Zeus - Estrelinha no céu desde 06 Agosto 2011

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo jun 19, 2011 10:46 am

Notícias do Zézé?

Como está ele? Está melhor? Tanto tempo sem notícias inquieta-me. Espero que o Zézé esteja melhor.
Wasp1975
Membro Veterano
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am

domingo jun 19, 2011 11:46 am

Bons dias amigos.

Então cá venho eu relatar o estado de saúde do nosso Zeus.
O Zeus foi diagnosticado como tendo febre da carraça juntamente com uma anemia.

Foram feitos exames médicos e foram descobertos os parasitas desta febre. O Zézé esteve internado por umas horas, onde mostrou sinais de recuperação e de se encontrar mais ou menos bem, e foram-lhe receitados dois medicamentos, o Actidox e o Lepicortinolo. O primeiro é para o tratamento efectivo da doença e o segundo é Cortizona. Foi-me pedido paraque assim que começe o tratamento nunca o acabe até às três semanas e siga à risca as instrucções.

Nesse mesmo dia seguimos os dois para o norte e após ter falado com a dona do Zeus resolvemos ir pedir uma segunda (e terceira também) opinião. À noite recebi a chamada da MAR70, pessoa também entendida nestes assuntos de medicamentos, que realmente disse que o Actidox é mesmo o medicamento para a doença da febre da carraça. Na sexta-feira À noite tinha eu então duas dúvidas:

1- Tendo o Zézé estado a tomar pipetas de semana a semana para o problema das pulgas, que já foram erradicadas, como é que foi picado por uma carraça?

2- Sendo o Zeus um cão idoso, será mesmo recomendável avançar com a cortizona? Não haverão problemas secundários? (Ele terá que depois fazer um desmame).

A MAR72 focou um ponto interessante. O Zézé antes deste problema tinha uma ligeira anemia ao ferro, daí ter tomado outro medicamento, mas na volta poderia já ser a própria fébre da carraça embora ainda sem sinais notórios.

Sábado de manhã fomos pedir a segunda opinião a outro bom veterinário para os lados do Porto. O Vet realmente disse que com os resultados das análises do Zézé levam a indicar que é mesmo Febre da Carraça, que o parasita (o nome começa por “ehl” mas é tão estranho que neste momento não me recordo do nome) foi encontrado e que o baço (O filtro do sangue) está inchado o que leva a concluir que o prognóstico é o correcto. No entanto não aconselhava o uso da Cortizona, mas sim só do Actidox, pois as melhorias não seriam nada por aí além e dada a idade do Zézé seria sempre algo discutível a dar. Segundo este o uso daquele medicamento variaria de veterinário para veterinário pois as melhorias e as contrapartidas seriam bastante discutíveis. Ele recomendou que ele continuasse a fazer o Actidox e deixa-se de lado o Lipercortinolo a não ser que nós não notássemos uma melhoria no estado de saúde do nosso Zézé. Segundo este Vet o Zézé poderá ter contraído a fébre quer pelas pulgas, pois o parasita encontrado no Zeus pode também ser propagado pelas pulgas, ou então já existiria anterior ao tratamento de irradicação das pulguitas e só deu sinal de si mais tarde.

Tenho tudo agendado para pedir uma terceira opinião, desta vez ao próprio médico do Cusco, mas ele encontra-se de férias neste momento e só estará na clínica amanha de manhã.

Ontem de tarde andámos a ver umas coisas para a casa e o Zeus passou o dia connosco no carro, sempre prostrado e sempre mostrando falta de forças. A 3msq até ficou admirada por ele não conseguir subir bem as escadas, ficava esparramado, e chegou até a comentar isso connosco. É certo que ele sempre foi muito trapalhão a subir mas noto que há muita força muscular que desapareceu nele repentinamente desde a noite de Quinta para Sexta. Ele subia atabalhoadamente mas nunca assim tanto.
Não houve sinais de melhoria de ontem para hoje, e quando entrei na zona onde tinhamos posto o Zézé encontrei xixi e fezes, o que é anormal de todo. O nosso Zeus está muito prostrado, sem forças e mostra sinais de não querer comer pois esta manhã tive que o forçar a engolir comida pois ele nem isso queria fazer. Mesmo as latas de comida “molhada” (Comida com molhos própria para cães) que ele tanto adora… nem vê-las!
E sendo assim comecei, e após ter falado com a dona, por lhe dar o primeiro comprimido de cortizona esta manhã, já que não houve melhorias no estado de saúde dele.

