Xico, o laranjão: Adoptado! :))))))))

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 04, 2012 10:06 am

Não ganhou para o susto a Dona J., nem a Corine, nem eu, que estava na campanha de recolha quando a Corine me telefona, aflitíssima. Mas o que vale é que foi só susto mesmo. :)

Agora, mais do que nunca, importa levar tudo com muita calma e paciência, deixar que as coisas aconteçam ao ritmo que eles queiram e como eles quiserem. No fundo, acaba sempre por ser assim.

Se o Xico quer estar sossegado e o outro gato não morre de amores por ele, é deixá-los estar separados, pelo menos para já.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta out 04, 2012 10:16 am

Felizmente que eu só soube depois de tudo passado senão era mais outra que não tinha ganho para o susto. :cry: :cry:

Ninguém ficou magoado o que, obviamente também e importante.

Faço minhas as palavras da Tassebem. O melhor é não forçar as coisas e deixá-as seguirem ao ritmo deles. :wink:

Corine, as melhoras do gatinho da sua Mãe e um grande beijinho para vocês. :wink:
Corine
Membro
Registado: quinta fev 24, 2011 7:45 pm

quinta out 04, 2012 10:16 am

Tassebem Escreveu:Não ganhou para o susto a Dona J., nem a Corine, nem eu, que estava na campanha de recolha quando a Corine me telefona, aflitíssima. Mas o que vale é que foi só susto mesmo. :)

Agora, mais do que nunca, importa levar tudo com muita calma e paciência, deixar que as coisas aconteçam ao ritmo que eles queiram e como eles quiserem. No fundo, acaba sempre por ser assim.

Se o Xico quer estar sossegado e o outro gato não morre de amores por ele, é deixá-los estar separados, pelo menos para já.
Eheheheh Tassebem, imagino o susto que lhe preguei... mas fiquei de tal forma "tola" que a primeira coisa que me ocorreu, foi ligar-lhe quando ia a caminho da casa da minha mãe. Não sei é como é que consegui falar :D

Então quando a minha mãe já estiver "em condições" para voltar à carga das aproximações como é que acha que se deve fazer? A greta da porta está sempre aberta, portanto eles veem-se. Como é que a minha mãe consegue perceber quando eles possam estar "dispostos" a tentar conviver novamente?

O Xico tem "falado" com a minha mãe, roça-se e atira-se para o chão :lol:
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta out 04, 2012 11:59 am

É deixá-los estar. Mesmo. Gatos nunca se devem forçar a nada, muito menos a aproximações. Se um quer estar recolhido, deixá-lo estar. Quando ele se sentir seguro, lá sairá. Se se vêem, ainda melhor, porque lá se hão-de habituar à presença um do outro. Forçar as coisas só irá piorar, tanto para um como para outro. Não me parece que venham a ser grandes amigos, mas não quer dizer que não possam conviver um com outro, nem que seja ignorando-se mutuamente.

Ao forçarem as coisas, estão a sobrecarregá-los com mais stress do que aquele que já têm pela situação em si e pode acabar mesmo mal.

Esta é a minha sincera opinião.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 04, 2012 1:33 pm

Não podia estar mais de acordo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sábado out 13, 2012 11:03 am

Hoje trago notícias tristes em relação ao Xico. Ele não vai poder ficar mais em casa da Dona J.

Quando sai da sala onde está, continua a haver tensão entre ele e o gato com quem houve aquela luta. O Xico não faz nada, ignora os outros gatos, dá uma voltinha e quer voltar para o seu cantinho, onde gosta de estar, à janela, e já quando houve a luta foi o outro gato que o atacou e o Xico limitou-se a defender-se, mas o problema é que a Dona J. não pode continuar com aquela divisão "adjudicada" ao Xico para sempre e, cá fora, o risco de lutas feias é grande.

De resto, os episódios dos "repentes" do Xico têm estado a espaçar-se cada vez mais e julgo que a tendência seria para desaparecerem de todo, à medida que se sentisse mais confiante e mais estável.

Pedi à Corine/Dona J. mais um tempinho, porque o espaço de onde o Xico veio está neste momento em obras e o Xico iria ter de ser metido numa gaiola. Vamos ver se é possível ou se se arranja entretanto uma outra solução.

Corta-se-me o coração em relação ao que vai ser do Xico, das mudanças a que tem sido submetido e das que estão para vir, para mais num gato que não as aceita mesmo nada bem e com as consequências que se sabe, mas tenho de compreender também o lado humano da questão. Se, por um lado, a probabilidade de o Xico ser adoptado pela Dona J. era grande, por outro, houve sempre uma ou outra coisa que não correu bem, e estou-lhe grata pela oportunidade que deu a este animal.

