Amigas,
Fui hoje buscar o Raio-X à FAT à hora de almoço, única hora a que ela poderia entregar-mo a não ser à noite.
Eu estava um pouco preocupada com o estado em que ele se encontraria, mas aparentemente estava bem nutrido, bem disposto e "apenas" com uns furinhos de ambos os lados do focinho, resultado da luta com o outro cão por causa da cadela em cio.
Veio no carro muito bem do Cacém até Lisboa, um bocadinho irrequieto ao princípio da viagem, no banco de trás ao pé da "avó" (a minha mãe, que é sempre o meu braço direito e o esquerdo nestas e em todas as outras coisas). No entanto, nesta e na outra viagem que se seguiu, nunca se lhe ouviu um latido sequer.
Eu não tenho experiência com cães (os dois que tive foi há mais de 20 anos, e eram mais pequeninos) e estava um pouco receosa do comportamento dele na sala de espera e no consultório do veterinário, e da minha capacidade para o controlar. Pois bem: maravilha! À parte ter feito finalmente ouvir a sua voz quando os outros congéneres que lá estavam ladravam, o Raio-X não podia ter-se portado melhor. Todas as outras pessoas que estavam a aguardar vez, donos de cães e de gatos, ficaram encantadas com ele, e ainda mais depois de eu ter contado brevemente o seu percurso.
Não se senta quando nós dizemos, claro, não está educado ainda, mas só quer mimos e atenção e adora pôr-se de pé sobre as patas traseiras para nos dar abraços e lambidelas, e encostar o focinhinho a nós. Por duas vezes se deitou no chão de barriguinha para o ar, para eu e a avó lhe fazermos festinhas, e fez o mesmo a um senhor que parou para lhe fazer um mimo. Estava toda a gente pasma com tanta doçura e meiguice num cão que já foi tão maltratado.
No consultório da UZ, a mesma coisa. Nunca ladrou, nunca rosnou, nada. Da observação geral (auscultação, temperatura, palpação), a veterinária concluiu que ele terá uns três anos e está de boa saúde. Pesa 17,800 kg e é de porte médio. Digo eu que terá uns 40 cm de altura. Não está castrado, como era de prever. Observando o focinho, a veterinária (uma simpatia e uma querida com os animais) achou que estava inchado, raspou e acabou por expor feridas infectadas, que espremeu. Aí, disse: "És mesmo um cãozinho muito bonzinho, outro qualquer já me tinha dado uma dentada." Portanto, o Raio-X foi desparasitado interna e externamente, e fez uma primeira toma de antibiótico injectável, mas não pôde ser ainda vacinado, pois vai ter de fazer mais oito dias de antibiótico e pomada.
Comprado o antibiótico (só na terceira farmácia é que encontrei, as coisas já não são mesmo como eram dantes, quando se dizia "há de tudo como na farmácia"), lá nos fizemos novamente à estrada para o hotel da D. Milú, de que a veterinária também já tinha ouvido falar (e bem).
O menino ainda se portou melhor, pois já estaria um bocadinho cansado.
Depois de eu ter falhado a saída da auto-estrada (dantes toda a gente dizia que eu devia ter engolido um GPS quando era pequenina, mas ultimamente já Tássebem não sou), lá chegámos ao hotel. Apesar de ser já noite cerrada, pareceu-me tudo muitíssimo bem, e o Raio-X lá ficou instalado no seu "bungalow" com quintal privativo, com duas camas, várias mantinhas, ração, água e um "osso" para se entreter. Antes foi inspeccionado por um bando de cadelinhas que andavam a fazer o seu giro em liberdade, tudo sem problemas.
Ah, de passagem pelas suas instalações ainda vi a menina Hope, que está óptima e manda lambidelas à Pequebrado e à Bonnie28. Já não deu foi para ver mais amigos conhecidos, mas para a próxima fica prometido.
Nas viagens de carro e na sala de espera notámos que o Raio-X soltava uns gases de deixar qualquer um azul, e falei nisso à veterinária, que não encontrou motivo óbvio para isso. A FAT tinha-me dito que as fezes eram normais, mas, de facto, o Raio-X fez umas fezes um pouco moles já no seu jardim privativo. Vamos continuar a acompanhar e ver se, com uma alimentação controlada, ele melhora.
Quanto a mim, sinto sinceramente como se me tivesse saído um peso de cima. Nestes últimos dias sentia-me acabrunhada, exausta, desorientada, paralisada... Tem sido muita coisa. Mas hoje, por ver que ele estava bem e por o ter deixado bem entregue à espera do dono que tanto tem tardado, vou realmente dormir melhor. Não é retórica, é verdade. Até estou mais bem disposta e optimista, apesar das "ginásticas" que já tive de fazer e vou ter de fazer ainda mais.
Por último mas não menos importante, uma palavra de reconhecimento e agradecimento a quem tem estado a dar-me tanto apoio, de uma forma ou de outra, ou de várias. Não vou mencionar nomes, pois a esta hora e com o cansaço poderia falhar-me algum e seria injusto, mas saibam que vos estou muito grata e de alguma forma reconciliada com os meus congéneres. Ainda há gente boa e solidária.
A propósito, Pequebrado, a Ki58 teve a ideia e o trabalho, que eu muito agradeço, de enviar um apelo relativo ao Raio-X aos membros da Arca que aparecem como não tendo animais. Sei que não é o caso, muitas vezes (como não é o teu, bem pelo contrário...), mas nestas coisas mais vale pecar por excesso do que por defeito, e acho que a ideia foi excelente. Se não resultar, não foi por falta de a Ki58 ter tentado. E o espírito tem mesmo de ser esse.
Não sei se me faltou algum pormenor, mas se entretanto me lembrar logo contarei.
Ah, LuMaria, as fotografias, um novo tópico, um texto inspirado... Tirei várias fotografias ao Raio-X na sala de espera do veterinário (no hotel já não deu, pois já era de noite). A maior parte delas ficaram tremidas, pois ele quase nunca parava quieto. Talvez se aproveitem duas ou três, que amanhã publicarei aqui.
Um novo tópico... não sei, vou pensar nisso...
Um texto inspirado... não me considero uma pessoa com muito jeito para isso (um professor meu dizia qualquer coisa como que a minha escrita era muito "clean", muito despojada), e certamente que não me sinto inspirada neste momento. Mas pode ser que a inspiração surja um destes dias, não sei...
Quanto ao nome... Mas que embirração vocês têm com Raio-X, que eu acho um nome engraçado e correspondia exactamente ao estado dele quando o conheci... Além disso, dá uma ideia de velocidade, que tem muito a ver com a vivacidade dele. Mas "prontos", a minha cor preferida também é o amarelo, que a maior parte das pessoas detestam...
Portanto, a pedido de várias famílias, o Raio-X deixa de ser Raio-X e passa a ser... Juca
De resto, é o nome que, entretanto, vim a saber que lhe foi dado pelos anteriores "donos" e pelo qual a FAT o tem tratado (e que ficou na ficha médica dele). Raio-X era mesmo só o nome que ele tinha para mim. Mas vou habituar-me a Juca, Juquinha...
Até amanhã, amigas. Uma noite descansada, como certamente está a ter o nosso Juca. Amanhã já vou ligar para a D. Milu para saber como ele está e depois dou notícias.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke