Não são cães, não são gatos, mas merecem todo o mesmo respeito que os anteriores mencionados, por isso decidi mostrar um caso meu.
Há um bom par de meses atrás, quando me dirigia ao lixo e ao ecoponto público aqui da minha zona, deparo-me com uma caixa organizadora de uns 30cm (ou nem tanto), fechada e tal, bem, tudo bem, já não era a primeira, acontece que quando ia a colocar as coisas no lixo, dou de caras com a caixa a mexer-se (ela estava no alto de uns sacos enormes de lixo, por isso não estava totalmente segura, logo abanava), fiquei assustada e de repente vi uma sombra lá dentro mexer-se (não era transparente a caixa, mas dava para ver as sombras), decidi abri-la, a primeira coisa que pensei é que deveria ser uma ratazana ou assim, o meu espanto quando vejo dois Hamsters totalmente desnutridos dentro da mesma, num ambiente de pura sujidade, até com pedras!
Este foi o estado em que encontrei estes dois pequenos:
Verifiquei o sexo, eram um casal (Ainda por cima!), fui com eles de imediato à veterinária, onde se viu que os mesmos estavam apenas desnutridos e que o macho estava com uma ferida escondida no meio do pêlo nas costas (não consegui captar nas fotos, uma vez que estava mesmo escondida, mas era nessa zona onde o pêlo dele está acinzentado), tratou do problema e a ferida sarou em poucos dias, no entanto, no segundo dia, reparei que o macho não se movia e lá fui de novo com ele à veterinária, foi constado que ele estava com cauda-molhada, e lá andei eu a alimentá-lo e a dar-lhe as gotas por variados dias, felizmente ele sobreviveu à doença milagrosamente! Uma vez que no seu estado desnutrido foi de facto um milagre!
Depois a fêmea deu à luz 2 crias, que viveram apenas alguns dias, comendo-as depois, devido ao stress da mudança tão recente de vida e a cima de tudo à desnutrição em que ainda se encontrava!
Eles tinham perto das 75 gr quando os encontrei, hoje estão com o seu peso normal, a fêmea com 155gr e o macho com 122gr.
No 3º dia comigo, a Serena já estava assim:
No 5º dia:
Decidiu fazer o seu ninho fora da casa depois, provavelmente porque já sabia que iria ter os bebés.
6º dia:
8º dia:
De 78gr para 95.
No 12º dia começou a melhora do Scott, o macho, foi quando ele finalmente começou a andar e a se alimentar melhor e por vontade própria, ele no 12º dia:
A primeira pesagem dele após recuperar-se da doença:
79 graminhas.
Só para terem a noção do estado deste menino, 14º dia:
A Serena algum tempo depois:
16º dia:
78 gr para 111gr em 16 dias.
Scott no 16º dia também:
E agora, fotos após a total recuperação dos meninos, ou seja, agora:
Scott
Serena!
Já agora, um antes (quando encontrei) e depois (16 dias depois):
