Bem vou começar a história pelo inicio (pois), assim pode ser que alguém me consiga ajudar.
Há dois meses atrás, estava eu muito bem em casa, quando começo a ouvir na rua imenso barulho e um cão a ganir. Fui logo à varanda ver o que se passava e fiquei estupefacta quando vejo um cãozinho preto e branco atado ao muro de uma das casas aqui da rua e vários vizinhos de volta dele. Desci também e fiquei a saber que era uma cadelinha, de raça cocker (dos pretos e brancos não sei se têm alguma especificação) e que tinha sido a minha vizinha da frente que a trouxe. Procurei então saber que se passava e foi-me dito então por ela que um sr, numa das avenidas principais daqui, pura e simplesmente e porque ela parou a fazer festas à cadelinha, lha deu para a mão e fugiu dizendo "- Agora é sua!". A minha vizinha que já tem um cão, não podia ficar com ela e então foi com ela ao vet para verificar se tinha chip ou se estava perdida, sem qualquer resultado, e resolveu trazê-la e pô-la ali amarrada só para ver se alguém podia ficar com ela. Convém dizer que durante o tempo que eu estive a falar com eles, a cadelinha não me largou, sempre a chorar e a pedir miminhos, então eu lá resolvi trazê-la pra casa (para junto dos meus milhentos animais) e tentar arranjar uns donos para ela que por ser de raça (infelizmente) não faltaram pretendentes. Passado uns dias e indicada por uma pessoa conhecida, apareceu uma sra. que me pareceu bastante interessada e que desde o início se mostrou disponível para que eu lhe ligasse e fosse verificar se a cadela estava ou não em boas condições, aquelas coisas que quando tentamos arranjar uns donos verificamos sempre e a sra. passou nos meus testes perfeitamente, até me deu logo o telefone dela para eu saber nessa noite o que a vet tinha dito, visto que ela ia naquele momento levá-la. Pensei que estava bem entregue e que tinha finalmente arranjado uns donos como deve ser.
Qual não é o meu espanto, quando um dia de manha passado mais ou menos um mês, a dita sra. me liga e diz que afinal já não quer o cão porque faz xixi e cocó!! (Coisa tão incrivel?!?!?!

Nem pensei em mais nada, fiquei com medo que se não a fosse buscar ela a metesse num canil ou pura e simplesmente a abandonasse, e lá fui eu. Assim, que me viu saltou logo para cima de mim e já não quiz saber mais da dita sra nem do filho dela que também estava presente. Resumindo, lá fiquei eu com a cadelinha a quem dei o nome de Luna. Agora gostaria de perguntar algumas coisas, se me puderem ajudar.
Ela não brinca, tem medo de tudo (até de um saco de plástico) e não sabe andar de trela. Como é que eu posso ensinar-lhe estas coisas? Queria socializá-la mas ela tem medo dos outros cães e não conheço nenhum sítio, se é que existe, onde se possa fazê-lo. Ela já é adulta e terá à volta de 3 ou 4 anos segundo a vet.
Os meus gatos estão constipados, embora já medicados, podem pegar a ela?