Se alguém por aí tiver um cantinho com uma janelinha para dar ao Xico, e vontade de lhe dar um lar duradouro (que é como quem diz definitivo), é tudo o que o Xico pede. Ele não precisa de muito espaço, precisa de amor, compreensão, paciência... e de um cantinho.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sábado out 13, 2012 11:12 am

espero mesmo que essa familia apareça - o Xico vai sentir-se traído e abandonado outra vez :cry: claro que percebo que a coisa como está não pode continuar :cry:
quem me dera poder acolhê-lo :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida2
Membro Veterano

sábado out 13, 2012 1:19 pm

Já me fartei de chorar com esta notícia pois, indubitavelmente que existem animais que não têm sorte nenhuma. :cry: :cry:

Pobre Xico ... agora que os "ataques" estavam cada vez mais distanciados, vai tudo voltar à estaca zero, ou seja, o Xico precisa novamente dum "poiso".

Este menino nada mais pede do que um cantinho com uma janelinha ... será que é pedir muito??? :roll: :roll:

Corine, quando foi do ataque do outro gatito da sua Mãe ao Xico, a Corine falou na hipótese do Xico ir para sua casa. Essa hipótese ainda se mantém de pé? Quem sabe se o Xico não se iria adaptar às cadelitas e à outra gatinha?

Realmente meu querido Xico tens tido mesmo muito azar ... estou triste, muito triste ... não merecias de forma alguma tudo quanto se tem passado contigo nos últimos tempos. :cry: :cry: :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 13, 2012 4:26 pm

... :(

Tenho seguido este tópico, apesar de, a maioria das vezes ser sem sequer fazer o login, mas agora fi-lo porque na verdade este animal tem tido muito pouca sorte.

Sem querer ofender ninguém ou ferir susceptibilidades, resta-me dizer o que penso desde o início em que ele foi para a Fat:

Sempre achei um pouco estranho, e até talvez um pouco de exagero, a forma de como descreviam ataques e afins... Penso, também, que: qualquer gato, precisa de tempo para se adaptar ao que vai ser o seu novo "habitat" e, no caso deste gato, penso que houve um pouco de precipitação... deu-me a sensação de que havia alguma "pressão" por parte da fat, para que a sociabilização, com ela ou com os outros animais residentes, fosse mais célere... e, como não existem gatos "iguais" no que toca a temperamento, logicamente que tem que ser dado , ao animal, o tempo que ele necessite para aproximações... e daí resultaram o que chamam de "ataques" à Fat mas que, quiçá a descrição não tenha sido a melhor e o que realmente talvez tenha acontecido, fosse o gato a querer interagir, apesar que com alguma brutalidade, com a fat, por se sentir só, no quarto em que se encontrava?
Já tive em Fat, gatos a darem as suas dentadinhas a que chamo "dentadinhas de amor", e até alguns a fazerem emboscadas ás minhas pernas, por vezes com alguma brutalidade (também há crianças e pessoas que brincam com brutalidade sem quererem magoar mas que são mesmo assim...), e que, estes gatos que descrevi, nas mãos de algumas pessoas, quiçá, não diriam, também, que eles as atacavam? Existem varios tipos de inevestidas, que não são propriamente sinais de agressividade mas sim uma súplica de atenção... e, há que saber distinguir o "trigo do joio". Atenção que, de forma alguma pretendo desmentir os relatos... mas de todos que li, fiquei com uma opinião diferente da descrita e tenho direito a ela. Posso estar errada? Claro que posso! Até porque, não lidei com o animal mas... com os relatos anteriormente descritos...e agora estes finais, em que se denota que o animal não é agressivo, mais de encontra vai ao que sempre pensei... até porque, um felino agressivo, não o deixa de ser do pé para a mão...! A maioria dos felinos agressivos necessitam de acompanhamento Veterinário e, na maioria dos casos, acompanhamento com medicação..! Este não teve nada disso e no entanto... acabou por se revelar um gato NÃO AGRESSIVO mas sem sorte!
A luta com o gato residente não passou de demonstração, por parte do gato residente, de dominancia!!! O que, É NORMAL!!! Os gatos definen a sua hierarquia e cabe aos humanos darem-lhes o tempo e espaço necessários, para que a mesma fique bem definida! Depois, o gato mais submisso, que se provou ser o laranjinha, tendo-se, este, submetido ao ataque do outro! Por norma não terá que haver mais ataques entre eles porque o dominante já provou, ao novo residente, quem é que manda lá em casa :wink: Acredito que, após um cenário de luta entre gatos, a fat fique relutante e receosa... mas acreditem que o pior que pode fazer é passar/transmitir aos gatos, os seus receios... porque eles captam tudo...!!! É deixá-los serem gatos, que são! E, acompanhar, mais agora, de perto, a interacção entre o "chefe/alfa da colónia e o laranjinha" e que não seja pelo que aconteceu... que desiste assim tão prontamente. Está em jogo os sentimentos de um animal que já passou por desilusões, qb! E, em maior "jogo" estará qual será o desajuste emocional e comportamental, do laranjinha, com mais uma desilusão?! Isto sim!

