-Anda lá ó Larócas, mexe-me essa bunda!
-Tou a ir! Tou a ir!
-Espera aí por mim pá! Sou mais novinha...
-Anda lá que hoje vamos de viagem à descoberta...
-Vamos lá para o carro que se faz tarde...
-E depois de alguns minutos de carro onde as duas não paravam no banco de trás...
-E onde eu me puz a comêgue a comida da Gafeiga mais uma vez...
Ó CAGÁGO! Nem às escúgas me deixam em paz?!!?!?
Passámos por salinas que em muito nos fizeram lambrar os desertos Norte-Americanos...
E muitos malabarismos feitos com o carro... Ai se a Alexxis sabe!!!
Começámos a avistar o nosso destino já perto...
Trata-se de um pequeno forte abandonado mesmo ao largo de Tavira... O Forte de Santo António de Tavira é também conhecido por Forte da ilha das Lebres...
-Lebres?!? Ossos?!? Comida?!? Logo agora que começo a ficar badochinha....
-Acho que não é para comer que aqui estamos, Sú... Vá! Entra mas é pela porta de armas se-faz-favor...
-Deves pensar que mandas agora aqui, só por já teres mais meio-palmo de altura que eu...Mais respeitinho às mais idosas, ouviu?
-Ó gandes pagvas! Se não estivesse aqui a gamágue a vossa comida, estava aí a dágue-vos na cogneta! Isso são convegsas paga se têgue num fógum público? Vocês não sabem que Guei todo podegouso e sapiente sou só eu?!?
-Ó por amor de Deus...
-tu anda mas é pró pé de mim para não te perderes... As novatas precisas SEMPRE das ajudas das mais experientes nestas andanças...
-Só de ouvir tanta baboseira até fico com as orelhas em pé! Parece até que vou levantar vôo...
-Ora bem, isto cheira-me a Lébre...
-Eu se fosse Lébre bem que queria viver aqui... nem que seja só pelas vistas...
-Ó Diabo! Um buraco... ainda m'arrebentava toda lá em baixo...
-Vou mas é dar a volta. Anda lá ó LArinhanhócasinhas "quidúxa"! Mexe essas pernas que estou farta de andar aqui a fuçar e puxar por vocês os dois!
-Atrasos de vida estes dois... Com tanta Lébre e estes aquia sacar fotos... Grrrrrrr CANSAM-ME A BELEZA!
-Ò Sú? Não me leves a mal mas a tua beleza já está desgastada faz umas valentes décadas.... hihihihihihih
-E por onde é que vai tu agora? Olha que ainda tombamos as duas!
-Ségue-me que eu sei o caminho... Quer dizer, penso eu de que...
-Será por aqui?!?
-Estás à procura de quê?!?
-Da porta de saída!
-Da porta de saída? Mas porquê se ainda acabámos de chegar?!?
-És mesmo parva! Não vês que com a caloraça que se faz sentir isto até nos pode ser prejudicial para nós?!?
-Por falar em ser prejudicial, tens aí um saco, Sú? Se não tiveres podes apanhar com a língua.... hehehehahahahahah!!!
-Só por teres largado mais uma dessas piadinhas de caserna, vou puxar por vocês para que ainda tenham que correr mais!
-Ó-raios-me-peniquem!
-Vá vá! vamos dar a volta ao forte com esta temperatura esturricante!
-Ò Raios e corriscos, ela ficou mesmo danada!
Sempre dá para sacar mais umas fotos Lara...
-"Prontos"! Basta! Já não dou nem mais um passo a não ser em direcção ao carro!
-E nem pensem que vou para aqueles lados! Podem tirar a cadela da chuva!
E a pedido da cadela teimosa, lá nos fizêmos à estrada, rumo a Este, ver outra ruina mesmo ao lado da fronteira...
-Heheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeehe! Mais um castelo!
-Mexe-me essa bunda gorda, Cocker de meia-tigela de Royal Canin!
-Eu fico atrás porque não me soltam mais trela, e não por não poder, Rafeira rameira!
-Aí tu cansas-me a belez.... A belez... Espéra é melhor não dizer o resto pois vem logo mais uma boca tua!
-Olha mais outra bela vista... Desta vez vamos entrar no Castelo de Castro Marim!
-Ora acho que é por alí mesmo...
-Onde é que será a bilheteira disto?!?
-É ali! Dono, "chiba-te aí ao guito" e compra lá três entradas para nós... A Lara depois agradece-te com algo roido dentro do carro....heheheheheh!
-Olha uma igreja!
-Queres ir lá dentro Sú? Ou será que tens medo de levares com umas penitências de tantos pecados que já cometeste?
-Eu digo-te os pecados!!! ai digo DIGO!!!
-Anda la, não tenhas medo! Os sãntos não são verdadeiros, sabias?
-Eu pelo sim pelo não fico-me pela porta...
-Béu béu! Medricas!!!
-Ainda por cima numa igreja tão moderna...
-Vamos mas é seguir que isto de santos não me agrada...
-Olha Lara, um bom sitio para ti! Um curral ou estriqueira ou que raio é!
-Ai sim? Ainda bem que há mais, pois todos os outros não servem nem para amarzenar o teu ego!!!
-Raios!
-Olha um forte! Vamos para lá depois dono?
-Não Sú, isso ficará para outro dia...
Mas mostro-te Ayamonte que fica do outro lado de lá da fronteira...
Alí é Ayamonte mas aqui é Aí-da-Sú!!! Com este calor todo... Aí de mim!!!
-Vou mas é pela sombrinha... Ainda bem que o Cusco está por casa pois já o imagino a dizer "Vai pela sombga que a cáca deguéte ao sol!!!"
-Lhó castelo!
-E alí à frente será um mercado ou o que resta de uma igreja?!?
-Olha olha! Uma sabichona a fazer perguntas!
-Lara! cala a matraca e vamos mas é ver a exposição...
-Eláaaaa!!! Tanta coisa!!!!
-Tanta coisa BOA PARA EU ROER!!!!!!!!!
-É melhor mas é eu afastar-me não vá cair em tentação... Depois ainda temos que andar todos a lavar pratos para pagar as reliquias roídas!
-É melhor é... mais vale prevenir que roer!
-Vamos mas é por esta estrada velha, a ver onde vai dar...
-Xi! Mais ruínas! que surpresa não?!?
-Aquilo deve ser um forno...
-Um forno a combinar com a fornaça que se faz sentir esta tarde...
-Nem a bandeira de Portugal me dá alento... estou que nem posso!
-Ò sabichona! que raio de engenho é aquele?!?
-Aquilo alí em madeira...
-É um engenho bom para meter-mos lá o Cusco, nos dias em que ele anda mais chato!
-Ó Raios-me-pagtam! Tou outga vez com as óguêlhas a fegvêgue! Mas que gaio se passa? Segá que a 3msq é uma mulhégue "quente"?!? Segá do tumougue? Palavga de honga que já começo a ficágue pguíocupado!
-E já tive inúmeras vezes que por mim mesma o punha alí, tal não é o que eu sofro lá em casa nas mãos desse tirano!
-Mas vamos em frente que atrás vem gente...
-Vou mas é para o carro que já não aguento mais...
-Espera por mim Sú...
E lá voltamos nós para casa, onde as fotos nocturnas motivadas por duas cadelas malucas a correr pelo apartamento aos encontrões às pernas das pessoas, geram fotos algo estranhas...
FIM.