

Gostaria de vos pedir a um concelho/opinião pois tenho um grave problema em mãos.
Tenho um pitbull de 4 anos e meio, castrado, que está connosco desde o 1º mês de idade, sempre foi criado com todo o amor e carinho e mimos que lhe podemos dar. Moramos num apartamento e ele sempre pode andar solto por toda a casa, sendo apenas preso quando temos pessoas em casa.
De há um tempo para cá que têm existido algumas situações preocupantes, mas sempre o repreendemos pensando que tudo tinha ficado bem.
Á coisa de uns meses ele tentou atacar-me quando lhe ia por mais comida no tacho dele, foi de tal modo intenso que tive mesmo de chegar a fugir dele conseguindo fecha-lo na cozinha. Entretanto tudo voltou ao normal e nunca mais se sucedeu esse tipo de situação. A semana passada, estava apenas eu e ele em casa, quando me tocaram à porta e ele desata a ladrar todo excitado (como sempre) e eu também, como sempre mando-o entrar na cozinha para poder ir abrir a porta, assim que o mando entrar ele atira-se novamente a mim e por sorte consegui fazê-lo entrar e tranca-lo,e desde aí que confesso que estou de pé atrás como ele, não consigo estar sozinha em casa com ele solto, sempre fui eu que lhe dei de comer, quem vai em grandes passeios, mimos, etc...(sendo que o meu marido está sempre a trabalhar) não consigo compreender este comportamento ou o que poderei estar a fazer de errado. Por ultimo, foi mesmo hoje que depois de lhe dar um osso para brincar e apenas fazendo-lhe uma festa ele simplesmente rosnou e assim que ouvi afastei-me dando-lhe mote para vir atrás de mim como se fosse atacar.
Não sei mais o que fazer, precisava de algum tipo de conselho, pois estas situações têm ficado cada vez mais graves e não posso viver constante mente em medo de o ter perto de mim ou de sequer ter de ir à cozinha onde ele se encontra.
Por favor, pedia que me informassem o que faço neste caso.
Eu amo o meu cão e não compreendo como chegámos a este tipo de comportamento, gostava de saber o que é aconselhável fazer, eu adoro-o e o que mais quero é que tenha uma boa vida, o que actualmente não parece ser o caso não sei porque motivo.

Obrigada.
mafia69
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

domingo abr 10, 2011 8:38 pm

Bolas, que situação complicada! Já pensou pedir ajuda profissional de algum especialista em treinar e ensinar cães? Costumam ser também bons avaliadores dos comportamentos e podem por vezes ajudar a compreender o porquê de certas coisas. Caso isso não ajude, vai-me desculpar, mas eu mandava abater o cão se visse que não ia ter melhoras. Tanto por mim como por alguém que eventualmente pudesse ser atacado por ele.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo abr 10, 2011 11:00 pm

Olá.

Se ama o seu cão e não quer abrir mão dele ou que aconteça algo complicado procure já um profissional de treino e comportamento canino.
Muita gente aqui pode dar dicas mas numa situação dessas só um treinador pode ajudar. Também será útil discutir o assunto com o vet assistente, pode haver algum distúrbio de saúde subjacente a essa mudança de comportamento. Sobretudo, não fique à espera que as coisas se resolvam por si sós, há-que agir agora em prol da vossa segurança e da vida do animal.

Tudo de bom para ambos e boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Claudiaf7
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

segunda abr 11, 2011 9:45 am

Haverá concerteza uma razão para esse comportamento. Faça como já foi dito, procure profissionais para a ajudarem.
Boa sorte e não desista do seu cão, porque ele concerteza não desistiria de si.
DomSOne
Membro
Mensagens: 195
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sexta abr 15, 2011 10:43 am

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 11:28 am, editado 1 vez no total.
mafia69
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

sexta abr 15, 2011 1:19 pm

Só coloquei a opção de abater caso o cão não mostrasse melhoras com ajuda profissional. Não sei se isso é possível ou se todo o cão pode aprender.
DomSOne
Membro
Mensagens: 195
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sexta abr 15, 2011 4:53 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 11:28 am, editado 1 vez no total.
mafia69
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

sexta abr 15, 2011 6:53 pm

DomSOne Escreveu:
mafia69 Escreveu:Só coloquei a opção de abater caso o cão não mostrasse melhoras com ajuda profissional. Não sei se isso é possível ou se todo o cão pode aprender.
Mas um profissional apenas vai orientar o condicionamento do cão, por exemplo, o cão vai duas vezes por semana aos treinos. Só essas duas vezes vão ser insuficientes para a aprendizagem, pois a aprendizagem tem de ser diária e é por isso que se ve na rua muito cão que frequenta escolas caninas e são completamente desobedientes porque os donos pensam que basta ir à escola e o trabalho tá feito... é uma triste realidade mas existe... E se o dono não tiver vontade de ensinar o cão, ai garantidamente o cão não aprende. E vou dar um exemplo que para uns pode ser exagerado para outros não: mas o cão é como o homem, aprende sempre e caso disso é ver pessoas ja com alguma idade a frequentar a universidade por exemplo. Eu defendo que não existem seres humanos burros, na escola temos que saber qual a melhor maneira de podermos aprender, pois ninguem aprende e estuda da mesma maneira, cada um tem a sua forma de aprendizagem e do meu ponto de vista nos cães é igual.
Percebi. :wink:
Responder

Voltar para “American Pit Bull Terrier”