e: Homenagem à minha FAIA
por anny em Quinta Jul 30, 2009 14:34
A Faia foi uma linda cadela arraçada de perdigueiro.Era toda preta à excepção das pontas das patinhas, uma risca no focinho e uma gravata branquinhas.Era linda, linda, meiga, doce, sei lá! A minha Faia foi para mim uma compensação de muito que gostaria de ter e não tive, foi o meu porto seguro.Era com ela que ria a bom rir e ...chorava com muita vontade, daquelas coisas.
A Faia chegou à minha casa cachorra, para ser preparada para ser caçadora ( o meu pai era daqueles), tinha eu 8 anos.Irresistivel como era, passava a vida com a cadela ao colo e a amassá-la contra as ordens do meu pai, pois "estragava" a cadela para a caça.De facto, parece que a Faia não tinha grande vocação para o ofício, o que fez com que fosse vetada ao abandono pelo meu pai, que apesar de a cadela não sair lá da porta, porque isto se passava numa aldeia pequena, era alvo do desprezo e muitos pontapés pelo mesmo.Foram 7 anos de jogos às escondidas, desde alimentá-la a protegê-la e às sucessivas crias( duas ninhadas/ano de 9/10 cachorros!)de todos, principalmente do suposto dono.
Tenho recordações muito amargas deste tempo, e nunca consegui fazer mais nada por ela.No dia 24/07/89 às 14.00h a minha Faia deixou-me de olhos nos olhos, em pleno trabalho de parto que não conseguimos realizar...É um nó muito grande até hoje, e até sempre acho.
Com 15 anos não tinha noção de nada, nem ajuda de ninguém.Ali fiquei a segurar a sua cabecinha , a olhá-la nos olhos grandes e brilhantes até que partiu...a minha doce amiga.
Porém ,estou convicta de que não me abandonou.Consigo senti-la perto sempre que quero, que preciso, ou mesmo quando nem me lembro.Tive dois partos fantásticos: um às 13.50h e outro às 14.10h...já nem vejo o que esccrevo...
Obrigada por perguntar pela Faia
anny
Registado: Sábado Maio 09, 2009 14:21
Desculpem a lamechice, mas a amiga que acabo de apresentar, está tão presente na minha memória, que agora que tenho um tópico dos meus canitos gostaria de partilhá-la...
O texto foi colado, de outra ocasião em que partilhei esta amizade já com 30 anos.
Não esqueci, não esqueço e ... não esquecerei!
FAIA, para sempre FAIA
tanta saudade!