Primeiro, concordo, a escrita da Paula é fantástica e faz-nos sorrir e chorar com ela.Minuxa Escreveu:Olá!
Vim aqui dizer que li o livro todo na sexta-feira, não consegui parar de ler até chegar ao fim... e quando cheguei pensei: "Já acabou? Não há mais?"
Adorei a forma de escrever da Paula![]()
Ao contrário do que pensei, não passei o livro todo a chorar, bem pelo contrário, em todos os capítulos sobre o Peto, sorri, porque a forma como ela fala dele é tão boa, com tanto carinho, que é impossível não sorrir!
Aconselho lerem o livro, tenho a certeza que chegarão ao fim a pensar na forma como tratam os animais.
E Garfield, ela não discrimina raças, aliás ela faz referencia a um cocker que foi abandonado e que se deixou morrer de tristeza na rua, pois recusou-se a comer e a ser ajudado!
A Paula demonstra bem que ela ama todos os animais, independentemente de raças, cores, tamanhos ou idades!
Só posso dizer que o mundo precisa de mais Paulas!
Segundo, eu nunca disse que a Paula discrimina raças, longe disso.
Nem eu, tenho um cocker também, de quem gosto muito, com os seus quase 15 anitos e tem sido um esforço mantê-la viva e com qualidade de vida. Sim, foi comprada, com LOP's, etc, etc. Para mim, é a Joaninha apenas. A canita que viu os meus filhos nascerem e crescerem, que gosta de festas na barriguita, que sabe quando sou eu ou a minha irmã a tocar à porta dos meus pais, onde sempre morou. Quando falo dela a alguém, não digo "a cocker", não, digo a Joana ou Joaninha.
E também um Persa dos chineses. E tenho rafeirolas dos mais rafeirolas que existem.
Apenas disse que há coisas, histórias, vivências, atitudes, acções que não são comparam. E continuo nessa certeza. Quem leu o livro, compreende o que quis dizer, decerto. Eu não discrimino nenhum animal, eu abomino insectos e, mesmo assim, faço esforços ridículos, por vezes, para expulsá-los da minha casa, sem os magoar. Todas as vidas são importantes, toda e qualquer vida o é. Todo o sofrimento me toca. Mas faço, assumidamente, distinção de seres de duas patas. E nunca disse que a minha opinião era a da Paula. Logo, mesmo que fosse "racista", com certeza, essa era a minha opinião.
Só um aparte, pelo menos no meu livro, na parte de dentro da capa faz-se referência a um outro livro ("Oogy"), li-o há uns meses e é extraordinário também.