Peço, encarecidamente, á Fat, que, por favor, não desista... e um dia vai ver que valeu a pena ter sido persistente :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 16, 2012 10:07 am

Como vai este caso...? :? A Fat já reconsiderou... (?), ou não?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

terça out 16, 2012 10:10 am

Leonilde, a FAT vai manter o Xico só até às obras junto do espaço estarem concluídas, para ele não ter de ir para uma jaula.
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

terça out 16, 2012 10:15 am

Fico tão triste por o Xico ter de voltar a passar por todo o stress de ter que sair de um sitio para outro. :(

Não anda aí ninguém que possa adoptar o Xico?? Já merecia um bocadinho de felicidade!! :(
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça out 16, 2012 10:53 am

Li o tópico de fio a pavio…
Toda a gente que por aqui anda e já me conhece, sabe que não costumo ter papas na língua e que esgrimo as minhas opiniões, quer concordem ou não com elas. Independentemente das amizades, já esgrimi opiniões contrárias às da Arguida e às da Tassebem, ambas pessoas que prezo muito, mas muito mesmo. Mas decidi mudar de postura para evitar mais atritos, mais contendas e que as pessoa pensem que tenho mau feitio… porque não tenho…

Se não fosse esta mudança de postura, poderia dizer que uma adopção, e mesmo acolhimento em FAT, é um acto consciente de um ser, cientificamente denominado de racional, que deve considerar os prós e contras e possíveis consequências que daí advenham. No caso de adopção, é um compromisso para uma vida de ambas as partes envolvidas e não tenho qualquer dúvida que o considerado "irracional" cumprirá a dele escrupulosamente. Se fosse dizer o que penso, poderia acrescentar que, no caso de um animal fragilizado por maus tratos ou consequências de uma vida repleta de espinhos, esse compromisso é e deverá ser inviolável a qualquer nível para uma pessoa com fortes valores morais. Ousava até dizer que o "descartar" de um animal nessas condições é uma profunda falta de verticalidade e de carácter que define todo um Ser nas restantes vertentes da sua vida, que é de uma crueldade atroz, ainda mais quando se sabe que pode estar em risco a sua vida. Se fosse dizer o que penso, marimbava-me para os comentários de que não tenho nada a ver com isso porque, estando num Fórum público e sendo membro da sociedade cumpre-me discutir actos que considero carentes de moralidade. Principalmente quando falamos de seres indefesos. Se fosse expor mais ideias, diria que casas não encolhem de um dia para o outro, familiares não têm geração espontânea e que cães não chovem de madrugada aos trambolhões. Assim sendo, à partida essas condições existiam já à data da adopção. A não ser que as vossas casas, famílias e animais de estimação não sejam como as minhas. Um animal não pede para ser adoptado, não pede para ser acolhido. Mas ama incondicionalmente quem o faz e, mesmo que a "família" humana virasse sem abrigo, com certeza ele não os deixaria para trás. Por isso são tão melhores que nós, seres "pensantes" (ou nem tanto). Uma adopção/acolhimento de um ser frágil e indefeso como o Xiquinho necessita de alguém à altura, alguém que não o "descarte" quando não dá jeito, alguém que não o tenha levado para um test-drive em que a coisa não correu bem. Ele sente. Ele já sentiu tanto e vai sentir novamente tanto. E, tenho a certeza, que se lhe perguntassem, ele responderia que, ainda assim, com todos os defeitos e falhas dos humanos que o acolheram, ele não escolheria outro sitio para estar. Se eu fosse dar a minha opinião sincera, diria que o Xico merece bem, mas bem melhor na vida e que devia empacotar a sua pochette o quanto antes e zarpar para um lar. Mas um lar a sério. Daqueles onde nos sentimos em casa, em família, onde nos aceitam como somos, onde não temos de encaixar requisitos para ser aceites como membros de um núcleo familiar. Onde não impõem regras, companhias, preceitos ou assoalhadas. Onde podemos ser como somos e temos o nosso tempo para nos encaixarmos e, qualquer ser que se sente amado e aceite pode dar tanto em retorno. Quanto mais um animal, que já não tem, em si, lados lunares. E dão-nos tanto. E sim, caso salientassem uma vez mais que não sei do que falo, talvez não saiba. Mas sei o que é adoptar um animal menos "perfeito", sei o que é assumir um compromisso desses, sei o que implica, sei que, muitas vezes custa, que temos de fazer cedências, que temos de nos deixar de ideias pré-concebidas, que temos de retirar os óculos cor de rosa e ver as coisas como elas são. Sei que temos de ter paciência, Muita. Temos que estar preparados para tudo e aceitar as coisas como elas vierem. Aceitá-los como eles sejam. Sei que temos de nunca, sequer conceber, a ideia de voltar atrás. Uma adopção/acolhimento não é um casamento, e esse já é para o bem ou para o mal, para a saúde ou para a doença. Se fosse a comentar diria mais, diria que é como o ser mãe ou pai. É uma decisão voluntária, consciente (a não ser em caso de violação, claro), com tudo o que implica. Ninguém, no seu juízo perfeito, mesmo no meio de delírios nocturnos, rodeados de biberons, cólicas e fraldas sujas, diz "Ok, pronto, não gostei. Onde posso devolver?". Claro que há sempre os pais que abandonam, que põem no lixo, que já não querem, que deixam de ter espaço, que consideram crianças como coisas. Mas esses não são humanos, são bestas. Uma criança e um animal não são assim tão diferentes: indefesos, frágeis, que não pediram para estar connosco. Que nós decidimos ter connosco. Diria eu, se fosse dar opinião.

