E há-os muitas vezes, felizmente.
Esqueci-me antes de mencionar sobre a PIF, só como informação geral (pois compreendo que a Corine deseje seguir as recomendações dos seus veterinários), que o ABCD - European Advisory Board on Cat Diseases (
http://abcd-vets.org/Pages/home.aspx) recomenda uma quarentena de dois meses.
«Controlo da doença
■ A PIF apresenta um mau prognóstico. O tempo de sobrevivência mediano após odiagnóstico é de 9 dias.
■ Deve considerar-se a possibilidade de eutanásia apenas após um diagnóstico definitivo.
■ O tratamento de suporte destina-se a eliminar o processo inflamatório e a resposta imunitária prejudiciais, geralmente com corticosteróides. No entanto, os benefícios dos corticosteróides não foram comprovados.
■
Nos lares onde um doente com FIP tenha sucumbido, recomenda-se que se esperem 2 meses até se adquirir outro gato. O mais provável é que os outros gatos no mesmo lar também sejam portadores de FCoV.
■ A PIF é um problema para os gatos que vivem em grupo (centros de reprodução e abrigos), e raramente é detectada nos gatos que vivem dentro e fora de casa.
■ É possível conseguir-se uma redução do risco de contaminação através de uma rigorosa higiene e da manutenção dos gatos em grupos reduzidos, bem adaptados, com caixas de areia suficientes e limpas com frequência, ou acesso ao exterior.
■ É possível detectar os gatos transmissores de FCoV recorrendo a um rastreio por RT-PCR quantitativo em tempo real das fezes, mas será necessária uma amostragem múltipla (4 x ao longo de 3 semanas).»
Fact sheet sobre peritonite infecciosa felina em
http://abcd-vets.org/Pages/factsheets.aspx
FCoV = coronavírus felino que, ao fazer mutação, provoca a PIF
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke