Permita-me.palmeidadias Escreveu:A todos os que têm publicado neste post, quero expressar o meu agradecimento.
Eu já tive 2 Dogues, este é o terceiro. Os anteriores faleceram devido à idade. Sei o que são os Grand Danois e as personalidades não são muito dispares uns dos outros. Cães super dependentes dos donos, meigos, afáveis, um pouco brutos devido ao peso mas excelentes para ter num apartamento. Só querem um bom tapete, comida e carinho.
Não vou esterilizar a minha cadela. Não quero submete-la a uma operação dessas com 9 meses. Sei avaliar perfeitamente o carácter da pessoa que eventualmente ficar com ela. Mesmo que seja para um dia mais tarde vir a ter uma ninhada, aceito, desde que as condições em que fique sejam dignas e façam justiça ao animal e raça em questão.
Eu próprio pensei um dia ter uma ninhada dela para ficar com um filhote. Por infortúnio meu isso não será possível. Por isso agradeço as vossas apreciações e considerações, mas também peço que aceitem a minha opinião.
Um abraço.
Na minha opinião uma pessoa que acolhe um animal em risco e depois o usa para reproduzir... não.
Primeira razão: não se usam como reprodutores cães de ascendência desconhecida, cujo potencial genético é uma incógnita e ainda mais numa raça como esta de esperança de vida curta e alta incidência de displasia da anca e outras doenças hereditárias. Se se faz uma ninhada, faz-se uma ninhada de pais seleccionados que possam contribuir para uma mais valia à continuidade da raça, nunca por motivos comerciais ou para assistir ao milagre da vida.
Segunda razão: é uma questão de moralidade. Como este animal muitos outros procuram donos e não há donos para todos. Adoptar um animal para depois o usar como parideira para vender os cachorros ao desbarato e colocá-los numa situação em que podem vir a precisar tb de novos donos é irresponsável.
Terceira razão: uma ninhada de dogues alemães pode ter mais de 12 cachorros e para ser feita como deve ser implica uma despesa monstra que não tem retorno.
Um dia traduzi este artigo: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50864 leia por favor e diga-me o que pensa.
Quanto ao adoptante, não pense que consegue avaliar o carácter da pessoa. Existem aqui n pessoas que fazem das adopções a sua vida no entanto todos já apanharam com baldes de água fria...
Mais uma vez, tudo de bom para o animal.