Mas não vou dar a minha opinião porque quem está por detrás destas história já há muito tomou a sua decisão. Vou remeter-me ao silêncio e rezar ao Universo para que um Ser Humano se chegue à frente e lhe dê, ao Xico, o destino que ele tanto merece, sem ironias, sem cinismos, sem ânsias de palmadinhas das costas. Que o aceite pelo que ele é: um gato lindo, sofrido e carente. Se pudesse ser eu, com certeza seria. Afinal, ele só necessita de amor, muito amor. Mais nada. MAIS NADA! E com isso apenas, consegue-se tanto. Se não tinham isso para lhe dar, além de paciência, tempo, espaço, carinho, para que raio se ofereceram??? Mas alguém no seu juízo perfeito pensa em acolher um animal que já deprimiu desta maneira e depois "cansa-se"?? Isto, se eu fosse realmente uma pessoa com mau feitio. Que não sou.

E com esperança que consciências saiam da sua hibernação, porque estamos todos a dar o exemplo e a criar as gerações futuras. Ahhh e diria também que acredito muito, cada vez mais em Karma.
O que vai, volta… bom e mau…

Tal como já referiram aqui, duvido, porque tenho direito a isso, das atitudes descritas por parte deste animal. Acho que tentaram moldá-lo, forçaram-no a situações a que quem tem gatos e os conhece, e considera seres com vontade própria, sabe, de antemão, que não irão correr bem. Apesar de constarem na lei como objectos, não o são. Não podem nem devem ser descartados desta forma. É de uma extrema irresponsabilidade saber-se que este animal quase morreu de desgosto e avançar-se para um acolhimento "condicionado". Saber-se que se pode colocar a sua vida em risco. Aliás, se eu fosse dar opinião, diria que já estava de pé atrás com alguém que, tendo passado por uma morte de um animal, devido a um vírus contagioso, estivesse sempre oferecer-se dissimuladamente para receber outro sem passar o período aconselhado, mesmo que se discordasse do espaço de tempo em causa, eu optaria sempre pelo período mais longo. Alguém que nem os dejectos do falecido ainda tinha limpo, se predispunha, como quem não quer a coisa, a receber outro. Bebé, sem defesas. Isso para mim é negligenciar a vida e a saúde de um ser que, novamente, não pediu para lá estar. E espero bem que as opiniões de que o vírus esteja extinto se concretizem. Senão, não gostaria de estar no lugar de quem o permitiu e ficar com uma morte na consciência. Uma que podia ser evitada com um pouco de paciência… tal como esta… porque temo que um animal tão emocionalmente frágil não suporte outro golpe destes…

Termino com uma citação deste mesmo tópico e que define tudo mesmo, incluindo o cinismo da "alma" humana:

"Pobre bicho, ser descartado de uma forma tão cruel."
Além de não emitir opiniões, também não voltarei a este tópico. Felizmente, tenho forma de acompanhar a sua história sem ler aquilo que, eventualmente, virá como resposta à minha "não-opinião". E, caso, me bloqueiem, andarei por aí como Garfield2011 lol…

