Li esta tarde o que se passou com o Xico e li todas as respostas que têm sido dadas. Algumas construtivas, outras... bem, nem vale a pena perder tempo com "enche-chouriços"...
Eu gosto muito deste gato, mesmo sem o conhecer. Talvez porque já tenha lidado com gatos "especiais" (e não o são todos?), talvez porque o meu Gaffy é muito parecido. Gostava de ajudar mas falta-me o espaço. Concordo com a SXMota em muita cosa, também devo ser uma dona "abrutalhada" porque lá em casa mando eu. Ponto. Há bufadelas, há arranhadelas mas até à data todos entenderam que, quem decide qual má mora sou eu. E sim, a nossa atitude no meio destes dramas todos é crucial. Eles sentem os nossos medos, as nossas ansiedades e reagem. Não há animais "maus" caramba! Reagem ao que os rodeia e aos diferentes estímulos. Claro está que uma senhora de 74 anos não tem a mesma energia e, muitas vezes, a mesma força e a mesma atitude que uma pessoa mais jovem. Logo, nem de longe censuro quem fez o melhor que pode, com aquilo que sabia e toda a boa vontade do mundo. Só quem nunca tentou dar medicação a um gato, não entende que nem sempre é fácil, ainda mais para uma pessoa de idade. Ainda ontem a Pintas virou "feral" (ainda bem que não contei antes senão diziam logo que eu tinha uma gata "má") assim que sentiu que tinha paticure destinada. Se levei uns arranhões? Levei. Se ela cortou as garras? Cortou pois e "mai" nada. Mas isso sou eu, que já tenho anos de arranhadelas, bufadelas e afins. Não posso esperar isso da FAT do Xico....
Gostava mesmo de ajudar porqu não é um animal "mau", santa ignorância! É um gato, todos têm manias, todos têm a sua personalidade, alguns têm traumas e estão zangados com a vida. E concordo com quem diz que ele só precisa de ser tratado como um gato normal. Porque o é. Se alguém tivesse visto os tratamentos do Oscar por aqui, ao vivo e a cores, com certeza, diriam que ele era feral e não seria "mau", seria um monstro. E que deveria procurar outra solução para ele porque não era "adoptável"...
Um gato não é um cão. É um gato e, quam os tem, sabe o quero dizer com isto. E há que ter mão neles. A possível, pelo menos

...
Tasse, vou divulgar. Não conheço pessoalmente ninguém com as características ideais. E agradeço à Pésquebrados pela boa vontade....
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>