Enquanto vos escrevo estas pequenas linhas o Zeus encontra-se deitado ao meu lado, a dormir, e tem estado incessantemente a procurar o contacto humano entre nós e ele. Não me larga por um minuto e eu também não farei o mesmo salvo, claro está, amanhã quando tiver que ir trabalhar e o Zézé terá que ficar sozinho em casa (esperemos que melhor que agora).

Ir-vos-ei mantendo ao corrente da situação dele assim que algo de notório aconteça.

P.
<p>Paulo.</p>
<p>O video do Zeus: <a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=tr-MKoVc ... r-MKoVcKk8 </a> </p>
<p>E o meu novo livro: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/ ... 0_n.jpg</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 19, 2011 2:27 pm

Olá Paulo.
Sinto muito pelo estado do Zéze e espero que tenha rápidas melhoras.
O facto de ele ter ehrlichiose não significa que tenha sido contagiado há pouco tempo... o parasita pode ter estar em estado latente durante bastante tempo.
Compreendo a necessidade de pedir opiniões mas acho que deve confiar mais na prescrição do veterinário do que em eventuais indicações que lhe possam dar aqui, nomeadamente sobre a necessidade dos corticoides.
Deixo-lhe alguma info sobre a doença:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ehrlichiosis_(canine)
http://www.veterinarypartner.com/Conten ... C=0&A=2103

Conforme pode ler, os corticoides são administrados quando existe comprometimento da imunidade do animal devido ao parasita tal como a anemia de que sofre e baixa contagem de plaquetas, artrite, etc, e como adjuvante do antibiótico... o actidox é o tal antibiótico mencionado na terapêutica recomendada em ambas as fontes, o princípio activo é a doxiciclina.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tENaTEC
Membro Veterano
Registado: quinta dez 11, 2008 3:39 pm
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

domingo jun 19, 2011 2:37 pm

Olá, Paulo!

Só hoje tive conhecimento do estado de saúde do seu menino.

Se me permite meter a colherada, sem pretender armar-me em vet, mas baseada apenas na minha experiência, nunca vi um cão tratado a febre da carraça com cortisona. No entanto, no ano passado, passaram-me entre mãos mais de 1/2 dúzia de casos, não meus, mas de cães que estavam ao meu cuidado. O tratamento é geralmente feito com Ronoxan (canino) ou Actidox (humano) durante algumas semanas e, em simultâneo, com injectáveis semanais.

No entanto a cortisona foi o que salvou uma cadelinha minha, actualmente com 11 anos, de ser eutanasiada o ano passado, após semanas de paralisia, em que nada surtia efeito. A cadela em causa, muito activa por natureza, não aceitava a sua "nova" condição de paralítica e, como tal arrastava-se a grande velocidade, originando assim escaras nas patas traseiras e genitaiis, para além de incontenção urinária e anal. A cena era por demais dolorosa para ser vivida, mas o vet que acompanha os meus canitos, não desiste facilmente. Fez uma derradeira tentativa com Medrol (cortisona de tipo diferente), que foi sendo progressivamente reduzida até ao desmame total e o milagre um dia surgiu. Ver a Estrela a caminhar normalmente, depois do que tinha passado, foi das passagens mais gratificantes da minha vida. Hoje está ainda mais bonita, o pelo melhorou consideravelmente - não sei se por efeito da cortisona ou mera coincidência - e hoje, um ano após esta traumatizante experiência, está aí para as curvas.

Isto só para lhe dizer que a cortisona não é assim tão nociva quanto possa parecer,independentemente da idade. Claro, tudo depende dos vets consultados, mas, caso seja necessário, não esteja assim tão de pé atrás.

Entretanto desejo rápidas melhoras para o Zezé. :)
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

domingo jun 19, 2011 2:41 pm

Vamos esperar que seja um problema que se resolva em pouco tempo.

Melhora rapaz pois está um montão de fãs a torcer por ti.
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 3:15 pm

Se me permite meter a colherada, sem pretender armar-me em vet, mas baseada apenas na minha experiência, nunca vi um cão tratado a febre da carraça com cortisona. No entanto, no ano passado, passaram-me entre mãos mais de 1/2 dúzia de casos, não meus, mas de cães que estavam ao meu cuidado. O tratamento é geralmente feito com Ronoxan (canino) ou Actidox (humano) durante algumas semanas e, em simultâneo, com injectáveis semanais.
Tenatec, e esses injectáveis qual é a substância, sabe?

tENaTEC
Membro Veterano
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

domingo jun 19, 2011 3:36 pm

dinodane Escreveu:
Tenatec, e esses injectáveis qual é a substância, sabe?
Não sei, não. Mas sempre me pareceu ser um reforço do antibiótico e não cortisona. Inferências derivadas do tipo de discurso dos vets. É provável que tenha em algum tempo sido referida a substância, mas como estava perante uma situação nova para mim, não registei. Assumi pura e simplesmente.
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
tENaTEC
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 3:40 pm

Só mais uma informação: os animais em causa foram tratados em clínicas diferentes (pelo menos 3) e o tratamento foi sempre idêntico.
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 3:44 pm

Pois... é que se ler alguns artigos sobre o tratamento da ehrlichia verá que os corticóides são prescritos precisamente como adjuvante da terapêutica com o antibiótico. :| Portanto talvez não seja verdade que "nunca viu" nenhum cão com febre da carraça a receber cortisona...