Tasse, se eu puder ajudar de alguma forma, sabe como me encontrar. Queria muito, muito poder dar-lhe o lar que ele merece. E, não fosse o Bicas, arriscaria.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Arguida2
Membro Veterano

terça out 16, 2012 10:59 am

Tasse chegou a falar com a Corine sobre a hipótese dela ficar com o Xico? Como ela tinha dito quando foi aquela "confusão" da consulta para ele, que se fosse preciso o Xico ía para casa dela. :roll: :roll:

Quem sabe não é se tal não seria possível? A gatinha que ela tem é bébé e o Xico precisa dum cantinho com uma janela ... nada mais do que isso. :cry: :cry:

Lamento profundamente toda esta situação pois por mais que dê voltas à cabeça não consigo encontrar jusitificação para tudo isto. Se ainda fosse na altura em que o Xico estava "agressivo" ... agora essa fase felizmente já tinha passado à história.

Pobre Xico ... voltar novamente a "dar cartas e baralhar de novo". :cry: :cry: Há animais que realmente não têm sorte nenhuma na vida e, indubitavelmente, o Xico é um deles. :cry: :cry:
Corine
Membro
Registado: quinta fev 24, 2011 7:45 pm

terça out 16, 2012 11:11 am

Foi com muita tristeza que a minha mãe tomou a decisão de deixar de ser fat do Xico. Aliás, não é uma decisão que se tome de ânimo leve.

No entanto, desde o princípio que sugiram várias condicionantes… Em primeiro lugar, a minha mãe aceitou ser fat de um gato prostrado, doente e sem vontade de viver. Cedeu o tal quarto (que não pode ser ocupado por muito tempo), que funciona como espécie de enfermaria. Aliás, um dos gatos da minha mãe adoeceu e precisou ser separado dos outros e foi ele para o wc, para não tirar o lugar, a janela que o Xico tanto adora! O tal “quarto” é na verdade uma sala em que são feitos os almoços/jantares de família, coisa que não tem acontecido, para o Xico não ser perturbado. Existem crianças na família. Como disse, a minha filha é o menos mas não posso obrigar o meu irmão a aceitar que os filhos dele sejam mordidos pelo Xico, apesar dos “ataques” praticamente terem cessado. Agora sim, são mais “dentadinhas de amor”, mas ainda assim magoam principalmente se forem feitas a crianças!

A minha mãe ainda colocou a hipótese de adoptar o Xico, mas ele não quer sair do quarto e quando sai, todos os outros o “cercam” e ele começa a miar para voltar para o quarto… Sempre que sai de lá, faz xixi por todos os lados onde passa. Os outros vão todos atrás fazer também, aliado a miadelas esganiçadas por parte do tal gato que se pegou com o Xico. Aliás, aquilo é uma espécie de “gritos”, eu vi/ouvi. Tal como também vi a minha mãe a chorar por se sentir impotente para com a situação. São 6 gatos, não é brincadeira… e sempre os teve desde criança. Portanto ela no fundo sabe, que não tem capacidade psicológica para ficar com o Xico. A harmonia em casa foi completamente destabilizada e com toda a razão, pretende que os gatos velhotes que já tem, não passem por stresses destes! Acho que é um direito que lhe assiste, poder viver em paz dentro da própria casa. Está mais que habituada a apresentações felinas, bufadelas, arranhadelas, etc. Reconhece que no caso do Xico é muito difícil e não tem “estofo” para aguentar…

A minha mãe admite que estava preparada para ser fat de um gato prostrado e sem vida… foi a informação que tínhamos relativamente ao estado de saúde dele. Aliás, levou um colchão para o tal quarto para poder dormir com ele, coisa que não chegou a acontecer por foi logo atacada no primeiro momento. Ainda bem que ele reagiu e resolveu voltar à vida, mas se a minha mãe soubesse que ele estava assim, jamais aceitaria ser fat dele. Simplesmente porque tem consciência que não tem capacidades para lidar com um gato com as características do Xico. Por muita pena que tenha, e que à maneira dela tudo fez para ficar co o Xico, foi chegada a hora de desistir! Custa muito, mas neste caso tem mesmo de ser… A saúde mental da minha mãe e a harmonia dos gatos residentes estão em primeiro lugar… E ainda que a minha mãe insistisse em ficar com o Xico, eu não permitiria simplesmente porque desde que ele foi lá para casa, passa os dias a chorar por não saber lidar com ele. Os gatos “captam” tudo, é verdade mas a minha mãe só sabe tratar deles assim… e isso tem de ser respeitado!!!! E por muito que eu goste do Xico, quero a minha mãe de volta…
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”