E finalmente

Dolfinha: Gastropexia Preventiva, diz-te algo?dolfa Escreveu:Colette e como é que percebeu que era uma torção? Isso mete-me medo por causa do Rudolfo
Coloquei a minha msg antes desta. Não a vi.colette Escreveu:Espero que nunca lhe aconteça, Dolfa. Mas se acontecer os sintomas são agitação, muita agitação, o animal parece querer vomitar e não consegue e começa a inchar como um balão com os gases acumulados. Eu reconheci de imediato os sintomas. Também é preciso ver que eu sempre li imenso sobre doenças caninas. Isto foi em 1993, a um Domingo à tarde, o meu marido a trabalhar na FIL. Comecei a telefonar para os meus vets habituais, que estavam todos em vilegiatura, mesmo os que tinham números para urgências, depois fui passando a lista telefónica a pente fino, e o milagre aconteceu. Um veterinário dirigiu-se, de imediato, à clínica. Entretanto, o meu marido largou os clientes, veio-me buscar e levámos o Donnie, que era um boxer, já quase sem respirar e que parecia ter uma bola de futebol dentro dele. Devo dizer que quando cheguei ao vet ia-me dando uma coisinha má. Pareceu-me que teria para aí 17 anos. Mas o certo é que salvou o cão que era, aliás um poço de doenças, tantas, que era preciso muita saúde para as suportar. Nessa altura foi-lhe feita a tal gastropexia, que consiste em fixar os estômago à parede abdominal, evitando que volte a torcer. E ainda me lembro das palavras dele: de torção de estômago já não morre. Bem, desde aí tem sempre sido o veterinário dos meus animais bem como dos dos meus filhos.
Eu com o Sansão estou sempre atenta. É o candidato ideal para uma torção de estômago. E quando o vejo a arfar muito, começo logo a medi-lo. É preciso ver que ele é cardíaco, também. Um animal de alto risco.
Pois é Colette, dá que pensar...colette Escreveu:Não vi o filme, mas li o livro e sinceramente não percebi a solução adoptada , como em tempos, já fui aconselhada, por correspondência, por uns vets americanos a abater uma cadela minha com esgana, que ainda viveu mais 7 anos, não me admiro.