Paulo, vá por mim... aconselhe-se mas é com o veterinário assistente ou procure uma segunda opinião noutro. Por muita experiência que algumas pessoas tenham, aqui ninguém é vet e ninguém está habiltado a dar esses palpites.

tENaTEC
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 3:53 pm

dinodane Escreveu:Pois... é que se ler alguns artigos sobre o tratamento da ehrlichia verá que os corticóides são prescritos precisamente como adjuvante da terapêutica com o antibiótico. :| Portanto talvez não seja verdade que "nunca viu" nenhum cão com febre da carraça a receber cortisona...

Paulo, vá por mim... aconselhe-se mas é com o veterinário assistente ou procure uma segunda opinião noutro. Por muita experiência que algumas pessoas tenham, aqui ninguém é vet e ninguém está habiltado a dar esses palpites.
Tive o cuidado de referir que não o pretendia ser. Mas também não será difícil ter certezas: é só contactar as clínicas onde o tratamento foi efectuado.
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 4:05 pm

Tenatec, desculpe lá, não pretendo entrar em discussões, mas é preciso ter cuidado com o que se afirma e mais, a febre da carraça NÃO É SÓ uma doença, há diversos parasitas, como a babesia, a ehrlichia e o tratamento depende do parasita, da fase da doença e da condição do animal. O Zéze parece ter anemia imunomediada causada pelo parasita e nesse tratamento administra-se cortisona sim. Portanto não acho correcto estarmos aqui a dar palpites, os veterinários é que sabem. :)

tENaTEC
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 5:01 pm

dinodane Escreveu:Tenatec, desculpe lá, não pretendo entrar em discussões, mas é preciso ter cuidado com o que se afirma e mais, a febre da carraça NÃO É SÓ uma doença, há diversos parasitas, como a babesia, a ehrlichia e o tratamento depende do parasita, da fase da doença e da condição do animal. O Zéze parece ter anemia imunomediada causada pelo parasita e nesse tratamento administra-se cortisona sim. Portanto não acho correcto estarmos aqui a dar palpites, os veterinários é que sabem. :)
Dinodane, eu também não pretendp discussões. Não só por natureza como essencialmente por necessidade, prefiro afastar-me aparentemente derrotada para que tal não se verifique.

Se ler o meu post com atenção, o que está a negrito está implícito. Senão para que estaria eu a "dar o palpite" da cortisona?
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo jun 19, 2011 5:03 pm

Olá Paulo,

Lamento que o Zézé esteja doente. Ele é um canito resistente e não tarda nada, anda aí de novo a melgar, vais ver! As melhoras dele.
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 19, 2011 5:06 pm

tENaTEC Escreveu:
dinodane Escreveu:Tenatec, desculpe lá, não pretendo entrar em discussões, mas é preciso ter cuidado com o que se afirma e mais, a febre da carraça NÃO É SÓ uma doença, há diversos parasitas, como a babesia, a ehrlichia e o tratamento depende do parasita, da fase da doença e da condição do animal. O Zéze parece ter anemia imunomediada causada pelo parasita e nesse tratamento administra-se cortisona sim. Portanto não acho correcto estarmos aqui a dar palpites, os veterinários é que sabem. :)
Dinodane, eu também não pretendp discussões. Não só por natureza como essencialmente por necessidade, prefiro afastar-me aparentemente derrotada para que tal não se verifique.

Se ler o meu post com atenção, o que está a negrito está implícito. Senão para que estaria eu a "dar o palpite" da cortisona?
Tenatec, esta conversa não pressupõe vencedores ou vencidos. O que todos nós queremos é que o Zéze supere esta crise e tenha a melhor assistência veterinária possível.

mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

domingo jun 19, 2011 5:16 pm

zeze ve la s arrebitas... dono tens q o subornar com croissants....

conforme eu ja tinha contado ao paulo ate nos humanos se usa a cortisona em quases em q ha diminuição dos globulos brancos, vermelhos e plaquetas pelo q para mim ate faz sentido que tenha sido prescrito para a situação do zeze...

daquilo q conheço da febre da carraça é mesmo assim... prostração grande, cansaço, falta de apetite....
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”