Excelente esclarecimento e testemunho Friends!!
Quem sabe qualquer dia não vence a ideia: "FIV+ is beautiful"!
Pronto! Já conheci o Branquinho, a AnaEsmeralda e a Xana, e as suas maravilhosas famílias!
Pessoas fantásticas que não se pouparam a esforços e despesas para ajudar este gato.
Não lhe negaram o seu apoio agora que apareceu tão doente, e quando provavelmente outras pessoas o escorraçavam com nojo!
Bem-hajam!
Aqui fica a minha perspectiva: o Branquinho tem mais de Angorá ou Bosques da Noruega do que de Persa, pois a par do pêlo longo tem focinho bicudo e orelhas grandes. Digo-vos: uma elegância de gato!! Imponente e lindo!
É muito comunicativo e meiguinho!
O pêlo está maltratado, do sol, da sujidade da rua e dos dias menos bons que tem vivido... mas a futura dona já disse que o vai pôr macio e sedoso!
Falámos com a vet assistente. O Branquinho está parasitado com hemobartonellas (transmitidas pela picadela de pulgas infectadas), e por causa disso mesmo tinha uma anemia muito grave.
Anemia essa que já está ultrapassada nestes dias de internamento e tratamento intensivo proporcionados pela Xana e AnaEsmeralda.
A partir de hoje vai ter que fazer 18 dias de antibiótico específico de 12 em 12 horas para dar cabo das hemobartonellas, após os quais terá que ser de novo avaliada a sua situação. Para ver se tem que prolongar o tratamento.
A Veterinária diz que ele poderá ser castrado nessa altura, se o vet que o avaliar achar que ele está suficientemente forte.
A Ana levou o medicamento e paparoca boa, e vai acolhê-lo e medicá-lo nos próximos dias até eu ter oportunidade de levar o Branquinho à sua Dona, que vive longe de Évora.
Quem sabe, com a explicação de Friends, uma delas não muda ainda de ideias e adopta o Branquinho... sim! Porque eu bem vi como as duas gostam deste gato!!
E já sabem: quando me passar esta maldita constipação, vou combinar 'um cafezinho' com as meninas, a Peleve e quem mais por aqui andar que more em Évora, para construír uma equipa de entre-ajuda em defesa dos gatos (e outros animais que precisem).
Eu e a Peleve formamos a AICUÚO (Associação Independente Com Um Único Objectivo)

... o de dar melhores condições de vida aos animais errantes das ruas de Évora.
Dedicamo-nos ao controlo de população (através da esterilização: fêmeas primeiro e depois machos), e à procura de bons lares para os gatos (e um cão ou outro

) que quando retirados da rua para esterilização, se revelam verdadeiros docinhos!
O controlo de nascimentos é essencial para evitar que as colónias fiquem demasiado numerosas - nessa situação os gatos lutam por alimento, envolvem-se em horríveis brigas de acasalamento e ficam feridos nas lutas, sofrem de doenças, nascem mais e mais gatinhos doentes e escanzelados... tudo isso incomoda as pessoas!
Agora, se essas mesmas pessoas, se depararem com um grupinho de meia-dúzia de gatos, gordos e luzidios, que alegram qualquer jardim ou beco com as suas brincadeiras, e até caçam ratos e ratazanas... e têm um comedouro com ração, que não atrai moscas... aí essas pessoas reconhecem a importância destes animais para uma cidade saudável e bonita!
A AICUÚO

nasceu também da consciência de que cada cidadão tem deveres para com os animais errantes, e não os pode descartar nas Associações.
No caso de Évora, o Cantinho dos Animais é uma associação que só não ajuda mais porque não pode! Portanto tem que partir de cada um de nós a iniciativa de ajudar também!!
Não participarei muito mais neste fórum, pois já o faço assiduamente no Felinus, e como o tempo não chega para tudo... há que optar!
Foi no Felinus que aprendi/aprendo muito e sei que posso contar com a ajuda de um grupo de pessoas fantásticas, que nunca pensam duas vezes para entrar em acção em defesa dos animais!!
Desejo tudo de bom para os foristas do Arcadenoé, e muita coragem para continuarem a apoiar os animais de rua! E se não conseguirem ajudar 'em campo', ajudem na divulgação de informação correcta, combatam preconceitos, sensibilizem pessoas para esta causa, ajudem de outros modos quem faz o trabalho de campo! Todos juntos havemos de fazer a diferença!